São Paulo, 21/08/2003 - Boletim nº1256
comemoração
Escola Politécnica completa 110 anos,
com olhos para o futuro

A Poli comemora 110 anos e lança o Projeto
Poli 2015
que prevê o fortalecimento da
graduação, integração com o meio social
e a sua dinamização administrativa
leia...
Semana de prevenção de
acidentes de trabalho, na FMRP
FFLCH homenageia
a professora Marilena Chaui

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Poli faz 110 anos pensando em 2015

Maurício Kanno

A Escola Politécnica (Poli) da USP comemora, no dia 25 de agosto, seus 110 anos. A Escola terá sua história contada em livro, com o lançamento da obra Diretores da Escola Politécnica, além de fazer um balanço do presente e traçar metas para o futuro com o Projeto Poli 2015.

Os principais pontos do projeto, de acordo com o professor Vahan Agopyan, atual diretor da Poli, são o fortalecimento do ensino na graduação, a integração com o meio social, a dinamização administrativa e a obtenção de recursos financeiros para promover as mudanças. "A sociedade muda, e a Poli quer vislumbrar que tipo de engenheiro ela vai formar para 2015", afirma Agopyan. "Para imaginar o aluno, é preciso imaginar o engenheiro e, para isso, a sociedade."

Segundo o professor, os paradigmas da Engenharia mudaram na segunda metade do século XX. "O engenheiro se preocupou muito com sua especialização e esqueceu a sua responsabilidade social. A Engenharia é a que causa mais danos, mas é também a que mais pode consertar. Assim, temos de continuar pensando em melhorar a qualidade de vida, mas sem prejudicar o meio ambiente."

O Projeto Poli 2015 ainda não está totalmente pronto. "Ainda estão sendo definidos", afirma o diretor. "Começamos pensando em uns dez, 12 projetos, agora pensamos em reduzir para uns seis, maiores." No dia 25, acontecerá a primeira reunião oficial para apresentação do projeto.

"Começamos mapeando os nossos principais problemas administrativos: matrícula, expedição de diploma, que hoje passa por muitas etapas podendo durar até um ano, e os convênios." Agopyan acredita que os próximos alunos terão seus diplomas expedidos com maior rapidez.

Por outro lado, o diretor afirma que se procurará fazer com que os alunos montem projetos sociais. O vice-diretor, professor Ivan Falleiros, diz que uma idéia é incluir no curso alguma atividade social, para incutir essa consciência.

Para Agopyan, pensar em graduação implica pensar internacionalmente. Ele acredita que os engenheiros da Poli são competitivos em nível internacional. Assim, deve haver uma preparação e uma tecnologia desse nível. O ano de 2004 será um "marco" nesse sentido, quando se forma a primeira turma com diploma duplo - com um ano cursado na França.

Um século de memória
A Poli vem deixando sua marca em São Paulo, como o próprio local da comemoração já lembra: Edifício Engenheiro Mário Covas Júnior. O ex-aluno, formado em 1955, foi prefeito de São Paulo e governador do Estado. Cargos que também foram exercidos por Paulo Maluf, seu adversário político desde os tempos da Faculdade, formado um ano antes.

A Escola tem contribuído no desenvolvimento de São Paulo e do Brasil desde que foi fundada, no bairro da Luz, com os cursos de Engenharia Civil, Industrial, Agrícola e o Curso Anexo de Artes Mecânicas. "Uma iniciativa de pensadores paulistas comprometidos com a província", afirma o diretor da Poli.

"E essa filosofia continua. Nós participamos do 'boom' da construção civil no começo do século XX, da construção da indústria de base logo depois da segunda guerra mundial, do desenvolvimento das indústrias automobilística e de bens de consumo nas décadas de 50 e 60, da indústria eletrônica nas décadas de 70 e 80 e, agora, na parte de informática, na década de 90 pra cá, toda a parte de realidade virtual", conta o diretor.

