Destaques
Capacidade motora e cognitiva de crianças com paralisia cerebral
melhora com jogos coletivos
Beatriz Camargo
Jogos e brincadeiras desempenhadas em coletivo trazem grande contribuição
ao desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral. Após
observar crianças em idade pré-escolar durante um semestre,
a pedagoga e fisioterapeuta Regina Cristiane Nascimento Campos Peres
constatou nelas uma melhoria significativa das capacidades motoras
e cognitivas, ou seja, da capacidade de a criança desenvolver
seu pensamento.
Para realizar o estudo, O lúdico no desenvolvimento da criança
com paralisia cerebral espástica, apresentado no início
de julho junto à Faculdade de Educação (FE) da
USP, a fisioterapeuta avaliou as capacidades motora e cognitiva de
sete crianças de uma escola especial. Também fez entrevistas
com a família e com as professoras, para identificar as principais
dificuldades encontradas e as expectativas envolvendo o aprendizado
das crianças. "As mães esperavam principalmente
avanços com relação à identificação
das cores, números e quantidades, melhora na atenção,
equilíbrio, coordenação e capacidade de segurar
objetos", relata.
Todas as crianças que participaram do estudo melhoraram sua
competência em distinguir cores. Do total avaliado, 28% aprenderam
a identificar texturas e 14% melhoraram o comportamento quanto à
atenção. Entre as habilidades motoras, 71% melhoraram
o equilíbrio e a coordenação e 14% tiveram avanços
em segurar objetos. Foram realizadas duas sessões semanais
de uma hora entre agosto e dezembro de 2001.
As atividades não foram propostas, mas escolhidas pelas crianças.
"Cada uma escolhe o brinquedo conforme suas necessidades; ou
seja, partindo do meio interno da criança para o externo".
É isso que, segundo Cristiane Peres, diferencia a atividade
lúdica de uma atividade educativa, proposta pelo professor.
A partir da escolha livre dos jogos e brinquedos, a pesquisadora interveio
incentivando o aprendizado coletivo. "Procurei, por exemplo,
juntar na mesma brincadeira que envolvia cores uma criança
que conhecia a cor amarela e outra que não conhecia."
A grande inovação do estudo foi considerar o desenvolvimento
por meio de brincadeiras a partir de um trabalho coletivo com as crianças,
tendo como embasamento a teoria sócio-histórica de Vygotsky.
A teoria defende que a relação com o outro é
essencial para o aprendizado. Apesar dos resultados extremamente positivos
da pesquisa, Cristiane considera que eles poderiam ser ainda melhores
se as professoras tivessem integrado a pesquisa, participando das
brincadeiras.
Falta de oportunidade
A paralisia cerebral espástica é causada por uma lesão
no cerébro ainda não desenvolvido completamente, que
pode ocorrer antes, durante ou depois do parto. A doença provoca
um aumento no tônus postural, o que interfere na movimentação
voluntária. Segundo a fisoterapeuta, nem sempre a lesão
significa um comprometimento cognitivo. "O que ocorre é
que, pela falta de uma experiência motora, pode haver um atraso
cognitivo." Além disso, ela afirma que o atraso também
se explica pelo preconceito: a criança muitas vezes não
é estimulada porque as pessoas acreditam que ela não
é capaz de aprender.
"O maior problema não é limitação
das crianças, mas a falta de oportunidade que a sociedade oferece."
Cristiane prevê que, desde que o princípio lúdico
seja respeitado, ou seja, a própria criança escolha
o seu brinquedo, é possível expandir o modelo. "Podemos
obter avanços no desenvolvimento de qualquer criança,
inclusive com outras deficiências."
Mais informações: (0XX14) 423-3937, ou pelo e-mail
crisnperes@flash.tv.br
Livro aponta a educação como principal arma contra a
obesidade
Lucas Oliveira Telles
No livro Riscos e prevenção da obesidade, a pesquisadora Rebeca
C. de Angelis, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP organiza
um panorama de fundamentos, causas, conseqüências e tratamentos para
a obesidade. Segundo a professora, o problema foi classificado como
doença pela Organização Mundial de Saúde em 1997 e atualmente está
se tornando uma epidemia em várias partes do mundo.
