São Paulo, 05/09/2003 - Boletim nº 1267
urbanismo
Estudo desmistifica imagem
estereotipada da periferia paulistana

Pesquisadora analisa quatro bairros
da Zona Leste e mostra como a
transformação dos subúrbios em periferias
produziu diferentes realidades sociais
leia...
ECA debate dublagem
e mixagem
Mostra Hector Babenco
no Cinusp

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo analisa formação e desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo

Valéria Dias

Tradicionalmente conhecida como uma região onde só existe pobreza, exclusão social e violência, a Zona Leste da cidade de São Paulo foi o tema do mestrado da arquiteta Mônica Virgínia de Souza, na Escola de Engenharia de São Carlos da USP. "A pesquisa desmistifica as imagens das periferias, áreas relativamente pouco estudadas e conhecidas apenas pelos seus estigmas, principalmente por aqueles que exploram seu cotidiano, como a imprensa sensacionalista e os políticos."

Mônica aponta a política capitalista como uma das principais causas da degradação e da separação sócio-espacial observadas nas periferias de São Paulo. "À medida que a cidade foi ganhando suas vilas e seus bairros, a divisão sócio-territorial da população ficou mais evidente: lugar dos grupos dominantes (minoria) e lugar dos grupos dominados (maioria)", conta a arquiteta. "O Estado, por sua vez, valorizou alguns locais com investimentos e infra-estrutura e criou condições favoráveis para a classe média, deixando de investir social e urbanisticamente nos bairros mais pobres."

Para entender a complexidade desse cenário, a arquiteta analisou a transformação da região Leste de subúrbio em periferia, desde as primeiras décadas do século 20 até os dias atuais, e estudou o desenvolvimento e a história dos bairros Vila Ré, Arthur Alvim, Cidade Patriarca e Cidade A.E. Carvalho.

"Aquela periferia de propriedade dos discursos tecnocratas, de políticos ambiciosos e oportunistas, de pesquisadores tendenciosos ou pouco imparciais ou da imprensa sensacionalista não são os mesmos personagens da periferia que entrevistei ao longo desse trabalho", revela a pesquisadora.

Subúrbio e periferia
Nas décadas de 20 e 30, a Zona Leste fornecia flores, legumes, hortaliças e frutas destinados principalmente ao consumo da capital. Nos anos 30 e 40 indústrias começaram suas atividades em Itaquera, Penha e São Miguel Paulista com a produção de tijolos (olarias) e a extração de areia e pedregulho.

"Em outras regiões da cidade, inúmeros projetos de urbanização e embelezamento eram implementados em bairros de classe alta e média, o que contrastava com a região Leste, cuja infra-estrutura, já na década de 40, era muito deficiente", explica Mônica. "Com o golpe militar de 64, a situação se agravou e o desenvolvimento sócio-econômico e urbano foi realizado em áreas habitadas por pessoas de melhor poder aquisitivo, gerando um distanciamento maior entre ricos e pobres."

Entre os bairros estudados por Mônica, Cidade Patriarca e Cidade A. E. Carvalho podem ser considerados exceções, pois foram planejados urbanisticamente, apesar de serem voltados para pessoas mais pobres. "Originalmente, a Cidade Patriarca se chamaria Patriarca City. O projeto seguiu os mesmos padrões do bairro paulistano dos Jardins, com ruas largas e praças e, atualmente, ainda mantém as mesmas características."

Segundo a pesquisadora, o termo "periferia" na visão de alguns moradores dos bairros analisados serve para designar locais muito distantes do centro da cidade, com urbanização e infra-estrutura muito deficientes, como é o caso de Guaianazes e Itaim Paulista, no extremo Leste da Capital. "Isso acontece porque quanto mais distante do centro, piores serão as condições de moradia e urbanização. Ao mesmo tempo, a proximidade com o metrô torna-se uma referência para que um lugar seja considerado bom."

A periferia da periferia
A pesquisa constatou que essa mesma "periferia" pode estar um pouco mais perto. Como na caso do Jardim Vila Nova, bairro constituído em um terreno público perto da estação Arthur Alvim do metrô, na Cidade A.E. Carvalho, invadido há 20 anos. Atualmente, o local tem cerca de 31 mil moradores. "É a periferia da periferia: a rede de esgotos não atinge o bairro inteiro; até pouco tempo não tinha sequer CEP; existem apenas duas escolas, sendo uma delas de "lata"; e os moradores reclamam que a concessionária de energia elétrica, ao invés de instalar um poste de iluminação de concreto, instalou um poste de madeira em uma das ruas", conta.