"Talvez a parte de tecnologia educacional tenha melhorado" acredita o professor decano da Escola, Eitaro Yamane, que ingressou como aluno na Poli em 1957, "mas agora o contato professor-aluno não fica tão próximo. Na minha época, entravam 180 alunos por ano, hoje são 750." Como fatos marcantes, ele lembra da transferência para a Cidade Universitária, em 1965, onde "o acesso era muito difícil", e dos anos entre 1968 e 1970, quando houve a eliminação das cátedras e a organização dos departamentos. "Isso democratizou a estrutura."

Essa história é contada no livro que será lançado, usando como mote os perfis dos 22 diretores, o que inclui Francisco de Paula Ramos de Azevedo, do grupo de seis professores iniciais, em 1884 - do qual também fazia parte Luiz Inácio de Anhaia Melo -, e Francisco Romeu Landi, coordenador do Poli 2015 e membro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

No início com 31 alunos e 28 ouvintes, hoje a Poli chega a 4.300 alunos de graduação, 4.500 de pós e 6.500 na educação continuada, além de 500 professores e o mesmo número de funcionários.

Nesta quinta-feira (21), as 10 horas, no Edifício Engenheiro Mário Covas, haverá um encontro exclusivo com a imprensa para apresentação do Projeto Poli 2015 e apresentação do livro Diretores da Escola Politécnica. O endereço é Av. professor Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5221/ 5223



Cursos e Palestras

Mudanças Climáticas e Mitigação pela Agricultura
No dia 28 de agosto, às 16 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP sedia a conferência Mudanças Climáticas e Mitigação pela Agricultura, ministrada pelo professor Carlos Clemente Cerri, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP.

O IEA localiza-se na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, sala 15, Cidade Universitária, São Paulo. Pede-se que confirme a presença previamente.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4440, com Cláudia Regina ou clauregi@usp.br


Prevenção de Acidentes de Trabalho
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realiza durante os dias 1º e 5 de setembro a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), um ciclo de palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho, qualidade de vida e promoção da saúde, destinado a funcionários, docentes e alunos da FMRP, e aberto ao público em geral.

O evento, que é organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da FMRP, discutirá também temas como drogas psicotrópicas, reeducação postural e prevenção de queimaduras, câncer de mama, DSTs e AIDS. Os participantes terão dicas sobre ginástica laboral, durante todos os dias do evento, e poderão requisitar certificado se sua presença for igual ou superior a 60%. A participação no encontro é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias.

O campus da USP fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto, SP.

Mais informações: (0XX16) 602-3058 ou pelo e-mail rprado@fmrp.usp.br


X Jornada Fonoaudiológica
Entre os dias 27 e 30 será realizada, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP a X Jornada Fonoaudiológica (JOFA) Profª. Drª. Alcione Ghedini Brasolotto. O evento, que discutirá temas de relevância na área de fono, é organizado pelos alunos do curso de Fonoaudiologia da própria Faculdade.

A programação científica da jornada, disponível no site www.fob.usp.br/jofa, consta de cursos, mini-cursos e fóruns científicos, ministrados por renomados profissionais da área e apresentação de trabalhos científicos. Além da programação científica haverá uma intensa programação social aberta a participação de estudantes e profissionais.

A FOB está localizada na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 226-2468 / 235-8464, ou e-mail jofabauru@yahoo.com.br



Agenda Cultural

Osusp toca no Teatro São Pedro
No dia 22 de agosto, às 20 horas, a Orquestra Sinfônica da USP se apresenta no Teatro São Pedro com um concerto que faz parte do Festival de Música Nova.

Sob a regência de Carlos Moreno, a Osusp traz como repertório as músicas Suite Nordestina - Ernest Mahle, Sobressalto - Marcus Siqueira, 4 Canções - Camargo Guarnieri, Amém - Almeida Prado, Brasiliana - Krieger e O Nascimento de Lilith - Tatiana Catanzaro. Esta última foi premiada pelo Projeto Nascente 11.

