São Paulo, 01/08/2003 - Boletim nº 1242
educação
Valorização do cotidiano
facilita aprendizado

Para pesquisador da FFCLRP/USP, a
relação professor-aluno pode ser melhorada
se o ensino e o conhecimento estiverem mais
próximos da vivência do estudante
leia...
Ribeirão realiza Jornada de
Enfermagem em Cardiologia
Concurso de redação
Redes do Futuro

       
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Destaques


Criatividade é essencial para ensino eficaz,
revela pesquisa da FFCLRP


Juliana Kiyomura Moreno

Lecionar para adolescentes nem sempre é uma das tarefas mais fáceis, principalmente quando o assunto a ser tratado refere-se a matérias como Física, Matemática, Literatura. Após três anos de pesquisa, o psicólogo Márcio Garde identificou que a criatividade no ensino, além de demonstrar uma valorização do conhecimento, incentiva professores a buscarem no cotidiano do aluno subsídios para trabalharem o conteúdo da disciplina.

Em Ribeirão Preto, Garde entrevistou 12 professores do ensino médio de uma escola pública para elaborar sua dissertação de mestrado Criatividade: um estudo sobre as representações e crenças de professores do Ensino Médio, apresentada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Segundo o psicólogo, os resultados indicam que o professor está repensando, recriando sua metodologia por intermédio do debate, da discussão de textos e do diálogo com seus alunos. "Ao final de meu estudo percebi que os resultados encontrados são promissores por possibilitar principalmente a contribuição teórica de Jacob Levy Moreno, sua Teoria da Criatividade e Espontaneidade para o aprimoramento de técnicas e metodologias de ensino, entre outros aspectos", comenta. "Enquanto o professor estiver ligado a preconceitos, não terá condições de criar uma forma nova de aprendizado. E a espontaneidade na criação é um dos princípios chaves para a Teoria da Criatividade de Levy Moreno".

A criatividade no ensino é mencionada pelos professores entrevistados, enquanto um processo de reflexão e de sensibilidade em que cabe ao professor identificar as necessidades do aluno. Por desempenhar também o papel de docente de uma universidade particular de Ribeirão Preto, Garde notou que suas alunas do curso de Pedagogia repetiam as teorias que haviam sido ensinadas, mas ao entrarem em contato freqüente com estudantes secundaristas (público estudado pelo psicólogo), sentiam necessidade de repensar uma forma de melhorar o aproveitamento de suas disciplinas em sala de aula.

Desafios da modernidade
No contexto histórico atual, são muitas as exigências para que o educador auxilie seus estudantes a desenvolverem uma postura crítica diante os desafios da modernidade. Adaptada à realidade, as disciplinas podem ser incorporadas e associadas ao dia-a-dia e, assim, melhor aproveitada tanto pelos alunos quanto pelo professor.

"Podemos destacar iniciativas dos professores que evidenciam diferentes caminhos para o exercício profissional criativo: trabalhos com tesoura, papel e colagem, para compreensão do desenvolvimento embrionário; temas históricos estudados de forma associada a temas atuais e o ensino da gramática e da literatura através de jogos de "stop" facilitam a socialização e o aprendizado", relata .

Para o pesquisador, a criatividade é um processo contínuo e, apesar de existir dificuldades para o desenvolvimento de um trabalho mais inovador no contexto institucional atual, o relacionamento professor-aluno pode ser melhorado se o ensino e conhecimento estiverem mais próximos da vivência do estudante.

Mais informações: (0XX16) 624 4663, ou pelo e-mail mgarde@terra.com.br



Cursos e Palestras


Show da inclusão digital
Em 20 de agosto, das 14 às 20 horas, ocorre o evento Geração Digital 2003: Acesso e Inclusão, organizado pela Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Acontecerá durante o Congresso SUCESU-SP COMDEX' 2003.

O Geração Digital contará com oficinas e exposição de tecnologias para a inclusão social, abordando quatro eixos temáticos: "inclusão social e econômica por mídias digitais"; "deficiência e cidadania numa sociedade inclusiva"; "profissões do futuro: novas carreiras, exigências e perspectivas"; e "juventude e cultura digital: a visão de futuro das novas gerações".

A programação está no site http://www.cidade.usp.br/gdcomdex2003/index.php, que será preparado para o evento com transmissão ao vivo, ferramentas de interatividade e pesquisa, além de uma gincana virtual.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até terminarem as 800 vagas, mas quem está em projetos da Cidade do Conhecimento tem prioridade. Até 8 de agosto também podem ser agendadas visitas monitoradas na COMDEX, informando nome, escola e quantos alunos se pretende levar. Todas as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cidade@edu.usp.br. O evento acontecerá no Auditório Elis Regina do Parque Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4305 / 3815-4046



Jornada de Enfermagem em Cardiologia
o Departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia de Ribeirão Preto realiza no Centro de Convenções da cidade a I Jornada de Enfermagem em Cardiologia, no dia 1º de agosto, das 12 às 18 horas.

O evento é organizado pelas professoras Eugênia Velludo Veiga e Maria Suely Nogueira, ambas do Departamento de Enfermagem Geral e Especializado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, e pela enfermeira Maria Alice Rosa, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, e faz parte da XXVI Jornada da Sociedade de Cardiologia de Ribeirão Preto.

