São Paulo, 28/07/2003 - Boletim nº1238
parceria
FIA assessora na implantação
de Centros Educacionais Unificados

FIA auxilia no gerenciamento da
implantação dos CEUs, projeto da
Prefeitura que reunirá educação,
lazer e cultura na periferia da capital
leia...
FFLCH oferece curso de
cultura judaica
FSP reinaugura prédio
do Centro de Saúde

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Gerenciamento do processo de implementação dos CEUs tem colaboração da FIA

da Redação, Agência USP

No mês de agosto, a Prefeitura de São Paulo deverá entregar à população 17 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Desde abril, uma a equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP vem assessorando a administração municipal. "Uma das nossas funções é apoiar o gerenciamento do processo de implementação dos CEUs", explica o co-coordenador do projeto, Luiz Patrício. Ao todo serão 21 Centros, construídos em diversos pontos de regiões periféricas da cidade. A coordenação da equipe da FIA está a cargo do professor Hélio Janny Teixeira.

A equipe contribui nos estudos para o Modelo de Gestão a ser adotado pelo CEU, na formação de novos gestores das unidades que compõem o Centro e assessorando o planejamento e o gerenciamento do processo de implementação. "Em um CEU vão acontecer vários projetos ao mesmo tempo e em áreas diferentes, de forma integrada. É necessário um trabalho que domine a tecnologia de gestão de projetos, para que se tenha a articulação entre as partes. E a FIA está contribuindo para isso", explica Teixeira.

O projeto está caminhando para que a primeira unidade do CEU esteja disponível à população até agosto. Cada um dos Centros ocupa uma área de 13.000 metros quadrados, congregando três unidades educacionais com capacidade para receber cerca de 2300 crianças, e será composto por Centro Cultural, Centro Esportivo, piscinas, biblioteca, Telecentro e uma padaria comunitária.

"São equipamentos públicos de inclusão e integração social, atuando nas áreas educacional, esportiva e cultural. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento comunitário e social da região escolhida", afirma Teixeira. Segundo ele, o Centro oferece uma oportunidade de reconstrução do significado do espaço público e da cidade. "O contraste do CEU com seu entorno é impressionante", avalia o coordenador.

Geração de renda local
Mais do que isso, há a expectativa de que seja um pólo de desenvolvimento das regiões. "Com a abertura das unidades, novos empregos serão gerados. Existe ainda a orientação de que as pessoas empregadas sejam da própria região", conta Luiz Patrício. Além disso, segundo ele, há a expectativa da geração de renda local, com surgimento de atividades comerciais no entorno para atender as novas demandas.

Segundo Janny, a concepção do CEU prevê a quebra dos círculos de exclusão social, levando a educação e a formação cidadã para regiões carentes. "Essas pessoas dificilmente teriam acesso a esses serviços, não fosse a iniciativa do poder público. É um dos projetos mais importantes da gestão da prefeita Marta Suplicy e para a FIA é motivo de orgulho estar junto à prefeitura em uma iniciativa como esta."

Maria Aparecida Perez, Secretária Municipal de Educação, esteve na FEA recentemente em uma reunião com o professor Janny Teixeira para discutir a implantação dos CEUs. O encontro com a Secretária contou com a participação de Patrício e cerca de 58 profissionais que passaram pelo processo de seleção para os cargos de gestores dos Centros. O assessoramento da FIA à prefeitura deve estender-se até fevereiro do ano que vem.

Mais informações: (0XX11) 3091-5846 ou heliot@fia.com.br



Cursos e Palestras


Palestra com professor mexicano
O diretor do Centro de Ciências Explora, professor Jorge Padilha, dará uma palestra no dia 5 de agosto às 16 horas, no auditório da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, sobre a implantação e o funcionamento do Centro de Ciências Explora. O Auditório da Pró-Reitoria localiza-se à Rua do Anfiteatro, 181, Favo 17, Cidade Universitária. Para participar dessa palestra basta comparecer, sem a necessidade de inscrição. Informações sobre o Explora e os Centros del Saber podem ser obtidas no site: http://www.explora.edu.mx/cesabe.html.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828


Cultura Judaica
Entre 28 e 31 de julho é possível se inscrever no curso A Eleição de Israel - A História da Doutrina do "Povo Eleito" desde a Bíblia até o Holocausto, promovido pelo Departamento de Letras Orientais e Centro de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP. O curso é aberto aos interessados em geral, e será ministrado pelo professor Ariel Finguerman da Universidade de Tel Aviv. Um dos objetivos do curso é a análise da doutrina do "povo eleito", idéia central e controvertida da religião judaica, seu surgimento e desenvolvimento na bíblia e seus paralelos com a cultura do Oriente Médio Antigo.

A inscrição custa R$ 45,00. As aulas têm início no dia 4 de agosto. A FFLCH fica na Rua do Lago 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645



Quadro de Avisos

Reinauguração de prédio
O Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP reinaugura no dia 6 de agosto, às 11 horas, o prédio que abrigará os Serviços de Dermatologia Sanitária, Saúde do Adulto, Odontologia Sanitária e o Laboratório de Saúde Pública. O novo edifício terá também sala de fisioterapia, vacinação e farmácia.

A reforma e expansão do Centro de Saúde tiveram apoio do Governo de Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Saúde, que por meio de convênio celebrado com a Universidade de São Paulo, liberou recursos. O Centro fica FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Utilização de redes neurais na determinação de um modelo geoidal. Túle Cesar Barcelos Maia. Dia 1 de agosto, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Metodologia para determinação experimental do coeficiente individual de transporte de energia do lado da solução em evaporadores. Leopoldine Solange Montiel Frioni. Dia 8 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br