São Paulo, 12/11/2003 - Boletim nº 1314
ecologia
USP cria projeto para estudar
água e carbono em florestas

Parceria entre Universidade e VCP
verificará como se procede o ciclo desses
elementos no meio vegetal, elaborando
modelos matemáticos sobre o processo
leia...
Brasil ganha tradução do
original do Alcorão em 2004
Seminário na FE aborda cinema
e cultura negra no Brasil

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Cálculos visam obter a previsibilidade das trocas de carbono e água nas florestas

Olavo Soares

A USP está desenvolvendo em parceria com Votorantim Celulose e Papel S.A. (VCP), um projeto para quantificar os ciclos de carbono e água em florestas naturais e florestas plantadas de reflorestamento (eucalipto). O projeto é coordenado pelo professor Humberto Rocha, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, e envolve especialistas de diversas áreas, como biólogos, hidrólogos e meteorologistas, entre outros.

O trabalho visa compreender de forma quantitativa o ciclo funcional das florestas, o impacto das mudanças de uso da terra, e a elaboração de modelos físico-matemáticos verificando como se procedem as trocas de carbono e água do sistema solo-vegetação com a atmosfera e a hidrosfera (rios e água subterrânea).

As trocas de carbono ocorrem por processos como fotossíntese e respiração dos vegetais, decomposição da matéria orgânica e transporte nas águas, e são fundamentais para se determinar como esse elemento aumenta ou diminui na atmosfera. A água está em contínuo movimento nas florestas não somente pelo que vem das chuvas, mas também pelos transportes através dos rios e lençóis subterrâneos.

Posteriormente a essa etapa, serão elaborados modelos matemáticos que buscarão aumentar a "previsibilidade do sistema", como define Rocha. A previsibilidade é importante pois permite que se enxergue quais as melhores formas de se manter a sustentabilidade de produção e oferta de recursos hídricos. Em cenários adversos - como eventos climáticos extremos, mudanças de uso da terra com manejo inadequado - os impactos podem ser previstos e os riscos calculados.

Com isso, os estudos poderão apontar quais métodos podem ser empregados para que conceitos como integridade e sustentabilidade do ecossistema sejam atingidos. "Os estudos têm como metas específicas quantificar a oferta de água nos vários compartimentos do ecossistema, e a captação de carbono das florestas", explica o professor.

Reflorestamento no cerrado
A floresta estudada é a Gleba Pé de Gigante, uma área de Cerrado em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. Originalmente a região tem o cerrado como vegetação predominante, mas há uma área de reflorestamento particularmente adequada para a elaboração das pesquisas nas vizinhanças. "Ter a oportunidade de se fazer estudos em microbacias pareadas, como é o caso, é um grande privilégio pois permite isolar cada controle específico nas entradas e saídas de água e carbono dos dois ecossistemas, o natural e o plantado", aponta Rocha.

Os estudos envolvendo simultaneamente os ciclos de carbono e água são inéditos no Brasil, e têm a previsão de duração de sete anos. Participam do projeto também a Embrapa Meio Ambiente, a Esalq/USP, Instituto de Botânica e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4705




Edição em português do Alcorão traduzida do original em árabe estará disponível em 2004

Da Redação, Agência USP

A primeira edição em português do Alcorão, livro sagrado da religião muçulmana, traduzida diretamente do original em árabe, deverá estar disponível no Brasil até o ínício de 2004. O processo de tradução foi coordenado durante quatro anos por Helmi Nasr, professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A versão traduzida foi enviada ao Complexo Rei Fahd, em Medina (cidade sagrada do islamismo), na Arábia Saudita, para exame e aprovação dos especialistas da Liga Islâmica Mundial.

De acordo com a religião islâmica, o Alcorão contém as palavras recebidas pelo profeta Muhammad (Maomé) diretamente de Deus entre os anos de 610 e 632 da era cristã. A tradução para o português foi iniciada em 1984 e terminou em 1988. Durante os anos seguintes, o texto foi apreciado pela Liga Islâmica Mundial, que aprovou a versão traduzida após consultas, revisões e visitas do professor Helmi Nasr à Arábia Saudita. A tradução para o português é a 41ª aprovada pelo Complexo Rei Fahd.

Muçulmano, o professor Helmi Nasr coordenou uma equipe de dez especialistas nas áreas de estilo e gramática, entre outras, para fazer a tradução. O volume possuirá cerca de 1.200 páginas, e cada uma terá lado a lado as suratas (capítulos do Alcorão) em árabe e português, além de notas com referências históricas, lingüísticas e teológicas. "A tradução está sendo esperada com impaciência pelos muçulmanos do Brasil", diz o professor. Os exemplares serão impressos pelo Complexo Rei Fahd, que deverá enviá-los para o País entre dezembro deste ano e o início de 2004. O livro será distribuído gratuitamente pela Embaixada da Arábia Saudita em Brasília.

