São Paulo, 10/11/2003 - Boletim nº 1312
arquitetura
Cemitérios do interior
revelam arquitetura viva

Mais de 2000 fotografias são resultado
de estudo que documentou e analisou as
representações tumulares, além de contar
a história da formação dos cemitérios
leia...
Pesquisadores reconstituem
trajeto de expedição histórica
Curso no IP aborda tratamento
de crianças com distúrbios

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo põe em foco a arquitetura dos túmulos do interior paulista

Simone Harnik

O arquiteto Renato Cymbalista documentou cemitérios de mais de 40 cidades do interior paulista, com uma produção de cerca de 2000 registros fotográficos. Esse trabalho faz parte do mestrado defendido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, e hoje pode ser encontrado nas livrarias sob o título de Cidades dos Vivos (da Editora Annablume). O livro, além da pesquisa histórica, disponibiliza 250 fotos da dissertação.

O pesquisador tratou os cemitérios como um microcosmo da cidade, no qual ricos e pobres, negros e brancos ocupam o mesmo espaço e constroem sua identidade social principalmente pela arquitetura dos túmulos.

Cymbalista buscou entender como os cemitérios passaram a integrar a paisagem urbana. No período colonial predominava uma relação íntima entre vivos e mortos - quem morria, por exemplo, podia ser enterrado dentro de igrejas, um local de convívio. "Apenas no século XIX, é que a idéia de um cemitério em um lugar afastado surgiu, junto com o desejo burguês de organizar e impor normas aos espaços, seguindo, muitas vezes, modelos de cidades européias."

Apesar de os cemitérios terem alterado o modo de lidar com a morte, o arquiteto verificou que certos costumes, como as atitudes mágicas e a veneração de certos mortos, resistiram às mudanças. Um exemplo é o do túmulo de Ivana Javanovitch (1907-1987), também conhecida por Cigana Ivana. Em São José do Rio Preto, onde seu corpo está sepultado, ela recebe pedidos escritos com batom sobre o granito de sua lápide, além de maquiagem, bijuterias e cigarros.

O pesquisador procurou, ainda, entender os motivos que determinavam as formas arquitetônicas dos cemitérios, assim como as relações de poder e os conteúdos religiosos ou leigos contidos nelas. Tentou reconstruir os processos pelos quais as representações, figuras e ornamentos foram reinterpretados e reinventados ao longo do tempo.

Um dos elementos analisados foram as flores de Bauru. As flores acompanham os mortos há muito tempo. Porém, as flores naturais perdem o vigor rapidamente e, para fazê-las mais duradouras, utilizaram-se representações em porcelana, lata ou plástico. O túmulo do primeiro enterrado no cemitério de Bauru, João Henrique Dix (que se suicidou em 1908, para inaugurar a necrópole), já levava flores esculpidas em mármore. Mais tarde, em 1928, as flores de um outro túmulo foram moldadas em alvenaria e reboco. Estes tipos de ornamento serviram na decoração do pórtico de entrada do cemitério da cidade e popularizaram-se para outros túmulos do cemitério, criando algo como um "estilo bauruense". "Na década de 1960, as flores praticamente deixaram de ser utilizadas e o padrão passou a ser o emprego do granito, pelos mais ricos, e de azulejos, pelos mais pobres".

Classes sociais no cemitério
Cymbalista se interessou por estudar os cemitérios de cidades interiorioranas do Estado de São Paulo devido à diversidade de formas, estilos e materiais dos túmulos. "Além disso, os cemitérios de cidades do interior, apresentam uma maior interface entre as classes sociais", explica.

Os túmulos das cidades do oeste paulista pareciam, ao pesquisador, caracterizar um tipo de arquitetura híbrida, que misturaria os estilos eruditos, com modos construtivos populares. No entanto, durante o trabalho de campo, Renato verificou que sua hipótese não se confirmava. "Conversando com mestres de obras dos cemitérios, percebi que eles não se viam como portadores de um estilo. Os túmulos das elites é que ditavam as modas. Mas isso não significa que a população tenha deixado de se colocar no espaço dos cemitérios. Ela se manifesta com os objetos de devoção, com a adoração de certos mortos e santos, por exemplo", conclui.