"Apesar de termos remédios, dietas e técnicas sofisticadas para o
tratamento da obesidade, a verdadeira solução para este
mal é a conscientização de que as pessoas precisam ter hábitos saudáveis
desde pequenas e, se não são educadas para isso, precisam ter muita
força de vontade para alterar seus costumes", resume a pesquisadora.
Escrito de forma acessível, o volume relaciona as causas aos mecanismos
fisiológicos envolvidos na obesidade, como a alimentação, o metabolismo,
a circulação sangüínea e a reserva de gordura. "O maior problema está
na educação alimentar" diz Rebeca. "Além de comermos demais, principalmente
alimentos altamente calóricos, não ingerimos outros alimentos importantes
para a saúde".
Segundo a professora, muitas pessoas se alimentam mal porque geralmente
é mais trabalhoso e até mais caro adquirir e preparar alimentos saudáveis.
"As crianças são estimuladas a comer doces e alimentos gordurosos
quando os recebem como um prêmio. Quem aprende a comer mal desde a
infância tem muitas dificuldades para alterar seus hábitos e considera
um sacrifício comer bem", considera.
Prevenção de doenças
A pesquisadora ensina que uma boa dieta deve ter menor quantidade
de alimentos de alto valor calórico, como doces e gorduras, e ser
rica em vegetais. "Estes contêm substâncias que protegem o organismo
de muitos males. Como exemplo temos os antioxidantes, presentes nas
folhas, frutas e temperos, que evitam doenças cardiovasculares, diabetes
da idade madura e alguns tipos de câncer. Outro caso é o da soja,
com componentes que agem como hormônios naturais, prevenindo o câncer
de próstata e problemas da menopausa".
No volume, Rebeca de Angelis aborda as principais doenças e disfunções
do organismo relacionadas à obesidade. "O excesso de peso predispõe
as pessoas a uma série de problemas. Ter uma boa alimentação não significa
que não haverá doenças, porque existem outros fatores relacionados
à saúde, mas com certeza terão riscos muito menores de desenvolvê-las".
A pesquisadora ainda comenta a ação de dietas, medicamentos e cirurgias,
recomendando que todos os tratamentos para a obesidade sejam acompanhados
por especialistas. "Os regimes inadequados desequilibram o organismo
e tornam o controle de peso mais difícil. Além disso, todos os tipos
de tratamento têm riscos de incompatibilidade e seqüelas. Em alguns
casos a cirurgia é usada, mas é sempre de alto risco e provoca alterações
importantes no organismo, sem evitar a necessidade de uma dieta rigorosa".
Para a pesquisadora, as pessoas precisam tratar sua alimentação com
cuidado e equilíbrio. "Se alguém resolve pular algumas refeições para
comer menos, ela tem um aumento no aproveitamento dos nutrientes,
o que talvez a leve a engordar. É preciso comer um pouco de tudo,
com muita variedade e sem exageros, com quatro a cinco refeições por
dia e atenção especial para o café da manhã. A prática regular e moderada
de exercícios físicos também é muito importante". Riscos e prevenção
da obesidade, foi lançado no dia 12 de junho, no Congresso
Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, em São
Paulo. A publicação é da Editora Atheneu.
Mais informações: (0XX11) 3064-1445
Cursos e Palestras
Pluralidade cultural e educação
As inscrições para a edição do segundo
semestre de 2003 da Jornada Científica podem ser feitas a partir
do dia 6 de agosto, até o dia de cada evento, enquanto houver
vagas. A participação é gratuita e aberta a todos
os interessados.
No dia 24 de agosto, o tema é Pluralidade cultural e educação,
que aborda os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC de forma
teórica e em suas relações com a prática
educativa. Entre os temas discutidos, estão direitos humanos
e tolerância, importantes para formação da ética
e da cidadania. Quem coordena a atividade é a professora Roseli
Fischmann, da Faculdade de Educação (FE) da USP.
As inscrições podem ser feitas no Ceuma, na Rua Maria
Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. Interessados em receber
um atestado de freqüência deverão pagar R$ 5,00.
