São Paulo, 25/08/2003 - Boletim nº1258
saúde
Leite materno aquecido em
microondas evita contágio de Chagas

Pesquisadores da FMUSP mostram
como o forno de microondas de uso
doméstico pode evitar a transmissão
da Doença de Chagas, via amamentação
leia...
Em Ribeirão, curso de criação
e manejo de abelhas
Encontro no IEA debate limites
e obstáculos à Ciência

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Leite materno submetido a microondas previne transmissão de Doença de Chagas

Antonio Carlos Quinto

O forno de microondas, eletrodoméstico cada vez mais comum na maioria dos lares, pode ser usado para prevenir a transmissão da Doença de Chagas por meio do leite materno. A constatação foi feita por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Investigação Médica/Parasitologia - LIM/46, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

De acordo com o professor associado Cláudio Santos Ferreira, atualmente no Departamento de Parasitologia do Instituto de Medicina Tropical da FMUSP, nos experimentos realizados em laboratório constatou-se que é possível eliminar uma das alternativas de transmissão do parasita Trypanosoma cruzi, submetendo o leite humano a uma temperatura de cerca de 62 °C.

"O processo é clássico. A primeira idéia foi a da pasteurização simples do leite materno que consiste em aquecê-lo em banho-maria e, em seguida, resfriá-lo subitamente", explica o professor. A opção pelo forno de microondas, segundo ele, foi pelo fato de o eletrodoméstico ser cada vez mais comum em residências, laboratórios e postos de saúde.

Ferreira descreve que a amamentação é uma das alternativas de transmissão da doença, juntamente com a transfusão do sangue infectado e o consumo da carne de um animal silvestre portador do parasita. Os insetos vetores da doença estão sob controle em todo o Estado de São Paulo, mas há casos de pessoas infectadas pelo parasita que deslocam-se de seus lugares de origem por motivos diversos. Para as regiões que registram casos de Doença de Chagas, Ferreira recomenda o uso do microondas em unidades hospitalares e postos de saúde.

Eficácia comprovada
A experiência foi realizada ao longo de 2002, aprovada e publicada na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, edição janeiro/fevereiro de 2003 com o título Tratamento por microondas do leite humano para prevenir a transmissão da Doença de Chagas. "Aquecemos o leite materno no microondas a uma temperatura em torno de 63 ºC. Em seguida, o levamos ao refrigerador (cerca de 4 ºC)", explica. O procedimento, de acordo com o médico, pode ser feito em casa. "Bastaria apenas um pequeno treinamento", garante. O forno utilizado foi do tipo doméstico, com 2 450 megahertz (mHz) e entre 700 e 100 watts.

Para realizar os testes, o leite materno foi obtido junto ao Banco de Leite do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. "Frações do leite foram contaminadas com várias doses do Trypanosoma cruzi. Entre elas, umas foram submetidas às microondas e outras não", descreve Ferreira.

Os cientistas utilizaram no experimento camundongos de laboratório. Apenas os animais que receberam amostras de leite previamente contaminado e não tratado termicamente por meio de microondas, adquiriram a infecção. Os que receberam o leite contaminado e tratado por meio de microondas não a adquiriram.

O trabalho de supervisão dessa pesquisa ficou a cargo do professor Cláudio Santos Ferreira. O projeto é coordenado pelo professor Vicente Amato Neto, chefe do Laboratório de Parasitologia e teve a colaboração de Érika Gakiya, Rita Cristina Bezerra e Ruth Semira Rodríguez Alarcón, todas do LIM/46, da Faculdade de Medicina.

Mais informações: (0XX11) 3066-7042, com o professor Cláudio Santos Ferreira



Cursos e Palestras


USP abre inscrições para curso gratuito sobre abelhas
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP tem inscrições abertas até 30 de agosto para o curso Abelha para a melhor idade, sobre manejo e criação de abelhas indígenas africanizadas, sem ferrão. As abelhas apresentadas, ditas indígenas africanizadas, sem ferrão, são dóceis e polinizam 90% dos campos, por isso precisam ser preservadas.

O curso é voltado para a terceira idade e ensinará a origem, os comportamentos e a importância das abelhas. Os freqüentadores aprenderão também a produzir mel em casa.

