São Paulo, 18/11/2003 - Boletim nº1318
abastecimento
Estudo propõe diretrizes para reduzir
o uso de água em escolas públicas

Pesquisa da Poli analisa a realidade de
escolas e elabora orientações para implantar Programas de Uso Racional da Água, por meio
de Secretarias de Educação
leia...
EEFE realiza I Encontro
de futebol de base
MAC Ibirapuera apresenta
ópera de Mozart

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Escolas públicas podem evitar desperdício de água com orientações desenvolvidas na Poli

Simone Harnik

O engenheiro Flávio Scherer elaborou orientações para reduzir o consumo de água em escolas públicas localizadas no meio urbano. Em seu mestrado Uso racional da água em escolas públicas: diretrizes para Secretarias de Educação, defendido na Escola Politécnica (Poli) da USP, o pesquisador verificou que o envolvimento de Secretarias de Educação com um Programa de Uso Racional da Água (Pura) é viável e já ocorre em Joinville, em Santa Catarina, com bons resultados na economia.

Há três tipos de ações que podem ser empregadas para reduzir o desperdício: as sociais, que envolvem práticas educativas; as de utilização de tecnologias, foco principal do estudo, (como torneiras economizadoras, torneiras com arejadores ou bacias sanitárias de volume de descarga reduzido, com caixa acoplada de seis litros, ou com válvula de ciclo fixo de seis litros); e as de ordem econômica, relacionadas às tarifas da concessionária do serviço de distribuição de água.

Scherer fez um levantamento da situação das escolas brasileiras que desenvolvem programas de combate ao desperdício da água e verificou que a maioria dos projetos estão concentrados em instituições de ensino superior, vinculados à pesquisa dessas entidades, dentre elas o Programa de Uso Racional da Água (Pura) da USP. "No entanto, a cidade de Joinville mantém um Programa de Uso Racional da Água em todas as escolas públicas de educação básica e é um exemplo de que este tipo de iniciativa pode ser aplicada", constatou.

Depois de observar o programa catarinense, o pesquisador descreveu as características físicas e funcionais de três escolas estaduais de Curitiba, no Paraná, os hábitos dos usuários e os principais problemas, e elaborou as diretrizes. "Desenvolvi a pesquisa no Paraná, mas a idéia é que ela sirva para Secretarias de Educação de outros lugares. Procurei ser o mais abrangente possível", comenta.

"Um primeiro passo, é analisar as características do sistema hidráulico predial. A maioria dessas escolas foram construídas há mais de 30 anos e estão defasadas em tecnologia. Muitas ainda têm tubulações de ferro galvanizado, que podem apresentar vazamentos, acarretando um baixo desempenho do sistema", explica o pesquisador.

A partir da análise, é possível corrigir vazamentos e escolher o equipamento mais adequado. O engenheiro atenta para o fato de que o vandalismo é um item relevante na conservação dos sistemas sanitários de escolas públicas. Por isso, devem ser escolhidas peças mais resistentes ou que possam não ser objeto de roubo ou de depredação. E é fundamental um trabalho de conscientização da comunidade escolar.

Um outro passo é a capacitação dos funcionários das escolas. "É preciso trabalhar a formação dos diretores, que são peças chave. São eles que vão fiscalizar e cuidar para que o programa tenha sucesso. E os funcionários e zeladores que vão dar manutenção aos equipamentos também devem receber capacitação."

Após implementadas, as diretrizes devem ser revistas, já que devem se adequar às realidades locais. "Trata-se de um processo contínuo, com a intenção de que os investimentos sejam feitos da melhor forma e haja um retorno do que se investiu".

Potencial da economia
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as escolas públicas totalizam a maior parte dos estabelecimentos escolares, com 179.935 edificações, sendo que 73.404 encontram-se no meio urbano. "O potencial de economia de água nessas edificações é bastante expressivo", afirma o pesquisador.

Segundo Scherer, uma vantagem de se implantar um Programa de Uso Racional da Água em escolas é que práticas educativas podem ocorrer associadas às implementações tecnológicas. "A preservação dos recursos hídricos é um tema que pode ser discutido em várias áreas do conhecimento, e contribui para a formação crítica dos estudantes, que podem atuar como multiplicadores", explica.

O estudo prioriza escolas públicas, pois as particulares, muitas vezes, já possuem um programa de uso racional da água, buscando a economia de recursos. Além disso, Scherer se ateve ao meio urbano, onde, em geral, o problema da escassez é mais grave. "Temos um potencial muito grande para desenvolver e precisamos adotar medidas urgentes no combate ao desperdício de água. Espero que as Secretarias de Educação usem o estudo", conclui.

