São Paulo, 22/10/2003 - Boletim nº 1300
arqueologia
Arqueologia brasileira auxilia
no resgate de Apollonia

Equipes de arqueólogos brasileiros, que
integram o projeto Apollonia, ajudam a
desenterrar 1800 anos de história
escondidos sob o solo da Palestina
leia...
Fórum na Poli discute
a TV Digital
No IEA, historiografia e
pesquisas sobre a Idade Média

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Sítio arqueológico em Israel conta com o trabalho de arqueólogos brasileiros

Francisco Angelo

O passado de uma cidade israelense com mais de 18 séculos de história está vindo à superfície com ajuda da arqueologia brasileira, por intermédio do Projeto Apollonia. Coordenado pelo historiador Francisco Marshall, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o projeto é um programa de pesquisa e formação em arqueologia e história antiga, que possibilitou convênios de cooperação científica entre instituições brasileiras, como o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, e estrangeiras, como a Tel Aviv University (TAU).

"O nosso papel no projeto é o de prestar uma assessoria científica", diz a arqueóloga Maria Beatriz Borba Florenzano, responsável pela colaboração do MAE, até há pouco tempo única instituição do País a possuir um programa de pós-graduação em Arqueologia. No Apollonia estão envolvidos desde pesquisadores e professores até alunos de graduação e pós. Desde julho de 1998, já foram realizadas cinco expedições brasileiras ao Mediterrâneo, sendo a última delas em setembro deste ano.

Segundo o professor Marshall, além das escavações no sítio, cada expedição conta com visitas técnicas a sítios similares, e atividades em laboratórios e bibliotecas de universidades e sociedades científicas. Para Maria Beatriz, "a prática de campo e a especialização em arqueologia clássica são algumas das contribuições importantes do projeto".

Encruzilhada de povos
Arshof, Apollonia, Sozusa, Arsuf, Arsur. Tantos nomes diferentes levam o sítio de Apollonia, explorado desde 1977, a se destacar pela dimensão transitória da sua ocupação. Debaixo de seu solo quente e arenoso dividem espaço conquistadores e conquistados das mais distintas civilizações, além de rastros de inúmeras e sangrentas batalhas acontecidas em mais de dezoito séculos de história. Lá já viveram fenícios, grego-macedônicos, judeus, bizantinos e árabes. "A região é uma encruzilhada de povos", define Maria Beatriz.

Os vestígios mais importantes no entanto são o Castelo de Arsuf, erguido na época da dominação dos cruzados europeus (1191-1265) e uma villa marítima romana, construída em perfeito alinhamento com os pontos cardeais. Há também uma grande quantidade de objetos do dia-a-dia, como cerâmicas, moedas, estatuetas, jóias e ossadas que, segundo o professor Marshall, "permite compreender melhor os fenômenos da vida privada desses povos, como a expressão da religiosidade, por exemplo". Ele ainda ressalta que, recentemente, o sítio foi arrolado na lista dos cem mais ameaçados da World Monuments Fund, o que lhe dá grande destaque e o prioriza para trabalhos de resgate e preservação.

Ele também aponta dois pontos cruciais do Projeto Apollonia. O primeiro seria a ordenação social do espaço, ou seja, de que maneira cada cultura ali presente alterou a paisagem por meio do urbanismo (habitação, espaços públicos e privados). O segundo seria a questão da identidade étnica e o que ele chama de "contato cultural", a maneira como cada ocupante expressava sua cultura através de seus ícones, símbolos e representações, e também como essas culturas interagiam entre elas. Como a história da região foi sendo construída através da relação entre vencedores e vencidos, "é importante analisar que tipo de relações houve entre essas culturas, se houve dominação, hibridismo, permanência ou aculturação", diz Marshall.

Mais informações: (0XX11) 3091-2890 ou florenza@usp.br, com Maria Beatriz Florenzano; ou (0XX51) 3223-0700 ou marshall@ufrgs.br, com Francisco Marshall




Cursos e Palestras


Fórum discute TV Digital
O Fórum de Políticas Públicas da USP - TV Digital realiza de 29 a 31 de outubro, no Auditório Mário Covas da Escola Politécnica (Poli) da USP, um encontro sobre a implantação dessa tecnologia no País. Estão previstas as participações de representantes do Executivo e Legislativo federais, universidades, emissoras de tv, imprensa, cinema, fabricantes de aparelhos de tv e de computadores e de programas de inclusão digital.

A abertura será no dia 29, às 19 horas, com a presença de Miro Teixeira, ministro das Comunicações, e Luiz Nunes de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa da USP, entre outros.

O objetivo do fórum é promover um debate abrangente, plural e democrático, que congregue diferentes atores sociais interessados na questão. Este debate deverá servir para subsidiar a construção de um modelo brasileiro de TV Digital Aberta, onde possam estar articuladas questões ligadas ao conteúdo, inclusão, regulação e tecnologia.

A Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações : (0XX11) 3091-3919 / 4442


Administração da Rotatividade
Nesta quinta-feira (23), das 8h30 às 17h30, acontece o curso Administração da Rotatividade, organizado pelo Programa de Administração de Varejo (Provar) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Direcionado a gerentes e analistas de RH; proprietários de negócios de varejo, gerentes de loja, esse curso pretende discutir a gestão do turn over e seu impacto nos negócios varejistas.

