Destaques
Criatividade é essencial para ensino eficaz,
revela pesquisa da FFCLRP
Juliana Kiyomura Moreno
Lecionar para adolescentes nem sempre é uma das tarefas mais
fáceis, principalmente quando o assunto a ser tratado refere-se
a matérias como Física, Matemática, Literatura.
Após três anos de pesquisa, o psicólogo Márcio
Garde identificou que a criatividade no ensino, além de demonstrar
uma valorização do conhecimento, incentiva professores
a buscarem no cotidiano do aluno subsídios para trabalharem
o conteúdo da disciplina.
Em Ribeirão Preto, Garde entrevistou 12 professores do ensino
médio de uma escola pública para elaborar sua dissertação
de mestrado Criatividade: um estudo sobre as representações
e crenças de professores do Ensino Médio, apresentada
à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de
Ribeirão Preto (FFCLRP).
Segundo o psicólogo, os resultados indicam que o professor
está repensando, recriando sua metodologia por intermédio
do debate, da discussão de textos e do diálogo com seus
alunos. "Ao final de meu estudo percebi que os resultados encontrados
são promissores por possibilitar principalmente a contribuição
teórica de Jacob Levy Moreno, sua Teoria da Criatividade e
Espontaneidade para o aprimoramento de técnicas e metodologias
de ensino, entre outros aspectos", comenta. "Enquanto o
professor estiver ligado a preconceitos, não terá condições
de criar uma forma nova de aprendizado. E a espontaneidade na criação
é um dos princípios chaves para a Teoria da Criatividade
de Levy Moreno".
A criatividade no ensino é mencionada pelos professores entrevistados,
enquanto um processo de reflexão e de sensibilidade em que
cabe ao professor identificar as necessidades do aluno. Por desempenhar
também o papel de docente de uma universidade particular de
Ribeirão Preto, Garde notou que suas alunas do curso de Pedagogia
repetiam as teorias que haviam sido ensinadas, mas ao entrarem em
contato freqüente com estudantes secundaristas (público
estudado pelo psicólogo), sentiam necessidade de repensar uma
forma de melhorar o aproveitamento de suas disciplinas em sala de
aula.
Desafios da modernidade
No contexto histórico atual, são muitas as exigências
para que o educador auxilie seus estudantes a desenvolverem uma postura
crítica diante os desafios da modernidade. Adaptada à
realidade, as disciplinas podem ser incorporadas e associadas ao dia-a-dia
e, assim, melhor aproveitada tanto pelos alunos quanto pelo professor.
"Podemos destacar iniciativas dos professores que evidenciam
diferentes caminhos para o exercício profissional criativo:
trabalhos com tesoura, papel e colagem, para compreensão do
desenvolvimento embrionário; temas históricos estudados
de forma associada a temas atuais e o ensino da gramática e
da literatura através de jogos de "stop" facilitam
a socialização e o aprendizado", relata .
Para o pesquisador, a criatividade é um processo contínuo
e, apesar de existir dificuldades para o desenvolvimento de um trabalho
mais inovador no contexto institucional atual, o relacionamento professor-aluno
pode ser melhorado se o ensino e conhecimento estiverem mais próximos
da vivência do estudante.
Mais informações: (0XX16) 624 4663, ou pelo e-mail mgarde@terra.com.br
Cursos e Palestras
Show da inclusão digital
Em 20 de agosto, das 14 às 20 horas, ocorre o evento
Geração Digital 2003: Acesso e Inclusão,
organizado pela Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos
Avançados (IEA) da USP. Acontecerá durante o Congresso
SUCESU-SP COMDEX' 2003.
O Geração Digital contará com oficinas
e exposição de tecnologias para a inclusão social,
abordando quatro eixos temáticos: "inclusão social
e econômica por mídias digitais"; "deficiência
e cidadania numa sociedade inclusiva"; "profissões
do futuro: novas carreiras, exigências e perspectivas";
e "juventude e cultura digital: a visão de futuro das
novas gerações".