Islamismo
Segundo o professor Nasr, existem pelo menos oito versões em português do livro sagrado muçulmano, três em Portugal e cinco no Brasil, mas a maioria traduzida de edições em francês e inglês, não do original árabe. "Estas edições estrangeiras têm muitos erros lingüísticos e os tradutores não tinham base islâmica", explica. No Brasil, o texto mais usado é o traduzido pelo libanês Samir El Hayek, que vem introduzindo mudanças em edições sucessivas.

O Alcorão é considerado pelos muçulmanos o terceiro livro sagrado - depois da Torá judaica e do Evangelho cristão. Além dos relatos religiosos, o texto contém códigos que regem a vida islâmica em todas as áreas - financeira, familiar, social etc. Os muçulmanos crêem que Maomé foi o último profeta e, portanto, o Alcorão registra a última mensagem enviada por Deus aos seres humanos.

Helmi Nasr aponta que em muitas passagens o Alcorão confirma o que a Bíblia relata no Antigo e no Novo Testamentos. "O livro dá ordem de crer nos mensageiros de Deus", diz. "Temos 25 profetas da Bíblia mencionados nele, como Adão, Noé, Abraão, Isaque, Davi e Jesus", observa. Entretanto, Jesus Cristo, citado 11 vezes no Alcorão, não é considerado filho de Deus, como crêem os cristãos, nem ressuscitou após ser crucificado. Segundo o islamismo, Cristo é filho de Maria, sem pai, e foi arrebatado de corpo e alma para os céus. Para os muçulmanos, sua volta será um dos sinais dos últimos tempos.

(Com informações do Jornal da USP)

Mais informações: (0XX11) 3667-4634




Cursos e Palestras


Cinema negro no Brasil
O seminário Cinema negro no Brasil: reflexões e perspectivas ocorre nesta quinta-feira (13), das 14h30 até as 21h, no auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP. Está prevista a participação do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que falará sobre o cinema e a cultura do negro. A seguir haverá mesa redonda, com a participação de cineastas e à noite, exibição de filmes.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP e pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (Neinb) da USP. O seminário é aberto e gratuito, sem necessidade de inscrições. A FEUSP fica na Av. da Universidade, 308, na Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3342 / 3815-0232, ou amcatani@usp.br, com o coordenador do evento, na FEUSP


Saúde ambiental no Amazonas
Acontece nesta quinta-feira (13), às 12 horas, a palestra Saúde Ambiental e Peculiaridades do Municipio de São Gabriel da Cachoeira / AM", ministrada por Leandro Luiz Giatti. Formado como biólogo pelo Instituto de Biociências (IB) da USP, doutorando na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade, atua como fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e contará as experiências obtidas nessa função.

A palestra ocorrerá na sala Pedro Egydio, da FSP. O evento é aberto, sem necessidade de inscrição. O endereço da faculdade é Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7712 ou comunica@fsp.usp.br


Encontro internacional sobre Ivan Burnin
O encontro internacional sobre Ivan Burnin, o primeiro escritor russo a receber o Prêmio Nobel de Literatura, acontece nesta quinta-feira (13), das 9 às 13 horas. Haverá mesa redonda e projeção de filme em russo, com a organização da professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Elena Nikolaevna Vássina e a participação de docentes da Faculdade e da Universidade Estadual de Moscou (MGU) e uma mestranda da FFLCH.

O evento é gratuito, mas é necessário se inscrever por e-mail, enquanto houver vagas. Será na sala 261 do Prédio do Departamento de Letras da unidade. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, das 9 às 11h30 e das 13 às 16h30, e-mail agenda@usp.br ou ainda no site http://www.fflch.usp.br/sce


Pioneiros e empreendedores empresariais
Vão até sexta-feira (14) as inscrições para o curso de extensão universitária Pioneirismo empresarial no Brasil e a construção do século XXI . Seu objetivo é apresentar a trajetória de pioneiros que deram contribuição marcante ao desenvolvimento brasileiro. Será realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, nos dias 20 e 21 de novembro, e é coordenado por Jacques Marcovitch, professor da FEA e autor do livro Pioneiros e Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil (Edusp), que será lançado na ocasião.

O encontro é destinado a professores de faculdades de administração, economia, contabilidade, engenharia de produção e áreas afins, bem como aos educadores que atuam no campo da gestão. Será discutida a importância do estudo da trajetória dos pioneiros na formação de estudantes desses cursos superiores. Também será estimulada a reflexão sobre as práticas utilizadas para o ensino do empreendedorismo no Brasil e outras formas de consolidar na sociedade uma cultura empreendedora.

Roberto Simonsen, Jorge Street, Francisco Matarazzo, Nami Jafet e Júlio Mesquita são algumas das personalidades analisadas no livro e que terão sua trajetória comentada no curso. A inscrição custa R$ 75,00. O curso será ministrado na Sala da Congregação da FEA, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4246 / 4410, pioneiros@usp.br ou pelo site http://www.usp.br/pioneiros



Agenda Cultural

Estação Ciência apresenta trabalhos de professores
A Estação Ciência da USP divulga os trabalhos selecionados no concurso de professores Ciência e Educação: Exclusão Zero. O concurso, voltado para professores do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, busca destacar experiências na área do ensino das ciências e da ação pedagógica em sala de aula.

