São Paulo, 16/10/2003 - Boletim nº 1296
nutrição
Diminui a desnutrição entre crianças
atendidas em creches públicas

Ao analisar 21 creches do município de São
Paulo, pesquisadora da FSP observou queda
de desnutrição de 7,1 para 3,5% entre crianças
pré-escolares
leia...
Estação Ciência recebe
inscrições para "Exclusão Zero"
Apresentações do Coralusp
em outubro

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Creche pode proporcionar alimentação que criança não dispõe em casa


Juliana Kiyomura Moreno

Após três anos de pesquisa, a nutricionista Milena Baptista Bueno detectou que as creches municipais podem não somente abrigar e entreter crianças durante período integral, mas também proporcionar uma diminuição significativa na desnutrição infantil. Em seu estudo, Milena observou durante um ano 422 crianças de 21 creches do município de São Paulo e registrou a queda da desnutrição de 7,1% para 3,5%.

O trabalho é fruto de seu mestrado, Evolução nutricional de crianças atendidas em Creches Públicas do Município de São Paulo (1999-2000), apresentado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Um dos principais objetivos foi mostrar que, apesar da alta incidência de relatos de doenças infecciosas (como diarréias, pneumonia, coriza, dores de garganta e ouvido), as creches podem ser consideradas fator de proteção para o crescimento infantil.

Destinadas às famílias com rendimento de até quatro salários mínimos, as entidades são voltadas para crianças de seis meses a seis anos, cujas mães trabalham e requerem abrigo de seus filhos por oito a doze horas diárias. "Por precisarem trabalhar, muitas dessas mães não dispõem de tempo para preparar uma alimentação adequada para seus filhos. Isto pode levar as crianças a uma deficiência nutricional, se não estiverem aos cuidados de outra pessoa ou instituição capacitada, já que estão em fase de intenso crescimento", comenta a nutricionista.

Para uma análise mais próxima dos indicadores reais da situação nutricional existente nas creches da rede pública do município, Milena acompanhou a evolução do estado nutricional de crianças de unidades de todas as regiões de São Paulo (Zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro). Na avaliação foram utilizadas as variáveis peso, estatura, sexo e idade como critérios de medição.

O atendimento em creches existe desde os anos de 1920 - período marcado pelo impulso do desenvolvimento industrial brasileiro - e sua ampla difusão ocorreu na década de 70, época em que a mão de obra feminina começou a ser mais freqüente nas indústrias. Foi somente em 1980 que se intensificaram as discussões sobre a qualidade deste serviço, o que contribuiu para, na década seguinte, ocorrer a divulgação no município de São Paulo de diretrizes para este tipo de instituição.

A partir daí, o Estado assumiu o dever de oferecer cinco refeições e um balanceamento alimentar de acordo com a faixa etária e 100% da quantidade de proteína e energia (calorias) necessárias diariamente. Com isso, na teoria, não seria necessário à criança alimentar-se depois de sua saída da creche.

Obesidade
Segundo a pesquisadora, a obesidade está se tornando uma nova preocupação entre a população infantil de baixa renda. "Antes apenas a desnutrição era vista como um problema, mas hoje, a obesidade está presente em percentuais maiores do que o esperado".

Enquanto em 1999 Milena verificou nas 21 creches 5,7% das crianças "gordinhas", em 2000, subiu para 6,9%. De acordo com a pesquisadora, essa incidência é mais significativa em crianças maiores de dois anos, pelo fato de seu crescimento já ser menos intenso quando comparado ao das menores.

"Este valor ainda é pequeno mas, no futuro, a questão pode chegar a um problema de saúde pública entre pré-escolares. Trabalhos de intervenção como educação alimentar para crianças e seus pais e uma revisão nutricional deveriam integrar as ações de prevenção primária à saúde dentro de creches públicas", alerta a nutricionista.