Mais informações: (0XX11)3255-7182 ou pelo site
www.usp.br/mariantonia
13º Workshop Integrativo
Nos dias 27 e 28 de agosto, a Poli Júnior - Escritório
Piloto dos Alunos da Escola Politécnica (Poli) da USP - realiza
o 13º Workshop Integrativo. A tradicional feira conta
com a participação de empresas de renome, interessadas
em expor as estratégias que adotam para atrair futuros estagiários
para compor seus quadros funcionais.
Dentre as empresas que já confirmaram participação,
encontram-se Mercedes-Benz do Brasil, Unibanco, Editora Abril, Banco
Itaú, Telefônica, Accenture, VCP e DuPont.
O encontro será no Espaço de eventos da Poli. Tem entrada
franca e é aberto a todos os interessados.
Mais informações: (0XX11) 3091-5477/5797 ou pelo
site www.polijr.poli.usp.br/workshop
Quadro de Avisos
Olimpíada Brasileira de Física
Dia 9 de agosto encerram-se as incrições para a 5º
Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A competição
é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF),
que é sediada na USP e conta com a participação
de docentes do Instituto de Física (IF) da Universidade. A
finalidade da SBF é estimular o interesse entre jovens pela
área científica.
As inscrições são gratuitas e a participação
é aberta a qualquer alunos do Ensino Médio, de escola
públicas ou particulares. A 1ª fase da prova acontece
em 16 de agosto. Outras duas fases selecionarão cerca de cinco
estudantes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional
e na Ibero-americana.
Participam do evento 24 unidades da federação e estima-se
que, neste ano, as inscrições ultrapassem o número
de 20 mil alunos. A realização é apoiada pelo
Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico (CNPq).
Mais informações: (0XX11) 3814-5152, pelo e-mail
obfisica@sbf.if.usp.br
ou através do site http://www.sbf1.if.usp.br/olimpiadas
Biblioteca Virtual de Oncologia
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas),
por meio do seu Centro Latino Americano e do Caribe de Informação
em Ciências da Saúde (Bireme) lançaram no dia
25 de julho uma biblioteca virtual sobre Oncologia. Ela reúne
estudos científicos publicados na América Latina e Caribe,
além de acesso às bases de dados internacionais.
Para os profissionais de saúde, há uma seção
com congressos e eventos relacionados à oncologia na América
Latina. Já para o público em geral, a biblioteca oferece
informações sobre prevenção e diagnóstico
das várias formas de câncer.
A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São
Paulo faz parte do projeto Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)
por meio da Biblioteca Virtual em Saúde Pública (BVS-SP).
Na parte de oncologia, os artigos produzidos pelos profissionais da
USP podem ser encontrados por meio da ferramenta de busca na base
de dados Lilacs.
O acesso à biblioteca é feito pelo endereço:
http://www.urucan.org.uy/bvs-o
Mais informações: (0XX11) 5576-982 ou pelo e-mail
patricia@bireme.br
Teses e Dissertações
Escola Politécnica
Doutorado
Fitomonitoração e modelagem de fotossíntese
em jatobá (hymenaea courbaril l.) com redes neurais artificiais.
Madeleine Lita Barriga Puente de La Veja. Dia 30 de julho, às
14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5443
Faculdade de Economia, Administração e
Contabilidade
Mestrado
Uma Investigação sobre a aplicação
do conceito de área monetária ótima no âmbito
do Mercosul. Marcelo Araújo da Costa. Dia 1º de agosto,
às 10 horas.
O mapa de valor da indústria de 'e-learning' no Brasil,
segundo critérios de valor percebido. Renê Birochi.
Dia 4 de agosto, ás 14 horas.
Negócios eletrônicos em empresas que praticam B-to-B:
uma abordagem de modelos e valores. António Luiz Sanches
Lopes dos Santos. Dia 4 de agosto, às 9 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5862
Faculdade de Educação
Mestrado
Imagem de meninos de rua: da enunciação ao evanescimento.
Maria Julia Azevedo Gouveia. Dia 1º de agosto, às 14 horas.
Mais informações : (0XX11) 3091-3519 |
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