Mais informações: (0XX45) 277-2533 ou pelo e-mail fascherer@yahoo.com.br




Cursos e Palestras

Seminários em Biologia Computacional
Acontece nesta quarta (19) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas do campus de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP o seminário Simulação do enovelamento de modelos protéicos com uma função de energia hidrofóbica. A conferência será ministrada pelo professor Antonio Francisco Pereira de Araújo, docente do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), dentro do projeto Seminários em Biologia Computacional, da Comissão de Pesquisa da FCFRP.

Não é necessário fazer inscrição prévia e serão conferidos certificados aos participantes. A palestra será no Anfiteatro III da FCFRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-4205, ou pelo e-mail karina@fcfrp.usp.br, com Karina


Problemas inversos em aplicações mecatrônicas
A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP realiza nesta quarta-feira (19) o seminário aberto e gratuito Problemas inversos em aplicações mecatrônicas, com o professor Paulo Seleghim Jr.

Problemas inversos mal postos são freqüentemente encontrados em aplicações mecatrônicas, normalmente envolvendo processos tão variados quanto a movimentação de um braço robótico ou a operação de toda uma usina termoelétrica. Neste seminário serão apresentados alguns destes problemas em estudo no Núcleo de Engenharia Térmica e Fluídos (NETeF) da EESC, com ênfase no desenvolvimento de sensores inteligentes e na tomografia elétrica de escoamentos multifásicos.

O evento será no Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro, que fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9146 ou pelo e-mail eventos@icmc.sc.usp.br


Gestão de ciência e tecnologia no campo da saúde
A Comissão de Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP estará realizando nesta quinta (20) o seminário Gestão de ciência e tecnologia no campo da saúde, com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa da USP, professor Luiz Nunes da Silva.

A palestra é gratuita e será entregue certificado aos participantes. Acontece no Anfiteatro Paula Souza, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7779 ou pelo e-mail mdgracas@usp.br, com Graça


I Encontro de futebol de base
A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP realiza nos dias 21 e 22 o I Encontro de futebol de base. O objetivo é discutir o cenário do futebol de base, sua organização e o papel de dirigentes, técnicos, preparadores físicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e atletas.

O curso se destina a profissionais do esporte e da educação física, técnicos, dirigentes, atletas, jornalistas, psicólogos e sociólogos do esporte, além de alunos da graduação e pós. A palestra inaugural contará com a presença do Ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz. Também serão discutidos no encontro projetos sócio-culturais envolvidos com o esporte, tais como as fundações Cafu e Gol de Letra e os Pequeninos do Jóquei.

As inscrições custam R$ 100,00 e podem ser feitas até o dia do evento, através do site http://www.usp.br/eef/cursos. A EEFE fica na Av. Profº Mello Moraes, 65, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3182


Jornadas Citrat / Cetrad
Em comemoração aos dez anos do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia (CITRAT) e aos 25 anos do curso de pós-graduação lato sensu de tradução (CETRAD) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, serão realizadas nos dias 20 e 21 as Jornadas CITRAT / CETRAD. Através de palestras e mesas-redondas, a trajetória de ambas as instituições será contada e debatida. No evento de encerramento, haverá um coquetel para os participantes e o lançamento da Revista TradTerm nº 9.

Todos os eventos ocorrerão no prédio da Faculdade de Letras, e a entrada é gratuita. A FFLCH fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3764, ou pelo e-mail citrat@usp.br


Andar melhor para caminhar melhor
O Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade (PSA) do Instituto de Psicologia (IP) da USP promove no próximo dia 20, das 16 às 17 horas, o seminário de vivência Andar melhor para caminhar melhor, com a professora Márcia Martins, psicóloga com formação no método Feldenkrais de educação somática.

Serão realizados exercícios de percepção e vitalidade óssea. As inscrições são gratuitas e vão até o dia do evento. O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 399, Bloco D, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4172 / 4178, com Islaine


Palestra com ganhador de Prêmio Jabuti
Nesta quarta-feira (19), das 19h30 às 22 horas, ocorre uma palestra com Odilon Moraes, escritor e ilustrador do livro A princesinha medrosa, vencedor do Prêmio Jabuti 1994.

