São Paulo, 18/08/2003 - Boletim nº 1253
agricultura
Técnica possibilita previsão mais
exata de safra de cana-de-açúcar

Parceria entre o IGc da USP, Unicamp e IAC
possibilita aplicar a abordagem sistêmica
com sensoriamento remoto, aumentando
precisão na estimativa de safra
leia...
FOB realiza curso de atualização
para capacitação de professores
Palestra do diretor do Museu
de Barcelona na Estação Ciência

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Erro com o sensoriamento remoto na previsão da safra de cana-de-açúcar é inferior a 1%

Olavo Soares

Para aprimorar a previsão de safra nos canaviais, uma equipe de pesquisadores utilizou a abordagem sistêmica com sensoriamento remoto, empregando em vegetação procedimentos já usuais na mineração. O trabalho tem a coordenação do professor Teodoro Isnard Ribeiro de Almeida, do Instituto de Geociências (IGc) da USP, que o desenvolveu em parceria com a professora Raffaella Rossetto, do Instituto Agronômico de Campinas e Carlos Roberto de Souza Filho da Unicamp.

A técnica foi testada na Fazenda Santa Fé, no município de Barra Bonita (SP). Utilizando imagens de satélites, os pesquisadores verificaram a interação da radiação eletromagnética com a vegetação, e a interpretação desses dados permitiu a obtenção de uma previsão de safra muito mais precisa.

"O sensoriamento remoto consiste basicamente em estudar um objeto sem manter contato direto com ele, por meio da interação da radiação eletromagnética", explica o professor Ribeiro de Almeida. No caso da abordagem sistêmica, a diferença está no modo como a interpretação é realizada. "Nesse caso, analisamos a planta como um sistema, o que é mais apropriado que estudar comportamentos de aspectos isolados da vegetação".

A abordagem sistêmica permite que sejam avaliadas características mais específicas do dossel (superfície da cobertura vegetal, o canavial no caso), principalmente teores de clorofila e de água foliar e intensidade da evapotranspiração. "Com esses dados, a elaboração de uma previsão sobre a produtividade da safra torna-se mais acurada, bem como a análise do estado de vigor da plantação, o que também tem implicações ambientais, pois pode otimizar o uso de insumos agrícolas", destaca Ribeiro de Almeida.

Resultados
Para a pesquisa na Fazenda Santa Fé, foram utilizadas imagens de dois satélites, o Landsat 7 e o Terra, com os sensores ASTER e ETM+. Posteriormente à obtenção das imagens, com o auxílio de programas especializados de processamento de imagens e com o apoio de estatística, foi feita a previsão da safra com base nos seguintes dados: clorofila total, conteúdo em água, estrutura, temperatura e traços de informação em compostos bioquímicos. A área observada foi de 108,75 hectares.

A eficiência da abordagem sistêmica foi comprovada com a grande proximidade entre os dados previstos e a produtividade da área. Foram colhidos 120,96 t/ha (toneladas por hectare), e as previsões indicaram 119,89 t/ha (para as imagens do Aster) e 119,87 t/ha, nas imagens obtidas pelo ETM+; um erro, nos dois casos, de menos de 1% do valor total. A estimativa da Usina para a área era de apenas 110 t/ha, distante aproximadamente 10% do valor encontrado.

"A previsão dos valores é fundamental para indústria da cana, que trabalha muito com contratos futuros", explica o professor. Almeida ressalta que a técnica poderia ser empregada em outras culturas, e foi testada na cana-de-açúcar principalmente pela importância que essa plantação tem para a economia de São Paulo. Nos próximos meses, a pesquisa focará a viabilidade de identificação por imagens de satélite do processo de maturação da cana-de-açúcar (quando a planta acumula açúcar no caule, estando pronta para a colheita), e o professor viajará para a França, para analisar possíveis parcerias para o estudo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4236



Cursos e Palestras

Pesquisa em Educação
Ocorre nos dias 11 de setembro, 15, 16 e 27 de outubro, e 12 de novembro, sempre às 14 horas, o seminário Questões Teórico Metodológicas na Pesquisa em Educação, com professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de Paris III e da École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humanines.

As inscrições são gratuitas e vão até 12 de novembro, pelo fax (0XX11) 3091-3574, ou pessoalmente, no setor de apoio acadêmico da unidade. O seminário acontece no auditório da Faculdade de Educação (FE), na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574 ou apoioacad@fe.usp.br


Inclusão no Ensino na FOB
Estão abertas, até o dia 21 de agosto, as inscrições para o Curso de Atualização para Capacitação de Professores do Ensino Fundamental para a Inclusão no Ensino Regular, promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, com apoio do Lions Clube 8 de Bauru. O curso é destinado a professores do Ensino Fundamental e tem como objetivo capacitá-los a identificar e sanar em seus alunos possíveis distúrbios de comunicação.