A entrada é franca e recomenda-se retirar o ingresso 30 minutos antes do início do concerto. O Teatro São Pedro fica na R. Barra Funda, 171, Barra Funda, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3661-6529


Urbanoautoctonia II
De 25 a 29 de agosto a o Centro Acadêmico Lupe Cotrim (Calc) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP sedia o Urbanoautoctonia II. A proposta do evento é democratizar o ambiente de discussão artística ao meio extra acadêmico e debater novas técnicas e possibilidades.

A programação é a seguinte:
Segunda (25): Iatã Cannabrava apresenta o audiovisual "Uma Outra Cidade" e as fotos produzidas no workshop "Paisagem na Exclusão". Ele será acompanhado pelo Dj Nelson, que toca contrabaixo acústico.

Terça (26): debate sobre a nova produção cinematográfica brasileira com Walter José, professor de Filosofia e diretor de filmes pornográficos, Jeferson De, cineasta, e Pelópidas Cypriano (Pel), cineasta e professor do Instituto de Artes da Unesp.

Quarta (27): debate "Quadrinhos e Universo Urbano", com a presença de Álvaro de Moya, pesquisador e pioneiro na elaboração de uma exposição de quadrinhos, Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos (NPHQ) da ECA, Jotapê Martins, ex-diretor de histórias em quadrinho na Editora Abril, e Octávio Cariello, desenhista de hqs.

Quinta (28): o debate "Cena Eletrônica atual" traz produtores, artistas e Djs para comentar a produção da música eletrônica atual que está entre as melhores do mundo.

Sexta (29): "O Graffiti e a Cidade, a Arte Dissolvida em seu Meio" pretende discutir o crescente interesse por esse tipo de arte, a consolidação da produção e os envolvimentos com o meio urbano.

O Calc fica R. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é aberto e gratuito.

Mais informações: (0XX11) 3091-3277 com Rafael Mathé



Publicações

Fundamentos da Parasitologia Humana
Na segunda-feira (25) a partir das 18 horas, será lançado o livro Fundamentos Biológicos da Parasitologia Humana dos professores Marcelo Urbano Ferreira, Annette Silva Foronda e Teresinha Tizu Sato Schumaker, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Trata-se de um livro didático para ensino superior que complementa a bibliografia existente sobre as doenças infecciosas e parasitárias. Os temas discutidos foram selecionados para oferecer aos alunos um texto sobre a Parasitologia contemporânea. A obra traz também informações atualizadas sobre biologia parasitária.

O lançamento ocorre na Livraria da Vila, que fica na R. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3814-5811



Quadro de Avisos


FFLCH homenageia Marilena Chaui

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP homenageará, no dia 28, às 17h30, a professora Marilena de Souza Chaui, docente da instituição. Seu trabalho de investigação filosófica e as contribuições para a ampliação das liberdades políticas e civis já lhe renderam o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris 8, em 20 de junho deste ano.

A cerimônia contará com a presença dos membros da Congregação da Faculdade, autoridades universitárias, professores, estudantes, funcionários e amigos. A homenagem acontece no anfiteatro da Faculdade de História e Geografia, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Emprego de infiltrômetros na caracterização da interação entre o Rio e Aqüífero. Eudes José Arantes. Dia 22, às 18 horas.

Uma análise da identificação e da gestão do capital intelectual nas usinas sucroalcooleiras e da prática dos princípios delineadores do conceito de avaliação de empresas na sua gestão. Leandro de Freitas Matheus. Dia 22, às 9h30.

Mais informações: (0xx16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado
A herança dos descaminhos na formação do Estado de Roraima. Reginaldo Gomes de Oliveira. Dia 25 de agosto, 14 horas.

A criança e a magia da linguagem: um estudo sobre o discurso humorístico
. Alessandra Del Ré. Dia 28 de agosto, às 14 horas.

O Brasil holandês nos cadernos do promotor: inquisição de Lisboa, século XVII. Marco Antonio Nunes da Silva. Dia 28 de agosto, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Eletrotécnica e Energia
Mestrado
O Valor adicionado do setor elétrico: uma contribuição das empresas do setor na formação de riqueza para o país. Elias Fausy Pinto. Dia 21, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2500



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br