São Paulo, 30/10/2003 - Boletim nº 1305
saúde bucal
Cárie atinge maior parte das
crianças com fissura labiopalatal

Doença atinge 59,3% de crianças
fissuradas, uma das mais comuns
má-formações presentes a cada
650 nascimentos
leia...
Método melhora a pigmentação
de cicatrizes de queimaduras
IO exibe fotografias
de suas expedições

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Crianças fissuradas são as maiores vítimas de cárie

Juliana Kiyomura Moreno

O tratamento preventivo precoce e a conscientização de pais podem evitar a cárie em bebês com fissura labiopalatal, uma das mais comuns má-formações presentes a cada 650 nascimentos. Entre crianças fissuradas, a doença atinge 59,3% com idade entre sete e 66 meses, e 10% com até um ano.

De acordo com a odontopediatra Lucimara Teixeira das Neves, que analisou a condição bucal destas crianças em sua pesquisa de mestrado, muitos bebês já poderiam ter passado por uma cirurgia corretiva, o que não foi possível devido à presença de lesões de cárie. "A boa saúde bucal é pré-requisito fundamental para todo o processo de reabilitação desde fases precoces", explica.

A odontopediatra avaliou 300 crianças portadoras de fissuras dividindo-as em dez grupos de acordo com a faixa etária. Paralelamente, aplicou um questionário com seus pais e, assim, verificou as dificuldades mais freqüentes. "Cerca de 40% dos pais relataram receio na higiene bucal de seus filhos. Muitos justificavam esta insegurança por terem medo de machucarem a fissura ou então pelo fato de as próprias alterações anatômicas locais dificultarem a limpeza. Alguns confessavam que mal higienizavam a área afetada."

E esse temor acabou por apontar que a presença de cárie chega a 40% nos grupos formados por crianças de 19 a 24 meses. "O valor é alto nesta faixa pelo fato de as crianças já serem mais independentes e não colaborarem muito com seus pais para uma higiene correta", acredita Lucimara. "Além disso, outro fator que contribui é a irrupção dos dentes posteriores, os quais possuem uma anatomia diferente e facilitam o acúmulo de restos alimentares e o surgimento da cárie."

Conscientização
A cárie é uma doença infecto contagiosa que ocorre principalmente pela falta de higiene e dieta inadequada, como por exemplo o alto consumo de alimentos açucarados. O ideal para evitá-la entre estas crianças mais vulneráveis seria a prevenção precoce a partir de um acompanhamento odontológico periódico.

Com isso, desde março, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP de Bauru - mais conhecido como Centrinho- vem oferecendo este serviço de orientação gratuitamente em sua recém-inaugurada "Clínica de Bebês". "Por volta de 450 crianças não só da região mas de todo o País e da América Latina já se beneficiaram dessa extensão do atendimento odontopediátrico", conta a pesquisadora. "Quanto antes o problema de cárie for tratado e a cirurgia corretiva for feita, menor serão as chances da criança sentir-se diferente de outras de sua idade", comenta.

Em todo o Brasil, a maioria das universidades já implementou o atendimento precoce por meio das Clínica de Bebês. Mas o Centrinho se destaca por desenvolver pesquisas de ponta no atendimento de crianças com deformidades craniofaciais.

Lucimara apresentou seu trabalho na Faculdade de Odontologia (FO) da USP e foi premiada no Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizado em setembro de 2002 - o que rendeu o convite para apresentar, este ano, sua pesquisa no 21º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) na galeria de trabalhos premiados.

Mais informações: (0XX14) 3235-8141, lucineves@centrinho.usp.br




Técnica trabalha com enxerto de células formadoras da epiderme


Da Redação, Agência USP

As vítimas de queimaduras que apresentam hipocromia cutânea, ou seja, não conseguem repor a pigmentação normal da pele nas áreas afetadas, contam agora com um tratamento inédito desenvolvido pelo Laboratório de Cirurgia Plástica e Microcirurgia Experimental da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Através de um enxerto de epitélio de queratinócitos (célula que forma a epiderme), cultivado em laboratório, já é possível devolver a cor natural da pele nas cicatrizes resultantes de queimaduras. Dois pacientes do Ambulatório de Queimados do Hospital das Clínicas já se submeteram ao tratamento, nos últimos sete meses, tendo apresentado resultados positivos.

