São Paulo, 17/09/2003 - Boletim nº1275
saúde
Atividade física diminui estresse
em vestibulandos

Pesquisa com 134 adolescentes
mostra que os exercícios físicos
são capazes de diminuir o nível de
estresse dos candidatos ao vestibular
leia...
Alunos da Poli projetam
aeromodelos para competição
Curso na FFLCH aborda
antropologia visual

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estresse é menor em vestibulandos que praticam atividades físicas

Valéria Dias

Adolescentes que irão prestar vestibular podem encontrar nas atividades físicas uma maneira eficaz de combater o estresse tão comum nesse período da vida. Em um estudo com 134 alunos do terceiro ano do ensino médio o professor de Educação Física, João Paulo de Castro Villas Boas, constatou que aqueles que realizavam algum tipo de atividade física apresentavam um índice de estresse menor que os inativos.

A conclusão está no mestrado de Villas Boas, apresentado à Faculdade de Saúde Pública da USP em junho deste ano. Ele aplicou nos estudantes (85 do sexo feminino e 49 do masculino) um inventário de estresse e outro de atividade física. Os jovens tinham em média 17 anos e meio e estudavam em um colégio particular da cidade de Santo André, São Paulo, que incentiva o aluno a prestar vestibular em universidades públicas. "Se conseguirmos aumentar o numero de horas de atividade física desses jovens, perceberemos uma redução do nível de estresse", conta o pesquisador.

Villas Boas explica que um dos inventários mostra o grau de estresse em baixo, médio baixo, médio, médio alto e alto. O de atividade física categoriza a pessoa em muito ativo, ativo, pouco ativo ou insuficientemente ativo. "A análise dos resultados indica o nível de atividade física e de estresse e permite fazer uma associação entre esses dois fatores", conta.

Em relação à atividade física, os resultados mostraram que grande parte das meninas (68,3%) estavam na categoria ativa; os meninos (62,7%), na muito ativa. Quanto ao grau de estresse, 64% das meninas estavam no grau médio alto e 30,6% no médio. Entre os meninos, 49% no médio alto e 46% no médio.

"A participação da mulher no mercado de trabalho aumentou. Se antes trabalhar era uma opção, atualmente podemos dizer que é uma necessidade, por isso os resultados indicaram que as meninas tem um grau de estresse maior que os meninos", explica Villas Boas.

Alta inatividade
O estudo também constatou que esses jovens passam por um elevado tempo de inatividade. Ao serem questionados sobre por quanto tempo permaneciam sentados, o pesquisador obteve como resposta 593 minutos para meninos e 630 para meninas (durante o tempo livre). Nos fins de semana, esse tempo foi de 430 minutos para meninas e 479 para meninos.

Villas Boas afirma que esses adolescentes devem ser incentivados a tornarem-se fisicamente ativos. "Equivocadamente, as pessoas imaginam que praticar atividade física resume-se a entrar em uma academia de ginástica e realizar um exercício muito cansativo, mas não é assim", explica o pesquisador. "O exercício não precisa deixar a pessoa exausta, com o corpo doendo. Se ela caminhar diariamente durante 40 minutos, já estará realizando uma atividade que criará condições favoráveis para ele ficar menos estressado."

De acordo com o pesquisador, as atividades físicas liberam endorfina, um analgésico natural que dá ao corpo uma sensação de prazer e relaxamento. "Uma caminhada melhora sensivelmente o humor. Ao mesmo tempo, quanto menos ativa for uma pessoa, mais cansada e menos disposta ela ficará."

Mais informações: (0XX11) 9602-4765 ou e-mail jpvboas@usp.br, com o João Paulo Villas Boas




Três equipes da Poli disputarão a V Competição SAE Brasil de Aero Design

Olavo Soares

A Escola Politécnica (Poli) da USP participará, com três equipes, da V Competição SAE Brasil de Aero Design, torneio entre alunos de engenharia de 37 universidades de 12 estados, que projetarão e construirão aviões rádio-controlados para o evento. A essência do torneio é que os modelos sejam desenvolvidos inteiramente pelos alunos, que devem criar máquinas capazes de voar por certas distâncias carregando cargas pré-determinadas pela competição. O torneio acontecerá de 26 a 28 de setembro, no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, São Paulo.