Mais informações: (0XX11) 3258-6121 ramal 236 ou e-mail renato@polis.org.br



Missão de pesquisadores percorre o trajeto de odisséia do século XIX

Simone Harnik

Na próxima quarta-feira (12), chega a São Paulo a Missão Cruls uma trajetória para o futuro. O projeto, que começou a ser desenvolvido há três anos, pretende percorrer e divulgar o caminho da expedição histórica que o astrônomo e geógrafo belga, Luiz Cruls, fez pelo território brasileiro em 1892. Às 14h30, do dia 12, a Missão estará na Sala do Conselho Universitário da USP e promoverá uma mesa-redonda, além de expor as fotografias da viagem de Cruls.

Segundo o professor e cineasta Pedro Jorge de Castro, da Universidade de Brasília (UnB), idealizador e coordenador do projeto, a viagem de Cruls era bastante arrojada. "Na época, o meio de transporte mais rápido era o trem e não era possível imaginar uma grande cidade mil quilômetros adentro do continente. Luiz Cruls mudou o arranjo geográfico do País e deixou conseqüências para o cidadão comum. Ele foi buscar e trouxe o futuro do Brasil. Sua expedição foi coroada com a construção de Brasília quase 70 anos depois", explica.

A Missão atual, com uma equipe de l7 pessoas entre professores, pesquisadores e técnicos, começa no próximo dia 10, com uma solenidade de abertura na sede do Museu Nacional de Astronomia no Rio de Janeiro. A viagem deve durar 18 dias e a comitiva passará por 20 cidades nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. A chegada a Brasília está prevista para o dia 25 de novembro, e a missão será recebida pelo governador Joaquim Roriz, no Palácio do Buriti, e no Senado Federal, pelo presidente do Senado, José Sarney.

A primeira viagem
A missão de Cruls foi designada em 1892, pelo presidente Floriano Peixoto, para explorar o interior do Brasil. Segundo o professor Pedro Jorge, a Constituição Brasileira da época previa a demarcação do interior do território brasileiro para a construção da capital do País.

Por isso, Luiz Cruls percorreu mais de 4 mil quilômetros, do Rio de Janeiro ao Planalto Central. Ele e sua equipe de 21 pesquisadores demarcaram 14.400 quilômetros quadrados e apresentaram, em 1894, um relatório com mais de 300 páginas que representa um dos mais completos registros sobre a região do Planalto - com informações sobre a flora, fauna, rios, solos, clima, o modo de vida dos habitantes, aspectos urbanos e arquitetônicos das cidades existentes no trajeto e até mesmo as doenças mais comuns. "Cruls produziu o primeiro relatório de impacto de meio ambiente da nossa época", afirma.

Mais informações: (0XX61) 9988-3599, 322-3455 ou 225-0423, com Edna Cristina




Cursos e Palestras

Semana do ribeirão "Pisca" na Esalq
A III Semana do Pisca - Pisca pra mim, Piracicamirim será realizada de 10 a 13 de novembro e pretende ampliar a atuação do Projeto Pisca, grupo ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) que busca tornar a sub-bacia do Ribeirão Piracicamirim um modelo de sustentabilidade sócio-ambiental, integrando meio rural e urbano. Também se busca chamar a atenção da comunidade para o ribeirão, que é conhecido por "Pisca" na região, e passa por problemas ambientais.

O evento contará com diversas atividades abertas e gratuitas, oficinas para escolas do local e estudantes da Esalq, debates, palestras e apresentação de trabalhos. Haverá também visitas às trilhas da faculdade, shows e apresentações artísticas, além de mutirões de limpeza do ribeirão. A Semana ocorrerá na Esalq, Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3436-8648 / 4485 ou pisca@esalq.usp.br



Gestão empresarial e ambiental
Entre os dias 10 e 12 de novembro, acontece na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP o VII Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA). O evento, realizado bienalmente, tem por objetivo ampliar e promover o intercâmbio de conhecimentos e divulgar práticas de gestão ambiental. Pretende ainda estimular novas abordagens administrativas que contribuam para a proteção do meio ambiente, conciliando eficiência e eficácia empresarial.

O encontro é dirigido a empresários, pesquisadores, administradores, representantes de ONGs ligadas ao meio ambiente, estudantes e profissionais de diferentes áreas atentos aos princípios do desenvolvimento sustentável. A edição deste ano contará com a apresentação de 146 trabalhos, divididos em quatro eixos temáticos, e terá o atual secretário estadual do Meio Ambiente, José Goldemberg, como palestrante na abertura.

A inscrição custa R$ 200,00. O encontro será realizado no auditório da FEA 5, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5849, ou pelo e-mail engema@fia.com.br



II Semana de Engenharia Civil em São Carlos
A II Semana de Engenharia Civil da USP de São Carlos (SEC 2003) será realizada entre os dias 10 e 14 de novembro. Contando com a realização de cursos, debates e palestras sobre assuntos relacionados exclusivamente à Engenharia, o encontro discutirá temas como planejamento de canteiro de obras, qualidade na construção civil, perícia técnica e automação residencial.

