São Paulo, 01/09/2003 - Boletim nº1263
geografia
Estudo avaliou formação do imaginário
brasileiro sobre a Amazônia

O discurso de viajantes, do Estado, dos livros
didáticos e da imprensa contribuíram para a
formação de uma idéia simplificada da região
que é complexa e heterogênea
leia...
Medicina de Ribeirão Preto
realiza Congresso de Fisiologia
Bauru recebe inscrições para
a XIII Volta Universitária

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico
ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Concepção do povo brasileiro sobre a Amazônia é avaliada
em pesquisa da FFLCH


Lucas Oliveira Telles

Uma dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP avaliou a formação do imaginário brasileiro a respeito da Amazônia. Para a pesquisadora Magali Franco Bueno, os instrumentos que contribuíram para formar a concepção comum sobre a região, como os livros didáticos e a mídia, transmitem uma idéia simplificada de uma região complexa e heterogênea.

O estudo O imaginário brasileiro sobre a Amazônia: uma leitura por meio dos discursos dos viajantes, do Estado, dos livros didáticos de Geografia e da mídia impressa, apresentado em fevereiro deste ano, levantou o discurso veiculado por cada um desses agentes. Na pesquisa, a autora defende que o senso comum que hoje existe a respeito da Amazônia se formou principalmente com a influência dos meios de comunicação de massa. No entanto, essa concepção está sempre fundamentada num discurso anterior.

"A idéia de Amazônia já vem sendo construída desde os discursos dos viajantes que passaram por lá, a partir do século XVI. Ao longo de todo esse tempo essa concepção foi perpassada por ambigüidades: às vezes a floresta é vista como um paraíso, às vezes como um inferno. Os índios podem ser considerados bons selvagens, ou representar a barbárie", diz Magali. Sobre os relatos de viajantes, a autora se concentrou principalmente em Euclides da Cunha, que participou de uma expedição para demarcar fronteiras no início do século XX. O livro de contos Inferno Verde, escrito em 1924 por Alberto Rangel, também foi analisado.

O discurso do Estado foi registrado sobretudo por meio de dois Planos de Desenvolvimento da Amazônia (PDA), formulados nos anos de 1974 e 1978 pela extinta Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). "No trabalho, discuto essa noção de região adotada pelo IBGE, como as grandes regiões brasileiras foram delimitadas e o que essa divisão significa", explica a autora. "O imaginário das pessoas está bastante associado ao discurso do Estado produzido a partir da década de 50, que então pregava a necessidade de desenvolvimento e, a seguir, de segurança. Daí a necessidade de se ocupar as áreas de fronteira".

Os livros didáticos também reforçam idéias presentes nos planos estatais. Entre as mais evidentes, a noção de que a Amazônia é um vazio demográfico onde só existem atividades econômicas primárias e de que cabe ao homem do sul do país ocupar e levar o progresso àquela região, modernizando as atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas. O trabalho se baseou em três livros escolares de Aroldo de Azevedo, os mais vendidos nas décadas de 50 e 60.

Magali também avaliou reportagens publicadas nas revistas O Cruzeiro, influente sobretudo entre as décadas de 40 e 60, Realidade e Veja. "A mídia impressa é onde vemos a maior transformação do discurso. Se pegarmos fotos muito semelhantes de uma estrada por exemplo, uma publicada na década de 50 e outra atual, a legenda vai conduzir a interpretações opostas. Primeiro, a idéia de progresso, que via a floresta como empecilho, e depois a de destruição, com o discurso da preservação, da biodiversidade. No trabalho todo eu vou tentando mostrar como a visão da Amazônia foi formada a partir de todas essas visões da mídia, do Estado, dos livros didáticos".