As equipes da Poli que participarão do torneio são a Poli Atlas, Aclive e a Keep Flying. "Elas não são limitadas a alunos de um só tipo de engenharia", explica o professor Alberto Hernandez Neto, um dos orientadores dos alunos. Para Hernandez, um dos objetivos da competição é proporcionar a integração entre as diferentes carreiras de engenharia na Poli: "os alunos da Mecânica são maioria, mas também temos estudantes da Química, Civil, Elétrica e outras áreas".

"Mais Engenheiro"
"Nessa competição, o aluno se torna mais 'engenheiro'. Ele participa de todas as fases de elaboração de um projeto, tem que trabalhar em equipe, aprimorar sua expressão oral e escrita. E depois do torneio, ele passa a enxergar o que vê na sala de aula com outros olhos, já que percebe o quanto isso é importante para o aprendizado dele", comenta o professor.

A competição terá duas etapas. Na primeira, o modelo é testado, sobrevoando uma pista de 61 metros e carregando uma carga pré-determinada. Na segunda, o procedimento é repetido, mas há a contagem de pontos. A avaliação é sobre a capacidade do avião de ter um bom desempenho na bateria de testes aplicada no torneio, que submete, por exemplo, os aviões a vôos cada vez maiores.

Mesmo sem ter muita tradição no torneio, o professor Hernandez acha que as equipes da Poli terão um bom desempenho nesse ano: "a Poli não tem uma ênfase grande na Aeronáutica. Mas com a participação ano após ano na SAE, cresce cada vez mais o interesse dos alunos pelo tema aumenta". Para o professor, a falta de patrocínios maiores também é um impedimento para melhores resultados da escola. Em 2002, alunos da Poli receberam uma menção honrosa na SAE, pelo design do avião apresentado, semelhante a uma asa-delta.

Mais informações: (0XX11) 3091-9672, com o professor Hernandez, ou (0XX11) 4990-1806, na SAE Brasil




Cursos e Palestras

Seminário no IQSC
Nesta sexta-feira (19), das 10 às 12 horas, o Instituto de Química de São Carlos da USP (IQSC) estará promovendo a palestra Eletroforese capilar: nossos interesses nas áreas clínico/forense, ambiental, cosmetológica, farmacêutica e alimentos. A atividade, gratuita e aberta a todos, tratará da versatilidade da eletroforese capilar para lidar com materiais de diferentes classes químicas e matrizes complexas. Ambas, serão ilustradas apresentando aplicações representativas nas áreas clínica, forense, cosmética, ambiental, nutricional e farmacêutica, compilando os interesses de pesquisa e seus resultados aplicados.

Não é necessária inscrição prévia. A palestra será na sala Q5-1, Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos, SP.

Mais informações: (0XX16) 273-8036, ou pelo site http://www.iqsc.usp.br



Finanças em debate
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realizará mensalmente, às 19h30, uma palestra na área de finanças até o mês de dezembro. O evento é aberto e gratuito, sendo as inscrições feitas por e-mail (financas@ime.usp.br). Com o nome Seminário de Finanças Quantitativas e Modelagem Matemática, serão discutidos na ocasião os modelos matemáticos financeiros e sua implementação no mercado brasileiro.

A primeira palestra ocorre a partir do tema Apreçamento de Contratos de Volatilidade a Termo, com Pedro Paulo Schirmer, do IME;

Dia 14 de outubro serão tratados os Modelos de Extensão de Curva por Fatores, com Amaury Fonseca Junior, da Capitania Risk & Asset Management;

Dia 11 de novembro o tema Apreçamento de Derivativos: Distribuições Não-Gaussianos, será abordado por Rogério Rosenfeld, da Unesp;

Em 16 de dezembro será a vez de discorrer sobre Análise do Modelo Hull-White para o Mercado de Derivativos de Taxas de Juros Brasileiro, com Leonardo Alves de Almeida, da AMBEV

Todas palestras serão na Rua do Matão, 1010 - Cidade Universitária - São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6143/ 6136 ou no site http://www.ime.usp.br/financas



Documentário e filme etnográfico
De 18 a 25 de setembro, professores do ensino médio, alunos da área de ciências humanas e demais interessados poderão se inscrever no curso Antropologia Visual: documentário e filme etnográfico, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O curso de difusão, com 36 horas previstas, ocorrerá todas segundas-feiras, das 14 às 18h, entre o dia 29 de setembro a 24 de novembro.

