São Paulo, 25/07/2003 - Boletim nº 1237
engenharia naval
Poli desenvolve veleiro de baixo custo
para aula com crianças carentes

Projeto foi elaborado por alunos de Engenharia
Naval para atividades de ONG que atende
crianças na região da Represa Billings, em
São Paulo. Custo será inferior a 1500 reais
leia...
Professora mexicana ministra
palestra na Estação Ciência
Revista Estudos Avançados
é homenageada

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Alunos da Poli constroem veleiro de baixo custo para aulas com crianças carentes

Júlio Bernardes

Projetar e construir um barco a vela com materiais simples e de baixo custo, que possa ser usado em aulas para crianças carentes que vivem às margens da Represa Billings, na Grande São Paulo. Esta é a tarefa que sete alunos de Engenharia Naval da Escola Politécnica da USP (Poli), através do Escritório Piloto de Engenharia Naval do Grêmio Politécnico, estão realizando para a ONG Vento em Popa. O prótotipo do barco deverá estar pronto para testes na represa em meados de agosto.

O professor da Poli Alexandre Simos, que orienta os alunos no projeto, relata que foi procurado por Frederico Rizzo, diretor da ONG, que precisava de um barco com duas velas e capacidade para três crianças de 7 a 12 anos, com custo inferior a 1500 reais. O professor encaminhou a proposta ao Escritório Piloto, para que os alunos execeutassem o projeto. "O essencial do barco não é o desempenho, mas seu caráter educativo", explica Simos. "A construção em madeira foi priorizada para que outros barcos semelhantes possam ser construídos pela própria comunidade".

O barco possui 3,30 metros de comprimento por 1,40 de largura, uma vela mestra e uma vela buja. O casco foi construído em compensado naval, com algumas partes em peróba. O aluno da Poli Alexander Güntert, que participa da construção, aponta que os maiores gastos deverão ser com as ferragens dos mastros (em alumínio) e as velas. "O dacron, tecido utilizado em veleiros esportivos, é muito caro", explica. "Por isso deveremos utilizar um material mais simples, à base de nylon", explica. O Escritório Piloto está procurando patrocínios para auxiliar na construção do veleiro.

Segurança
O aluno Marcos Lanari, que também integra o projeto, explica que a necessidade de baratear os custos e simplificar a construção do veleiro levou os alunos a pesquisarem projetos antigos, que usam materiais mais simples. "Depois que o barco estiver pronto, a idéia é disponibilizar o projeto para o livre acesso do público", diz. Marcos também ressalta que o veleiro foi projetado para o uso de três crianças com o objetivo de estimular o espírito de equipe.

Alexander Güntert explica que houve um cuidado maior com a segurança na elaboração do projeto, pois o barco não pode afundar se virar durante a navegação. "Foram projetados compartimentos estanques, que fazem o barco flutuar", afirma. Os compartimentos deverão ser preeenchidos com isopor, mas serão feitos testes para a utilização de garrafas de plástico (Pet).

O barco está em construção nas oficinas da Poli, e antes do envio para a Billings deverão ser feitos testes na Raia Olímpica da USP no início de agosto. O professor Simos relata que a ONG Vento em Popa tem planos de construir mais oito veleiros semelhantes, na própria região da Billings, permitindo que as crianças atendidas pela ONG também possam aprender trabalhos manuais.

Mais informações: (0XX11) 3091-5340, ramal 259, com Alexandre Simos


Cursos e Palestras

Poéticas Visuais e Poéticas Verbais
Os cursos de especialização Poéticas Visuais e Poéticas Verbais têm inscrições abertas para o processo seletivo até 1º de agosto. A prova de seleção será realizada no dia 2 do mesmo mês. Promovidos pela Escola de Comunicações de Artes (ECA) da USP e pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca), os cursos se iniciam em agosto e têm duração de 18 meses. O objetivo é aprimorar as práticas publicitárias dos profissionais que atuam no mercado, verbal (Poéticas Verbais) e visualmente (Poéticas Visuais).

Cada curso tem o valor de R$ 10.800,00. O valor não sofrerá reajustes e pode ser dividido em até 18 parcelas de R$ 600,00. A ECA fica na Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco B, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5019 / 4122, na ECA, ou pelo site http://www.eca.usp.br/ppmercado


Cultura e Extensão 2003
Nos dias 20 e 21 de agosto, será realizado o IV Seminário de Cultura e Extensão 2003 que acontece, ao mesmo tempo, no Anfiteatro Camargo Guarnieiri da USP em São Paulo, em São Carlos e também em Ribeirão Preto. No dia 20, a discussão será centrada na internacionalização do ensino, como item do setor de serviços, através das propostas apresentadas no âmbito da Organização Mundial do Comércio. No dia 21, envolve a ação cultural e a extensão como mecanismo de atuação da Universidade face à temática da exclusão social.

O evento é aberto a qualquer interessado e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto. O anfiteatro Camargo Guarnieri fica na rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3819-1811



Pesquisadora mexicana ministra palestra

No próximo dia 4 de agosto, às 16 horas, a Doutora Lourdes Patiño, diretora do setor de Educação do Centro de Ciências Explora da cidade de Leon, no México, falará sobre os Centros de Saber. Trata-se de centros culturais e educacionais ligados ao Centro de Ciências Explora, localizados em bairros pobres da cidade de Leon e que têm tido sucesso em incluir socialmente crianças marginalizadas, melhorando o desempenho escolar e diminuindo a violência. A Palestra acontecerá no auditório da Estação Ciência da USP, na Rua Guaicurus 1394, Lapa. As inscrições são gratuitas.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022



Quadro de Avisos


Revista Estudos Avançados é homenageada

A revista Estudos Avançados será homenageada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), às 16 horas do dia 30 de julho, com o "Colar do Centenário". A publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA), órgão interdisciplinar de pesquisa e discussão da USP, foi eleita pelo IHGSP como o "Melhor Periódico" publicado no Estado de São Paulo em 2002. A sessão solene, aberta ao público, será no auditório do IHGSP, na Rua Benjamin Constant, 158, 1o andar do Edifício Ernesto de Souza Campos.

Mais informações: (0XX11) 3242-8064, no IHGSP



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação da dupla filtração para tratamento de água superficial utilizando filtração ascendente em areia grossa. Donizeti de Paula. Dia 8 de agosto, às 8h30.

Doutorado

Gerenciamento da qualidade e do custo do transporte de cargas por ônibus interurbano de passageiros. Alexandre Lima Marques da Silva. Dia 8 de agosto, às 12h30.

Disposição de resíduos gerados em estações de tratamento de água em estações de tratamento de esgotos. Paulo Sergio Scalize. Dia 8 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Variação temporal e distribuição horizontal do zooplâncton no Lago Monte Alegre e a influência do alimento e da temperatura sobre cladóceros.Taís Cristina Bunioto. Dia 1 de agosto, às 14 horas.

Padronização da técnica de dicroísmo circular oara o estudo da estrutura da Na,K-ATPase: binômio estrutura-função. Carolina Fortes Rigos. Dia 8 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br