São Paulo, 22/08/2003 - Boletim nº 1257
comportamento
Religiosidade pode auxiliar no
tratamento de portadores do HIV

Estudo mostra que soropositivos
convertidos às igrejas pentescostais
tiveram sua vida mais regrada e
adquiriram força para enfrentar a Aids
leia...
Seminário na FSP: populações
de rua e políticas públicas
Lançamento do Programa de
pesquisas em segurança pública

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo da FSP mostra relação entre religião e ciência em portadores de HIV

Beatriz Camargo

Estudo realizado com portadores do vírus da Aids, freqüentadores de igrejas pentecostais, mostra como a doença passa a ser um caminho para a conversão religiosa. "Os pacientes encontram nas igrejas pentescostais conforto, apoio e força para levar adiante o tratamento médico", afirma a assistente social e educadora de saúde pública Sônia Maria de Almeida Figueira.

No estudo apresentado por Sônia à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, grande parte dos portadores do HIV entrevistados falam em cura pela religião: quanto mais caminhassem em direção ao auge da fé, mais próximos estariam da cura. "A força do discurso religioso está, inclusive, em prometer salvação para uma doença que, pela ciência, ainda não tem cura. Além disso, existe uma visão de que os que seguem fielmente os preceitos religiosos não se contaminam."

Segundo a educadora, a maioria dos pacientes haviam se convertido após se saberem soropositivos. "No campo religioso, há uma ressignificação da doença. Ela adquire um aspecto positivo por ter levado a pessoa à igreja", explica.

Os doentes, em sua maioria, não vêem oposição entre a medicina e a vida religiosa e colocam a ciência como um instrumento de Deus. Entretanto, há casos de pacientes que abandonaram o tratamento por julgarem que apenas a fé curaria. "A ação se justifica pela não-percepção de resultados na luta contra a Aids e pela pura demonstração de fé."

A assistente social relata que os portadores de HIV colocam uma separação clara entre sua vida antes e depois da religião. "Dizem se sentir melhor agora, que estão no 'caminho de Deus'. O conforto espiritual ajudou-os a conviver com o preconceito da sociedade e a assumir o peso do diagnóstico", considera.

Conflito entre campos
O estudo de Sônia baseou-se na busca de doentes à igreja para analisar as relações entre medicina e religião. "Mesmo sendo conflituosa, a relação é positiva ao paciente", ressalta a pesquisadora. Ela entrevistou 13 portadores do vírus da Aids - que participavam da ONG Centro Franciscano de Luta Contra a Aids (Cefran); 13 profissionais de ambulatórios de atendimento a portadores de HIV, localizados na zonas Norte e Sul da cidade, e três pastores de igrejas pentecostais.

Para os três grupos as perguntas foram semelhantes. "O discurso dos pastores foi muito parecido, pois eles representam uma instituição. O posicionamento deles é claro e não precisou mais do que três pessoas para confirmá-lo", afirma.

Sônia conta que o maior foco de conflito entre o campo religioso e o médico é o abandono do tratamento. "Os profissionais da saúde apontam esse fato como a única conseqüência negativa ao paciente na relação entre medicina e religião. Já os pastores dizem que o tratamento não deve ser abandonado, mas que isso é uma decisão pessoal", lembra a educadora. "Ao mesmo tempo, valorizam a demonstração de fé que a ação carrega."

Todas as outras características dos doentes freqüentadores de igrejas pentecostais foram reconhecidas pelos médicos como positivas ao tratamento da Aids. As respostas, segundo Sônia, mostraram que esses profissionais aceitam o campo religioso e que os pastores aceitam a ciência, mas cada um deles considera a sua área como superior.

Os médicos confirmam que o paciente, após buscar a religião, adquire uma vida mais regrada, o que facilita tratamento. "Além disso, eles identificam uma mudança espiritual: vontade de sarar e maior disposição frente à doença", relata a pesquisadora. "O doente tem a mesma postura de submissão em relação aos dois conhecimentos, o religioso e o científico."

Sônia acredita que há espaço para a atuação dos dois campos, com conseqüências positivas ao paciente. "O que precisamos é de uma maior convivência, pois o doente vive nos dois campos. Isso aprimoraria o tratamento da Aids e a relação entre médico e paciente."

Mais informações: (0XX11) 8162-8030, ou pelo e-mail soniamaf@uol.com.br, com Sônia Figueira



Cursos e Palestras

Últimos Dias de Inscrição no Projeto Redigir
Encerram-se neste sábado (23) as inscrições para as aulas gratuitas de Redação e Gramática oferecidas pelo Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O curso destina-se a pessoas de baixa renda que estudam em escola pública no terceiro colegial ou já estudaram, e nunca freqüentaram faculdade. Até sexta-feira (22), o horário é das 13 às 19h30, e no sábado (23), das 9 às 13 horas. Ao todo são 16 aulas, que começam no dia 30, ministradas na ECA, Paraisópolis, Real Park e Jd. Ângela. É necessário levar documentos, que constam no site www.projetoredigir.hpg.com.br.

As inscrições devem ser feitas no Centro Acadêmico da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4013


Rompendo a barreira da exclusão
A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP promove na próxima segunda-feira (25), das 8h30 às 20h30, o seminário internacional Rompendo a barreira da exclusão: populações de rua e políticas públicas.

