São Paulo, 10/10/2003 - Boletim nº 1292
nutrição
Dieta enriquece tecidos e ovos
de galinha com ômega 3

A suplementação com sementes de linhaça,
orégano e alecrim aumentou a concentração
de ômega 3 nas aves. Substância é
essencial para o organismo humano
leia...
Portal da USP é um dos sites
universitários mais acessados
Estação Ciência realiza
Oficina de Fotografia

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Sementes de linhaça, orégano e alecrim aumentam concentração de ômega 3 em galinhas


Valéria Dias

A suplementação alimentar com semente de linhaça, orégano e alecrim mostrou-se eficaz para aumentar a concentração de ômega 3 - substância essencial para o bom funcionamento do organismo humano - em tecidos e em ovos de galinhas. É o que mostra a tese de doutorado da pesquisadora Maria Elena de Los Dolores Bernal Gómez, apresentada este ano à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Durante 30 dias, Maria Elena complementou a alimentação de 192 galinhas poedeiras da linhagem comercial Babcock. O grupo controle recebeu uma dieta suplementada com especiarias (óregano e alecrim). Na dieta do outro grupo acrescentou-se 5% de semente de linhaça, além dessas especiarias.

Os resultados indicaram que houve um aumento da concentração de ácido graxo poliinsaturado ômega 3 nas gemas dos ovos no grupo que recebeu 5% de semente de linhaça, em relação ao grupo controle. "Em apenas dez dias percebemos a ação benéfica da semente no aumento da concentração de ômega 3 nos ovos, assim como a ação do alecrim e do orégano como antioxidantes", conta o orientador da pesquisa, professor Jorge Mancini Filho.

A semente de linhaça é uma fonte de ácido graxo poliinsaturado ômega 3. O problema é a oxidação pela qual esses ácidos graxos podem passar. A oxidação irá acontecer quando, por ação do calor, por exemplo, o hidrogênio da molécula desse ácido graxo acaba se "desprendendo" para formar um radical livre, o que desestabiliza sua estrutura molecular. Para impedir esse processo são usados antioxidantes naturais como os presentes em especiarias (alecrim, orégano, sálvia, canela), no tomate (licopeno), na cenoura (betacaroteno), ou ainda na vitamina E.

Para avaliar a concentração de ômega 3 no tecido das aves, no final do estudo parte das galinhas foi abatida. A análise aconteceu na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. Os resultados, segundo Mancini, também indicaram uma incorporação de ácidos graxos no tecido das aves. "Essa suplementação alimentar com semente de linhaça e especiarias torna-se uma alternativa para produtores que queiram aumentar a concentração de ácidos graxos no tecidos das aves, produzindo ovos e carne de galinha enriquecidos", diz o professor.

Os pescados (salmão, atum, sardinha) são a principal fonte de ômega 3. A substância não é produzida no organismo humano, devendo ser consumida na dieta. Entre outros benefícios, o ômega 3 previne doenças do coração e reduz as chances de enfarte.

Atualmente a pesquisadora Maria Elena de Los Dolores Bernal Gomes trabalha na Universidad San Francisco de Quito, Equador, onde leciona e desenvolve pesquisas no Departamento de Nutrición y Alimentos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3674, com o professor Mancini




Média de visitação do USPonline é superior a 700 mil usuários por mês

Da Redação, Agência USP

No ar desde 2001, o portal da USP (www.usp.br) é, atualmente, um dos sites universitários mais visitados do mundo. A informação foi divulgada pelo Ibope eRatings, que comprovou a boa posição do portal em pesquisa realizada no mês de setembro. Para 2004, o site passará por uma série de reformulações, dinamizando ainda mais seus serviços.

O USPonline recebe, mensalmente, 790 mil usuários únicos, o que acarreta num total de 2 milhões de page views no período. A quantia é superior a de universidades famosas mundialmente, como Oxford (com 202 mil visitantes), Massachusetts Institute of Technology, o MIT (com 664 mil) e California, que recebe mensalmente 777 mil visitantes. O site recebe, por mês, cerca de 1.800 e-mails, dos quais 70% são válidos e têm resposta personalizada.

