São Paulo, 24/06/2003 - Boletim nº1215
biologia
ICB cria metódo para obter peptídeos
a partir de um substrato vivo

A metologia desenvolvida permitirá a
descoberta de moléculas que darão origem
a novos medicamentos. Uma nova droga que
combate a hipertensão já está sendo estudada
leia...
ICB realiza palestra sobre
a Pneumonia asiática
Centrinho comemora 36 anos
de funcionamento

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Metodologia do ICB utiliza substrato vivo para obter moléculas

Pedro Biava

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP revelou uma nova metodologia para descobrir peptídeos (fragmentos de proteína) biologicamente ativos que podem ser usados no combate a doenças. Com o novo método já foram encontrados 15 peptídeos, a maioria nunca antes descritos. Os resultados indicam que, no futuro, possa se utilizar a metodologia para descobrir móleculas que poderão dar origem à novos medicamentos.

A grande inovação do método utilizado no ICB é a obtenção desses peptídeos a partir do uso de enzimas com sua conformação alterada. Os sítios catalíticos - ponto de encaixe entre a enzima e as moléculas por ela afetadas - dessas enzimas inativas se ligam ao peptídeo mas não são capazes de quebrá-lo, como fariam normalmente. Com isso é possível selecionar o complexo enzima/proteína desejados.

A pesquisa faz parte do doutorado da bióloga Vanessa Rioli, que trabalha há cerca de quatro anos no laboratório do professor Emer Suavinho Ferro, no ICB. "O objetivo era conseguir uma metodologia que usasse tecido animal ou vegetal para encontrar os substratos naturais empregados na obtenção de peptídeos", explica.

Os peptídeos foram extraídos do cérebro de ratos. Vanessa explica a escolha dizendo se tratar de um orgão extremamente rico em neurotransmissores, (mensageiros químicos). Dentre os 15 peptídeos encontrados 13 ainda não haviam sido descritos, o que evidencia o sucesso do novo método.

Hipertensão
O experimento já foi testado com sucesso em ratos e um dos peptídeos encontrados, que recebeu o nome de Hemopressina, foi escolhido para ser mais estudado. Descobriu-se que, nos ratos, a Hemopressina parece ter a capacidade de causar uma redução na pressão arterial muito mais acentuada do que o causado pela Bradicinina, substância peptídica extraída do veneno de Jararaca, usualmente utilizada na medicina para combater a hipertensão. A queda da pressão após a injeção de Hemopressina no sangue dos ratos parece ser resultado de um relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, o que faz com que o sangue flua com menor pressão.

Vanessa ressaltou que ainda não se pode falar em uma nova droga contra a hipertensão: "este é o primeiro passo. Ainda é muito cedo para explicar como isso ocorre, pois o mecanismo de pressão é muito complexo." Mesmo sendo cedo para testes em humanos, o futuro parece promissor. É importante lembrar que o método pode ser usado com qualquer enzima, o que permite inúmeras possibilidades de pesquisa. A técnica utilizada no ICB para encontrar a Hemopressina pode ser utilizada para achar outras moléculas com potencial terapêutico, não só do tecido cerebral, mas de qualquer outra região do organismo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7310 ou pelo e-mail vrioli@hotmail.com



Cursos e Palestras


A internet e a difusão do conhecimento
Dia 26, das 8 às 12 horas, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove a palestra A internet no Brasil e a divugação do conhecimento, no Auditório "Emilia Luigia Saporiti Angerami". Durante o evento, serão discutidos os principais conceitos sobre internet, sua origem e evolução, estrutura e diferentes serviços disponíveis, além de como se dá a divulgação de novos conhecimentos. A palestra é voltada para profissionais e alunos de graduação e pós- graduação da EERP.

As inscrições, gratuitas, serão feitas no local e dia do evento, das 7h30 às 8 horas. A EERP encontra-se na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3444 / 3398


EERP oferece curso sobre Mensuração da Dor
Profissionais da área de saúde podem se inscrever até o dia 30 no curso Mensuração da Dor: o quinto sinal vital, que se realizará entre os dias 19 e 26 de agosto, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. Serão apresentados e discutidos os diferentes métodos que separadamente avaliam as duas dimensões primárias da dor: a intensidade e o desprazer das sensações dolorosas. As escalas numéricas, as escalas com adjetivos, a escala analógica visual, os métodos psicofísicos escalares tais como estimação de magnitude, estimação em categorias, emparelhamento intermodal e o Questionário McGill para avaliação da dor, em sua forma completa e reduzida, serão apresentados e discutidos no curso.

A taxa de inscrição é de R$ 90,00 e a EERP localiza-se na Av Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3444/3398, ou pelo e-mail fierp@eerp.usp.br / ege@eerp.usp.br


Eventos do IF
Confira as atividades programadas para essa semana no Instituto de Física (IF) da USP:

Na terça-feira (24):

Sistemas Coulombianos em Rede, seminário com o professor Ronald Dickman, às 14 horas.

O Olhar do Químico Céptico sobre os Experimentos de Van Helmont, seminário com o professor Paulo Alves Porto, às 16 horas.

