São Paulo, 14/07/2003 - Boletim nº 1228
arqueologia
Restos de ossos indígenas são
encontrados no Engenho dos Erasmos

Características dentárias e padrão de
enterramento evidenciam que os ossos
são de indígenas, provavelmente do século 16.
Análises de datação serão feitas nos EUA
leia...
Orientação alimentar e exercícios
adaptados para pessoas obesas
TV USP exibe documentário
no Festival de Paranapiacaba

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Pesquisadores da USP encontram ossadas de humanos no Engenho dos Erasmos

Antonio Carlos Quinto

Arqueólogos da USP encontraram restos esqueletais no cemitério do Engenho São Jorge dos Erasmos, um dos três mais antigos engenhos de cana-de-açúcar do Brasil. O terreno, localizado na Baixada Santista, pertence à USP desde 1955. Os restos foram encontrados no segundo período de escavações, entre maio e junho deste ano a partir de sondagens realizadas ao lado de um setor conhecido como "capela".

De acordo com o professor José Luiz de Morais, arqueólogo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP que coordenou as pesquisas, já havia uma indicação antiga de Jayme Caldas, pessoa interessada na história da Baixada Santista. "Caldas informou que em 1957 o antigo proprietário do Engenho, Otávio Ribeiro de Araújo, desconfiando da existência de um cemitério ordenou que fossem feitas escavações. O trabalho foi supervisionado por Jayme Caldas e foram evidenciados alguns crânios", conta o arqueólogo.

A maioria dos ossos encontrados são de indígenas que foram provavelmente sepultados nos vários períodos de ocupação do Engenho. Esse fato, segundo Morais, é evidenciado pelas características dentárias e pelo padrão de enterramento. "Os corpos estão dispostos no sentido aproximado norte-sul. Isso mostra uma organização precisa, típica dos sepultamentos indígenas", explica o professor. Contudo, nos últimos momentos da escavação foi encontrado o crânio de uma pessoa negra, cujo enterramento não obedeceu o padrão dominante. Morais ressalta que o estado de conservação dos restos é precário, o que desestimulou a exumação completa.

Quanto ao fato de as ossadas serem do século 16, o professor considera ainda "mera especulação". "Há a necessidade de se processarem as análises de datação por radiocarbono, que serão feitas nos EUA", informa Morais. A expectativa da equipe, segundo ele, é que os sepultamentos sejam de várias épocas.

Sítio arqueológico
Até agora, menos da metade do que seria o "cemitério" foi escavada. Portanto, ainda há possibilidade de mais material ser encontrado. "Além disso, não podemos esquecer que o Engenho dos Erasmos é um sítio arqueológico. Portanto, um documento a ser lido a partir do planejamento e da execução de projetos de arqueologia", diz.

O Engenho é um bem tombado pelas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) e os procedimentos de arqueologia foram autorizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que concedeu autorização à USP. Portanto, legalmente, todos os materiais coletados são bens da União. "Compete ao MAE, enquanto detentor da autorização e responsável pela pesquisa, melhor encaminhar os procedimentos de análise e guarda dos materiais", explica o professor. O Conselho Curador do Engenho, presidido pela professora Maria Cecília Lourenço, é que vai sugerir e propor encaminhamentos futuros.

Nesta segunda fase das pesquisas arqueológicas estiveram, direta ou indiretamente envolvidas, cerca de 20 pessoas. Morais lembra ainda que a Unisantos, por meio de um convênio com a USP, também participa dos trabalhos arqueológicos. "A continuidade das pesquisas, ou seja, uma eventual terceira fase, ficará a critério do Conselho Curador do Engenho", afirma o professor.

Mais informações: (0XX11) 3091-4901 ou 8111-8937, com o professor José Luiz de Morais, ou e-mail
jlmorais@uol.com.br



Cursos e Palestras

O Galego no Contexto Românico
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP oferece entre os dias 7 de agosto e 20 de novembro, o curso O Galego no contexto românico destinado a alunos de graduação, pós graduação e interessados em geral. A taxa cobrada é de R$ 100,00. A Faculdade recebe inscrições entre 22 de julho e 5 de agosto. O local é R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645


Curso para pessoas obesas
O Núcleo de Estudos sobre Obesidade e Exercícios Físicos (Neobe) está com inscrições abertas até o dia 31 de julho para o curso especial destinado a pessoas obesas. O programa oferece orientação alimentar e exercícios físicos adaptados. Podem participar crianças a partir dos oito anos e adultos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na sala 18 do velódromo, no Cepeusp, Praça 02, Professor Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo. O curso custa R$ 350,00 por semestre.

