São Paulo, 23/06/2003 - Boletim nº1214
saúde
Pesquisa vai mapear agente causador
da toxoplasmose em São Paulo

Estudo vai analisar o protozoário em gatos,
ovinos, caprinos e capivaras. Cerca de 70%
da população adulta brasileira já entrou em
contato com o Toxoplasma gondii
leia...
Votação na AL muda contribuição
de docentes e autárquicos da USP
Teatro Laboratório da ECA
apresenta a peça O Inspetor Geral

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Ação do protozoário Toxoplasma gondii em animais será mapeada

Beatriz Camargo

Uma pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP pretende traçar, até 2004, um panorama da toxoplasmose em diferentes espécies animais no Estado de São Paulo. A iniciativa, coordenada pela professora Solange Maria Gennari, é uma parceria entre a FMVZ e o United States Department of Agriculture, dos EUA.

Cerca de 70% da população adulta brasileira já teve toxoplasmose ou entrou em contato com seu agente. A doença é uma zoonose, ou seja, é transmitida entre animais e homens. Segundo Heitor Franco de Andrade Jr., professor do Instituto de Medicina Tropical da USP, a toxoplasmose congênita acontece em um a cada mil partos, transmitida da mãe para o feto. Nesse caso, provoca aborto ou lesões nervosas ou visuais no bebê.

"Em 10% das doenças sintomáticas, o protozoário causa a toxoplasmose ocular, uma infecção com perda parcial ou completa da visão." O professor ressalta que a doença também atinge portadores do vírus da Aids, sendo responsável por 20% das mortes nessa população. "Apesar de ser discreta, a toxoplasmose é muito perigosa", alerta.

Pesquisa inédita
Na primeira fase do estudo Caracterização biológica e genética de isolados de Toxoplasma gondii de gatos, ovinos, caprinos e capivaras, foram enviadas aos EUA amostras de galinhas criadas soltas e destinadas ao consumo. A pesquisa encontrou nesses animais o isolado tipo 1 do protozoário, que até então era encontrado apenas em humanos. "Isso causou grande espanto na comunidade científica, que resolveu rever seu conhecimento sobre a doença, uma vez que supunha-se que esse isolado não atingisse animais domésticos, principais fontes de infecção dos homens", relata Solange.

O Toxoplasma gondii pode ser encontrado em três variações, chamados de isolados tipo 1, 2 e 3, cujas diferenças são notadas apenas na estrutura molecular. O tipo 1 é considerado o mais perigoso, responsável pelos casos clínicos em humanos.

Atualmente, a pesquisa está na fase de captação de animais. O objetivo é definir quais dos três tipos de isolados do protozoário são encontrados nas diversas espécies, nas regiões do Estado. Outra meta é descobrir qual espécie animal é a mais infectante. "Coletaremos animais soro positivos e vamos analisar o tipo de isolado envolvido", diz a pesquisadora. "Depois dos resultados surpreendentes em galinhas, não sabemos o que vamos encontrar."

Serão obtidos no mínimo 20 isolados do protozoário, o que significa mais de 20 amostras animais de cada uma das espécies. "Incluímos também capivaras porque elas têm servido, cada vez mais, ao consumo humano e provaram ser positivas ao protozoário, podendo estar envolvidas na epidemiologia da doença". Todos esses estudos são inéditos. "Em alguns poucos ovinos já foi feito algo semelhante", completa Solange.

O primeiro animal analisado será o gato, peça chave do ciclo do protozoário. Os resultados dessa etapa estão previstos para os próximos 12 meses.

Ciclo do protozoário
O Toxoplasma gondii tem como hospedeiro definitivo o gato ou outros felídeos, que são os únicos nos quais o ciclo se completa. O gato infectado elimina pelas fezes milhares de oocistos, forma do protozoário que pode viver por meses no ambiente.

Outros animais ou o homem ingerem esses oocistos e formam cistos do agente em seus tecidos (musculatura ou órgãos). O homem também pode adquirir a infecção por água ou vegetais frescos contaminados com estes oocistos.

"Mamíferos e aves podem funcionar como hospedeiros intermediários, mas o que nos preocupa são aqueles que servem ao consumo humano", salienta Solange. Assim, se a carne desses animais - ovelha, cabra, galinha, boi, capivara ou porco - for ingerida crua ou mal cozida, o ser humano pode se infectar.

