São Paulo, 01/10/2003 - Boletim nº1285
reprodução
Ratas submetidas a estresse
podem ter infertilidade

Roedores afastados das mães no período
pós-natal tiveram dificuldades reprodutivas.
O estresse torna-se uma possível explicação
para a infertilidade humana
leia...
IPq realiza palestra sobre
depressão feminina
Instituto de Física exibe
O Filho da Noiva

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Infertilidade feminina pode ter causas no período pós-natal


Simone Harnik

Dentre as causas da infertilidade feminina estão distúrbios hormonais que dificultam o crescimento e a liberação do óvulo, problemas nas trompas ou tubas uterinas provocados por infecções e cirurgias, além da ligadura das trompas. No entanto, de 10% a 17% das mulheres não sabem porque são inférteis. Elas têm um funcionamento regular do corpo, dosagem normal de hormônios e, mesmo assim, não conseguem engravidar.

Uma pesquisa com animais de laboratório realizada na USP de Ribeirão Preto começa a explicar as causas desconhecidas da infertilidade feminina, possivelmente relacionadas ao período que sucede o nascimento.

O estudo Sistema Reprodutor Feminino: Controle Neuroendócrino e Efeitos do Estresse, coordenado pela professora Janete Anselmo-Franci, constatou que ratos recém-nascidos, submetidos ao estresse do afastamento da mãe, tiveram danos em uma região do cérebro associada a funções reprodutivas.

Os ratinhos eram separados durante dois minutos por dia, nos dez primeiros dias de vida. No 11º dia, o número de neurônios do locus coeruleus (lê-se "locus cerúleos") era 30% menor que a quantidade normal das células ao nascer. O locus coeruleus é o principal núcleo de liberação de noradrenalina, substância ligada às reações de medo, ansiedade e estresse. Nas mulheres, ele está relacionado com a ovulação, pois é preciso que a noradrenalina esteja presente, para que o hormônio luteinizante (LH) alcance seu pico e libere a célula reprodutora feminina.

As lesões no locus coeruleus persistiram até a idade adulta e originaram um desequilíbrio na liberação de hormônios sexuais, o que afetou a capacidade de procriação dos ratos. "Os machos não perseguiam as fêmeas e tiveram menor produção de espermatozóides. Já as fêmeas não procuravam os machos, de 50% a 80% não ovulavam e dois terços não conseguiram engravidar", explicou a professora.

Ratos e homens
As ratas têm processos ovulatórios semelhantes aos das mulheres. Aparentemente, ambos envolvem os mesmos hormônios sexuais e mecanismos de controle. No entanto, Janete adverte que não é possível transferir os resultados das pesquisas com roedores diretamente para os humanos. "Novas pesquisas clínicas devem acontecer".

Janete ainda explica que quando a mulher é submetida a estresses, o locus não atua regularmente e pode causar problemas na liberação dos óvulos. "Por isso, atletas, bailarinas e outras profissionais que trabalham sob pressão podem ter dificuldades para engravidar. Toda a situação de estresse crônico pode estar relacionada a um quadro de infertilidade", comenta Janete.

"Há algum tempo, já se sabe que o estresse no período pós-natal está associado a alterações comportamentais. Também sabemos que a ansiedade em adultos atrapalha as funções reprodutivas. O que é novidade é que as lesões no locus coeruleus podem persistir durante a vida adulta", explica a pesquisadora. "Inclusive, uma mãe com depressão pós-parto, pode causar estresses para o filho, e indiretamente, originar dificuldades reprodutivas. Por isso, essa pesquisa serve também como um alerta, e mostra que a interação mãe e filho é muito importante", conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Imprensa da USP de Ribeirão Preto

Mais informações: (0XX16) 602-4032 ou pelo e-mail jaafranc@usp.br




Cursos e Palestras


Depressão na mulher
O Grupo de Doenças Afetivas (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria (Ipq) da Faculdade de Medicina (FM) da USP está com inscrições abertas até o dia 8 para a palestra Depressão na mulher: TPM, pós-parto e menopausa. O encontro trará o psiquiatra Rodrigo Silva Dias e a psicóloga Sonia Arteaga, os quais explicitarão os motivos e causas mais comuns, além de trazer depoimentos e debate entre os participantes. As inscrições podem ser feitas por telefone. A palestra é gratuita, aberta a todos interessados e realizada na Rua da Consolação, 3101, Jardins, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6648


Palestra gratuita em São Carlos
Será realizada no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP a palestra Controle da resposta imune durante a infecção com o Trypanosoma Cruzi, com o professor João Santana da Silva. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontecerá na sexta-feira (3), às 14 horas.

O IQSC fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036


110 anos de Mário de Andrade
De 7 a 14 de outubro acontecerá uma série de eventos em comemoração ao aniversário de 110 anos do poeta Mário de Andrade. Intitulados Paulicéia desvairada: 110 anos de Mário de Andrade, os eventos acontecerão na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e na PUC de São Paulo.

Todas as atividades são gratuitas, e as inscrições serão recebidas na hora de sua realização. A programação completa do evento está no site http://www.puc.br/jornal/notas/marioandrade.htm.

Mais informações pelo e-mail csopos@pucsp.br



Agenda Cultural


IF exibe filme argentino
Nesta sexta-feira (3), às 12 horas, o Instituto de Física (IF) da USP apresenta em seu Auditório Sul o filme O Filho da Noiva, drama argentino do diretor Juan José Campanella e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2002.

Baseado em situações vividas pelo próprio diretor, o filme mostra a desgastante rotina de Rafael Belvedere. Após sofrer um ataque cardíaco, o protagonista começa a reavaliar a sua vida, o seu relacionamento com os pais, a filha adolescente e a atual namorada. Em meio a situações engraçadas e emocionantes, Rafael ajuda seu pai Nino a realizar um antigo sonho de sua mãe, atualmente internada em um asilo, vítima de mal de Alzheimer: casar-se na igreja, após quarenta anos de convívio. O filme também aborda a questão sócio-econômica argentina e a sua influência na vida das pessoas.

A sessão é gratuita e aberta a todos. O IF fica na Rua do Matão, travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900



Quadro de Avisos

Futebol de Robôs
O Grupo de Estudos Avançados em Robótica (GEAR), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos obteve o terceiro lugar na categoria "RoboCup F-180" (a maior de todas em número e tamanho de robôs), no Campeonato Latino-Americano de Futebol de Robôs.

O evento aconteceu em Bauru nos dias 13 e 14 de setembro e é considerado a "Libertadores da América" do Futebol de Robôs. Em sua segunda versão, a competição contou com 26 times de universidades brasileiras, chilenas, argentinas e mexicanas.

Mais informações: (0XX16) 273-9671, com o professor Eduardo Simões



Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Aplicação do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) em propriedades leiteiras. Andrezza Alves Spexoto. Dia 8, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

Compreendendo o conceito de fadiga: Estudo de caso dos trabalhadores em uma indústria gráfica. Maria de Fátima Ferreira Queiroz. Dia 3, às 14 horas.

Controle social e gestão participativa em saúde pública - A experiência de conselhos gestores de Unidades de Saúde do Município de Campo Grande/MS: 1994-2002. Milca Lopes de Oliveira. Dia 8, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br