Destaques
Pesquisa indica que Estudos de Impacto Ambiental (EIA) em usina termelétrica
precisam de mais rigor
Maurício Kanno
Pesquisa realizada na Escola Politécnica (Poli) da USP mostra
a necessidade de que os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) sejam mais
rigorosos. Com métodos "mais realistas" em sua simulação,
o engenheiro Antônio Gonçalves do Curral constatou que
o nível do poluente dióxido de nitrogênio (NO2)
emitido pela Usina Termelétrica de Piratininga, em São
Paulo, é quase o dobro em relação ao apresentado
pela consultora responsável pelo EIA. O Estudo de Impacto Ambiental
é um documento necessário para a aprovação
de construções de grande porte que possam interferir
no meio ambiente.
A pesquisa Avaliação de Impacto Ambiental Produzido
por Usinas Termelétricas com Enfoque na Poluição
Atmosférica mostra que a concentração mais
crítica do poluente emitido pelas quatro chaminés da
usina, em plena carga, ficou praticamente no limite de 320 miligramas
por metro cúbico (mg/m3). Esse
índice está estabelecido nos Padrões Nacionais
de Qualidade do Ar (PNQA), pel o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente
e dos Recursos Renováveis (Ibama). Enquanto na pesquisa o resultado
foi de 319,80 mg/m3, a consultora
responsável pela emissão do EIA mediu 170,02 mg/m3.
Segundo Gonçalves, o dióxido de nitrogênio é
um gás tóxico, que irrita e reage com todas as partes
expostas do corpo, principalmente os pulmões e vias respiratórias,
que são mais sensíveis. Assim, dependendo da concentração,
o poluente pode causar tosse, ardência no nariz, nos olhos e
nas mucosas em geral, além de diminuir a resistência
a infecções respiratórias.
As concentrações dos outros poluentes também
aumentaram na pesquisa, mas seguem bem abaixo dos respectivos limites.
"O objetivo foi mostrar que é preciso usar métodos
mais realistas. Se os meus resultados e os da consultora fossem semelhantes,
estaria tudo bem. Mas não foi bem assim", afirma o pesquisador.
Para fazer o Exame de Dispersão de Poluentes - parte do EIA
sobre a qual se concentrou o mestrado - a empresa considerou o terreno
plano e um "hipotético" dia mais crítico do
ano. Gonçalves considerou o terreno complexo (relevo real),
tomando áreas quadradas de 500 por 500 metros para obter o
perfil da área de influência dos poluentes, de 20 por
20 km ao redor das chaminés. Para o clima, utilizou os arquivos
meteorológicos por hora dos anos de 1997 e 1998, da Estação
Meteorológica do Aeroporto de Congonhas - o relatório
da consultora foi apresentado em outubro de 1997.
Outro problema citado pelo engenheiro foi que a consultora mediu somente
três dos seis poluentes recomendados pela Companhia de Tecnologia
de Saneamento Básico (Cetesb). Além do NO2,
principal poluente do grupo dos óxidos de nitrogênio
(NOx), do monóxido
de carbono (CO) e dos compostos orgânicos totais (TOC-hidrocarbonetos),
analisados pela empresa, também se recomenda medir o dióxido
de enxofre (SO2),
os materiais particulados (MP) e os compostos orgânicos voláteis
(VOC).
Falta de dados
O autor da pesquisa recomenda cuidados com os dados de entrada
das simulações, buscando-se, por exemplo, os arquivos
topográficos e meteorológicos. Neste aspecto, considera
que deve ser criada uma Rede Nacional de Dados Meteorológicos,
que não há no Brasil. "No caso de São Paulo,
não há tanto problema, pois há mais fontes de
dados. Mas em geral não, e isso faz com que se tenha que obter
os dados de empresas americanas," conta. "A gente fica dependente
delas e tem que pagar por isso."
O engenheiro começou seu trabalho em 2000, tendo em vista a
importância das usinas termelétricas na época,
quando foi lançado pelo Governo Federal o Programa Prioritário
de Termeletricidade (PPT), e já havia críticas em relação
ao potencial de impacto ambiental, principalmente atmosférico,
desse tipo de usina.