O evento, coordenado pela professora Mary Julia Martins Dietzsch, da Faculdade de Educação (FE) da USP, é aberto ao público, gratuito e com entrega posterior de certificados. O evento ocorre no Auditório da FE, que fica na Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574, apoioacad@fe.usp.br ou no site
www.nucleodeliteraturainfantil.com.br





Agenda Cultural

Apresentação do Coral Yapapá
O coral Yapapá, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, fará sua apresentação de final de ano nesta quinta-feira (20) às 13 horas, na FCF, em evento gratuito e aberto. O programa da apresentação é o seguinte: Adeste Fidelis, Pim Pam Pum (Oscar Torales), N'Kosi Sikelele Africa (E.Sontonga - Sm Majombozi), Canções e Momentos (Milton Nascimento), Trenzinho Caipira (Heitor Villa -Lobos) e Siyahamba (Cancioneiro popular do Sul da África). A FCF fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Bloco 13 A, Sala 2, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3639, com Altair, ou pelo e-mail aalthair@usp.br


Ópera de Mozart no MAC Ibirapuera
A unidade do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP localizada no Parque do Ibirapuera receberá neste final de semana em seu auditório a ópera Bastien und Bastienne, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Serão três apresentações, todas abertas e gratuitas: sexta-feira (21), às 20h30 e sábado (22) e domingo (23) às 15 horas.

O espetáculo já se apresentou em salas de São Paulo e interior, tendo como marca uma excelente recepção do público e da crítica especializada. Uma das atrações do evento são as sopranos Rachel Alonso e Michele Thomaz, ambas com 17 anos, que dividirão o papel da Bastienne: Rachel o fará antes da mágica e Michele será a Bastienne depois da mágica.

Cenário e figurinos são de criação do professor Ciro Del Nero, a direção cênica recebeu a orientação de George Passos e a direção musical é do musicólogo e compositor Rubens Ricciardi. O pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo foi o escolhido para essa ocasião.

O evento contará também com a presença do Coral do MAC interpretando Alle, psallite-Alleluya, uma peça musical do século treze. O MAC Ibirapuera fica no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso, Parque Ibirapuera

Mais informações: (0XX11) 3091-3033




Quadro de Avisos

Ligação por fibras ópticas entre USP e Unesp de Bauru
Nesta quarta-feira (19), às 10h30, será inaugurada a ligação por fibras ópticas entre os campi de Bauru da USP e da Unesp. Será o ingresso do campus da USP de Bauru à rede Advanced Academic Network at Sao Paulo (AANSP), administrada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que interliga universidades e diversas outras instituições no Estado, desde 1991.

Além da USP, Unesp e Unicamp, há o ITA, UFSCAR, FGV, e a TV Cultura, Hospital Albert Einstein, Secretarias da Fazenda, da Saúde etc. A rede possibilitará o uso da Internet 2 no campus da USP de Bauru, uma Internet voltada para pesquisa, com maior velocidade e capacidade de compartilhamento de dados, além da possibilidade de uso de aplicações avançadas, como teleconferências. Bauru era o único grande campus da USP que não estava conectado à AANSP. O campus da Unesp da cidade já estava integrado.

Entre os representantes da USP, estarão presentes os professores Paulo Cesar Masiero, presidente da Comissão Central de Informática (CCI); Edson dos Santos Moreira, coordenador do Centro do Centro de Computação Eletrônica (CCE); e José Fernando Castanha Henriques, prefeito do campus de Bauru. O evento ocorre no Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. O endereço é Al. Octávio Pinheiro Brissola, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX11) 3091-6359 ou cci@usp.br, com Lourdinha, da CCI, ou no site www.ansp.br




Teses e Dissertações


Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

Perdidos no Ciberespaço? Adriana Garcia Martinez. Dia 28, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

Diagnóstico de falhas através da análise de vibrações pelo método de sinais residuais na manutenção preventiva de indústrias de papel e celulose. Luiz Fernando Ribeiro Rocha. Dia 20, às 9 horas.

Estudo comparativo entre métodos computacionais de otimização aplicados ao problema do conforto veicular. Daniel Vilela. Dia 27, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 301-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Imposto inflacionário ótimo em modelos com custos de transação pecuniários. Marcio Alves Diniz. Dia 24, às 10 horas.

Estratégia e planejamento editorial: a interdependência entre o planejamento operacional e a estratégia da empresa. Liliane Cristina Segura. Dia 24, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Estudo das líquidas laterais e vibrantes em crianças com distúrbio fonológico: análise acústica e articulatória. Luciana de Oliveira Pagan. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br