São Paulo, 14/08/2003 - Boletim nº 1251
saúde
Incentivo à amamentação exclusiva
evita o desmame precoce

Em municípios com ações de incentivo ao
aleitamento materno até o sexto mês de
vida, as chances de desmame precoce
são reduzidas pela metade
leia...
Coral da USP se apresenta na
Biblioteca Mário de Andrade
IPq busca pacientes para
estudo sobre depressão

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Municípios devem implantar ações de incentivo à amamentação para evitar desmame precoce

Valéria Dias

A implantação de programas de incentivo à amamentação nos municípios pode mudar radicalmente o quadro do desmame precoce. Uma pesquisa inédita realizada com 34.435 crianças de 111 municípios do Estado de São Paulo indicou que apenas 13,9% delas são amamentadas exclusivamente com leite materno na faixa etária de 0 a 6 meses. O estudo buscou analisar quais fatores individuais e contextuais estão envolvidos na amamentação exclusiva no primeiro semestre de vida.

A Organização Mundial de Saúde orienta que as crianças devem ser amamentadas exclusivamente com leite materno até o sexto mês. O aleitamento deve continuar até os dois anos de idade como um complemento da alimentação. A prática reduz as chances de mortalidade e oferece proteção máxima contra doenças, principalmente diarréia e infecções respiratórias.

"A novidade do trabalho é avaliar até que ponto a implantação de programas de amamentação nesses 111 municípios pode influenciar o comportamento das mães", conta a médica pediatra Sônia Isoyama Venâncio, que analisou o tema em sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP com orientação do professor Carlos Augusto Monteiro. "Uma das conclusões da pesquisa é que, quanto maior o número de ações implementadas pelo município, maiores serão as chances de o aleitamento ser exclusivo até o sexto mês."

As ações analisadas no estudo (oito no total) constam no Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde: treinamento dos profissionais envolvidos em aleitamento materno, existência de Hospital Amigo da Criança (no momento do parto), Bancos de Leite, realização de atividades na semana de amamentação, políticas públicas de aleitamento (iniciativas municipais), monitorização da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes, equipe multiprofissional que trabalhe na promoção do aleitamento e atividades de pesquisa sobre aleitamento materno. "Todos os profissionais envolvidos devem ser orientados: obstetras, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e enfermeiras", afirma Sônia Venâncio.

O estudo mostrou que em municípios com cinco ações de incentivo, 22,4% das crianças recebem aleitamento exclusivo no primeiro semestre de vida. A inexistência de programas faz esse índice cair pela metade: 10,2%. Em municípios com quatro ações, o índice é de 21,5%; três ações levam ao percentual de 12,4%.

Segundo a pesquisadora, entre os fatores relacionados à mãe que levam ao desmame precoce, estão o baixo nível de escolaridade; a paridade (primeiro filho) e a idade (jovens até 20 anos). Em relação à criança, os meninos têm menos chance de serem amamentados exclusivamente até o sexto mês, pois "as mães acreditam que eles necessitam de um complemento alimentar". O baixo peso ao nascer, a utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma baixa condição sócio-econômica da família também são fatores negativos em relação à amamentação exclusiva.

SUS como fator de proteção
Sônia relata que nas localidades onde há várias ações voltadas ao aleitamento exclusivo, as crianças atendidas pelo SUS têm mais chances de serem amamentadas exclusivamente com leite materno até o sexto mês de vida em relação àquelas que utilizam o sistema privado. "Isso mostra o potencial da existência de políticas de aleitamento materno até para reduzir o risco de desmame conferido por fatores que prejudicariam a amamentação exclusiva." O mesmo fenômeno acontece quando as mães tem baixa escolaridade. "A orientação dos profissionais envolvidos colabora para que essas mulheres mudem o comportamento."

O estudo de Sônia Venâncio faz parte de um projeto desenvolvido desde 1998 no Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde que tem por objetivo identificar a população vulnerável ao desmame precoce para que os municípios possam intervir. Os dados para a elaboração da pesquisa foram obtidos em 1999 e coletados em dias de vacinação.

Mais informações: (0XX11) 3293-2278 ou e-mail soniav@isaude.sp.gov.br com Sônia Venâncio



Cursos e Palestras


Fatores da depressão
A doutora Márcia Brito Soares e a psicóloga Sílvia Keila ministram, no dia 12 de setembro, das 13 às 15 horas, uma palestra aberta e gratuita sobre o tema "Quais os fatores que aumentam o risco de recaídas de episódios depressivos? Como preveni-los?". O público-alvo é de pacientes, familiares, profissionais, estudantes e demais interessados no assunto.

O evento faz parte dos Encontros Psicoeducacionais sobre Depressão, promovidos pelo Grupo de Doenças Afetivas (Gruda) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP. Haverá depoimentos de portadores e debate entre os participantes. As vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição por telefone. O local é R. da Consolação, 3101, Jardins, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6648, com Viviane


I Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto
O Departamento de Música de Ribeirão Preto, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, realiza, de 4 a 6 de setembro de 2003, o I Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. As inscrições para os interessados em apresentar trabalhos vão até 15 de agosto.

O encontro tem o tema "Linguagem Musical - Linguagens da Música" e abordará composição, pesquisa, interpretação e educação musical. O objetivo é discutir o conceito de linguagem na música, história e contemporaneidade, abrangendo tanto questões estéticas quanto poéticas. O evento contará com a participação de especialistas na área, com destaque para o professor Mário Vieira de Carvalho, catedrático da Universidade de Nova Lisboa, Portugal, e Niels Hamel, da Alemanha.