Mais informações: (0XX13) 9145-3673, ou pelo e-mail a.goncalves.c@uol.com.br
Itaú Cultural discute com professores da USP linguagem
e educação nos jogos eletrônicos
Maurício Kanno
Os jogos eletrônicos motivam o aprendizado sendo, portanto,
educativos, como pensam os especialistas da USP Carlos Seabra, da
Escola do Futuro, e Gílson Schwartz, do projeto Cidade do Conhecimento.
Mas há os que podem ser nocivos, como explica a professora
Maria Isabel da Silva Leme, do Instituto de Psicologia (IP). "Principalmente
os que lidam com violência, pois passam a mensagem de que não
é condenável brincar com este tipo de coisa".
Esses jogos são temas de debates na exposição
Games o Quê, que acontece no Itaú Cultural em
São Paulo. Além de mostrar uma discussão histórica
sobre os jogos, desde Space Invaders, do sistema Atari, até
Enter the Matrix, do avançado Playstation, o evento
mostra como os jovens são realmente atraídos por eles,
já que todos podem jogar de graça na exposição.
Para Seabra, que participou de um dos debates da exposição,
"se a pessoa for saber mais sobre o assunto depois do jogo, então
foi alcançado o objetivo. Educação não
é só transmitir conteúdo, é motivação".
Além disso, os jogos eletrônicos ainda podem ser trabalhados
em pontos mais específicos, se houver um projeto que aproveite
suas potencialidades. "O Sim City, jogo que simula a construção
de uma cidade, é um bom exemplo. Seria genial com o apoio de
um professor de Urbanismo", afirma.
Schwartz, que participará do debate sobre o tema no próximo
dia 25, concorda: "para jogar é preciso conhecer determinado
universo. Por exemplo, se a pessoa vai jogar num período histórico
diferente, então terá de buscar saber sobre a Idade
Média, o Egito etc."
"Na verdade, todo jogo é educativo. Basta ver em qual
educação você está pensando", diz
Seabra. "Até mesmo um jogo de matar marcianos dá
destreza. Já se você está ambientado na Segunda
Guerra Mundial, está aprendendo a manusear aparelhos de guerra
e, ao mesmo tempo, uma realidade histórica."
Linguagem e Violência
A linguagem do jogo também ajuda muito, diz Seabra, pois
o jovem desenvolve uma intuição tecnológica,
se prepara para as novas tecnologias, com todos os seus aspectos audiovisuais,
o conteúdo cognitivo e simbólico.
Para Schwartz, "os jovens acabam tendo o costume de operar várias
telas e máquinas, fazer tudo ao mesmo tempo. Chega-se à
complexidade de um piloto, de um operador de aeroporto, sendo necessário
organizar a atenção, e melhorar certas competências."
Comentando ainda sobre os jogos na Internet, diz que "criança
que brinca nesses múltiplos canais se torna capaz de fazer
algo como eu fiz hoje [o professor deu uma aula virtual na última
sexta-feira]. Vai se qualificando para usar essas plataformas digitais,
que podem ser usadas em conferências e cirurgias.
Também há estudos citados pela professora Maria Isabel
da Silva Leme, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, que relatam
ganhos na capacidade de memória, coordenação
viso-motora, e criatividade. "Porém, para algumas crianças
que têm dificuldade de interpretar corretamente a intenção
alheia ou não têm valores claros sobre violência,
é prejudicial, por não condenar brincar com esse tipo
de coisa."
Seabra já entende que a violência é uma realidade
mesmo, não se pode fugir dela, pois é algo natural.
Sendo assim, o fato de o jogo permitir que se brinque com ela permite
que o jovem não a pratique em seu dia-a-dia, como uma válvula
de escape. "No jogo, se percebe o que não se quer ser.
As crianças do narcotráfico não tiveram uma infância
em que puderam brincar com isso."
A exposição Game o Quê? prossegue até 21
de setembro, de terça a sexta-feira, das 10 às 21 horas,
e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas.
