São Paulo, 24/11/2003 - Boletim nº 1322
saúde
Obesidade antes da menopausa aponta
maior risco de doença do coração

Estudo com mulheres de 35 a 65 anos
observou que a obesidade neste grupo tem
se mostrado alta e indica maior tendência
a doenças cardiovasculares
leia...
O uso de animais em pesquisas
é tema de debate no IEA
Trio de cordas se apresenta
na Matemática

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Risco de doenças do coração pode aumentar em mulheres que ainda não passaram pela menopausa

Simone Harnik

Cerca de 88% das mulheres com idades entre 35 e 65 anos apresentaram alto risco de desenvolverem doenças cardiovasculares. Esse número expressivo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (Pronut), uma parceria entre a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A nutricionista Ana Paula França foi responsável pelo mestrado que avaliou 200 mulheres no Ambulatório de Saúde da Mulher no Climatério (Asmuc), do Centro de Saúde Escola "Geraldo de Paula Souza", da FSP. Ela trabalhou com o climatério, período que se inicia com a diminuição de produção de estrogênio pelos ovários. "No Brasil, os estudos relacionando à mulher nesta fase da vida e o estado nutricional são escassos", explica Ana Paula.

Segundo a pesquisadora, a literatura internacional aponta que a menopausa pode implicar aumento de peso, pois a queda dos níveis de estrogênio provoca diminuição do metabolismo basal, ou seja, o organismo da mulher passa a gastar menos energia. "Somando-se a isso, hábitos alimentares inadequados e inatividade física, aumenta a tendência a engordar. E a obesidade está diretamente relacionada aos problemas cardiovasculares", afirma.

Para a análise, as mulheres foram dividas em três grupos: as que menstruavam regularmente; as que se encontravam na perimenopausa, ou seja, tinham falhas de mais de três meses no ciclo; e as que já estavam na menopausa, isto é, não menstruavam há, pelo menos, 12 meses.

Ana Paula fez medições da obesidade, por meio do Índice de Massa Corporal (IMC), que é a divisão do peso pela altura ao quadrado; do percentual de gordura, pelo método da bioimpedância elétrica, que verifica a composição corporal a partir da resitência à passagem de corrente elétrica; e da relação cintura-quadril, que aponta com eficiência o risco de doenças do sistema circulatório. "A divisão da medida da cintura pela do quadril, quando é superior a 0,85 em mulheres, indica risco maior para desenvolver doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque a gordura acumulada no abdômen está relacionada à inúmeras alterações metabólicas, como à resistência à insulina, à hipertensão e ao aumento do colesterol prejudicial", esclarece.

Analisando os resultados, a pesquisadora notou que, praticamente, não há diferenças no grau de obesidade, e de obesidade abdominal entre os três grupos de mulheres. "Isso pode significar que, mesmo as mulheres mais jovens, que ainda não passaram pela menopausa, podem apresentar um maior risco de doenças no coração."

Além disso, o estudo verificou que cerca de 50% das mulheres eram sedentárias ou insuficientemente ativas. "É preciso enfatizar a importância de uma dieta equilibrada e da atividade física para a prevenção de inúmeros agravos à saúde, relacionados, sobretudo, à doença cardiovascular, principal causa de mortalidade no Brasil", conclui.

Mais informações: no e-mail apfranca@usp.br




Cursos e Palestras

Seminário discute o genoma do boi
O genoma funcional do boi será o tema debatido no próximo seminário mensal do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da Fundação Instituto de Administração (PENSA-FIA), que acontece nas dependências da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP no dia 28. Para falar sobre os avanços da genética na pesquisa agropecuária o convidado é o especialista Jovelino Carvalho Mineiro Filho, presidente da Central Bela Vista Genética Bovina, uma das principais empresas brasileiras produtora de sêmen e embriões bovinos.

O seminário é gratuito e se destina a estudantes, acadêmicos e profissionais interessados em ampliar o conhecimento a respeito do agronegócio brasileiro. O evento será na Sala de Teleconferências, que fica no prédio da biblioteca da FEA, na Av. Profº Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3731-5311 e 3032-5966 ou pelo e-mail pensa@fia.com.br


Ética no uso de animais na pesquisa e ensino
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove a palestra O uso de animais na pesquisa e no ensino - Como desenvolver um ponto de vista ético, com a professora Maria José Alves da Rocha, do Depto de Morfologia, Estomatologia e Fisiologia (MEF) da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, na quinta-feira (27), às 14h30, no Auditório do IEA.

Nesta palestra, a autora pretende compartilhar sua experiência como membro do Comitê de Ética no Uso de Animais do Campus de Ribeirão Preto (CEUA) na tentativa de abrir espaços para discussões sobre as várias implicações deste tema. Os interessados em obter declaração de participação devem confirmar presença até o dia 26, mas a palestra é aberta e gratuita. Será realizada no Auditório do IEA de São Carlos, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9177 / 9176 ou pelo e-mail ieasc@sc.usp.br, com Rosemari ou Graziela, do IEA de São Carlos, ou no site http://www.sc.usp.br


Colóquio sobre clima e sustentabilidade
Será realizado nesta segunda-feira (24) na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) o V Colóquio sobre clima, conforto, meio ambiente e sustentabilidade, com o tema "Sustainable Buildings". O seminário será apresentado pelo professor Steven V. Szokolay, professor emérito da Universidade de Queensland-UQ, Austrália.

O colóquio é aberto e gratuito a todos os interessados no tema e será realizado às 14 horas, na sala de seminários do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC, que fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9311 / 9294



Agenda Cultural


Trio de cordas Hai Kai

O trio de cordas Hai Kai, formado em setembro de 2003 por músicos da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), se apresentará no próximo dia 26, às 12h30, no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, como parte do projeto Quartas culturais.

Os integrantes do trio já tocaram ou tocam em algumas das mais importantes orquestras de São Paulo como Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Camerata Fukuda, