São Paulo,14/11/2003 - Boletim nº1316
mortalidade
Pesquisa mostra principais
causas da mortalidade feminina

Doenças cerebrovasculares, Aids e violência
são as principais causas das mortes de
mulheres no País. Estudo feito na FSP foi
pedido pelo Ministério da Saúde
leia...
E-commerce deve fechar ano
com melhores resultados
SciELO aprova a inclusão
da Revista Estudos Avançados

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Estudo inédito revela as causas de mortalidade de mulheres no Brasil

Francisco Angelo

As doenças cerebrovasculares, a Aids e a violência têm se tornado os maiores inimigos das mulheres brasileiras. É o que revelam os primeiros números do Estudo de mortalidade de mulheres de 10 a 49 anos no Brasil, realizado a pedido do Ministério da Saúde e conduzido pelos professores Ruy Laurenti, Maria Helena Prado de Mello Jorge e Sabina Lea Davidson Gotlieb, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A pesquisa analisou 3.265 declarações de óbito de mulheres em idade fértil, em todas as capitais brasileiras durante o primeiro semestre de 2002. Foram comparados os dados das declarações de óbito originais com os de declarações preenchidas após entrevistas no domicílio das falecidas, consulta a prontuários hospitalares e laudos de necropsia.

Os resultados que mais chamaram a atenção dos pesquisadores foram a presença das doenças cerebrovasculares e, principalmente, da Aids e dos homicídios nas três primeiras colocações do ranking. Eles esperavam encontrar algum tipo de tumor nas primeiras posições, porém o câncer de mama aparece somente no quarto posto, com 5,8% dos casos.

As doenças cerebrovasculares aparecem como a principal causa isolada de mortalidade, com 7,9% dos casos. A Aids aparece na segunda colocação, sendo responsável por 7,6% dos óbitos. Entre as mortes por causas infecciosas, ela aparece como a principal (61,2%) e chega a 92,4% na região Sul. Em 35% dos casos, o intervalo de tempo entre o diagnóstico e a morte foi menor do que 12 meses. "O número é surpreendente visto que os remédios para prolongar a vida do paciente com Aids têm se desenvolvido muito. Porém vemos que as mulheres têm chegado tardiamente ao médico", diz a professora Sabina Gotlieb.

Já os homicídios respondem por 6,1% do obituário, ficando na terceira colocação. Destes, 73% foram cometidos com arma de fogo. As maiores vítimas das mortes por acidentes e violências são as jovens: 57,2% das que morreram por tais causas tinham menos de 30 anos. As regiões Centro-Oeste e Sudeste foram as campeãs da violência que, segundo a professora Maria Helena, "está fortemente concentrada nas grandes regiões metropolitanas do Rio e São Paulo".

Mortalidade materna
A intenção inicial do estudo, segundo os pesquisadores, era conhecer melhor a mortalidade materna (ocorrida durante a gestação, parto ou no período estendido de 42 dias após ele), de maneira a estimar um fator de correção para a informação oficial. "Essas taxas, não só da mortalidade materna como no geral, são mal informadas no mundo inteiro e acabam interferindo nas estatísticas. Por isso se faz necessário um fator de ajuste", diz a professora Sabina.

O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, por exemplo, apresenta cerca de 8% dos óbitos femininos como mal definidos. Ao final da pesquisa, conseguiu-se diminuir esse percentual para cerca de 3% dos casos.

A metodologia do trabalho permitiu detectar um aumento de 67% no número de óbitos decorrentes de causas maternas. Os resultados chamam a atenção para a necessidade de prevenção dessas mortes. "Uma das principais causas diretas desses óbitos é a falta de uma assistência médica mais eficiente, como ter um acompanhamento da gravidez, ir a consultas, fazer o exame pré-natal", diz a professora Maria Helena.

Mais informações: (0XX11) 3066-7724 / 7744



Aumento de vendas nas lojas virtuais contrasta com provável queda no comércio tradicional

da Redação, Agência USP

O comércio eletrônico apresenta, para o último trimestre, tendência diferente em relação às lojas tradicionais: a expectativa é que as vendas aumentem no período das festas de final de ano. O dado é resultado de uma pesquisa de expectativa de compra realizada pelo Programa de Administração em Varejo (PROVAR), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Sob coordenação do professor João Paulo Lara de Siqueira, o estudo verificou que o aumento de compras está estimado em 1,5%, em relação ao período agosto-outubro. Esses dados compreendem a expectativa de consumo de aproximadamente 95% dos internautas. Em contrapartida, a prospecção feita para lojas reais, para o mesmo período, indica que 55,4% dos consumidores da Capital paulista não pretendem adquirir nenhum produto durável ou semidurável, sendo que no trimestre anterior o índice era de 40%.

Os setores mais procurados pelos internautas são, em primeiro lugar, o de CDs, livros e DVDs, seguido pelo de eletroeletrônicos. Para o primeiro setor, a expectativa de venda é de 80% dos internautas, e 41% para o segundo.

O coordenador do estudo ressalta que muitos fatores podem contribuir ou não para a realização dessas expectativas, inclusive oscilações macroeconômicas e variações da oferta no trimestre estudado. Entretanto, mesmo sob essas influências, é importante que os varejistas conheçam antecipadamente o comportamento de seus consumidores. E, diante dessas informações, possam implementar novas estratégias ou tomar decisões mais acertadas para os negócios.

Mais informações: (0XX11) 3898-2880




Cursos e Palestras

Tópicos em Representação de Álgebras
Nesta sexta-feira (14), das 16 às 18 horas, ocorre o Seminário de Tópicos em Representação de Álgebras, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Será aberto e gratuito, no Bloco 268-A da unidade. O endereço é R. do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121 / 6194 ou secmat@ime.usp.br


Saúde do Trabalhador
De 17 a 21 de novembro, no Hotel Parque Balneário, em Santos, ocorre a Jornada Novas Tendências na Organização do Trabalho em Turnos e Noturno. É organizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e pela Fiocruz, tendo como presidente do evento a professora Frida Fischer, da faculdade.

É um evento aberto a representantes de trabalhadores e de empresas, pesquisadores, estudantes e profissionais de área afins. Abordará os riscos associados ao trabalho em horários não usuais. Será uma oportunidade de atualização a partir de contato com especialistas renomados da área, do Brasil, Estados Unidos, Finlândia, França e Alemanha.

O custo para estudantes graduados é de R$ 60,00, para profissionais é de R$ 200,00, com inscrição pelo site, ou pessoalmente, na abertura do evento. Haverá tradução simultânea. O hotel fica na Av. Ana Costa, 555, Praia do Gonzaga, em Santos.

Mais informações: (0XX11) 3361-3056, eventus@eventus.com.br ou
www.fsp.usp.br/shiftwork2003


CA em São Carlos promove Semana da Saúde
O Centro Acadêmico Armando de Sales Oliveira (CAASO), da USP de São Carlos, promove nos dias 17, 18 e 19 de novembro a Semana da Saúde. O evento contará com uma feira de entidades da área da saúde, visando iniciar uma relação entre estas instituições assistenciais e o Centro Acadêmico. Além disso, pretende-se exercer um trabalho de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDS, tratamento de hipertensão, estresse e diabetes.

No dia 17, será realizada a campanha de prevenção de DSTs e da AIDS, com distribuição de panfletos e camisinhas. Às 19 horas, haverá uma palestra sobre o mesmo tema, no Anfiteatro da Escola de Engenharia, com a presença da responsável pelo Programa Municipal de DST e AIDS de São Carlos, Blaranis Helena Pauleto Ferrari, e o coordenador da RNT de Campinas, entidade de soropositivos especializada em palestras de conscientização.

No dia 18, o Hemonúcleo Regional de Jaú estará instalado, no Salão Social do CAASO, para a coleta de sangue dos doadores interessados. E no dia 19, será montada infra-estrutura para os exames de hipertensão e diabetes, dinâmicas de grupo para tratamento de estresse e prescrições nutricionais, orientados por estudantes da área de Biológicas da Universidade Federal de São Carlos. O campus da USP em São Carlos fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos, SP.