O Itaú Cultural fica na Av. Paulista, 149, próximo à
estação Brigadeiro do metrô.
Após o fim da exposição, ainda haverá
o debate em que participa Schwartz, Inclusão Digital, no dia
25 deste mês, às 10 horas, na sala Itaú Cultural.
A inscrição, gratuita, deve ser feita a partir do dia
23.
Mais informações: (0XX11) 3091-4254, com Carlos Seabra; (0XX11)
3091-4441, com Gilson Schwartz; (0XX11) 3091-4185 ramal 45, com Maria
Isabel da Silva Leme
Cursos e Palestras
Eventos do IF
Para esta semana, o Instituto de Física (IF) da USP
programa os seguintes eventos:
Na terça-feira (16):
Astrossismologia e o satélite COROT, com Laerte Andrade,
do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
(IAG) da USP, às 13 horas;
Razão e método na ciência, com o professor
Caetano Ernesto Plastino, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas (FFLCH) da USP, às 16 horas;
Atalhos gravitacionais num Bulk com singularidade, com a professora
Bertha Quadros, do IF, às 17 horas.
Na quarta-feira (17):
Anderson-Stuart model in sodium silicate glasses, com o professor
Márcio Nascimento, da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar), às 15 horas;
Tomografia por emissão: SPECT e PET, com a professora Cecil
Chow Robilotta, do IF, às 16 horas;
Na quinta-feira (18):
Solução perturbativa para a equação
de Hill quase-periódica: uma análise via técnicas
de renormalização, resolução de problemas
com Daniel Cortez, do IF, às 11 horas;
Fluidos complexos medidos através de fototérmica,
seminário com a professora Suhaila Maluf Shibli, do IF, às
15 horas;
Apresentação da D. F. Vasconcellos S. A. - Óptica
e Mecânica de Alta Precisão: Oportunidades de Pesquisa
para Físicos, colóquio com Gabriel Liebesny, às
16 horas.
Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.
O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária,
São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-6900
Palestra e mesa-redonda na FE
A Faculdade de Educação (FE) da USP realiza,
na terça-feira (16), a palestra Lembrança estimulada:
uma ferramenta de avaliação de aprendizagem em Museus
de ciências, com o doutorando em educação
Douglas Falcão.
O evento acontecerá às 9h30, é gratuito e aberto
a todos os interessados. No mesmo dia, às 14 horas, Douglas
Falcão participará da mesa-redonda Educação
e Museus de Ciências, juntamente com a professora Martha
Marandino, da FE, e a doutoranda Marília Xavier Cury, da Escola
de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
A FE fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária,
São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-3574
Conversas literárias no Ceuma
Nos meses de setembro, outubro e novembro, o Centro Universitário
Maria Antonia (Ceuma) da USP promoverá o ciclo de encontros
Conversas literárias na MariAntonia, espaço para
debate da influência da literatura na cultura contemporânea.
Em setembro, serão realizados os encontros Onde está
a literatura?, com os escritores Paulo Roberto Pires e Marçal
Aquino, no dia 15, e A novíssima ficção brasileira,
com os escritores Antonio Prata e Santiago Nazarian.
Ambos os encontros acontecerão às 20 horas, e a entrada
é franca. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque,
São Paulo.
Mais informações:(0XX11) 3257-2760
Movimento, respiração e canto
Até essa terça-feira (16) estarão abertas
as inscrições para o curso Movimento, respiração
e canto, promovido pela Escola de Comunicações e
Artes (ECA) da USP. Voltado para profissionais da arte e interessados
em geral, o curso tem como objetivo verificar as relações
entre movimento e respiração e como estes aspectos podem
auxiliar na emissão da voz.
A taxa é de R$ 180,00 para membros da comunidade USP e R$ 200,00
para o público em geral. A ECA fica na Av. Prof. Lúcio
Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-4345 ou 3816-6239,
com Wânia
50 anos do DNA na Estação Ciência
No dia 18, às 20 horas, será realizada na
Estação Ciência a palestra Os 50 anos do DNA:
passado, presente e futuro, com a professora Lucile Maria Floeter-Winter,
do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.