Com carga horária de 40 horas, o curso será ministrado em módulos de agosto a dezembro. O primeiro acontecerá em 22 de agosto, com uma abertura e apresentação dos temas: "Introdução à Comunicação Humana", "Desenvolvimento e Distúrbios da Comunicação Oral" e "Desenvolvimento e Distúrbios da Audição".

Os interessados podem se inscrever no Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade, mediante taxa de R$ 10,00. O curso dá direito a certificado, e será ministrado no salão nobre da FOB, que fica na Al. doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 235-8332, com Renata, ou através do site http://www.fob.usp.br


Seminário discute inclusão social e a OMC
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realiza nos dias 20 e 21 de agosto o 4º Seminário de Cultura e Extensão Universitária, com dois temas para debate: O Ensino e a Organização Mundial do Comércio (OMC), no dia 20, e A Inclusão Social no dia 21. O primeiro tema discutirá as conseqüências, para o ensino, das negociações internacionais sobre serviços. O segundo abordará a participação da Universidade nos programas de inclusão social e sua capacidade de corresponder às expectativas da sociedade.

O objetivo do seminário, que é aberto ao público em geral, é divulgar, interna e externamente, os principais aspectos destas temáticas e contribuir, de forma crítica, para a elaboração de políticas públicas. Como das vezes passadas, o seminário será levado simultaneamente aos diferentes campi da USP. Com base em teleconferências, as atividades realizadas nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos serão retransmitidas a todos os outros.

O evento será aberto no dia 20, às 9 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, com a participação do reitor da Universidade, Adolpho José Melfi, e do pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Adílson Avansi de Abreu. No dia 21, às 18h30, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) tocará no encerramento do encontro.

Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição no site www.usp.br/prc ou no verso do folder do encontro, encontrado nos campi, e enviá-la para o número de fax (0XX11) 3091-2030 e/ou 3819-1811. A inscrição é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3091-2093 / 3575


Diretor do Museu de Barcelona na Estação Ciência
O surgimento das formas na Natureza será o tema da palestra que o físico e diretor do Museo de la Ciencia de la Fundación "la Caixa" de Barcelona, Jorge Wagensberg, ministrará no auditório da Estação Ciência da USP, no dia 19, às 15 horas. O palestrante, por meio de objetos ilustrativos e experimentos práticos, discutirá oito formas geométricas especialmente presentes na matéria inerte, na matéria viva e na mente humana, exemplificando com exposições do museu.

Nascido na capital catalã em 1948, Jorge Wagensberg doutorou-se, em 1975, pela Universidade de Barcelona, onde atualmente leciona Teoria dos Processos Irreversíveis, na Faculdade de Física, e dirige um grupo de pesquisa em Biofísica. Autor de vários trabalhos científicos publicados em revistas internacionais especializadas e de uma extensa obra de difusão científica, é considerado um dos diretores de museu de ciências mais criativos e renomados do mundo.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br, pelo telefone 3675-8828, ou pessoalmente.

A Estação Ciência localiza-se à Rua Guaicurus, 1394, Lapa e funciona de terça a sexta, das 8h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022


Expressão Oral em Espanhol
Até o dia 21 de agosto é possível se inscrever nos cursos de idioma Expressão Oral em Espanhol I e II: Aulas de conversação. Quem promove o curso é o Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O curso é aberto a todos os interessados e custa R$50,00 por nível. As vagas para cada turma são limitadas em 25. As inscrições podem ser feitas no Prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, sala 126, na R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645




Agenda Cultural

38º Festival Música Nova
Entre 22 de agosto e 1º de setembro, acontece o 38º Festival Música Nova, produzido pelo Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP em parceria com a Sinfônica Municipal, a Prefeitura de Santos e a Secretaria de Estado da Cultura.

Haverá uma série de concertos de música erudita contemporânea em quatro espaços culturais da cidades de São Paulo - no Centro Universitário Maria Antonia, no Centro Cultural São Paulo, no Teatro São Pedro, no Teatro da Aliança Francesa - e no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos -, além da realização de dois workshops no Departamento de Música da USP.

Participam do Festival compositores e intérpretes brasileiros e do exterior, entre eles Lawrence Casserley, Rodolfo Coelho de Souza, Françoise Choveaux, Jorge Antunes, Jesus Jara, Duo Carlos Tarcha e Luis Montanha, o Quarteto da Cidade de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da USP e a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.

A programação completa do 38º Festival Música Nova está disponível no site www.usp.br/mariantonia. O Ceuma fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815



Publicações

A criança e o adolescente no Direito do Trabalho
Na terça-feira (19), às 18h30, acontece o lançamento em livro do mestrado A criança e o adolescente no Direito do Trabalho, defendido na Faculdade de Direito (FD) da USP pela juíza Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro.