De todas os acessos ao portal, apenas cerca 30% são realizados por internautas dentro de um dos seis campi da USP. E, mesmo com a impossibilidade de se precisar a origem dessas visitas, acredita-se que a maior parte delas são feitas por pessoas externas à Universidade, especialmente de outros países, como os latino-americanos e ibéricos.

Diferenciando
Atualmente em fase de reformulações, o www.usp.br buscará diferenciar sua seção de notícias. "Não é só porque se trata de um portal que temos que trabalhar apenas com notícias em tempo real, curtas e rápidas", acredita Daniela Bertocchi, diretora do USPonline. O portal deverá oferecer, nos próximos meses, notícias que se valerão de outros canais multimídia, como arquivos de imagem, áudio e animações.

O USPonline mantém, há dois anos, um convênio com o Portal Universia (www.universiabrasil.net), projeto do banco Santander que congrega não só universidades brasileiras, mas argentinas, chilenas, colombianas, espanholas, mexicanas, peruanas, portuguesas, porto-riquenhas e venezuelanas. O Universia, além de manter dois bolsistas no USPonline, que são responsáveis pela interface entre ambos os portais, também colabora com infra-estrutura

Mais informações: (0XX11) 3091-3940



Cursos e Palestras


Oficina de fotografia na Estação Ciência
A Oficina Fotografando com câmera escura será realizada no dia 18 de outubro, às 9 horas, na Estação Ciência da USP. Destinado a professores de Ciências e Física dos Ensinos Fundamental e Médio, o curso é coordenado pelo professor Mikiya Muramatsu do Instituto de Física (IF) da USP.

O objetivo do encontro é demonstrar a aplicação de conceitos simples de Matemática, Física e Química na fotografia, bem como a reconstrução histórica dessa atividade que, com o passar dos anos, transformou-se em um simples "Click" para muitos. Os participantes irão montar suas próprias máquinas fotográficas e, em duplas, obterão as fotos negativo/positivo. O custo da oficina é de R$ 10,00 e será fornecido um manual de fotografia. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa e funciona de 3ª a 6ª feira, das 8 às 18 horas, sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828


O Brasil é tema de conferência no IEA
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realiza no próximo dia 14, às 10 horas, a conferência Brasil: uma Visão Crítica e Apaixonada, com Geraldo Forbes, integrante do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional (Gacint) da USP e ex-conselheiro do IEA. Forbes tentará identificar os problemas do Brasil e procurará soluções. Além disso, fará a análise de correntes da história do País, examinará alguns fatos marcantes da história de outros países para comparação e compreensão dos desvios brasileiros. O evento é gratuito e acontece no Auditório Alberto Carvalho da Silva do IEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442


Mão na Massa
No próximo dia 13 de outubro, às 8h30, na Estação Ciência, acontece o Encontro da Aplicação do Projeto ABC na Educação Científica - Mão na Massa na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Será apresentado, nesse encontro, o Projeto La Main à la Pâte pelo professor-formador responsável pelo ensino das ciências no Departamento de Ariège, na França, Stephane Respaud. O Projeto Mão na Massa do Brasil será apresentado pelo coordenador Ernst W. Hamburger.

A aplicação do projeto Mão na Massa na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Capital, será apresentada por Beatriz A.C. de Castro Athayde, da Estação Ciência da USP. Haverá também, uma Exposição sobre Aplicações do Projeto nas Escolas Estaduais de São Paulo e outros grupos brasileiros. Duas Oficinas complementarão o Encontro. Uma, chamada "A respiração", será ministrada por Stephane Respaud. A outra, chamada "O ar", será apresentada por André Laugier, professor-pesquisador do IUFM de Aquitaine em Bordeaux, França. A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022 ou pelo e-mail: maonamassa@eciencia.usp.br


Qualidade de vida no trabalho
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP está com inscrições abertas para o Curso Avançado de Gestão Empresarial em Qualidade de Vida no Trabalho, direcionado aos profissionais que atuam com Qualidade de Vida no Trabalho.