Mais informações: (0XX16) 274-0524


Cultura organizacional e prevenção de perdas
O Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos da Fundação Instituto de Administração (PECAE-FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, realizará nos dias 17 de novembro e 17 de dezembro seus últimos encontros mensais neste ano. Os seminários terão como temáticas, respectivamente, a cultura organizacional e a prevenção de perdas para aumento da lucratividade.

O primeiro acontece nesta segunda-feira (17), e será apresentado pelo especialista holandês Geertz Hofstede, do Institute for Research on Intercultural Cooperation (IRIC). No seminário Culture and Organization, o conferencista vai apresentar reflexões sobre o desafio da pesquisa e da gestão da cultura organizacional e as diferenças culturais entre nações e empresas. Já no dia 17 de dezembro o tema em destaque será A Prevenção de Perdas como Prática de Aumento da Lucratividade. O seminário será ministrado por George Stein, gerente de Treinamento e Desenvolvimento da ICTS Global, sob a coordenação de Claudio Felisoni de Angelo, coordenador do MBA Varejo e presidente da FIA.

Os encontros do PECAE, direcionados aos atuais e ex-alunos do Programa de MBA da FIA, são abertos ao público em geral e objetivam contribuir para a difusão do conhecimento nos diferentes temas da moderna administração, promovendo debates de excelência voltados aos executivos brasileiros e demais interessados.

Até o dia 15, devem ser feitas as inscrições, gratuitas, pelo site http://www.fia.com.br/mba. Os eventos serão no Auditório da FEA 5, que fica na Av Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3815-7376, ou através do e-mail mba@fia.com.br


Discutindo o Projeto Cine Debate na FEUSP
Haverá nesta terça-feira (18), duas sessões de discussão sobre o Cine Debate na Faculdade de Educação (FE) da USP. A coordenação é da professora da unidade, Maria da Graça Jacintho Setton.

A primeira sessão será das 14 às 16 horas, discutindo a TV educativa e popular. Haverá a participação dos professores Maria Celeste Mira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pedro Paulo Demartine, da TV Cultura.

A segunda sessão será das 19h30 às 22h30, com o debate do filme Cidade de Deus. Contará com a participação dos professores Marília Franco, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e Flávia Inês Schilling, da FEUSP.

O evento é gratuito, e será realizado na sala 107 do bloco B da faculdade. O endereço é Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574 / 3195, na FEUSP ou site http://www.fe.usp.br


Agenda Cultural

FFLCH comemora seus 70 anos
Para comemorar os 70 anos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a unidade inaugurou no dia 10 uma mini exposição de fotos no saguão do prédio da Administração. Aberta das 9 às 17 horas, a exposição traz fotos dos primórdios da história da Faculdade. Pode-se visitá-la gratuitamente, até o dia 15 de dezembro. Posteriormente, a exposição será expandida e exibida em vários locais de São Paulo. O endereço da unidade é R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612, na Assessoria de Comunicação da FFLCH


Exposição de Arraut em São Carlos
De 14 a 30 de novembro, no Centro Cultural do Campus de São Carlos da USP, é exibida uma exposição de José Luis Arraut. Ele é artista plástico e professor aposentado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e expõe trabalhos em óleo sobre tela. As obras podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O acesso ao Centro Cultural é pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9106 ou centralcultural@sc.usp.br


Publicações


SciELO aprova inclusão da revista Estudos Avançados

O Comitê Consultivo do SciELO Brasil aprovou a inclusão da revista Estudos Avançados, publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, na biblioteca eletrônica mantida pela entidade. A SciELO (Scientific Electronic Library Online) abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A iniciativa é resultado de projeto de pesquisa da Fapesp em parceria com o Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), com apoio do CNPq. O projeto tem por meta o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico e já conta com a participação de 114 periódicos. O site da biblioteca eletrônica é http://www.scielo.br.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442


Quadro de Avisos

Pós-Graduação na FMRP
Foi divulgado Edital de Vagas para a Pós-Graduação na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) para o 1º semestre de 2004. A data das inscrições vai de 17 a 21 de novembro de 2003, exceto para o Programa de Saúde na Comunidade, que vai até esta sexta-feira (14).