A programação está no site http://www.cidade.usp.br/gdcomdex2003/index.php,
que será preparado para o evento com transmissão ao
vivo, ferramentas de interatividade e pesquisa, além de uma
gincana virtual.
As inscrições para participar do evento podem ser feitas
até terminarem as 800 vagas, mas quem está em projetos
da Cidade do Conhecimento tem prioridade. Até 8 de agosto também
podem ser agendadas visitas monitoradas na COMDEX, informando nome,
escola e quantos alunos se pretende levar. Todas as inscrições
são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cidade@edu.usp.br.
O evento acontecerá no Auditório Elis Regina do Parque
Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-4305 / 3815-4046
Jornada de Enfermagem em Cardiologia
o Departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia de Ribeirão
Preto realiza no Centro de Convenções da cidade a I
Jornada de Enfermagem em Cardiologia, no dia 1º de agosto,
das 12 às 18 horas.
O evento é organizado pelas professoras Eugênia Velludo
Veiga e Maria Suely Nogueira, ambas do Departamento de Enfermagem
Geral e Especializado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
(EERP) da USP, e pela enfermeira Maria Alice Rosa, do Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
(HCFMRP) da USP, e faz parte da XXVI Jornada da Sociedade de Cardiologia
de Ribeirão Preto.
A programação está no site http://www.eerp.usp.br/eventos/jornadas/enfermagemcardiologia/index.html.
As atividades são destinadas principalmente a profissionais
e estudantes de Enfermagem, porém todos os inscritos na XXVI
Jornada podem participar.
A inscrição vai das 12 às 14 horas e o preço
é de R$70,00 para médicos e de R$30,00 para outros profissionais.
Mais informações: (0XX16) 602-3423
Palestra em hidrogeologia no IGc
O Instituto de Geociências (IGc) da USP realiza em 13
de agosto, às 17 horas, a palestra Aplicação
de Traçadores Naturais de Água Subterrânea no
Estudo da Estrutura de Aqüíferos Cársticos - Exemplos
de Campo da Suíça com o hidrogeólogo Jerome
Perrin. O público-alvo são estudantes e profissionais
da área de hidrogeologia.
A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. Será
realizada no salão nobre do IGc, que fica na Rua do Lago, 562,
Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3958 ou pelo site
http://www.igc.usp.br.
Psicologia e Educação
A Faculdade de Educação (FE) da USP promove
os seguintes seminários, ministrados pela professora Marie-Claude
Fourment, da Université de Paris 13:
Integração / inclusão escolar e bem estar
da criança, em 19 e 20 de agosto, das 17 às 21 horas;
O infantil, a psicogênese e o tempo psíquico,
em 26 e 27 de agosto, das 17 às 21 horas.
Haverá tradução simultânea e entrega de
certificados. O evento é gratuito para alunos da USP, custa
R$ 10,00 para professores da rede pública e R$ 20,00 para os
demais.
Os interessados devem se inscrever no Setor de Apoio Acadêmico
da unidade, no Bloco B, sala 19, enquanto houver vagas. A FEUSP fica
na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São
Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3574 ou pelo site
http://www.fe.usp.br
Agenda Cultural
Exposições de Agosto no Maria Antonia
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) inaugura
uma nova série de seis exposições em 7 de agosto,
às 20 horas.
O público poderá visitar a instalação
Cego só bengala, de Raul Mourão, além
de imagens de intervenções gráficas de Marcelo
do Campo, e as telas trabalhando delicadas formas geométricas
do antecessor do Neoconcretismo, Rubem Ludolf. Também poderá
ver as pinturas de múltiplas cores e espessuras de Daniel Feingold,
a intervenção com um plano de aço que integra
a série Plano de Saúde de Thiago Honório
e as pinturas aludindo à guerra no Iraque Teatro das Operações,
de Deborah Paiva.