Senso comum
Outra trabalho da pesquisadora foi registrar, por meio de entrevistas com pessoas nas cidades de São Paulo, Belém e Manaus, quais as idéias relacionadas à Amazônia. Na conclusão de Magali Franco Bueno, a associação mais forte é com a floresta, vinculada ao discurso ecológico da destruição e preservação, da beleza natural e dos animais, transmitida sobretudo pelos meios de comunicação de massa a partir da década de 80.

"O mais interessante foi perceber a não identificação das pessoas da própria região com a Amazônia. A associação imediata com a imagem de floresta é a mais freqüente, o que leva a uma visão distanciada. Significa que, onde não há floresta, não é Amazônia. Isso fica claro em algumas respostas, como a de um militar cearense que, mesmo vivendo há vinte quatro anos em Belém, diz que a primeira coisa que passa pela sua cabeça quando se fala em Amazônia é que tinha vontade de conhecer".

Mais informações: (0XX11) 9306-7170



Cursos e Palestras

Microanálise em Geoquímica
O Instituto de Geociências (IGc) da USP promove no próximo dia 3 de setembro, a partir das 9 horas, o workshop, com os professores Kurt Knesel e Paulo Marcos de Paula Vasconcelos do Departament of Earth Sciences - University of Queensland -Austrália.

Durante o evento serão estudados a evolução de magmas nos Andes e no Himalaia. O público esperado já deve ter algum conhecimento na área, por isso, a oficina é voltada preferencialmente a pós-graduandos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2, por e-mail ou telefone.O IGc fica na R. do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11)3091-3958 ou eventosigc@edu.usp.br



Congressos de fisiologia em Ribeirão Preto

Entre os dias 1º e 4 de setembro acontece em Ribeirão Preto o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e o 21º Congresso Latino-Americano de Ciências Fisiológicas (ALACF). Estarão presentes profissionais da área de Fisiologia da Europa de toda a América Latina, que falarão sobre os desafios, avanços e perspectivas da Fisiologia no século XXI.

O programa inclui 60 simpósios, 4 conferências magnas, 9 cursos e 3 seções de painéis, com mais de 750 trabalhos do Brasil e do exterior. Os simpósios tratarão da história do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que completa 50 anos. Também serão proferidas palestras sobre a pós-graduação na Fisiologia, a trajetória do departamento, do ensino da Medicina e ainda a história e contribuições do patrono do Departamento, professor Miguel Rolando Covian.

Paralelamente aos congressos, acontece uma série de atividades, entre elas uma apresentação inédita da Orquestra Sinfônica da USP, com 74 instrumentistas, apoiada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. O concerto será no Teatro Pedro II, no dia 3, às 21 horas. Parte dos ingressos já está à venda a preços populares.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, a preços entre R$ 250,00 e R$ 380,00. A programação completa do encontro pode ser conferida no site www.sbfis.org.br/alacf. O Centro de Convenções fica na R. Bernardino de Campos, 999, Centro, Ribeirão Preto. O Teatro Pedro II se localiza na Praça XV de Novembro, Centro, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3058 / 3012 ou pelo e-mail imprensa@fmrp.usp.br


Pesquisa-formação e ação
No dia 1º de setembro, às 18 horas, no auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP, acontece a palestra Espaço de criação: experiências de metodologia de pesquisa-formação e ação, com o professor Jean Biarnès, da Universidade Paris 13, França. O professor vai tratar de pesquisas na educação de jovens e adultos.

O evento é aberto a todos os interessados, haverá tradução simultânea e não há necessidade de inscrições prévias. Posteriormente, serão entregues certificados.

A Faculdade de Educação fica na Av da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574 ou no e-mail apoioacad@fe.usp.br


Economia na Venezuela
Na próxima quinta-feira (4), às 14 horas, o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP realiza o seminário Políticas Econômicas, Emprego e Industrialização na Venezuela, que será proferido pela professora Catalina Banko, da Universidad Central de la Venezuela. O encontro é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas por telefone ou pelo e-mail prolamev@edu.usp.br. A conferência será proferida em espanhol e não haverá tradução simultânea.