Mais informações: (0XX11) 3066-7701/7771, ou pelo e-mail mibueno@yahoo.com



Cursos e Palestras


Ciência e Educação
Até 24 de outubro, a Estação Ciência (EC) da USP estará com inscrições abertas para o Concurso Ciência e Educação: Exclusão Zero. A atividade é voltada para professores do ensino fundamental, médio e técnico, buscando divulgar experiências na área do ensino das ciências e da ação pedagógica em sala de aula. Os projetos a serem apresentados poderão mostrar estratégias multidisciplinares, equipamentos desenvolvidos e produção de paradidáticos, software, vídeo e programas de TV.

Os trabalhos selecionados serão expostos durante a 8ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências na EC, de 12 a 14 de novembro. Os três primeiros colocados receberão prêmios especiais, sendo que o primeiro receberá o prêmio Estação Ciência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Estação Ciência, na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo, ou por correio. A ficha de cadastro e o regulamento estão disponíveis no site da Estação Ciência http://www.eciencia.usp.br

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, ou pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br



Planejamento, Gestão dos Recursos Hídricos
No dia 18 de outubro, a partir das 8 horas, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, acontece o seminário Recursos Hídricos: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas.

O evento pretende sensibilizar a sociedade para a problemática dos recursos hídricos e a importância da eficiência em sua utilização.

O seminário é destinado à alunos e professores do meio universitário, organizações não-governamentais, movimentos sociais, empresas e produtores rurais, alunos de ensino médio das escolas públicas de Piracicaba, dentre outras pessoas interessadas no assunto.

As vagas são limitadas e as inscrições custam R$10,00 para estudante e R$20,00 para profissionais. Haverá entrega de certificados aos participantes. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3436-8661, na Esalq Jr Florestal



Encontro internacional na Poli
A Escola Politécnica (Poli) da USP, por intermédio de seu Grupo de Análise de Segurança, em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação, irá realizar, de 21 a 24 de outubro próximos, o Primeiro Simpósio Latino-Americano de "Dependable Computing (I LADC).

Durante os quatro dias do evento, pesquisadores de diversos países das Américas e da Europa, e de vários estados brasileiros, irão discutir importantes aspectos relacionados com a confiabilidade e segurança de projetos de sistemas computacionais.

Composta por sessões técnicas, tutoriais, "workshops" e palestras de especialistas internacionais especialmente convidados, a programação do I LADC é de grande interesse a todo o profissional ou pesquisador envolvido com as questões da avaliação da confiabilidade e segurança de sistemas computacionais, e dos princípios de projeto a serem seguidos em todas as suas fases: especificação, desenvolvimento, implementação, certificação, operação e manutenção.

Mais informações (0XX11) 3091-5457 ou no site http://ladc2003.pcs.usp.br



Agenda Cultural


Apresentações do Coralusp
O Coral Universidade de São Paulo (Coralusp), que tem como responsável o Maestro Benito Juarez, traz uma série de concertos gratuitos no mês de outubro:

Dia 25, às 17h30,
Pça. Benito Calixto, s/nº, Pinheiros
Regente: Selma Boragian

Dia 26, às 11 horas,
Casa de Dona Yayá - Música na Yayá
R. Major Diogo, 353, Bela Vista
Regente: Vera Novack

Dia 26, às 19h15,
Igreja Santo Inácio de Loyola
R. França Pinto, 115, Vila Mariana
Regente: Mauro Aulicino

Dia 27, às 21 horas,
TUSP
R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque
Regente: Marcia Hentschel

Dia 29, às 18h30,
Instituto de Matemática (IME) da USP
R. do Matão, 1010, na Cidade Universitária.
Regênte: Selma Boragian

Dia 29, às 20 horas,
Teatro Municipal de São José dos Campos
R. Rubião Junior, 84, 3ª piso, Shopping Centro, São José dos Campos.
Regente: Vera Novack

A entrada é franca em todas essas apresentações.

Mais informações: (0XX11) 3091-3930 / 5071



Quadro de Avisos

Poli integra associação de escolas de Engenharia
A Escola Politécnica (Poli) da USP foi aceita, no último dia 10, como membro da Associação Top Industrial Managers Europe, (TIME), associação que congrega as principais escolas de engenharia européias, e busca oferecer diplomas de graduação válidos em mais de um país.