O preço é de R$390,00 e ainda é possível se inscrever pelo site http://www.provar.org/curso_eventos/curso_rotatividade.htm. O curso acontece na Unidade Educacional FIA Pinheiros, na R. Navarro de Andrade, 152, Pinheiros, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3082-9335 / 8224


Presidente da Fapesp ministra palestra em Bauru
No próximo dia 29, às 11 horas, o professor Carlos Vogt, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), ministra a palestra Perspectivas de Fomento da Fapesp, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O evento, que é aberto e gratuito, acontece no salão nobre da FOB, que fica na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8385 ou 9791-2368


Historiografia e pesquisas sobre a Idade Média
De 27 a 31 de outubro, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP sediará a segunda edição do Le Moyen Âge vu d'ailleurs (A Idade Média vista de outro lugar), encontro internacional que dá prosseguimento ao workshop realizado em Auxerre, França, em 2002. A reunião pretende estabelecer um intercâmbio entre a produção medievalística francesa, brasileira, argentina, portuguesa e espanhola.

Será um seminário de estudos com conferências, mesas coordenadas e debates. Participarão especialistas do Centro de Estudos Medievais (CEM) de Auxerre (vinculado ao CNRS, Ministério da Cultura da França e à Universidade da Borgonha), Escola Doutoral da Universidade de Paris I, Escola de Altos Estudos em Ciências Socias (EHESS, na sigla em francês), Universidade de São Paulo, Universidade Nacional de Rosário e Universidade Nacional de Buenos Aires.

O evento é restrito a docentes, doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica com pesquisas na área de história medieval. Porém, há duas conferências abertas: uma ocorre no dia 23 de outubro, às 16h30, com Dominique Iogna-Prat, do CEM; a outra acontece no dia 30, às 20h e será ministrada por Jean-Claude Schmitt.

As palestras serão realizadas no Anfiteatro do Departamento de História, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442




Agenda Cultural

Novas exposições no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia inaugura quatro novas exposições no dia 30 de outubro, às 20 horas.

O designer Alexandre Wollner apresenta na exposição Wollnerphotos.hfg-ulm.de-sp.br fotografias em p&b que remontam aos anos de 1950, realizadas na Suíça.Também estarão expostas fotos feitas mais tarde no Brasil, além de experiências com montagem fotográfica realizadas já na década de 80.

Peças de Sergio Camargo (1930-1990) pertencentes ao acervo do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) compõem a mostra Projetos, Protótipos e Pequenos.

Fernando Vilela expõe obras em que cria relações das esculturas e da gravura com a própria estrutura arquitetônica da sala.

Visualidade Nascente é uma exposição coletiva dos finalistas das categorias artes plásticas e vídeo/cinema do Projeto Nascente - iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Editora Abril

As exposições podem ser visitadas até 30 de novembro. R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3257-2760




Quadro de Avisos

Entrega do 2º Prêmio Produsp para comunicação responsável
O Programa de Prevenção e Tratamento do uso de drogas na USP (Produsp), do Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas), realizará o evento de premiação da melhor arte em camiseta, relacionada à conscientização do uso indevido de drogas pelos alunos da USP do campus da capital.

O evento ocorrerá dia 4 de novembro, às 18 horas, no Auditório Anfiteatro do prédio FEA 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e será aberto a toda comunidade USP. Haverá também apresentações artísticas e, após a premiação, um coquetel.

Ao todo foram 32 trabalhos feitos por alunos de diversas faculdades. As peças serão julgadas por uma banca composta por acadêmicos da área de saúde e profissionais ligados à mídia. O primeiro colocado ganhará um aparelho de DVD, o segundo, um CD player portátil, e o terceiro, uma anuidade na academia Runner.

A FEA fica na Av. Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4405


Chineses visitam a USP para conhecer tecnologias de educação
Entre os dias 21 e 26 de outubro, a Escola do Futuro da USP receberá a visita de membros do National Educational Examinations Authority (NEEA), da China. A Escola do Futuro vai mostrar às autoridades chinesas sua tecnologia na área de educação à distância.

Subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, a Escola do Futuro realiza, desde 1989, projetos de pesquisa e desenvolvimento, além de programas de capacitação de professores e serviços de consultoria. O objetivo desse laboratório é o de investigar novas tecnologias de comunicação aplicadas à aprendizagem em todos os níveis educacionais.

A visita ocorre devido ao Projeto SOCRATES firmado entre a USP e o International Council for Open and Distance Education (ICDE/Noruega), Universitat Oberta de Catalunya (UOC/Espanha), e o NEEA. O Projeto pretende definir um modelo de educação à distância e a estratégia e promover a qualidade e acessibilidade dos softwares.

Mais Informações: (0XX11) 3814-3690, com Melissa



Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Doutorado

Raciocínio Clínico: o desafio do cuidar. Consuelo Garcia Corrêa. Dia 29 de outubro, às 13h30.

Mais Informações: (0XX11) 3066-7533


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Terra e Capitalismo na América Latina: reformas na legislação agrária de Nova Granada, 1848-1853. Cristiane Checchia. Dia 30 de outubro, às 10 horas.

Doutorado

A anguzada lexicográfica luso-bundo-americana. Língua e identidade nacional na segunda metade do século XIX. Olga Ferreira Coelho. Dia 29 de outubro, às 9 horas.

Energia elétrica no Brasil - história, contradições e lutas (1960-2000). Helio Benedito Costa. Dia 30 de outubro, às 9 horas.

Merleau-Ponty na trama da experiência. Osvaldo Fontes Filho. Dia 30 de outubro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Comparação entre a quantidade de unidades formadoras de colônias de microrganismos e a contagem de células somáticas em amostras de leite provenientes de glândulas mamárias de bovinos com infecção intramamária. Simone Silveira da Costa. Dia 29 de outubro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br