A pesquisa foi desenvolvida pela equipe do professor Marcus Castro Ferreira, titular da Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP e diretor da Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital das Clínicas. Por razões ainda desconhecidas, alguns pacientes apresentam nos locais de queimaduras, após a cicatrização, ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, substância que dá cor à pele).

"Transportador" de melanócitos
O transplante de epitélio de queratinócitos passou a ser indicado nesses casos, após ser comprovado clinicamente que ele pode funcionar como "transportador" de melanócitos. Testes de laboratório revelam que durante o cultivo de epitélio de queratinócito ocorre um crescimento simultâneo de melanócitos.

O transplante de epitélio cultivado como "transportador" de melanócitos vinha sendo utilizado em alguns centros internacionais, até então, exclusivamente para o tratamento de vitiligo, doença que causa despigmentação da pele. A indicação para cicatrizes de queimaduras com perda de cor é inédita. De acordo com a médica Marisa Roma Herson, pesquisadora responsável pelo trabalho do Laboratório de Cirurgia Plástica da FMUSP, esse é o primeiro transplante clínico de epitélios cultivados para o tratamento de seqüelas de queimaduras no País.

O procedimento foi realizado até o momento em dois pacientes do Hospital das Clínicas com aprovação da Comissão de Ética e Pesquisa da FMUSP. Para evitar rejeições, os queratinócitos são obtidos da própria pele do paciente por meio de biópsia. A amostra é levada para o laboratório, onde é processada. As células se multiplicam e formam epitélios, que são enxertados nas áreas de cicatrizes dos pacientes.

Fonte: Assessoria de imprensa da Faculdade de Medicina

Mais informações: (0XX11) 3032-1092, com Cacilda Luna, da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da USP




Cursos e Palestras

O papel da Universidade nos processos sociais
No dia 7 de novembro, às 9h30, no Auditório "Antonio Giglioli", do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP acontecerá o debate O papel da Universidade e seu engajamento nos processos sociais.

Participarão da mesa os professores Sandro Tonso, da Unicamp, Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física (IF) da USP.

O evento é parte do Projeto "Extensão Universitária e Inclusão Social: conectando diferentes metodologias", uma parceria do Fundo de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp.

O evento é gratuito e é necessário confirmar a presença até sexta (31), no e-mail cecae@usp.br ou no telefone (0XX11) 3091-4420.

O IME fica na R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4420, com Fátima



Comissão de pesquisa aborda água

Na próxima sexta (31), às 14 horas, no Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da USP, acontece a palestra Água: Valor Estratégico, Econômico e Social, que será ministrada pelo presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIGEA), José Galizia Tundisi.

O evento, aberto e gratuito, faz parte da série "Seminários Estratégicos da Comissão de Pesquisa", que visa promover a discussão e a exposição de temas relevantes, dentro e fora dos meios acadêmicos, envolvendo líderes de diferentes áreas do conhecimento, para a reflexão e definição de estratégias institucionais.

A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477



Romantismo: a Reinvenção da Música
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP promove na próxima sexta (31), às 11h30, seminário O Romantismo: A Reinvenção da Música, com o professor Amílcar Zani, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O evento é aberto a quaisquer interessados e a entrada é franca. O seminário acontece no Anfiteatro Maria Aparecida Pourchet Campos da FCF, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Piso Superior, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677



Colóquio no IF
O colóquio Na trilha por novos supercondutores intermetálicos: Os férmions pesados supercondutores CeMIn5 (M = metal de transição) como exemplo, ocorre nesta quinta (30), às 16 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP. O palestrante será o professor Pascoal Pagliuso, do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp. O evento é gratuito. O IF fica na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitaria, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114



Agenda Cultural


IO exibe fotografias de suas expedições

O Instituto Oceanográfico (IO) da USP, mantém até a próxima sexta (31), uma exposição fotográfica que procura retratar suas expedições de pesquisa, desde 1983, no continente antártico.