A Poli é a primeira escola não européia que se torna associada. Estiveram na reunião realizada em Atenas, na Grécia, apresentando a Escola, o professor Vahan Agopyan, diretor da Poli e o Coordenador de Relações Internacionais, professor Adnei Melges de Andrade.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295/ 5550


Projeto da MariAntonia foi premiado na 5ª BIA
A Fundação Bienal de São Paulo e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) premiaram o projeto de restauro do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, executado pelo escritório de arquitetura UNA, representada por Cristiane Muniz, Fábio Rago Valentim, Fernanda Barbara e Fernando Viégas.

O projeto foi premiado na Categoria Institucional Não-Executado, do Prêmio Votorantim de Arquitetura - Exposição Geral de Arquitetos. O edifício Joaquim Nabuco, que está sendo restaurado desde junho de 2003, hospedará amplas salas de exposições, um café-foyer, um auditório e uma reserva técnica bem equipada, além da coleção do Instituto de Arte Contemporânea (IAC). O edifício Rui Barbosa, atualmente em uso, receberá um nova torre de elevadores e outras modificações estruturais. O projeto de arquitetura prevê, ainda, uma praça central, que será um espaço cultural ao ar livre.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815


Instituto da Criança faz campanha de saúde bucal
O Instituto da Criança e a Divisão de Odontologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) promovem no mês da criança a III Campanha Educativa de Saúde Bucal - Sorrindo para o Futuro.

Até o dia 17, a equipe de cirurgiões dentistas odontopediatras do Instituto Central vai orientar crianças, adolescentes e acompanhantes sobre a importância da saúde bucal.

A III Campanha Educativa de Saúde Bucal acontece, das 8 às 12 horas, no ambulatório e nas enfermarias do Instituto da Criança do HC. O Instituto da Criança fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 647, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-8507 / 9619-0535



Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

A vivência da sexualidade em mulheres com quadros de depressão, tratadas com medicamentos antidepressivos e psicoterapia. Alexandre Romano de Araújo. Dia 20, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

A produção de vasos na Lucânia e a questão do contato cultural no contexto de colonização grega. Carolina Kesser Barcellos Dias. Dia 17, às 10 horas

A paisagem de Nicolau Antonio Facchinetti no Brasil do século XIX. Michelle Yara Urcci. Dia 17, às 14 horas.

Introdução à leitura de Karl Polanyi. Diego de Bernardin Stadoan. Dia 23, às 9 horas.


Doutorado

Seiva da Seca: ima poética em infância de Graciliano Ramos. Eliane Jacqueline Mattalia. Dia 17, às 14h30.

A imagem do índio: discursos e representações. Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti. Dia 17 às 8 horas.

Etnoarquiteturas e enchentes no Vale do Itajaí. Roberto Gonçalves da Silva. Dia 17, às 14 horas.

As ruínas da tradição. A Casa da Torre de Garcia D'Ávila - familia e propriedade no nordeste colonial. Angelo Emilio da Silova Pessoa. Dia 17, às 19 horas.

Mais Informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Mestrado


Fatores prognósticos clínicos, histopatlógicos e terapêuticos no carcinoma epidermóide de palato. Marco Antonio Cortelazzo. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3069-7064


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Envolvimento de receptores serotonérgicos dos tipos 5-HT 1A, 5-HT 2A e 5-HT 2C da substância cinzenta periaquedutal dorsal na modulação dos comportamentos de esquiva inibitória e fuga em ratos submetidos ao labirinto em T elevado. Vanessa de Paula Sores, dia 20 de outubro, às 14hs.

Avaliação retrospectiva da evolução de uma população de crianças encaminhadas por distúrbios de fala, após diagnóstico audiológico e encaminhamento adequado. Rodrigo Sousa Rezende, dia 22 de outubro, às 10hs.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Doutorado

Gases traço na Amazônia: Variabilidade Sazonal e Temporal de O3, NOx e CO em Ambientes de Pastagem e Floresta. Ana Maria Cordova Leal. Dia 23, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4765


Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

Restrição alimentar crônica em cloreto de sódio induz depósito de lipídios no arco aórtico e aumento da concentração de lipídios no plasma de camundongos com ablação gênica para receptor de LDL. Sérgio Catanozi. Dia 23, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br