O objetivo é expandir os conhecimentos adquiridos no interior da Universidade e integrar os estudantes com o mercado de trabalho. O evento também pretende apresentar as tecnologias recentes para os profissionais já atuantes no ramo da construção civil, pesquisadores, professores, pós-graduandos e demais interessados nas inovações que surgem para melhorar a qualidade, rapidez e diminuir o custo das obras realizadas.

O campus de São Carlos fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9997 / 9119



Escolarizando crianças com distúrbios
Começam nesta segunda-feira (10) as inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu Tratamento e escolarização de crianças com distúrbios globais do desenvolvimento. É voltado para psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos, e busca desenvolver conhecimentos para tratar e educar crianças com distúrbios globais do desenvolvimento, além de prover experiências através de estágios nas propostas de tratamento e inclusão e supervisões.

É realizado pela Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, com a coordenação da professora Maria Cristina Machado Kupfer. As aulas são sempre às segundas-feiras, das 14 às 18 horas, além dos estágios em horários variados, durando todo o curso dois anos.

As inscrições, que custam R$ 50,00, vão até 10 de dezembro. O custo anual é de uma matrícula de R$ 195,00 mais 11 parcelas de R$ 390,00. O endereço é Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 399, Trav. 4, bloco 17, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4386 / 4918, lugvida@edu.usp.br ou no site www.usp.br/ip/lvida


Semana de Movimentos Populares
O Diretório Central de Estudantes (DCE) da USP organiza, de 10 a 14 de novembro, a Semana de Movimentos Populares. Procura-se discutir a relação da sociedade, universidade e movimentos sociais populares. A programação vem a seguir, com mesas de debates e oficinas, todas gratuitas, abertas e sem necessidade de inscrição.

Dia 10:
18 horas, no Anfiteatro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP: debate Educação e cultura para a transformação social.

Dia 11:
12 horas, no Auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP: debate A mídia e os movimentos populares.

15 horas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP: oficina Acesso à Universidade.

15h30, no Espaço de Vivência do Departamento de Ciências Sociais da FFLCH: Dança Afro.

15h30, na FFLCH: oficina Diversidade Sexual.

16 horas, na sala 118 do Departamento de Ciências Sociais da FFLCH: oficina Vídeos sobre opressão.

18 horas, no Teatro da Universidade Católica (Tuca) da Pontifícia Universidade Católica (PUC): ato pela democratização da mídia no Tuca.

Dia 12:
12 horas, no Anfiteatro de Geografia da FFLCH: debate As transformações no mundo do trabalho.

15 horas, no Espaço de Vivência do Departamento de Ciências Sociais da FFLCH: oficina Movimento Zapatista.

15h30, no Espaço Aquário do prédio de Geografia / História da FFLCH: oficina Movimentos sociais e a luta pelo socialismo com liberdade.

18 horas, no Anfiteatro do prédio 5 da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP: debate Violência e opressão como controle social.

Dia 13:
12 horas, no Anfiteatro do Biênio da Escola Politécnica (Poli) da USP: debate Democratização da universidade.

15 horas, na FFLCH: oficina Movimentos sociais e a construção de uma alternativa de esquerda.

15h30, no Saguão do Departamento de Ciências Sociais da FFLCH: oficina Aula Pública.

18 horas, no Espaço de Vivência do Departamento de Ciências Sociais da FFLCH: debate Alca e OMC.

Dia 14:
15 horas, no prédio do Biênio da Poli: oficina Mutirão.

16 horas, no Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação (FE): debate Unidade dos movimentos sociais.

Os endereços das unidades envolvidas são: FAU, na R. do Lago, 876; ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443; prédio da Geografia da FFLCH: Av. Prof. Lineu Prestes, 338; prédio de Ciências Sociais da FFLCH, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 315; FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908; Poli, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380; FE, na Av. da Universidade, 308; todas na Cidade Universitária, São Paulo. A PUC fica na R. Monte Alegre, 984, Perdizes, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3269 / 3270, dce@dceusp.org.br, no DCE, ou no site www.dceusp.org.br