A entrada na palestra é gratuita, mas pede-se confirmação
de presença por telefone ou e-mail até o dia do evento.
A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394,
Lapa, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou pelo e-mail
eventos@eciencia.usp.br
Agenda Cultural
Amor: urgência emocional
Até 21 de setembro, aos sábados e domingos,
o teatro-laboratório da Escola de Comunicações
e Artes (ECA) da USP receberá a peça Amor: urgência
emocional, com os atores Fernanda Gama e Gerson Rege.
A entrada é franca, e as apresentações acontecerão
nos sábados, às 19 horas, e nos domingos, às
18 horas. A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues,
443, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3091-4127
Quadro de Avisos
Coletiva sobre o Genoma do Schistosoma mansoni
Nesta segunda-feira (15), às 13 horas, o governador de São
Paulo, Geraldo Alckmin, anunciará os resultados do projeto
Genoma do Schistosoma mansoni, que possibilitou o seqüenciamento
dos genes do agente causador da esquistossomose. Os resultados terão
impacto para a saúde pública, fornecendo informações
para o desenvolvimento de vacinas ou tratamentos contra a doença.
Após a solenidade, será realizada entrevista coletiva
com a participação do coordenador do projeto, professor
Sérgio Verjovski Almeida, do Instituto de Química (IQ)
da USP, e com a direção da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O projeto, iniciado em abril de 2001, contou com a participação
de cinco unidades da Universidade, além do IQ: o Instituto
de Ciências Biomédicas (ICB), a Faculdade de Medicina
Veterinária e Zootecnia (FMVZ), a Faculdade de Medicina (FM)
e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Também
participaram o Instituto Butantã e o Instituto Adolfo Lutz.
O evento será no Palácio dos Bandeirantes, na Av. Morumbi,
3500, São Paulo.
Mais informações: (0XX11) 3838-4151 / 4176 ou pelo
e-mail cunha@fapesp.br, na assessoria
de comunicação da Fapesp
Teses e Dissertações
Instiuto de Física
Mestrado
Contribuições da disciplina de elementos e estratégias
para o ensino de física no curso de licenciatura do IFUSP.
Graziela das Neves. Dia 18, às 14 horas.
O computador, os professores de física e a sala de aula. Marcos
Rogério Tofoli. Dia 19, às 9 horas.
Doutorado
Quantização segundo o formalismo BRST-BFV de uma teoria
com simetria de gauge e simetria conforme em um espaço-tempo
com (d+2) dimensões. Wilson Pereira do Sacramento. Dia
18, às 14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-6091
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
Ácidos biliares como biomarcadores precoces da hepatotoxicidade
em trabalhadores expostos a solventes em oficinas de repintura de
veículos. Maria José Nunes de Paiva. Dia 17, às
14 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-3642
Instituto de Psicologia
Mestrado
O Porco-Espinho, O Menino Do Furacão E Outras Histórias:
Quadros De Uma Exposição Psicanalítica. Marcelo
Lábaki Agostinho. Dia 22, às 9 horas.
Doutorado
Especificidades da comunicação no trabalho clínico
com crianças. Maria Tereza Pinheiro Castelo. Dia 19, às
9 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-4302
Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
Avaliação de critérios de falhas de compósitos
poliméricos reforçados aplicados a vigas sob carregamento
de flexão. Gilberto Pereira de Souza. Dia 15, às
14 horas.
Mais informações: (0XX16) 273-9235/9250
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
A neutralidade monetária de longo prazo no Brasil: uma análise
simulatória utilizando índices de agregados monetários.
Guilherme de Oliveira Lima Cagliari Marques. Dia 22, às
16 horas.
Mais informações: (0XX11) 3091-5862
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
Doutorado
Estudo comparativo em crianças com e sem fissura labiopalatina
através do protocolo de triagem do desenvolvimento de linguagem
até 3 anos de idade. Vera Helena Valente Leirião.
Dia 20, às 9 horas.
Mais informações: (0XX14) 235-8434
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