Mais informações: (0XX11) 3091-7653, ou pelo e-mail sgennari@usp.br



Lei aprovada na Assembléia modifica contribuição previdenciária de professores e funcionários autárquicos da USP

Júlio Bernardes

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na última segunda-feira (16) a mudança da contribuição previdenciária dos servidores públicos estaduais de 6% para 11%. A lei de reforma da Previdência, que teve 61 votos favoráveis e 33 contra, deverá ser implementada em 90 dias, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

Segundo o professor Adnei Melges de Andrade, diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da USP, a nova contribuição será aplicada na Universidade a todos os servidores contratados pelo regime do funcionalismo público – cerca de 5.000 professores e 1.050 funcionários autárquicos. “Os funcionários contratados pela CLT estão dentro do Regime Geral da Previdência Social, que segue outras normas, por isso não terão mudanças na contribuição”, explica.

Os funcionários públicos estaduais contribuem hoje com 6% do salário para o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp), mas os recursos são utilizados apenas no pagamento de pensões. Os 5% adicionais serão destinados ao custeio das aposentadorias. Melges aponta que a nova lei não muda a contribuição dos servidores que já tenham o tempo para se aposentar, mas que desejem continuar trabalhando até a aposentadoria compulsória (aos 70 anos de idade). “Trata-se de um incentivo importante para se evitar uma corrida às aposentadorias”, afirma o professor.

O diretor do DRH acredita que a nova contribuição deverá minimizar o problema do custeio das aposentadorias no estado. “A USP também será beneficiada, mas os efeitos da nova lei só poderão ser avaliados depois de elaborada uma regulamentação específica, já que a Universidade é uma autarquia de regime especial”, relata. No orçamento da USP, 29% dos recursos são utilizados no pagamento de aposentadorias.




Cursos e Palestras

Falando de morte com o adolescente
O Instituto de Psicologia (IP) da USP promove nesta terça-feira (25), o relançamento do vídeo Falando de morte com o adolescente, da Insign Produções e da Equipe de Estudos da Morte do IP.

O evento, gratuito e aberto a todos os interessados, acontece às 12h30 no IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4185


Curso grátis na Geografia
O Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está com inscrições abertas até 1º de julho para o curso Perspectiva Antroposófica, Fenomenologia de Goethe e Percepção da Paisagem (Ciência Natural Goethiana), que será ministrado de 3 a 26 de julho.

As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas no Prédio de Administração da FFLCH, localizado na Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo. A atividade é aberta a estudantes de Geografia e demais interessados.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, e-mail: extensao_fflch@recad.usp.br ou pelo site http://www.fflch.usp.br/sce


Curso de genética para divulgadores científicos
O Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH) do Instituto de Biociências (IB) da USP está com inscrições abertas, até o dia 29, para o curso Tópicos atuais da genética e seus conceitos básicos para divulgadores científicos, que será ministrado de 30 de junho a 4 de julho.

A taxa é de R$ 300,00, e o curso é destinado a profissionais e interessados na área de divulgação científica. O CEGH fica na Rua do Matão, Travessa 13, 106, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7966, ramal 215, ou pelo e-mail csc@ib.usp.br



Agenda Cultural


O inspetor geral
no Teatro Laboratório da ECA
Até 6 de julho, o Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP apresenta a peça O inspetor geral, de Nicolai Gógol, dirigida por Cristiane Paoli Quito.

As apresentações serão de terça a sábado, às 21 horas, e aos domingos, às 20 horas. A entrada é franca, e os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora anters do início do espetáculo.

O Teatro Laboratório da ECA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 215, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4375


Aniversário da Estação Ciência
No dia 26, a Estação Ciência comemora seu 16º aniversário. Para celebrar a data, está programada uma apresentação da Orquestra Sinfônica da USP e o lançamento da exposição As virtudes do café, com curadoria de José Dias, e do livro Ciência e arte - imaginário e descoberta, organizado por Cauê Matos.

O início das festividades está previsto para as 19 horas. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 ou pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br



Quadro de Avisos

Workshop na FZEA
A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da USP de Pirassununga, realiza no dia 27 o III Workshop de pesquisa e pós-graduação da FZEA: Integrar para crescer. O objetivo é divulgar e debater a produção científica da unidade.