Estes trabalhos serão apresentados na área expositiva da 8ª Mostra de Material de Divulgação e Ensino das Ciências, de 12 a 14 de novembro, na Estação Ciência. Destes selecionados, os três primeiros colocados receberão prêmios especiais, que serão anunciados no encerramento da mostra. O primeiro lugar receberá o prêmio Estação Ciência. A Estação fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3675-8828, info@eciencia.usp.br, na Assessoria de Comunicação da Estação Ciência, ou no site www.eciencia.usp.br



Publicações

Poesia mexicana em edição bilingüe
Nesta quinta-feira (13), das 19 às 22 horas, a Edusp lança o livro Morte sem fim e outros poemas, de José Gorostiza, com tradução de Horácio Costa. É a primeira versão em Português da obra do destacado poeta mexicano na tradição moderna do país e da literatura hispano-americana. Trata-se de uma edição bilíngüe de quase todos os poemas do autor. O lançamento tem o apoio do Fondo de Cultura Econômica e ocorre na Livraria Azteca. O endereço é Rua Bartira, Perdizes, 351, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149, ou http://www.usp.br/edusp, na Edusp; e pelo (0XX11) 3672-3397, na Livraria Azteca




Quadro de Avisos

Inscrições abertas para residência e especializações no Centrinho
Até sexta-feira (14), o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho) da USP está com inscrições abertas para o programa de residência médica em Otorrinolaringologia, com duas vagas. Custa R$ 180,00 e dura três anos. Há também vagas para especializações:

Até sexta-feira (14): Audiologia Clínica e Educacional e Psicologia Clínica, 12 vagas cada.
De segunda-feira (17) a 1º de dezembro: Motricidade Oral, com 6 vagas.

De 26 a 30 de janeiro de 2004: Implantodontia, com 9 vagas, Odontopediatria e Prótese Dentária, com 12 vagas e Radiologia, com 10 vagas.

A inscrição para os cursos de especialização é de R$ 50,00 e serão oferecidos de março de 2004 a fevereiro de 2006.

Todas as inscrições serão recebidas das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, na secretaria de Pós-Graduação do Centrinho: R. Sílvio Marchione, 3-20, V. Universitária.

Mais informações: (0XX14) 3235-8434, scpg@centrinho.usp.br ou no site www.centrinho.usp.br


Técnico de informática em Ribeirão Preto
Estão abertas até esta sexta-feira (14) as inscrições para a vaga de Técnico em Informática na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A jornada é de 40 horas semanais e o pré-requisito é Ensino Médio completo. A inscrição deve ser feita na Seção de Pessoal da Faculdade, anexo A, prédio da Administração, na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações (0XX16) 602.3254 ou no site www.fmrp.usp.br/sp/


Apresentado selo comemorativo da USP 70 anos
A USP apresentou oficialmente neste dia 11 de novembro, o selo comemorativo de seus 70 anos de fundação. O evento foi às 10h, no Salão de Atos do Gabinete do Reitor. O selo foi produzido pelo arquiteto José Carlos Araújo, também responsável pela criação do logotipo da USP em 1977.

A proposta original da comissão responsável pela comemoração dos 70 anos da USP era escolher um dos 90 trabalhos feitos por alunos de graduação e pós-graduação. Mas nenhum deles foi escolhido, sendo essa uma possibilidade prevista no regulamento do concurso.

O selo comemorativo será utilizado em mensagens da Universidade, principalmente nas relacionadas aos eventos da programação comemorativa, que terá início no dia 25 de janeiro do próximo ano.

Mais informações: (0XX11) 3091-3029, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com Vilma



Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Doutorado

Imagens e cores da Terra. Ana Maria Netto Nogueira. Dia 19, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Tubos imersos. Cíntia Cristiana Schultz. Dia 20, às 8 horas.

Estimação do espectro direcional de ondas do mar utilizando medidas de movimento de um navio.
Juan Carlos Zavaleta Aguilar. Dia 25, às 13h30.

Estudo da fragilização de 475º C nos aços inoxidáveis ferríticos din W. Nr. 1.4575 (28% Cr-4%Ni-2%Mo-Nb) e incoloy Ma 956 (20%Cr-5%Al-Ti-Y203). Maysa Terada. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Estrutura organizacional para a realização de negócios eletrônicos em empresas tradicionais: um estudo de caso. Adalton Masalu Ozaki. Dia 21, às 9 horas.

Doutorado

Um modelo para validar e aprimorar a visão de futuro: um estudo no setor de automação comercial. João Maurício Gama Boaventura. Dia 20, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Diagnóstico computadorizado de câncer de mama através de redes neurais. Túlio César Soares Dos Santos André. Dia 21, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Física

Mestrado

A física na educação ambiental: a questão do efeito estufa. Lilian Cristiane Almeida dos Santos. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6091


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br