Estão disponíveis 35 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 150,00. A FFLCH se encontra na Av. Professor Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612



Agenda Cultural

VIII Semana de Artes da FCF
Entre os dias 22 e 26, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove a VIII Semana de Artes. Durante o período ocorrerá o XV Salão de Artes, das 9 às 19 horas, no Bloco 13 A, sala 2 da FCF. Pinturas, esculturas, poesias, fotografias e artesanatos poderão ser visitados, gratuitamente, por todos.

Diariamente no horário do almoço haverá música ao vivo, no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos -Bloco 13 A. Segue abaixo a programação:

Dia 22, às 12 horas, Abertura da XV Salão de Artes e dos intervalos musicais
12h30 - Música Variada (MPB, Rock) - Violão e Voz, com Rodrigo Gonçalves dos Reis

Dia 23, às 12h30 - MPB - Violão e Voz, com José Pascoal dos Santos
12h45 - MPB - Coral Fina Flôr (ULM), com o grupo Vozes Femininas

Dia 24, às 12h30 - Música Clássica - Piano, com Tânia Lanfer Marquez

Dia 25, às 12h30 - Coral Yapapá , participação especial da Regente Lucymara Apostólico
12h50 - Música Popular - Violão e Voz, com Nelson Moraes e Rosana da Silva (Finance Music)

Dia 26, às 12h30 - Música Variada (MPB / Rock/ Pop/ Gospel), com Giselli Lima e Banda

A FCF localiza-se na Av. Prof. Lineu Prestes, 580 - Bloco 13 A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677



Publicações

Professor da FFLCH lança livro sobre Câmara Cascudo
O professor Marcos Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, lançou o livro Dicionário Crítico Câmara Cascudo, obra sobre o mais importante pensador da cultura popular brasileira.

A obra, da Editora Perspectiva, possui 352 páginas, e é vendida por R$ 45,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-3760



Quadro de Avisos

Aluna de nutrição da USP ganha Prêmio do CRN
A ex-aluna do curso de nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Andreia Elena Moitinho , que defendeu o mestrado em fevereiro deste ano, ganhou o IV Prêmio Maria Lúcia Ferrari Cavalcanti, organizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), na categoria de Saúde Coletiva, com o trabalho Representações sociais na manutenção do peso corporal: o que e quem o discurso revela.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091



Assembléia Legislativa homenageia Poli
A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realiza nesta sexta (19) sessão solene em homenagem aos 110 anos de fundação da Escola Politécnica (Poli) da USP.

A sessão será realizada a partir das 20 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek, no Palácio 9 de Julho, à avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295



Teses e Dissertações

Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Aplicabilidade da escala Alberta em lactentes de risco social
. Eduardo Queiroz de Mello. Dia 22, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Psicologia

Mestrado

A cegueira e a visão do pensamento. Paulo Augusto Colaço Monte Alegre. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Casas de Vilanova Artigas. Alexandre de Sousa Tenorio. Dia 17, às 14 horas.

Análise, desenvolvimento e ensaio de um dispositivo experimental para fornecer álcool etílico hidratado como segundo combustível para motores do ciclo diesel. Gilberto Hirotsugu Azevedo Koike. Dia 19, ás 9 horas.

Um estudo da adaptabilidade dos sistemas eletrônicos de controle de malha fechada pelo sensor de oxigênio de motores Ciclo Otto à gasolina ao receber álcool etílico hidr. c/o combustível alternativo. Armando José Dal Bem. Dia 19, às 14 horas.

Utilização da transformada Wavelet para caracterização de distúrbios na qualidade da energia elétrica. Odilon Delmont Filho. Dia 22, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9250/9235


Escola Politécnica

Mestrado

Método de planejamento das atividades de projeto de navio com abordagem de engenharia. Alan Paes Leme Arthou. Dia 23, às 10 horas.

Doutorado

Estudo experimental e modelagem matemática do processo de pré-polimerização em massa de metacrilato de metila (MNA) com iniciação fotoquímica. Soraia Teixeira. Dia 24, às 9 horas.

Contribuição e aplicação das wavelets na eletrostática. Aldo Artur Belardi. Dia 24, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br