Desacoplamento de Quarks Pesados em QCD, com o professor Fernando Steffens, às 17 horas.

Na quarta-feira (25):

Sólitons e Condensados de Bose-Einstein, colóquio com o professor Roberto André Kraenkel, às 14 horas.

Origem dos Efeitos Ópticos não Lineares em Sistemas Micelares, seminário com o professor Sérgio Leonardo Gómez, às 16 horas.

Na quinta-feira (26):

Modelagem de Redes Metabólicas, colóquio com o professor José Carlos M. Mombach, às 16 horas.

A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114


Palestra sobre SARS no ICB
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP realiza, na quarta-feira (25) a palestra Pneumonia asiática: coronavírus SARS, com a professora Maria Lucia Rácz.

O evento acontece às 11 horas, com entrada franca. O ICB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7292


Quadro de Avisos


Centrinho completa 36 anos nesta terça
Nesta terça-feira (24) o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP de Bauru, também conhecido como Centrinho, completa 36 anos de funcionamento. A data será comemorada entre funcionários e pacientes com missa às 15h, no Quiosque São Francisco (ao lado da superintendência). A celebração será conduzida pelo vigário da Paróquia Universitária de Bauru, padre Roberto Francisco Daniel, o padre Beto. Desde que foi fundado, em 24 de junho de 1967, o Centrinho já cadastrou mais de 65 mil pacientes de todo o País, sempre pelo sistema público de saúde.

O Hospital é conhecido por ser o pioneiro em implante coclear multicanal para deficientes auditivos e reconhecido por ser exemplo no atendimento a portadores de fissura labiopalatal. O Centrinho localiza-se na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 235-8156, com Elaine de Sousa, Assessoria de Imprensa, ou pelo e-mail imprensa@centrinho.usp.br


Conselho Diretor Mundial de Periodontologia
O professor Arthur Belém Novaes Jr, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), da USP, foi eleito membro do Conselho Diretor da International Academy of Periodontology, durante o período de 2003 a 2005, com possibilidades de reeleição.

A Academia foi fundada em 1985, em Londres (Inglaterra) e congrega membros da especialidade do mundo inteiro, com ela, objetiva-se a internacionalização do ensino e pesquisa na área da Periodontia. Isto se tornou necessário, devido a existência de outras duas Academias de grande porte, a Academia Americana e a Associação Européia de Periodontologia, que apesar de aceitar membros de outras regiões, davam mais ênfase a pesquisadores da América do Norte e Europa .

Mais informações: http:// www.perioiap.org


Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Aplicação dos conceitos de gestão econômica às cooperativas de crédito mútuo brasileiras: um enfoque na mensuração de resultado. Liliane Maria Ramalho de Castro e Silva. Dia 2 de julho, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Diagnóstico sobre educação ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental e médio no Município de São Carlos, Estado de São Paulo. Marco Antonio Bertini. Dia 30, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235/9250


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Análise morfométrica comparativa do número de corpos de neurônios em áreas do córtex cerebral de cães. Alessandra Esteves. Dia 30, às 14 horas.

Doutorado

Avaliação eletrocardiográfica, pré e trans-cirúrgica, de eqüinos atletas submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos. Rui Carlos Vincenzi. Dia 30, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7672


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

O Leal Conselheiro, de Dom Duarte, e a tradição dos espelhos de príncipe. Márcio Ricardo Coelho Muniz. Dia 30, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Arborização viária x sistemas de distribuição de energia elétrica: avaliação dos custos, estudo das podas e levantamento de problemas fitotécnicos. Giuliana Del NeroVelasco. Dia 1, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4460

Comportamento in vitro de explantes de matrizes de cenoura (Caucus carota L.) tratadas com variáveis níveis de potássio. Antonio Francisco de Campos Amaral. Dia 1, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3427-2116/3429-4171

Comportamento ingestivo de bovinos em pastos de capim marandu submetidos a regimes de lotação contínua. Daniel Oliveira de Lucena Sarmento. Dia 2, às 14 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4134

Doutorado

Índices de preço para o transporte de cargas: o caso da soja a granel. Augusto Hauber Gameiro. Dia 1, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3417-8732


Instituto de Física

Mestrado

Racionalidade científica e imaginação poética: A busca por novas demandas educacionais no ensino médio. Sérgio Corrêa Leite. Dia 25, às 15 horas.

Inferência de conexões sinápticas em redes neurais biologicamente plausíveis. Raphael Yokoingawa de Camargo. Dia 27, às 14 horas.

Doutorado

Perturbações gravitacionais em um meio térmico. Fabiano Rabelo Machado. Dia 25, às 14 horas.

Problemas inversos em física experimental: a secção de choque fotonuclear e radiação de aniquilação elétron-pósitron. Carlos Takiya. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6091


Faculdade de Educação

Mestrado

Escrita no corpo: ponderações por um viés psicanalítico. Anna Rita Sartore. Dia 27, às 14h30.

Estudo de um programa de prevenção em DST/AIDS: a presença do jovem. Teresa Cristina Lara de Moraes. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br