São Paulo, 04/09/2003 - Boletim nº1266
saúde
Deficientes auditivos podem marcar
consultas médicas por telefone

Central telefônica no Hospital das Clínicas
da FMUSP recebe ligações feitas por
aparelhos adaptados para surdos. Serviço
é pioneiro em um hospital público do País
leia...
Desemprego e depressão é tema
de palestra no IP
IQSC discute lubrificante molecular
para conectores elétricos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Serviço inédito permite que deficientes auditivos marquem consultas médicas pelo telefone

Júlio Bernardes

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP) acaba de implantar a Central de Atendimento ao Surdo (CAS), que permite aos deficientes auditivos marcarem consultas por telefone, sem precisar de auxílio. O sistema é inédito na rede pública de saúde do Brasil e recebe ligações de aparelhos telefônicos adaptados para surdos, agendando consultas para todas as especialidades do Hospital. A Central foi implantada em julho, e o HC está começando um trabalho de divulgação para popularizar o uso do serviço pelos deficientes.

O médico otorrinolaringologista Sérgio Garbi, que coordenou a implantação do serviço, explica que a CAS é composta por um telefone e um computador. "A linha é a mesma que atende os demais interessados em marcar consultas no HC", afirma. "Mas a Central não atende sinais de voz, possuindo um modem que identifica o sinal emitido pelos telefones adaptados para deficientes auditivos."

Sérgio Garbi relata que os aparelhos adaptados, instalados em lugares públicos e em algumas residências, possuem um teclado e um visor que permitem aos surdos fazerem as ligações. "Quando o atendente na Central identifica a chamada como sendo de um deficiente, passa a atendê-lo por meio do teclado do computador", aponta.

Divulgação
De acordo com o médico, a maior vantagem da Central de Atendimento ao Surdo é abrir a possibilidade de os próprios portadores de surdez marcarem consultas. "Além de não depender de ninguém, o deficiente pode manter sua privacidade na hora de procurar um médico", observa. Garbi afirma que a direção do HC estuda a possibilidade de reservar algumas das vagas para consultas oferecidas diariamente pelo Hospital para deficientes auditivos.

O otorrinolaringologista informa que o equipamento necessário à instalação da Central, destinado a grandes empresas e com custo estimado em R$ 50 mil, foi cedido gratuitamente por um fabricante de produtos para deficientes auditivos. "A Clínica de Otorrino do HC e a Fundação Faculdade de Medicina estão buscando patrocinadores para manter o atendimento", diz. "Também foi pedido à Telefônica que divulgue o número da CAS através do serviço de informações da operadora."

O médico está iniciando um trabalho de divulgação da Central junto a entidades que atuam com deficientes auditivos, para explicar o funcionamento do serviço e popularizar seu uso. "O objetivo é atingir uma média de 20 ligações diárias dentro de um ano", calcula. A Central de Atendimento ao Surdo funciona diariamente das 7 às 12 horas, e a marcação de consultas para o primeiro atendimento é feita conforme a disponibilidade de vagas no HC.

Mais informações: (0XX11) 3085-1142, com Sérgio Garbi. Para marcação de consultas: (0XX11) 3069-7243, na Central de Atendimento ao Surdo.



Cursos e Palestras

Professora da Universidade do Texas na EERP
No próximo dia 11, às 14 horas, Elizabeth Anderson, professora da Universidade do Texas (EUA), ministra palestra no auditório central da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP com o tema Pesquisa Transcultural: Lições apreendidas. A inscrição pode ser feita até a data do evento. Membros da sociedade "Capítulo Rho Upsilon" estarão isentos da taxa e não membros pagarão R$ 20,00.

O Auditório da EERP está na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3444 ou pelo e-mail fierp@eerp.usp.br



Desemprego é tema de evento no IP
Na segunda-feira (8), às 14 horas, acontece no Instituto de Psicologia (IP) da USP a conferência Identidade de trabalho e desemprego: um círculo depressivo. O evento será ministrado por Christine Morgenroth, psicoterapeuta e autora de "A resistência muda: sobre a patologia do mundo da vida dos desempregados" (publicado em 1990, em alemão) e docente de psicologia na Universidade de Hannover. A professora discutirá a significação do trabalho tanto na (re)construção, como na estabilização da personalidade do indivíduo.

A palestra será em alemão com tradução simultânea. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrições prévias, no Auditório Aurora Furtado (Bloco B, Sala 20) do IP, Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4174 com Flávio



Palestra no IQSC com professora belga
No dia 11, às 9 horas, acontecerá no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) a palestra Desenvolvimento e aplicação de novo lubrificante molecular para conectores elétricos, ministrada pela professora Zineb Mekhalif, da Universidade de Notre-Dame de la Paix, da Bélgica.

O encontro é aberto a todos os interessados, e será realizado no Anfiteatro do IQSC, localizado na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036



Agenda Cultural

Iluminação no Museu Paulista
Durante toda a Semana da Pátria, o Museu Paulista da USP (também conhecido como Museu do Ipiranga) estará totalmente iluminado das 20 às 23 horas. No dia 7 a entrada será gratuita e monitores estarão disponíveis para todos os visitantes conhecerem um pouco da história do País. O Museu Paulista encontra-se no Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 273-4390



Programação do Coralusp para setembro
Para esse mês de setembro, o Coral da USP (Coralusp) programou as seguintes apresentações:

Nos dias 9, 16 e 30, apresentação no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), com os temas Música Eclética, Brasil - por todos os cantos e Pastores & amores e música brasileira - um panorama, respectivamente. As apresentações acontecerão às 21 horas, e o Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

De 22 a 28 desse mês, o coral participará da 8ª Semana de Arte e Cultura da USP, com apresentações em diferentes locais:

No dia 24, às 20h30, o CoralUSP se apresentará no Teatro Municipal de Taboão da Serra, localizado na Praça Nicolau Nizinechio, s/nº, Centro.

Em São Carlos a apresentação acontecerá em 27 de setembro, também às 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos, Rua Sete de Setembro, s/nº, Centro, São Carlos.

No dia 28, as apresentações ocorrerão em dois horários, às 11 e às 18 horas. A primeira na Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bexiga, São Paulo, e a segunda no Anfiteatro Camargo Guarnieri, Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3930/5071



Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Efeito da suplementação com castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa, H.B.K.) no estado nutricional de praticantes de capoeira em relação ao selênio. Vanessa Fernandes Coutinho. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Mestrado

Caracterização Microfísica de Sistemas Precipitantes durante o Experimento WET/AMC TRMM/LBA. Marcel Ricardo Rocco. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046


Escola Politécnica

Mestrado

Proposta de um sistema de gestão da iluminação pública para municípios de pequeno e médio porte. Mario Sergio Cambraia. Dia 11, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Educação

Mestrado

A relação estado e educação na produção acadêmica brasileira (1971-2000). Nadia Gaiofatto Gonçalves. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br