Além disso, segundo a autora, a área ocupada foi separada do restante do bairro com a construção de um muro chamado de "Muro da Vergonha". Para Mônica, isso mostra que, quanto menor poder aquisitivo tiver o morador, pior ele será tratado tanto pela população como pelo poder público, seja na Zona Leste ou em qualquer outra região de São Paulo. "Veja o caso de São Miguel Paulista. Com a predominância de operários e migrantes nordestinos houve muita desvalorização. O bairro foi uma das primeiras vilas da cidade, tem uma igreja tombada pelo Patrimônio Histórico, mas foi esquecido ao longo da história", lamenta.

A pesquisa também apontou que os movimentos sociais foram muito importantes para a conquista de melhorias urbanas. Mônica lembra que Cidade A E. Carvalho é tradicional na luta por benefícios como postos de saúde, campo de futebol e centros educacionais. "Nos outros locais analisados, a participação popular também exerce grande influência. No Jardim Vila Nova, os moradores também já conseguiram algumas benfeitorias. Hoje eles lutam mesmo para ter um mínimo de infra-estrutura, com escola e postos de saúde."

Mais informações: (0XX11) 6747-5899 ou e-mail monica.vs@uol.com.br, com Mônica Virgínia de Souza

[Imagem de capa: Roberto Sakamoto Rezende de Souza / Quapa / FAU / USP]



Cursos e Palestras

Tarde de Geociências
O Instituto de Geociências (IGc) da USP sediará no próximo dia 10, a 26ª Tarde de Geociências, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG). Nesta edição do encontro o tema abordado será Usos e Geomedicina do Amianto.

As palestras, gratuitas e abertas ao público, terão início às 14 horas. O IGc fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3958


Prato realiza encontro sobre compulsão alimentar
O Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato), do Instituto de Psiquiatria (Ipq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) USP realiza no próximo dia 10, das 20 às 21h40 o encontro O drama da compulsão alimentar: Não consigo parar de comer!, com a psiquiatra Marion Junge.

O encontro integra a série de palestras educativas mensais que abordam sempre um tema diferente sobre obesidade. Após a palestra seguirá um debate com a platéia e esclarecimento de dúvidas pela equipe do Prato.

O encontro será realizado na Al. Jaú, 1061, próximo à estação do Metrô Trianon-Masp.

Mais informações: (0XX11) 3253-2366


ECA debate dublagem e mixagem
Nesta segunda-feira (8), das 14 às 16 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove uma palestra com o administrador da companhia Álamo, Alan Mark Stoll sobre sobre narração, dublagem e mixagem de filmes.

A Companhia Álamo atua desde 1972 nomercado de sonorização e o encontro terá lugar no auditório principal da ECA, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - 1o andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo e-mail sintoniadofuturo@yahoo.com.br


Palestra sobre desnutrição no IEA
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza no próximo dia 12, as 10 horas, a palestra Desnutrição e Preconceito: Algumas Reflexões sobre Educação e Classes Populares, com a professora Sandra Maria Sawaya, da Faculdade de Educação (FE).

O evento é gratuito e aberto ao público e o IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919



Agenda Cultural


Mostra Hector Babenco no Cinusp
Entre os dias 8 e 24 de setembro o Cinusp traz seis dos oito longa-metragens dirigidos pelo cienasta argentino, naturalizado brasileiro, Hector Babenco. A mostra será exibida em duas sessões, uma às 16 horas e a outra às 19 horas. A entrada é franca e aberta à comunidade interna e externa. Confira a programação:

O rei da noite (BRA, 1975, 35mm, 90 min.) será exibido de 8 a 10 de setembro, às 16 horas, e nos dias 11 e 12 de setembro, as 19 horas. Boêmio paulistano se envolve com Pupi, conhecida como "A rainha da noite", a quem passa a explorar.

Lúcio Flávio, o passageiro da agonia (BRA, 1977, 35mm, 125min.) é a história do bandido que exerceu fascínio na população carioca nos anos 1970, o qual pouco antes de ser morto, revelou aspectos da corrupção policial. Baseado no romance de José Louzeiro. O filme será exibido de 8 a 10 de setembro, sempre às 19 horas, e nos dias 11 e 12 de setembro, às 16 horas.