A programação está no site http://www.eerp.usp.br/eventos/jornadas/enfermagemcardiologia/index.html. As atividades são destinadas principalmente a profissionais e estudantes de Enfermagem, porém todos os inscritos na XXVI Jornada podem participar.

A inscrição vai das 12 às 14 horas e o preço é de R$70,00 para médicos e de R$30,00 para outros profissionais.

Mais informações: (0XX16) 602-3423



Palestra em hidrogeologia no IGc
O Instituto de Geociências (IGc) da USP realiza em 13 de agosto, às 17 horas, a palestra Aplicação de Traçadores Naturais de Água Subterrânea no Estudo da Estrutura de Aqüíferos Cársticos - Exemplos de Campo da Suíça com o hidrogeólogo Jerome Perrin. O público-alvo são estudantes e profissionais da área de hidrogeologia.

A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. Será realizada no salão nobre do IGc, que fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3958 ou pelo site http://www.igc.usp.br.



Psicologia e Educação
A Faculdade de Educação (FE) da USP promove os seguintes seminários, ministrados pela professora Marie-Claude Fourment, da Université de Paris 13:

Integração / inclusão escolar e bem estar da criança, em 19 e 20 de agosto, das 17 às 21 horas;

O infantil, a psicogênese e o tempo psíquico, em 26 e 27 de agosto, das 17 às 21 horas.

Haverá tradução simultânea e entrega de certificados. O evento é gratuito para alunos da USP, custa R$ 10,00 para professores da rede pública e R$ 20,00 para os demais.

Os interessados devem se inscrever no Setor de Apoio Acadêmico da unidade, no Bloco B, sala 19, enquanto houver vagas. A FEUSP fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574 ou pelo site http://www.fe.usp.br



Agenda Cultural

Exposições de Agosto no Maria Antonia
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) inaugura uma nova série de seis exposições em 7 de agosto, às 20 horas.

O público poderá visitar a instalação Cego só bengala, de Raul Mourão, além de imagens de intervenções gráficas de Marcelo do Campo, e as telas trabalhando delicadas formas geométricas do antecessor do Neoconcretismo, Rubem Ludolf. Também poderá ver as pinturas de múltiplas cores e espessuras de Daniel Feingold, a intervenção com um plano de aço que integra a série Plano de Saúde de Thiago Honório e as pinturas aludindo à guerra no Iraque Teatro das Operações, de Deborah Paiva.

A entrada é gratuita, e as exposições poderão ser visitadas até 7 de setembro de 2003, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 21 horas. O endereço é Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações e agendamento de visitas monitoradas: (0XX11) 3255-7182, ramal 54


Um Olhar Sobre São Carlos
Nesta sexta (01) será aberta a exposição Um Olhar Sobre São Carlos, dos fotógrafos Agnaldo Arroio, Arthur Machado de Oliveira e Mariane de Biazi Goldberg. Ela faz parte das comemorações dos 30 anos de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. Os trabalhos podem ser vistos até o dia 31 de agosto, das 8 às 22 horas na Biblioteca do IQSC, localizada na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais Informações: (0XX16) 273-8036



Quadro de Avisos


Concurso de redação Redes do Futuro
Estudantes do Ensino Médio podem enviar textos para a Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, até 15 de agosto, com o tema "Redes do Futuro: Inteligência, Ignorância ou Loucura?". Os três melhores trabalhos receberão diversos prêmios, entre eles um computador. A premiação será em 20 de agosto, durante o evento Geração Digital, organizado pela Cidade do Conhecimento, na COMDEX 2003.

Os trabalhos - somente um por aluno - devem ter no máximo 100 linhas (total de 7 mil caracteres, incluindo espaços em branco). Todas as formas literárias são aceitas, como prosa, verso, ensaio, projeto (ou seu relatório), resenha, crítica e manifesto. As redações devem ser enviadas ao endereço cidade@edu.usp.br, com a expressão "Redes do Futuro" no espaço Assunto, informando nome do aluno, idade, professor responsável e escola. Textos em braile podem ser enviados pelo correio para a Cidade do Conhecimento, na Av. Professor Luciano Gualberto, Trav. J, 374, 3º andar, sala 313, CEP 055086-000, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-4046 ou 3091-4305


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Integração da equação de movimento através da transformada de Fourier com o uso de ponderadores de ordem elevada. Arnaldo Carlos Muller Junior. Dia 7, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo de dispositivos poliméricos eletroluminescentes. José Antonio Rocha Neves. Dia 7, às 10h30.

Técnica para obtenção de potenciais evocados somatossensitivos a partir de um número reduzido de estímulos. Karina Rabello da Silva. Dia 7, às 14 horas.

Incorporação de ferramentas de criatividade no âmbito da qualidade, como complemento às ferramentas tradicionais para a análise de solução de problemas. Augusto de Toledo Cruz Júnior. Dia 8, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Educação

Mestrado

Ética e psicanálise: como pensar a educação de crianças autistas e psicóticas. Christiano Mendes de Lima. Dia 6, às 12 horas.

Doutorado

Formação de professores e escola normal: a biologia necessária. Luciana Maria Viviani. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Freqüência e caracterização de Salmonella spp. isoladas de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) mantidos em cativeiro e de vida livre no Estado de São Paulo. Marco Aurelio Gattamorta. Dia 6, às 14 horas.

Estudo do complexo valvar atrioventricular cardíaco esquerdo em búfalos (Bubalus bubalis - Linnaeus 1758) da raça Jafarabadi. Patricia Regina Esteves. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


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