O curso será dividido em dois módulos, no primeiro, de 13 a 17 de outubro, serão abordados aspectos macroorganizacionais, perspectivas estratégicas da gestão, responsabilidade social, entre outros temas e no segundo, de 24 a 28 de outubro, os participantes tratarão das questões metodológicas e gerenciais, abordagens e instrumentos da gestão, tendências empresariais e implicações da gestão.

As inscrições custam R$2.766,66, e podem ser parceladas em até quatro vezes. As aulas acontecem na FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, sala C1, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5908 e 3814-2375 ou pelo e-mail qvt@fia.com.br


Encontro de alunos em inglês
O VI Encontro dos Alunos de Graduação em Inglês como Língua Estrangeira (Eagile 2003), organizado pelos alunos de graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro nos períodos matutino e noturno nas salas de aula do prédio de Letras da FFLCH.

Este ano, além das apresentações, em inglês, de trabalhos e produções dos alunos do curso de Inglês da FFLCH, o evento recebe o ator Ailton Graça, que falará sobre sua atuação na peça Otelo, com comentários do professor John Milton.

O evento é aberto a todos os interessados e não é necessário fazer inscrição. A FFLCH fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: 9514-2687, com Samantha Stamatiu ou pelo site www.eagile.kit.net


Debate com Ministério Público e Movimentos Sociais
Alunos do Programa Especial de Treinamento (PET) da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) realizarão no dia 11 de outubro, das 8 às 17 horas, no Espaço Cultural do Campus de Ribeirão Preto (antiga Capela), o simpósio Movimentos Sociais.

O evento, aberto ao público em geral, terá a presença, do promotor de Justiça de Ribeirão Preto, Marcelo Pedroso Goulart, que fará a palestra de abertura abordando o tema "Ministério Público e Movimentos Sociais na construção da Democracia Brasileira".

O evento acontece na Antiga Capela da FMRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3171



Publicações

Cadernos CPC
Dia 22 de outubro, às 19 horas, na FAU Maranhão da USP (Rua Maranhão, 88, Higienópolis, São Paulo) acontece o lançamento do volume VI da série Cadernos CPC - Meio Ambiente: Patrimônio Cultural da USP. O evento ainda terá uma mesa redonda com a presença dos autores.

Mais informações: (0XX11) 3091-2051 / 3091-3430


Lançamentos no Ceuma
Às 19 horas da próxima segunda-feira (13), o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP realiza o lançamento dos livros A navegação venturosa - ensaios sobre Celso Furtado e Crítica à razão dualista / O Ornitorrinco, de Francisco de Oliveira.

O evento acontece na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, Salão Nobre, 3º andar.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182 r. 54



Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Arquitetura pipeline para processamento morfológico de imagens binárias em tempo real utilizando dispositivos de lógica programável complexa. Emerson Carlos Pedrinho. Dia 17, às 14 horas.

Mapeamento geotécnico e análise do processos erosivos da bacia do Córrego Tuncum, São Pedro-SP, escala 1:10.000. Aristotelina Ferreira da Silva. Dia 17, às 9 horas.

Mais Informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Doutorado

Radiologia convencional e tomografia computadorizada na avaliação do tórax de cadelas com neoplasias mamárias malignas. Ana Carolina Brandao de Campos Fonseca Pinto. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Mestrado

Confiança e política monetária uma abordagem institucional. Gina Maria Bacelli. Dia 17, às 14h30.

Evidenciação contábil do risco de mercado por instituições financeiras no Brasil. André Moura Cintra Goulart. Dia 17, às 15h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Sustentabilidade na agricultura - percepção de riscos ambientais e mudança cultural: um estudo de antropologia ecológica. Alesssandra Schmitt. Dia 17, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Ergatoginia e reprodução em Blepharidatta conops Kempf, 1967 (Hymenoptera, Formicidae, Myrmicinae). Patrícia Romano da Silva. Dia 17, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Papel do hormônio tiroideano na organização do citoesqueleto do somatotrofo: possíveis repercussões na sintese e secreção de hormônio do crescimento (GH). Francemilson Goulart da Silva. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br