São Paulo, 17/10/2003 - Boletim 1297
nutrição
Musse enriquecida com yacon
tem mais fibras alimentares

O suco concentrado de yacon - planta
originária dos Andes - aumentou as fibras
e reduziu as calorias e o colesterol da
musse de chocolate desenvolvida na FCF
leia...
Seminário com José Goldemberg:
Ética e Educação ambiental
USP de São Carlos recebe
dois prêmios

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Pesquisadora desenvolve musse de chocolate enriquecida com yacon

Valéria Dias

Uma musse de chocolate enriquecida com frutooligossacarídeos (FOSs) - substâncias que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino -, com baixos níveis de colesterol e valor calórico reduzido foi o resultado da pesquisa desenvolvida pela engenheira de alimentos Ester Yoshie Yosino, no Laboratório de Química e Bioquímica de Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

A engenheira adicionou suco concentrado de yacon - planta originária dos Andes - como fonte de FOSs. "No caso da musse, a adição do yacon aumentou o conteúdo de fibra alimentar", conta Ester.

Como o yacon já é naturalmente adocicado, a pesquisadora diminuiu a quantidade de açúcar da receita e, para manter a consistência original do alimento, foi necessário diminuir também a quantidade de ovos o que fez a musse desenvolvida no Laboratório ficar com menos calorias e ter uma redução de 45% de colesterol.

O estudo teve a orientação da professora Tullia Filisetti e fez parte do mestrado de Ester, apresentado em setembro deste ano na FCF. "Fizemos um teste de aceitação com 30 consumidores e a maioria avaliou bem o produto", afirma a pesquisadora.

O yacon é uma das fontes naturais de FOSs. Ao serem ingeridos, os frutooligossacarídeos estimulam a microbiota do cólon, especialmente as bifidobactérias, onde são fermentadas, e ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Além das fibras, é um alimento rico em água, sais minerais e de gosto doce. Diferentemente de outros tubérculos, que armazenam amido, o yacon acumula FOSs e açúcares (com alto poder adoçante e de baixo valor calórico).

Para fazer o suco concentrado, o yacon foi lavado e colocado em uma autoclave (espécie de panela de pressão usada em experimentos científicos) à temperatura de 121 graus Celsius durante 20 minutos. Após o cozimento, ele foi descascado, passado no liqüidificador, filtrado a vácuo, centrifugado e concentrado em um evaporador a vácuo. A pesquisadora determinou a quantidade de FOSs e de açúcares presentes no suco concentrado e, em seguida, o adicionou à musse.

Segundo Ester Yoshie Yosino, o yacon já é cultivado em Ibiúna e Capão Bonito, no interior de São Paulo, e pode ser encontrado em lojas de produtos japoneses e no Ceasa.

Mais informações: pelos e-mails esteryy@terra.com.br, com Ester Yosino ou tullia@usp.br, com a professora Tullia




Cursos e Palestras


Ética e Educação Ambiental

No próximo dia 20, das 8h30 às 12 horas, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, acontece a palestra Ética e Educação Ambiental, com o professor José Goldemberg, secretário estadual do Meio Ambiente e membro do conselho deliberativo do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP.

O encontro, organizado pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental e pelo Programa de Apoio às ONG´s, terá lugar no Auditório Augusto Ruschi da Secretaria, que fica na av. Prof. Frederico hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, São Paulo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia do evento.

Mais informações: (0XX11) 3030-7076 / 6377


Encontro reúne especialistas contra a fome
O Grupo de Prevenção de Perdas (GPP) do Programa de Administração de Varejo (Provar), realiza no dia 23 de outubro, às 14 horas, o último encontro temático do grupo em 2003, A Prevenção de Perdas Atuando Além do Lixo. O objetivo do encontro é apresentar o trabalho do Banco de Alimento da Cidade de São Paulo às empresas.

O evento será iniciado com a apresentação do Projeto do Banco de Alimentos da Cidade de São Paulo, por Emiliano Milanez da Silva, coordenador do Programa. Carmem Cecília Tadini, professora da Escola Politécnica da USP, e do Laboratório de Engenharia de Alimentos, fala sobre as "Novas Tecnologias para Minimizar Perdas de Produtos Perecíveis". Ronaldo Santos, Gerente de Prevenção de Perdas do Grupo Sonae Distribuição Brasil, finaliza as atividades abordando o tema "O que é ser parceiro do Projeto do Banco de Alimentos da Cidade de São Paulo".

O encontro acontece na Faculdade Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, na Av. professor Luciano Gualberto, 908, Prédio FEA1, Auditório da Congregação na FEA, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais Informações (0XX11) 3091-5993 ou 3813-6467


IX Semana de Psicologia da USP
Começa na próxima segunda-feira (20), no Instituto de Psicologia (IP) da USP, a IX Semana de Psicologia da USP, com o tema "Psicologia: Contato com o não-saber".

Até sexta-feira (24), diversas mesas redondas tratarão da experiência transformadora de se deparar com o que não se sabe e das atitudes que se toma diante do indeterminado. O evento é aberto e não é necessário fazer inscrição antecipada.

O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178


Seminários sobre Química em São Carlos
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP promove nesta sexta-feira (17) dois seminários de uma disciplina da pós-graduação. Eles são abertos a quaisquer interessados.

Às 10 horas, Derivados bromados bioativos da esponja Aplysina fulva, é o tema da exposição de Kelly de Oliveira Santos. Às 14 horas, Nicéa Quintino Amauro fala sobre a Caracterização do nível de compreensão do conhecimento químico exigido dos alunos egressos do ensino médio brasileiro. Ambas são pós-graduandas do IQSC.