Agenda Cultural

Problemas urbanísticos e sociais da Vila Buarque
Nos dias 9, 13 e 14 de novembro, com o apoio do Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma) e da FAU-Maranhão, acontecerá a quarta edição do "Circuito Vila Buarque de Educação e Cultura". Serão realizadas, na região central de São Paulo, manifestações artísticas e discussões com especialistas sobre os problemas urbanísticos e sociais da região, simbolizados e sintetizados pela presença do Elevado Costa e Silva, o "Minhocão". A programação desta edição do Circuito, o Elevado Dois Sentidos, vem a seguir:

Dia 9, às 15 horas - Medir o pulso: desfile no "Minhocão" com grupos populares de percussão que se concentrarão nas proximidades de diferentes rampas de acesso ao Elevado. O ponto de chegada será a Praça Roosevelt. Junto com o desfile acontecerão outros tipos de atividades, como ações educativas e performáticas.

Dia 13, às 19 horas - Minhocão: Como Viver Com Ele (ou Sem Ele): projeção, na sede da FAU Maranhão, do filme Superfícies Habitáveis - Memorial 2, feito em 1974 pelo arquiteto Flavio Motta e pelo artista plástico Marcello Nitsche, focalizando o "Minhocão" e seu significado em relação à rápida urbanização de São Paulo. A projeção será seguida de debate.

Dia 14, às 20 horas - Projeção de vídeos que tem o elevado como tema na fachada lateral do edifício localizado na esquina das ruas Maria Antonia e Major Sertório. A iniciativa é de profissionais e estudantes das quatro faculdades de Arquitetura presentes na região - FAU Maranhão, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Mackenzie e Escola da Cidade.

O Ceuma fica na R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815, no Ceuma


TV USP e 6 anos de CNU
Confira a programação da TV USP de 10 a 16 de novembro, semana de 6 anos do Canal Universitário (CNU). Haverá uma programação especial, com produções que tiveram boa repercussão.

Segunda-feira, dia 10:
16h30 - Especiais: MAC USP 40 anos
18h - PGM: programa especial para a semana dos 6 anos
22h - Documentários: Os Sertões: Ano 100
0h - Olhar da USP: Especial Educação
2h30 - Programas especiais: Traquitana 1

Terça-feira, dia 11:
16h30 - Especiais: Amazônia Prometida
18h - PGM: programa especial para a semana dos 6 anos
3h - Olhar da USP: Transgênicos

Quarta-feira, dia 12:
16h30 - Especiais: Noites com Lua
18h - PGM: programa especial para a semana dos 6 anos
0h30 - Especial: Vídeo Institucional da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP
2h30 - Programas especiais: Traquitana 2

Quinta-feira, 13:
16h30 - Especiais: A Separação
18h - PGM: programa especial para a semana dos 6 anos
22h - Documentários: Divino Paranga
2h30 - Programas especiais: Ocam 3

Sexta-feira, 14:
16h30 - Trajetória: Renato Janine Ribeiro
18h - PGM: programa especial para a semana dos 6 anos
22h - Documentários: Paranapiacaba: a vila e o trem
2h30 - Programas especiais: Ocam 4

Sábados e domingos: ao invés das reprises, os horários do fim de semana foram reservados para as produções que participaram do Gramado Cine Vídeo. Da TV USP, será possível assistir:

Sábado, dia 15:
16h - Edusp
19h - Trilha Subaquática
19h30 - Rio Marginal

Domingo, dia 16:
17h - Trilha Subaquática
17h30 - Rio Marginal
22h - Edusp

A TV USP fica na Av. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, sala 232, na Cidade Universitária, São Paulo. Sua programação é exibida no CNU, canal 15 pela NET ou 71 pela TVA.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487, tvusp@edu.usp.br, ou no site http://www.usp.br/tv/




Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Doutorado

Adaptações literárias no cinema brasileiro. Cláudio Cledson Novaes. Dia 17, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Identificação de aspectos de desenho de interface de documentos hipermídia educacionais que influenciam na aprendizagem e proposta de utilização. Renato Josué de Carvalho. Dia 17, às 10h30.

Doutorado

Modelos de regressão weibull: estudo do vício dos estimadores dos percentis e do tempo médio até a falha. Aldy Fernandes da Silva. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Educação

Mestrado

A relação entre psicologia e educação na luta contra a barbárie. Carlos Cesar Barros. Dia 15 de dezembro, às 9 horas.

Doutorado

As várias formas de conhecimento e o perfil do professor de matemática na ótica do futuro professor. Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3519


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

O CAPE em nossas vidas: a visão de um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores sobre um curso pré-vestibular gratuito. Talma Alzira Bonfim. Dia 17, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br