O IO fica na Pça. do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6587


As Potências da Arte
O Projeto Nascente inaugura nesta quinta-feira (30), às 20 horas, a Exposição Visualidade Nascente 13 As Potências da Arte, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP.

A exposição, com trabalhos de artes-plásticas e vídeo-cinema, permanece no Ceuma até o dia 30 de novembro. O Ceuma fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo e a entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3277


IF exibe O Casamento de Louise
O Instituto de Física (IF) da USP exibe, nesta sexta-feira (31), às 12 horas, o filme O Casamento de Louise, no Auditório Sul.

Trata-se de uma comédia romântica brasileira, com direção de Betse de Paula. O elenco é formado por Sílvia Buarque, Dira Paes, Marcos Palmeira, Murilo Grossi e Mark Hopkins.
O filme aborda os encontros e os desencontros de duas mulheres de classes sociais diferentes. Louise é violinista da Orquestra Sinfônica. A outra é Luzia, uma empregada doméstica.

O IF fica na R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6900



Quadro de Avisos

Concursos para professores da FMRP
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP abriu vagas de professores para preencher seus quadros. As áreas para os concursos são as seguintes:

Departamento. de Ginecologia e Obstetrícia - Área de Conhecimento: Obstetrícia Inscrições até 15 de novembro.

Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica - Área de Psicologia. Inscrições até 16 de novembro.

Departamento. de Patologia - Disciplina de Medicina Legal. Inscrições até 16 de novembro.

Departamento de Puericultura e Pediatria - Conjunto de Disciplinas RCG-313 (Semiologia e Saúde da Criança), RCG-431 (Pediatria), RCG-512 (Estágio em Pediatria I) e RCG-606 (Estágio em Pediatria II). Inscrições até 28 de dezembro.

Departamento de Cirurgia e Anatomia - Disciplinas de Cirurgia Geral e Torácica, Cirurgia Torácica e Cardiovascular, Cirurgia Vascular e Angiologia, Cirurgia Plástica e Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Urologia, Anatomia, Coloproctologia, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Cirurgia de Urgência e Terapia Intensiva. Inscrições até 28 de dezembro.

Departamento de Cirurgia e Anatomia - Disciplinas de Cirurgia Geral e Torácica, Cirurgia Torácica e Cardiovascular, Cirurgia Vascular e Angiologia, Cirurgia Plástica e Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Urologia, Anatomia, Coloproctologia, Neurocirurgia, Gastroenterologia, Cirurgia de Urgência e Terapia Intensiva. Inscrições até 14 de fevereiro de 2004.

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia - Área de Conhecimento: Oncologia Tocoginecológica. Inscrições até 13 de março de 2004.

Mais informações: (0XX16) 602-3114, na Assistência Técnica Acadêmica da FMRP, ou pelo e-mail: lproenca@fmrp.usp.br



Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Política monetária e controlabilidade da inflação: a experiência Brasileira recente. Beatriz Helena Lopes de Oliveira. Dia 7 de novembro, às 14 horas.

Mudanças no padrão sazonal: uma comparação entre o desempenho dos modelos auto-regressivo e estrutural. Carlos Massayuki Assato. Dia 7 de novembro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11)3091-5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

El laberinto de la soledad e a questão da identidade do mexicano. Maria Beatriz Castrucci di Moisè. Dia 5 de novembro, às 14h30.

Doutorado

A burocracia elitizada e o polonoroeste em Rondônia. Jorge Luiz Coimbra de Oliveira. Dia 6 de novembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Psicologia

Doutorado

Violência Psicológica: um estudo do fenômeno na relação professor - aluno. Sonia Maria Ferreira Koehler. Dia 7 de novembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br