A entrada é gratuita, e as exposições poderão
ser visitadas até 7 de setembro de 2003, de segunda a sexta,
das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados,
das 9 às 21 horas. O endereço é Rua Maria Antonia,
294, Vila Buarque, São Paulo.
Mais informações e agendamento de visitas monitoradas:
(0XX11) 3255-7182, ramal 54
Um Olhar Sobre São Carlos
Nesta sexta (01) será aberta a exposição
Um Olhar Sobre São Carlos, dos fotógrafos Agnaldo
Arroio, Arthur Machado de Oliveira e Mariane de Biazi Goldberg. Ela
faz parte das comemorações dos 30 anos de Bacharelado
em Química do Instituto de Química de São Carlos
(IQSC) da USP. Os trabalhos podem ser vistos até o dia 31 de
agosto, das 8 às 22 horas na Biblioteca do IQSC, localizada
na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.
Mais Informações: (0XX16) 273-8036
Quadro de Avisos
Concurso de redação Redes do Futuro
Estudantes do Ensino Médio podem enviar textos para
a Cidade do Conhecimento, projeto do Instituto de Estudos Avançados
(IEA) da USP, até 15 de agosto, com o tema "Redes do Futuro:
Inteligência, Ignorância ou Loucura?". Os três
melhores trabalhos receberão diversos prêmios, entre
eles um computador. A premiação será em 20 de
agosto, durante o evento Geração Digital, organizado
pela Cidade do Conhecimento, na COMDEX 2003.
Os trabalhos - somente um por aluno - devem ter no máximo 100
linhas (total de 7 mil caracteres, incluindo espaços em branco).
Todas as formas literárias são aceitas, como prosa,
verso, ensaio, projeto (ou seu relatório), resenha, crítica
e manifesto. As redações devem ser enviadas ao endereço
cidade@edu.usp.br, com a expressão
"Redes do Futuro" no espaço Assunto, informando nome
do aluno, idade, professor responsável e escola. Textos em
braile podem ser enviados pelo correio para a Cidade do Conhecimento,
na Av. Professor Luciano Gualberto, Trav. J, 374, 3º andar, sala
313, CEP 055086-000, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3815-4046 ou 3091-4305
Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Integração da equação de movimento
através da transformada de Fourier com o uso de ponderadores
de ordem elevada. Arnaldo Carlos Muller Junior. Dia 7, às
14h30.
Mais informações: (0XX16) 273-9235
Escola Politécnica
Mestrado
Estudo de dispositivos poliméricos eletroluminescentes.
José Antonio Rocha Neves. Dia 7, às 10h30.
Técnica para obtenção de potenciais evocados
somatossensitivos a partir de um número reduzido de estímulos.
Karina Rabello da Silva. Dia 7, às 14 horas.
Incorporação de ferramentas de criatividade no âmbito
da qualidade, como complemento às ferramentas tradicionais
para a análise de solução de problemas. Augusto
de Toledo Cruz Júnior. Dia 8, às 14h30.
Mais informações: (0XX11) 3091-5443
Faculdade de Educação
Mestrado
Ética e psicanálise: como pensar a educação
de crianças autistas e psicóticas. Christiano Mendes
de Lima. Dia 6, às 12 horas.
Doutorado
Formação de professores e escola normal: a biologia
necessária. Luciana Maria Viviani. Dia 8, às 14
horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-3519
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
Freqüência e caracterização de Salmonella
spp. isoladas de jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris)
mantidos em cativeiro e de vida livre no Estado de São Paulo.
Marco Aurelio Gattamorta. Dia 6, às 14 horas.
Estudo do complexo valvar atrioventricular cardíaco esquerdo
em búfalos (Bubalus bubalis - Linnaeus 1758) da raça
Jafarabadi. Patricia Regina Esteves. Dia 8, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-7667
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