A inscrição é gratuita e pode ser feita por e-mail (ghelena@usp.br, regisgon@usp.br), pelo fax (19) 3565-4211 ou pessoalmente, no setor de eventos da FZEA. O evento terá início às 8h30.

Mais informações: (0XX19) 3565-4626/4247


IPq capta pacientes para estudo sobre depressão e colesterol
O Serviço de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina (FM) da USP está captando pessoas com depressão, que não sejam portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e distúrbios da tireóide, para estudo que vai avaliar a relação entre depressão e colesterol.

Os voluntários, que devem ter entre 30 e 65 anos, receberão tratamento medicamentoso gratuito durante toda a fase do estudo (dois meses). É necessário que o paciente tenha disponibilidade para comparecer ao IPq uma vez por semana.

Mais informações: (0XX11) 3069-6585, com Mirtes


Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Aspectos epidemiológicos da febre maculosa em uma área endêmica do Município de Mogi das Cruzes (SP) e estudo em laboratório do ciclo de vida do vetor Amblyomma aureolaatum (Acari: Ixodidae). Adriano Pinter dos Santos. Dia 27, às 9 horas.

Avaliação dos efeitos hemodinâmicos, respiratórios, metabólicos e sedativos da dexmedetomidina isolada ou associada à tiletamina-zolazepam em cães. Estudo experimental. Flávia Rumi Kitahara. Dia 27, às 14 horas.

Caracterização genotípica de amostras de Clostridium perfringens isoladas de fezes de suínos com diarréia. Luciane Tieko Shinya. Dia 27, às 14 horas.

Pesquisa de infecção por rickettsias do grupo da febre maculosa em humanos, cães, eqüídeos e em adultos de Amblyomma cajennense, em região endêmica e não endêmica do Estado de São Paulo. Luís Antonio Sangioni. Dia 27, às 14 horas.

Pesquisas sobre a morfologia da região de transição entre o intestino delgado e o grosso no javali (Sus scrofa, L., 1758). Ana Paula Vidotti.Dia 27, às 14 horas.

Morfologia do trato reprodutor masculino de capivara: estudo das glândulas anexas à uretra. Daniela Seko Fernandez. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7672


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Dieta habitual de adolescentes de uma escola estadual do município de São Paulo. Graziella Mantoanelli. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Pensamento e Lirismo puro na poesia de Cecília Meireles. Leila Carolina Vilas Boas Gouvêa. Dia 30, às 14 horas.

The COUP e Brasil: uma leitura do Norte pelo Sul. Carla Alexandra Ferreira. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo da Cinética de inativação térmica da pectinesterase em suco de laranja natural minimamente processado. Tatiana Beatrís Tribess. Dia 27, às 9 horas.

Análise crítica dos requisitos e critérios de qualidade da argamassa colante. Cláudio Oliveira Silva. Dia 27, às 14 horas.

Doutorado

Métodos de corte de rochas com jato de água. Guillermo Ruperto Martin. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Química de São Carlos

Doutorado

Uso de pirrolidinoditiocarbamatos de manganês(II) e vanadila na preparação e aplicação de eletrodos de pasta de carbono modificados. Aline Segnini. Dia 26, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9909


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Estratégia empresarial e responsabilidade social corporativa: um estudo correlacional. Edson Ricardo Barbero. Dia 27, às 14h30.

Implementação da reengenharia de processos do negócio: estudo de casos de organizações no Brasil. Wanderley Rossi Monteiro. Dia 30, às 9 horas.

Sistemas de informação baseados na tecnologia web: um estudo sobre seu desenvolvimento. Luiz Antonio Zaneti Junior. Dia 30, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Erodibilidade de materiais inconsolidados da bacia do Ribeirão Samambaia (Região de São Pedro - SP). Debora de Oliveira Fernandes. Dia 30, às 14 horas.

Estudo da aplicação de conversores catalíticos platina/paládio como auxiliar no processo de controle das emissões gasosas automotivas. Keyll Carlos Ribeiro Martins. Dia 30, às 9 horas.

Doutorado

Um método para modelar dados GPS: obtenção das observáveis da portadora L2 e da pseudodistância do código P2, a partir de redes neurais artificiais. Carlos Augusto Uchôa de Silva. Dia 27, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235/9250


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br