O evento é aberto e acontece na Sala de Concertos da Tulha, na Av. Bandeirantes 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto. As inscrições custam R$20,00 para estudantes e R$40,00 para demais interessados e devem ser feitas até 27 de agosto. As vagas são limitadas.

Mais informações: (0XX16) 624 5194 ou pelo site www.musica.pcarp.usp.br


Desenvolvimento de novos produtos e inovação
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP sedia, em 21 de agosto, das 19h30 às 21h30, o seminário "How should your company manage its corporate reputation?", conduzido por Rui Vinhas da Silva, professor da Manchester Business School. O encontro aborda o papel das marcas, o desenvolvimento de novos produtos e a inovação como elemento de diferenciação da oferta.

O evento faz parte do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos (Pecae) da Fundação Instituto de Administração da FEA, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

O seminário será em inglês, sem tradução simultânea. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.fia.com.br/mba

Mais informações: (0XX11) 3815-7376, r. 200




Agenda Cultural

Coralusp na Biblioteca Mário de Andrade
No dia 16 de agosto, às 16 horas, o Coral da Universidade de São Paulo (Coralusp) se apresenta na Biblioteca Mário de Andrade, que fica na R. da Consolação, 94 - Centro, São Paulo.

Sob a regência de Mauro Aulicino, o coral canta um repertório diversificado que traz, entre outras músicas, Marcha do Reizado (Abrição de Sede), Sinhá Moça Massurina, Questa Dolce Sirena e Nas Águas Verdes do Mar. A entrada é franca.

Mais informações: 3091-3930




Publicações

Revista do Hospital das Clínicas ganha nova programação visual
A Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), com 58 anos de circulação, ganhou nova programação visual e aumento da tiragem para 8.700 exemplares.

Ela será enviada para 600 bibliotecas nacionais e estrangeiras, 1400 médicos do HC (entre os quais 380 docentes), 1800 docentes de outras instituições e 1700 diretores clínicos de hospitais do país.

A edição, produção gráfica, comercialização e distribuição da revista serão realizadas pela Editora Movimento, que instituiu o prêmio anual HC Hononary Searcher Reward, destinado ao autor do artigo científico mais citado no período.

Mais Informações: (0XX11) 3069-6694/7053 com Vanessa Haddad ou Fernando Zamith




Quadro de Avisos


IPq busca pacientes para estudo sobre depressão
O Serviço de Interconsultas do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), procura pessoas com depressão, que não sejam portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e distúrbios da tireóide ou ainda mulheres na menopausa. O objetivo dessa captação é fazer avaliar a relação entre depressão, irritabilidade e impulsividade e a influência desses transtornos em outras doenças associadas.

Os voluntários devem ter entre 30 e 65 anos e receberão tratamento medicamentoso gratuito durante os dois meses do estudo. O paciente deve ter disponibilidade para comparecer ao IPq uma vez por semana.

Mais informações e agendamento de triagem: (0XX11) 3069-6585, com Mirtes


FEA de Ribeirão de portas abertas
Encerram-se nesta sexta-feira (15) as inscrições para o FEA-RP de Portas Abertas, projeto organizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto. O evento, que acontecerá no dia 27, é destinado a alunos do 3º ano do Ensino Médio e de cursinhos pré-vestibulares que desejem conhecer a Faculdade, e pretende fornecer a eles subsídios para que possam tomar decisões e se esclarecerem quanto à escolha de suas carreiras no vestibular.

Na ocasião, serão realizados workshops com professores e alunos e palestras de apresentação dos cursos de graduação em administração, ciências contábeis e ciências econômicas, bem como dos diversos serviços prestados à comunidade e os trabalhos desenvolvidos.

A FEA-RP fica na Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3884 ou pelo e-mail ccex@fearp.usp.br.


FMUSP recebe doação do Hospital Oswaldo Cruz
Com uma doação de R$ 250 mil, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz se tornará, nesta quinta-feira (14), o mais novo parceiro do projeto de restauro e modernização da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A solenidade de assinatura do termo de doação acontece às 11 horas, na diretoria da Faculdade, e contará com a presença do presidente do Hospital Oswaldo Cruz, Gunter Krainberg. Como contrapartida, os médicos do hospital terão acesso ao acervo de revistas científicas da biblioteca virtual da FMUSP.

Recentemente, o Hospital Israelita Albert Eisntein fez uma doação de R$ 350 mil para a FMUSP, verba esta que foi destinada para a reforma e atualização da Biblioteca Central. O Projeto de Restauro e Modernização pretende reformar o prédio da Faculdade, que é datado de 1931, e considerado patrimônio histórico, e modernizar suas instalações técnicas, principalmente os Laboratórios de Investigação Médica (LIMs), onde são feitas as pesquisas científicas. O custo total das obras é avaliado em R$ 35 milhões.

A solenidade será no 2º andar da Faculdade de Medicina, que fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092 ou pelo e-mail cacilda.luna@serranoassociados




Teses e Dissertações
Faculdade de Educação
Mestrado
Quando a teoria inventa a prática - os discursos da 'renovação' frente ao ensino tradicional de história. Maurício Liberal Augusto. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado
A internalização de conceitos de biologia por alunos de Ensino Médio: um estudo microgenético. Valter Carabetta Junior. Dia 19, às 14h30.

Brinquedos e gênero na educação infantil. Um estudo do tipo etnográfico no estado do Rio de Janeiro. Tania Maria Cordeiro de Azevedo. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Instituto de Ciências Biomédicas
Doutorado
Purificação e caracterização da citotoxina vacuolizante (ECVF) produzida por amostras de Escherichia coli isoladas de celulite aviária. Marcia Regina Salvadori. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br