No livro, uma das idéias defendidas por Erotilde é a de que a elevação da idade mínima para o trabalho de crianças as empurra para o mercado informal, o que mostra descompasso entre a legislação e a realidade do País.

O evento acontece na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, que fica na Av. Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3024-3599


Quadro de Avisos

Missa de 7º dia do professor Diogo Pupo Nogueira
Na próxima quarta-feira (20), acontece a missa de sétimo dia do professor Diogo Pupo Nogueira, do Departamento de Saúde Ambiental/ Ocupacional, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. O professor morreu na terça-feira (12), aos 84 anos, de causas naturais, e foi cremado no mesmo dia no Crematório Municipal, na Vila Alpina, em São Paulo. A missa será às 12 horas, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Honório Líbero 100, Jardim Paulistano.

Formado pela Faculdade de Medicina (FMUSP) em 1943, obteve sua Livre Docência em 1966 e, em 1968, defendeu seu pós-doutorado, ambos na FSP, onde trabalhou durante toda a sua vida.

O professor Pupo teve sua aposentadoria compulsória em 1989, mas mostrava-se ainda ativo como orientador de pós-graduações, principalmente na área de Medicina do Trabalho, sua especialidade. Com artigos publicados no Brasil e exterior, destacou-se, entre outros pontos, por ser um dos fundadores do Departamento de Medicina do Trabalho da Associação Paulista de Medicina, em 1953.

Sua última atividade ocorrera no 27º Congresso Internacional de Saúde no Trabalho (ICOH 2003), em Foz do Iguaçu (PR), como vice-coordenador do Comitê Científico.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091 com Marcellus, na Assessoria de Imprensa da FSP


Campanha de prevenção à hipertensão arterial infantil
O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP realiza mais uma campanha de prevenção e combate à hipertensão infantil, desta vez em parceria com o Poupatempo Itaquera. Neste sábado (16), a equipe de nefrologistas do Instituto da Criança medirá a pressão arterial das crianças, na Praça Laranja do Posto, das 8h às 12h. A campanha vai alertar para possíveis alterações na pressão arterial bastante comuns em adultos e que se manifestam também em crianças de todas as idades.

Os sintomas mais comuns em crianças são a irritabilidade, falta de apetite, incapacidade de ganhar peso, desenvolvimento inadequado e, nos casos mais graves, convulsões e hemorragia cerebral. Mas na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença, o que preocupa os especialistas.

As crianças que apresentarem alterações na pressão arterial no dia da medição serão encaminhadas para tratamento no Instituto da Criança do HC.

O Poupatempo Itaquera fica na Avenida do Contorno, 60, Itaquera, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-8507/ 9619-0535, com Claudia Gouvêa, ou pelo e-mail claudiag@icr.hcnet.usp.br


2º Prêmio Produsp para Comunicação Responsável
O Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP), realiza o 2º Prêmio Produsp para Comunicação Responsável. O concurso é voltado a alunos de graduação da USP e premiará a criação de camisetas com o tema "Prevenção ao uso abusivo de drogas".

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de agosto no GREA da Poli (Av. Luciano Gualberto,travessa 3, 158, prédio da Administração, Cidade Universitária, São Paulo), no Hospital das Clínicas (R. Dr. Ovídio Pires Campos, s/n, IPq, 3o. andar, Pinheiros, São Paulo) ou na Agência ECA Jr (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco B - sala 8, Cidade Universitária, São Paulo).

A peça deverá ser entregue no prazo de 8 a 19 de setembro na Agência ECA Jr. das 14 às 17 horas. As camisetas serão julgadas por uma banca composta por acadêmicos da área de saúde e por profissionais ligados à mídia. O primeiro colocado ganhará um aparelho de DVD, o segundo um CD player portátil e o terceiro uma anuidade na academia Runner. A premiação ocorrerá no dia 28 de outubro.

Mais informações: (0XX11) 3091-4405 ou pelo e-mail concurso@ecajr.com.br




Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
Modelo conceitual para previsão do potencial de sucesso econômico de novos filmes.
Luis Otávio Araújo de Almeida. Dia 28, às 16h30.

Mestrado
Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil.
Cristina Maria Queixa Sáfadi. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
Correlações entre o achado histopatológico de esteatose hepática por biópsia laparoscópica e a atividade enzimática sérica nos jabutis-piranga (
Geochelone carbonaria, SPIX, 1824) mantidos em cativeiro. Gustavo Henrique Pereira Dutra. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Mestrado
Ampliação da Tomografia Sísmica do Manto Superior no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil com Ondas P
. Marcelo Peres Rocha. Dia 20, às 14 horas.

Doutorado
Índice Ultravioleta: Avaliações e Aplicações.
Marcelo De Paula Corrêa. Dia 21, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br