Mais informações: (0xx11) 3091-2034


Gestão de Processos Comunicacionais
Até o dia 1º de agosto estarão abertas as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu de Gestão de Processos Comunicacionais, oferecido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O curso é direcionado para profissionais de nível superior que atuem na área de comunicação, e terá duração de três semestres.

Mais informações: (0XX11) 3091-4341/4867, pelo e-mail gestcom@edu.usp.br ou pelo site http://www.eca.usp.br/gestcom



Agenda Cultural


TV USP no Festival de Inverno de Paranapiacaba
No próximo dia 20 de julho, às 14 horas, a TV USP exibe o documentário Paranapiacaba, no Festival de Inverno de Paranapiacaba. O vídeo narra a história da vila através de lembranças de moradores e historiadores, além de mostrar a situação de quem precisa deixar suas casas para devolvê-las à Subprefeitura de Paranapiacaba, que comprou a vila em 2002. A exibição acontece no Clube Lyra Serrano, após o lançamento do livro "Caminho do Café - Paranapiacaba: museu esquecido", organizado pela professora Cremilda Medina da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Tanto o lançamento do livro como a exibição do vídeo fazem parte do último dia do Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado pela Prefeitura de Santo André e pela Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense. O Festival é uma mostra de arte e cultura local, com participações de convidados. Até o dia 20 de julho, o visitante confere música, dança, teatro, artes plásticas, artesanato, culinária, atividades esportivas e de lazer. Todas as atividades são gratuitas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101



Publicações

Lançamentos de julho da Edusp
A Editora da USP (Edusp) tem três novos lançamentos no mês de julho:

Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. Organizado por Diana Luz Pessoa de Barros e José Luiz Fiorin, faz parte da Coleção Ensaios de Cultura 7.

Princípios Físico-químicos em Farmácia, de A. T. Florence e D. Attwood, fornece as bases físico-químicas para a compreensão da formulação farmacêutica e da administração de drogas no organismo humano.

Os Maguezais e Nós - Uma Síntese de Percepções, de Marta Vannucci e Trad. Denise Navas-Pereira. A obra propõe planos de gerenciamento para o uso equilibrado do ecossistema de manguezais.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149



Quadro de Avisos

Professor do Instituto de Química morre aos 63 anos
Morreu na última terça-feira (8), o professor Roberto Vicente Santelli, do Instituto de Química (IQ) da USP. Santelli participou dos Projetos Genoma da Xylella fastidiosa e da Cana-de-açúcar. Durante toda a sua vida acadêmica se dedicou ao estudo da amplificação gênica, tendo como sistema-modelo o sciarídeo Rhynchosciara americana. Recentemente, utilizando técnicas modernas de biologia celular e molecular, o grupo de pesquisa da qual era chefe iniciou a identificação de genes implicados na regulação da amplificação.

O pesquisador e professor tinha 63 anos e se graduou em Ciências Biológicas, fez Doutorado e Livre-Docência em Biologia Molecular pela USP. Fez pós-doutorado no Imperial College of Science Technology and Medicine (ICSTM), na Grã-Bretanha, onde desenvolveu projetos sobre amplificação de DNA.



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Proposta de sistematização para o processo de gestão de melhorias e mudanças de desempenho. Mateus Cecilio Gerolamo. Dia 14 de julho, às 9 horas.

Comparação dos custos de pavimentos flexíveis e rígidos com base em conceitos de gerência de pavimentos. Fernanda Cristina Biroli. Dia 14 de julho, às 9 horas.

Práticas de identificação e busca de informações em benchmarking utilizadas por grandes empresas no Brasil. Emiliane Januário. Dia 15 de julho, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Vulnerabilidade e construções de enfrentamento da soropositividade ao HIV por mulheres infectadas em relacionamento estável. Ana Alayde Werba Saldanha. Dia 28 de julho, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 62-3675


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Influência do diabetes mellitus na alveolite experimental induzida por imunocomplexos.Maria Cristina Horta Vilar. Dia 30 de julho, às 9 horas.

Doutorado

Interação angiotensina-(1-7) e bradicinina no diabetes mellitus. Maria Aparecida de Oliveira. Dia 31 de julho, às 9 horas.



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br