Informações detalhadas sobre as 17 áreas de conhecimento oferecidas estão no edital de vagas, na página da Seção de Pós-Graduação: http://www.fmrp.usp.br/cpg.

Mais informações: (0XX16) 602-3372 / 3084


Acordo internacional de cooperação acadêmica
Foi assinado nesta terça-feira (11) entre a Fundação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Instituto Roberto Simonsem, União Industrial de Turim, Politécnico de Turim e Associação Columbus um Acordo de Cooperação Acadêmica para a realização de períodos de formação internacional entre Piemonte e o Brasil, que terá validade por três anos. O documento foi oficializado na sede da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, em cerimônia que contou com a presença do reitor da USP, Adolpho José Melfi.

A assinatura do acordo de cooperação entre o Estado de São Paulo e o Piemonte - a província de Turim é uma espécie de capital da região - oferece oportunidade de intercâmbio acadêmico e estágio em empresas a estudantes universitários brasileiros e italianos, objetiva estimular o desenvolvimento tecnológico, estreitar vínculos entre representantes empresariais envolvidos e identificar áreas de interesse e oportunidades de negócios.

Do lado acadêmico, fazem parte do projeto a Escola Politécnica da USP e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o Politécnico de Torino. A FIESP, por meio do Instituto Roberto Simonsen, e a Unione Industriale de Torino serão os articuladores junto às empresas. A Associação Columbus, também envolvida no acordo, é voltada para a colaboração acadêmica entre Europa e América Latina.

Mais informações: (0XX11) 3331-0033, ramais 1374 / 1388, ou site www.ciencia.sp.gov.br


Docente da Esalq recebe dois títulos internacionais
O professor Klaus Reichardt, docente aposentado do Departamento de Ciências Exatas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP recebeu, no início deste mês, dois títulos de Fellow, um da American Society of Agronomy e outro da Soil Science Society of America. O título foi conferido durante a reunião anual das duas sociedades, que ocorreu em Denver, EUA, nos dias 4 e 5 de novembro.

Tais títulos são concedidos a um pequeno número de parceiros que se distinguiram na vida profissional, raramente sendo dados a estrangeiros. Esta é a mais alta honraria designada à membros destas duas sociedades científicas, o que representa ser considerado um de seus pares, participando, inclusive, da cúpula sênior da sociedade.

O professor Klaus publicou mais de trezentos artigos, entre científicos, técnicos e didáticos, nas áreas de Física Aplicada à Agricultura, Ciência do Solo, Grometeorologia, Irrigação e Drenagem, e Ciências Ambientais. Orientou mais de setenta alunos de pós-graduação, muitos deles de países latino-americanos. Atualmente vem desenvolvendo atividades no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA).

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477


Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Os projetos para o Parque Ibirapuera: de Manequinho Lopes a Niemeyer (1926 - 1954). Fabiano Lemes de Oliveira. Dia 25, às 14 horas.

Doutorado

Análise não-linear de pavimentos de concreto armado pelo método dos elementos de contorno. Salvador Homce de Cresce. Dia 21, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação da disponibilidade hídrica para abastecimento público da região metropolitana de São Paulo com o uso de um SSD - Sistema de Suporte a Decisões. Hélio Luiz Castro. Dia 14, às 14 horas.

Doutorado

Modelamento do fenômeno de abertura e fechmanto de trincas em fadjga pelo métoddo dos elementos finitos. Luiz Carlos Hernandes Ricardo Orientador. Dia 25, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

As revistas Isto é e Época e as relações entre os discursos jornalístico e publicitário: uma abordagem semiótica e jornalística. Solange Aparecida Fernandes Faraldo. Dia 18, às 9 horas.

O Púcaro búlgaro de Campos de Carvalho e as Naus de Antonio Lobo Antunes: romances surrealistas? Nelson Luiz Garcia de Oliveira. Dia 19, às 9 horas.

Doutorado

Ínvios Caminhos: a CESP/Bauru e a inovação tecnológica dos anos 80 e 90. Valdeir Rejanildo Vidrik. Dia 14, às 9 horas.

Contribuição à questão da pobreza presente na obra Aribor Vitae Cricifixae Iesu, de Ubertino de Casale.
Ana Paula Tavares Magalhães. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br