As aulas acontecem de 4 de setembro a 23 de outubro, sempre às quintas feiras. Não há limite de vagas e novas turmas serão criadas caso haja necessidade. A FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3102 no Departamento de Genética da FMRP, ou pelo site http://www.rge.fmrp.usp.br/beescience/ecobee/curso/




Adoção de Novas Tecnologias de Produção
O Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP) promove no dia 26 de agosto, das 11h30 às 14 horas, o seminário mensal de pesquisa A Adoção da Inovação Tecnológica em Pequenas e Médias Empresas da Indústria Gráfica, realizado por Samuel Justino dos Santos, mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. No evento o palestrante descreve e analisa como são tomadas as decisões na adoção de novas tecnologias de produção em pequenas e médias empresas.

As inscrições vão até segunda (25) e são gratuitas para alunos e docentes da USP - para os demais interessados elas custam R$ 30,00.

O evento acontece na Sala da Congregação da FEA, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais Informações: (0XX11) 3091-5969 ou e-mail npgctusp@edu.usp.br




Limites da Ciência
Nos dias 2 e 3 de setembro, às 14 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) realiza um encontro internacional sobre Fronteiras, Limites e Obstáculos à Ciência, com a participação do matemático John Casti, do Santa Fé Institute, EUA. O evento é coordenado por Francisco Antonio Dora, professor visitante do IEA, e Newton da Costa, docente da Unicamp, e busca avaliar se existem ou não limites ao conhecimento científico.

Não há necessidade de inscrições, basta comparecer ao auditório do IEA, sala 15, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4442 ou pelo e-mail sedini@usp.br




Educação Inclusiva na FE
Até dia 9 de setembro, estão abertas as inscrições gratuitas para o curso Educação Inclusiva, Desafios e Implicações no Contexto Escolar, no setor de apoio acadêmico da Faculdade de Educação (FE) da USP. É preciso levar xerox do RG. O curso vai de 11 de setembro a 13 de novembro, sempre às quintas-feiras, das 14 às 17 horas, e é ministrado pela professora da unidade, Edna Antonia de Mattos, e direcionado para estudantes e profissionais da área de Educação.

A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574




Amor e timidez nos relacionamentos pessoais

O Centro de Estudos da Timidez e do Amor do Instituto de Psicologia (IP) da USP oferece, a partir do dia 26, três palestras abertas e gratuitas sobre relacionamentos interpessoais. O objetivo é fornecer aos participantes ferramentas para a atuação nas conversas e relacionamentos amorosos, melhorar a compreensão acerca do parceiro e combater as inibições sociais excessivas.

No dia 26 de setembro, o tema é O relacionamento amoroso e discutirá a escolha de parceiros amorosos e manutenção de relações, além de questões envolvendo casamento, sexo, ciúme e traição;

No dia 10 de outubro, Como desenvolver uma conversa interessante e eficiente;

No dia 24 de outubro, o tema será Desinibição nos relacionamentos sociais.

Os encontros serão sempre às sextas-feiras, entre 20 e 22 horas. As inscrições, gratuitas, podem se feitas pelo e-mail amor.usp@uol.com.br. O número de vagas é limitado.

As palestras serão no IP, que fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091 4319 / 4444, ramal 212




Agenda Cultural

Desenhos contra a Palmada
Os desenhos merecedores de Menção Honrosa no Concurso Crescer sem Palmada, realizado pelo Laboratório de Estudos da Criança (Lacri) do Instituto de Psicologia (IP) da USP, estão expostos na sala Lígia Amaral - Biblioteca do IP, até 29 de agosto. O concurso envolveu 8640 crianças e adolescentes de 18 estados do Brasil, e de Arequipa, no Peru.

O local é na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco C, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4383 / 4190, pelo e-mail lacri@sti.com.br, ou no site www.usp.br/ip/laboratorios/lacri



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Filtros ativos monofásicos aplicados na correção da distorção harmônica de controladores de intensidade luminosa. Claudionor Francisco do Nascimento. Dia 26, às 10h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Educação
Mestrado
Educação e multiculturalismo: migrantes nordestinos em uma escola estadual num estudo de caso a partir de escola pública. Luiz Fernando Franco. Dia 29 de agosto, às 17 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Mestrado
A paisagem no ensino de geografia: uma estratégia didática a partir da arte. Jacqueline Myanaki. Dia 29 de agosto, 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Mestrado
O problema da acresção em binárias de raios-x de alta massa. Raimundo Lopes de Oliveira Filho. Dia 28, às 14 horas.

Doutorado
Estruturas geoelétricas crustais da Bacia do Pantanal e Faixa Paraguai: implicações tectônicas. Shimeles Fisseha Woldemichael. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br