15 a 17 de setembro
Pixote, a lei do mais fraco (BRA, 1980, 35mm, 127 min.) Garotos fogem da Febem, em São Paulo, e vão para o Rio de Janeiro vender uma partida de cocaína. Lá, ligam-se a prostituta Sueli, que atrai clientes para eles assaltarem. De 15 a 17 de setembro, as 16 horas. Nos dias 18 e 19, as 19 horas.

O beijo da mulher-aranha (BRA/EUA,1985, 35mm, 125 min.) será exibido entre 15 e 17 de setembro, às 19 horas, e nos dias 18 e 19, às 16 horas. Numa prisão sul-americana localizada num país de regime ditatorial, um homossexual divide a cela com ativista político.

Coração iluminado (BRA/ARG/FRA, 1998, 35mm, 130min.)O filme narra a história de um cineasta que retorna ao país de origem e tenta recompor sua história pessoal, sua família, seus amigos, seus pesadelos e sua grande paixão. De 22 a 24 de setembro, as 16 horas.

Carandiru (BRA, 2003, 35mm, 146min.) Narrativa através do olhar de um médico do cotidiano e violência da Casa de Detenção de São Paulo, culminando com o massacre ocorrido em 1992. Baseado no livro "Estação Carandiru" de Drauzio Varella. De 22 a 24 de setembro, sempre as 19 horas.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca e o cinema tem capacidade de 100 lugares.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540/3152 ou pelo e-mail cinusp@edu.usp.br


Quadro de Avisos

Acepusp abre curso de idiomas
A Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da USP (Acepusp), entidade que reúne alunos e ex-alunos da universidade, abre vagas para o seu curso popular de idiomas.

O curso será realizado na Avenida Professor José Maria Alckmin, Jardim Adalgiza, 1095, São Paulo. O preço do módulo semestral é de R$65,00. As inscrições serão recebidas até o preenchimento total das turmas.

Mais informações: (0XX11) 3733-6550


Recrutamento e Carreira
Nos próximos dias 10 e 11, das 8h30 às 21h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, acontece o 3º Recrutamento e Carreira.

O evento, realizado pela agência FEA júnior, tem como objetivo estreitar a relação entre universitários e empresas. A atividade contará com estandes de empresas como ACNilsen, Bank Boston, Banco Itaú, Cargill, CIEE, DuPont, E-consulting, Editora Abril, Multibras, Natura e Votorantim. Os expositores têm interesse em captar informações do público presente, e podem utilizá-las para contratações ou para a composição de seus bancos de dados. Os estudantes podem se cadastrar para as empresas no site www.recrutamentoecarreira.com.br.

Haverá a "Competição de Resolução de Casos", que pretende desenvolver potencialidades dos alunos quando têm que lidar com "situações-limite", comuns ao dia-a-dia do profissional. Para participar desta atividade os estudantes interessados devem formar grupos de duas a quatro pessoas, inscrevendo-se até dia 8 de setembro na FEA júnior. Cada integrante do grupo vencedor receberá como prêmio um "palm top".

Ainda acontece no dia 11, às 16 horas uma palestra sobre Empreendedorismo ministrada pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

A FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5904 / 5918 ou pelo e-mail recrutamentoecarreira@feajr.org.br


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação das condições atuais e futuras do sistema de macrodrenagem da cidade de São Carlos-SP. Andrea Monteiro Lira. Dia 12, às 9 horas.

Doutorado

Sistema óptico baseado em visão computacional para obtenção de níveis de turbulência na superfície de escoamentos livres com aplicação na determinação de parâmetros relacionados com a reoxigenação. Marcos Rogerio Szeliga. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Instituto de Psicologia

Mestrado

Depressão pós-parto e aspectos psicossociais associados: suporte social e eventos vitais adversos. Revisão de Literatura. Manoel José Pereira Simão. Dia 12, às 14 horas.

Modulação tonal e tempo subjetivo. Érico Artioli Firmino. Dia 12, às 14 horas.

Doutorado

Exercício de interpretação das relações de equivalência em situação clínica e experimental. Jaide Aparecida Gomes Regra. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo da função ovariana em fêmeas de onça-pintada (Panthera onca Linnaeus, 1758) mantidas em cativeiro, por meio da extração e quantificação de esteróides fecais. Priscila Viau Furtado. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Modulaçãodo transporte de prótons por ácidos graxos em bicamadas lipídicas planas. Manoel de Arcisio Miranda. Dia 10, ás 9 horas.

Avaliação morfoquantitativa dos efeitos da desnutrição protéica pré e pós-natal sobre o gânglio trigeminal de ratos jovens. Luciana Senna Simões. Dia 12, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br