O evento, que terá lugar no Anfiteatro Paula Sousa, da FSP, pretende abordar criticamente as dinâmicas de exclusão sócio-espacial das populações de rua. As mesas-redondas e conferências previstas devem tratar a questão por uma perspectiva global-local, analisando suas manifestações na saúde, arquitetura, urbanismo, cultura, meio ambiente, direito e políticas públicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (0XX11) 3066-7787. A FSP fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7124 / 7122


História da Arquitetura e Urbanismo
Nos dias 25 e 26 de agosto, ocorre o Simpósio Inaugural da Área de Concentração História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo, com o tema "História e Projeto: A Produção do Conhecimento", promovido pelo setor de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

As inscrições, gratuitas para alunos da FAU, podem ser feitas até dia 22 de agosto, mas há uma taxa de R$ 10,00 para outros participantes, que pode ser paga na abertura do evento. O simpósio ocorre na sala 24 do Edifício Vila Penteado (FAU-Maranhão), que fica na R. Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-7688, ramal 30, pelo site www.usp.br/fau, ou pelo e-mail prvposfau@edu.usp.br


V Colóquio Internacional sobre o Século XVII
Entre os dias 26 e 28 de agosto, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontece o V Colóquio Internacional de Estudos sobre o século XVII, coordenado pela filósofa e professora Marilena Chaui em conjunto com a Associação de Estudos do Século XVII, que congrega pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.

O encontro faz parte do projeto temático Experiência e razão no pensamento moderno, financiado pela Fapesp, e acontecerá sempre das 9 às 19h30. O colóquio reunirá intérpretes da filosofia e da cultura dos Seiscentos, o que reforçará laços de intercâmbio, estabelecidos entre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação.

Não serão cobradas inscrições, mas é preciso enviar um e-mail para a organização do evento, no endereço moysesfloriano@terra.com.br. O evento ocorre na sala 8, térreo, do Departamento de Filosofia da FFLCH, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3761 / 3765 / 3709


Agenda Cultural

Passaporte Contemporâneo no MAC
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP inaugura no próximo dia 28, as 19 horas, a exposição Marcantonio Vilaça - Passaporte Contemporâneo, que reúne obras de 24 artistas contemporâneos de várias temáticas. A entrada é livre e a mostra prossegue até o dia 26 de outubro.

O Museu fica na R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039 / 3018 ou pelo e-mail mac@usp.br



Quadro de Avisos


Programa de pesquisas em segurança pública
Nesta sexta-feira (22), às 18 horas, na Reitoria da USP, acontece o lançamento do Programa de Pesquisas Aplicadas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, para as áreas de violência e saúde pública. Pretende-se reservar R$ 4,5 milhões para financiamento de pesquisas aplicadas em segurança pública e prevenção criminal, o que deve permitir a realização de 60 trabalhos de pesquisa por instituições e pesquisadores de todo o País, ainda em 2003. O programa será desenvolvido em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), que deverá coordenar a divulgação do edital e a seleção técnica dos projetos.

A cerimônia contará com a presença do reitor, Adolpho José Melfi, e do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e ocorrerá na sala do Conselho Universitário (Co), na Reitoria da USP, que fica na R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-1243 / 0381 ou 9983-5946, com Letânia ou Cássia


Queiróz Neto torna-se Professor Emérito da FFLCH
O professor José Pereira de Queiróz Neto recebe, no dia 28 de agosto, às 13h30, o título de Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Desde 1967, o professor vem se dedicando integralmente ao ensino e à pesquisa no Departamento de Geografia da unidade, além de ter constituído um Grupo de Pesquisa sobre Solos, coordenando o então Laboratório de Pedologia e Sedimentologia do Instituto de Geografia, que se tornou referência pelas novas visões teóricas e metodológicas.

Queiróz coordenou programas de pesquisa e ensino, mediante intercâmbios interinstitucionais, sempre centrados na questão dos solos. Além disso, participou ativamente em entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em projetos envolvendo impactos negativos da urbanização e da industrialização.

A cerimônia é aberta, e ocorre no Salão Nobre da Faculdade, no Prédio da Administração, R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Doutorado
Aspectos de degradação de geomembranas poliméricas de polietileno de alta densidade (PEAD) e de polivinilclorado (PVC). Paulo Cesar Lodi. Dia 25, às 8 horas.

Mais informações: (0xx16) 273-9235 / 9250



Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado
Internet e a comunicação de marketing entre empresas: um estudo exploratório em empresas de tecnologia da informação. Anna Célia Affonso dos Santos Ferreira. Dia 25, às 14h30.

Competência de relacionamento com o mercado: um estudo de caso para estratégias de marketing de relacionamento baseadas em valor agregado. Oscar Passos Júnior Dia 26, às 9 horas.

Um modelo de opções reais com estratégias de entrada e saída e com investimento incerto, seqüencial e com tempo de construção. Guilherme Batistella Martins. Dia 26 de agosto, às 9 horas

Mais informações: (0xx11) 3091-5862


Faculdade de Educação
Mestrado
Design instrucional contextualizado: articulação entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem on-line. Andrea Cristina Filatro. Dia 27 de agosto, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
O jovem em situação de privação de liberdade e seu acesso aos programas de atendimento à criança e ao adolescente na cidade de Ribeirão Preto. Juliana Garcia Peres Murad. Dia 25, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Mestrado
Procedimentos básicos padronizados aplicados nos períodos pré, trans e pós-circulação extracorpórea em cães. Karina Laçava Kwasnicka. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br