As apresentações acontecem na sala Q5-1, do IQSC, que fica na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos

Mais informações: (0XX16) 273-8036



Agenda Cultural

Recepção da Coleção "Taunay"
O Museu Paulista (Ipiranga) da USP inaugura dia 20 a exposição Acervos incorporados em 2002/2003 e Coleção Taunay. A mostra, que vai até o dia 31, abrange os acervos incorporados à Instituição no biênio 2002/3, entre eles as Coleções Jafet e Taunay. Os conteúdos revestem-se de importantes conjuntos documentais sobre a História do Brasil e parte de sua trajetória institucional no Museu Paulista.

Na oportunidade acontece o lançamento dos livros "O Ferro de passar, passado a limpo: anotações em torno de uma coleção" (Edusp), de Fernando Lemos; e "Catálogo das coleções especiais e acervos museologicos da USP", da CPC/SIBI, importante instrumento de pesquisa acerca das coleções e acervos da USP.

O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000


Programação da TV USP
Confira a programação da TV USP para a semana de 20 a 26 de outubro

Trajetória: Carlos Lemos, Inédito. O programa exibe uma entrevista com Carlos A. C. Lemos, professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Um dos maiores arquitetos do país, Lemos se dedicou ao estudo da moradia brasileira e também participou da construção do Parque do Ibirapuera, ao lado de Oscar Niemeyer. Terça-feira, às 12 horas, 16h30 e 21 horas.

O PGM, inédito, traz a terceira matéria da série sobre Brinquedos e mostra os testes de segurança que são feitos e como funciona a fiscalização desses produtos. No programa dessa semana, também será mostrada a Cidade A. E. Carvalho, projetada para ser um bairro operário e que hoje luta por infra-estrutura e melhores condições de vida. Adoção de fissurados, é outro assunto. É mostrado o projeto Bauru, do Centrinho, que apóia pacientes e familiares com dificuldades socioeconômicas através de adoções. Quarta-feira, às 7h30, 12 horas, 16h30 e 21 horas.

Pilotis: Revista do Campus, inédito. A repercussão do caso Gugu, uma exposição de origamis, um debate sobre transgênicos e uma entrevista com o jornalista André Trigueiro são os destaques do programa. Quinta feira,às 7 horas, 12 horas, 16 horas e 20h30.

Olhar da USP: Saúde e envelhecimento, inédito. Participam do programa as professoras Maria Lúcia Lebrão da Faculdade de Saúde Pública da USP e investigadora principal do Sabe - Saúde, Bem-estar e Envelhecimento e Yeda Duarte da Escola de Enfermagem da USP. Quinta-feira, às 7h30, 12h30, 16h30 e 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br



Publicações

Arte-educação na periferia
A Edusp, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a Fundação Vitae e a Pinacoteca do Estado lançam no próximo dia 25, às 11 horas, o livro Deslocamentos: Experiências De Arte-Educação na Periferia de São Paulo, de Nair Kremer.

A obra é um relato do trabalho desenvolvido por Nair com crianças de diversas idades na periferia de São Paulo. A autora desenvolve um projeto na Casa Zezinho e no Projeto Anchieta e, por intermédio de sua vivência profissional, artística e educacional, sugere uma metodologia acerca da arte na educação. As experiências da artista com arte na periferia de São Paulo são contadas por meio de depoimentos, citações, documentação fotográfica da autora e, principalmente, imagens dos trabalhos realizados pela crianças.

O lançamento será na Pinacoteca do Estado, na Praça da Luz, 02, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 (Edusp) ou 229-9844 (Pinacoteca)



Quadro de Avisos


USP São Carlos recebe dois prêmios

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e o professor Sérgio Mascarenhas, coordenador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, ganharam, no último dia 16, o XI Prêmio Peão de Tecnologia, da Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos.

O prêmio é concedido anualmente, desde 1993, às pessoas ou grupos de pessoas que tenham contribuído significativamente, por meio da inovação tecnológica, para aumentar a produção, a qualidade e a competitividade de produtos e serviços de empresas.

Em seu 50º aniversário, a EESC recebe o prêmio por ter iniciado em São Carlos a pesquisa e o desenvolvimento tecnológicos. O professor Sérgio Mascarenhas recebe o prêmio pela criação dos grupos de pesquisas pioneiros que resultaram no Pólo de Alta Tecnologia de São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3362-6262


Teses e Dissertações


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Calibração de acelerômetros. José Cláudio Pinto de Azevedo. Dia 24 de outubro, às 9 horas.

Doutorado

Reforço de vigas de concreto armado submetidas a pré-carregamento e ações de longa duração com aplicação de concretos de alta resistência e concretos com fibras de aço. Andréa Prado Abreu Reis. Dia 24, às 9h30.

Mais informações: (0xx16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Amortecimento em linhas de ancoragem. Julian de Freitas Hallai. Dia 17, às 9 horas.

Uso do geoprocessamento para a detecção de sítios contaminados. Claudomiro dos Santos Dia 24, às 14 horas.

Túneis imersos. Cíntia Cristiana Schultz. Dia 19 de novembro, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Efeito de dois alimentos comerciais secos no consumo energético, peso vivo e peso metabólico, escore corporal, escore e peso fecal de cães adultos em manutenção e atividade. Carla Veronesi. Dia 24 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 3091-1351


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br