São Paulo, 27/08/2003 - Boletim nº 1260
transporte
Freio a disco em veículos pesados
pode ser afetado pela temperatura

Estudo da EESC mostra que o aquecimento
do sistema de freios é maior no trânsito
urbano, o que pode afetar o desempenho
da frenagem em situações de emergência
leia...
Enos Picazzio fala sobre
aproximação Terra / Marte
Esalq promove simpósio
de Recursos Hídricos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Altas temperaturas podem diminuir eficiência de freios a disco em veículos pesados

Júlio Bernardes

Os estudos sobre freios a disco em veículos pesados costumam considerar seu desempenho dinâmico e térmico separadamente. Mas, uma tese de doutorado da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, defendida pela engenheira Silvia Faria Iombriller, mostra que o aumento de temperatura dos freios pode modificar sua eficiência. O estudo também demonstrou, por meio de testes, que o trânsito urbano cria uma situação crítica para o uso dos freios, pois o aumento de temperatura dos componentes é acentuado pelo uso constante e menor ventilação.

As análises feitas pela engenheira mostraram que existe uma variável capaz de relacionar o aquecimento do sistema de freio com seu desempenho dinâmico, o fator de freio. "Em geral, este fator é considerado constante, mas na prática observou-se que varia significativamente com a temperatura, o que também foi obtido em testes de dinamômetro", explica Silvia Faria. "O aquecimento pode comprometer a eficiência dos freios, que depende também das características do material usado nas pastilhas e discos."

Os testes foram feitos com um ônibus urbano equipado com instrumentos de monitoramento dos freios, e um grande número de termopares, aparelhos que mapearam termicamente todo o sistema de freios. O veículo rodou pela cidade de São Paulo, percorrendo 70 quilômetros durante cerca de quatro horas. Freios a disco usados em veículos pesados foram submetidos a testes de laboratório (em bancada e em um dinamômetro), para obtenção do fator de freio. Através de uma câmera com infravermelho foi possível definir as regiões mais aquecidas do sistema de freios. O ônibus também foi testado numa pista de provas em Limeira, no interior de são Paulo.

Ventilação
Segundo a pesquisadora, as análises em laboratório e na pista de testes mostraram que a ventilação faz diferença no desempenho dos freios a disco. "Num ônibus rodoviário, por exemplo, os freios são menos usados, tendo mais tempo para resfriamento", relata. "Na estrada, os veículos atingem velocidades mais elevadas, aumentando a ventilação, o que pode aumentar sua eficiência em uma frenagem de emergência." Nas grandes cidades, a engenheira aponta que os ônibus fazem um número de paradas muito maior. "Com mais paradas, a velocidade atingida no intervalo de acionamento dos freios não é suficiente para que a ventilação contribua na redução da temperatura", conclui.

Silvia Faria Iombriller estudou os sistemas de freio a tambor de veículos pesados em sua dissertação de Mestrado e afirma que os freios a disco são mais eficientes sob altas temperaturas, mas ainda são pouco utilizados em veículos pesados no Brasil. "O principal problema são os altos custos, pois a maioria dos sistemas ainda são importados", diz. A pesquisadora utilizou um programa computacional, elaborado pelo professor da EESC, Antonio Carlos Canale, que permite a realização de simulações dinâmicas. A partir do programa foi desenvolvido o cálculo de desempenho na frenagem, considerando o aquecimento dos freios a disco.

Mais informações: (0XX11) 5613-0404, com Silvia Faria Iombriller

Imagem de capa: Silvia Faria Iombriller



Cursos e Palestras

Manejo da Pastagem
De 2 a 4 de setembro, acontece o 20º Simpósio sobre Manejo da Pastagem da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (Fealq).

O evento aborda a produção animal em pastagens no Brasil, o uso do conhecimento técnico na área e seus resultados, trata do lançamento de cultivares e ecotipos de plantas forrageiras, de déficits e excedentes de forragem na pastagem ao longo do ano, da silagem de cana-de-açúcar e capins tropicais, do mercado e comercialização de produtos animais provenientes de pastagens, entre outros assuntos.

A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e, para estudantes que apresentem comprovante no ato da inscrição, é de R$ 100,00. A inscrição, exceto para estudantes, pode ser feita no site da Fealq: http://www.fealq.org.br/loja/agenda.asp. A inscrição dá direito aos anais do evento. A Fealq fica na Av. Centenário, 1080, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3417-6600



Picazzio fala sobre aproximação entre Terra e Marte
No dia 27 de agosto, às 15 horas, no auditório da Estação Ciência, o professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, Enos Picazzio, falará sobre o fenômeno da Oposição, que ocasionará a maior aproximação entre a Terra e Marte dos últimos 60 mil anos, além de ocorrer de uma forma muito rara, pois ambos os planetas ficarão alinhados no dia 28 com o Sol.

O evento é aberto e gratuito, para se inscrever basta enviar um e-mail com nome e RG ou telefonar, até as 12 horas. A Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828 / 3673-7022, com Rodrigo Diullas, ou pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br



A Ultraluminosa Eta Carinae
Nesta quinta-feira (28), às 16 horas, o Instituto de Física (IF) promove o colóquio Eta Carinae: Os Enígmas de uma Super Estrela, com o professor Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

O evento discutirá o "apagão" pelo qual a estrela ultraluminosa Eta Carinae passa. Por estar no limite de Eddington para a estabilidade estelar e, possivelmente, terminar sua vida como uma hipernova, Eta Carinae é um objeto chave para compreender as estrelas de alta massa, praticamente inexistentes na fase atual do Universo. Essas estrelas são importantes por representarem uma população estelar que povoou a Galáxia em sua infância e por serem as principais fontes de Oxigênio.