O evento terá lugar no Auditório das Colméias, Favo 17, que fica na R. do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3587 / 3589 no Prolam


Temas de Psiquiatria no HC
O Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP realizará durante todas as quintas-feiras do mês de setembro, das 9h30 às 11 horas, uma série de palestras gerais, gratuitas e abertas a estudantes, profissionais e demais interessados, abordando temas diversos da área de psiquiatria:

No dia 4 de setembro, Táticas de pesquisa científica, com Carolina Bori, professora emérita do Instituto de Psicologia da USP.

No dia 11, A enfermagem psiquiátrica no século XXI, com Maguida Stefanelli, professora titular em enfermagem psiquiátrica e saúde mental da Escola de Enfermagem da USP.

Dia 18, Novo IPq: arquitetura psiquiátrica no século XXI, com o professor Geraldo Serra, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Dia 25, Etologia e Consciência, com o professor César Ades, diretor do Instituto.

Não há necessidade de inscrições prévias. O local das palestras é o anfiteatro do Instituto de Psiquiatria do HC, que fica na Rua Dr. Ovídeo Pires de Campos, 785, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3083-0473



Quadro de Avisos


XIII Volta Universitária em Bauru

Começam nesta segunda-feira (1º), as inscrições para a XIII Volta Universitária da USP, que acontece no dia 13 de setembro, as 16 horas, no campus de Bauru. A prova terá seu ponto de partida na Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 (em frente à entrada do campus). O percurso de 10 km termina na R. Henrique Savi, na outra entrada do campus. No final da volta haverá uma premiação geral e por categorias

As inscrições podem ser feitas até o dia 11, no Centro Cultural da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru, que fica na Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Bauru, e a taxa é de R$ 8,00.

Mais informações: (0XX14) 235-8316/ 8394 ou pelo fone-fax (0XX14) 223-2072, das 9 às 17horas


Pacientes do IPq realizam bazar
Pacientes em reabilitação psicossocial, vinculados ao Grupo Interagito (Grito), da Terapia Ocupacional do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas, expõem sua produção artesanal, de 8 a 12 de setembro, das 9 às 15 horas, no hall do Prédio da Administração do hospital.

Serão comercializados cachepôs, molduras para espelhos,bolsas, tapetes, descansos de panela, papéis de carta, embalagens para presente produzidos com sucata e material reutilizado. Também haverá objetos pintados ou produzidos artesanalmente, como latas decoradas, castiçais, sabonetes, caixinhas de madeira ou quadros de recados.

O bazar acontece na R. Dr. Ovídeo Pires de Campos, 225, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações (0XX11) 3069-6267 com Beatriz Perfetti



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado

Estudo da operação otimizada de sistema de abastecimento de água. Jorge Yutaka Ougui. Dia 5 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica
Doutorado

Análise de ondas em tanque de dimensões reduzidas com vistas à engenharia oceânica. João Alcino de Andrade Martins. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado

Indicadores sociais e desempenho nas eleições estaduais. Rita de Cássia Libanio. Dia 3, às 15 horas.

O redesenho de processos de negócio baseado na implementação de um sistema global e integrado de gestão um estudo de caso
. Luís Fernando Machado. Dia 8, às 9 horas.

Doutorado

Um estudo dos aspectos distributivos da previdência social no Brasil. Luís Eduardo Afonso. Dia 5, às 14 horas.


Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Doutorado

Síntese do ácido 1'-(a-dimetilaminoetil)-2'-difenilfosfino-ferroceno carboxílico: um novo ferroceno trissubstituído, potencial ligante para catálise homogênea assimétrica. Fernando costa Archanjo. Dia 4, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Psicologia
Mestrado

Uma investigação comparativa entre alcoólatras e adictos em grupos anônimos: um estudo a partir do Rorschach e entrevista. Cristina Ornellas Renner Rudge. Dia 2, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br