O evento é aberto e gratuito e acontece no Auditório Abrahão de Moraes, do IF, que fica na R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900/ 6907



Recursos hídricos em debate na Esalq
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realiza, no próximo dia 15 de setembro, em Piracicaba, o Simpósio Brasileiro de Direito Ambiental Recursos Hídricos: da Legislação à Ação. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea) da Esalq e visa promover um intercâmbio de informações entre profissionais e estudantes da área, incentivando a discussão sobre a legislação ambiental e a aplicabilidade destas leis, assim como estabelecer direitos e deveres nesta área.

As palestras do simpósio abrangerão desde a aplicação e gestão do direito ambiental, os danos que ocorrem e suas penalidades, aspectos técnicos e econômicos da qualidade da água, as águas residuárias, o setor produtivo e a política dos recursos hídricos.

As inscrições, gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas pelo site do NUPEA (http://www.ciagri.usp.br/%7Enupea/eventos.htm) ou por telefone. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4217, ramal 238, com Luciana



Agenda Cultural

Bauru tem mostra de paisagens e flores
Até o dia 29 de agosto, acontece a mostra de artes plásticas da artista Sueli Garcia Rossetto, no Centro Cultural do campus de Bauru. Estão em exposição 10 telas de óleo sobre tela, retratando flores, natureza morta e paisagens.

Sueli Rossetto já participou de mostras coletivas e de uma exposição individual, além de ter lecionado pintura de 1987 a 1992, em Cascavel, no Paraná.

A mostra é gratuita e está aberta à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8 às 17horas. O Centro Cultural fica na Alameda Otávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 235-8394


Sonhos de Kurozawa no IF
Às 12 horas da quinta-feira (28), o Instituto de Física (IF) da USP exibe, no Auditório Ala Norte, o filme Sonhos de Akira Kurozawa.

Dirigido em oito capítulos, o filme expressa de forma poética as imagens e as fantasias que as pessoas constróem dentro de si. Ele fala ao olhar e ao coração, como um grito de alerta ao homem para não destruir seu planeta. Há as grandes causas pelas quais se tenta apelar: o amor, a natureza, o entendimento entre as pessoas, os riscos da guerra nuclear e a lição e as experiências de quem sabe ver o mundo com o olhar simples de um centenário aldeão.

A sessão é aberta e gratuita. O IF fica na R. do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900/ 6907




Quadro de Avisos

Medicina da USP reabrirá especialização para estrangeiros
A Faculdade de Medicina (FM) da USP reabrirá, em 2004, as inscrições para cursos de pós-graduação (exceto Residência Médica) a médicos estrangeiros que venham ao Brasil na condição de estudantes. Também poderão participar do aperfeiçoamento os brasileiros com diplomas de Medicina obtidos em faculdades do exterior, que não foram revalidados.

O programa ainda está sendo definido pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade. Desde 2001, as vagas estavam fechadas em decorrência de duas resoluções baixadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) proibindo a realização de atos médicos por estudantes estrangeiros. Por causa das resoluções, os Conselhos de Medicina deixaram de conceder ou renovar a "licença temporária" que permitia o exercício da atividade aos estudantes estrangeiros e garantia de matrícula nos cursos de especialização.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092, ou cacilda.luna@serranoassociados.com.br


Vagas para professores no IEA
Estão abertas até 29 de setembro as inscrições do processo seletivo de três professores visitantes para o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Terão preferência os profissionais com projetos interdisciplinares nas áreas de Ciências Ambientais; Lógica e Teoria da Ciência; e Política Científica e Tecnológica.

Os candidatos selecionados devem iniciar suas atividades ainda no segundo semestre de 2003 e o período de permanência na Universidade é de um ano, prorrogável por mais um ano. Mais detalhes sobre o edital podem ser conseguidos no IEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, sala 15, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Limnologia do rio Uberaba (MG) e a utilização de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores das modificações ambientais. Domingos Sávio Barbosa. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250



Escola Politécnica

Mestrado
Adensamento e desaguamento de lodos gerados em estações de tratamento de água. Estudo de caso: Etas 3 E 4 (Sanasa-Campinas). Carolina Alves De Souza. Dia 2 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443



Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
A responsabilidade social das instituições de ensino superior privadas. Emi Tanaka. Dia 1º de setembro, às 14 horas.

O livro didático de marketing como elemento de aperfeiçoamento da relação ensino-aprendizagem. Flávia Helena Dante Alves. Dia 27, às 11 horas.

Mais informações: (0xx11) 3091-5862



Faculdade de Educação
Mestrado
O programa de formação de professores alfabetizadores: limites, avanços e perspectivas. Debora Maria Da Silva Vaz de Almeida. Dia 28, às 12 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519



Instituto de Física
Doutorado
Propagação de campos em buracos negros esféricos. Carlos Molina Mendes. Dia 27, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6091




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br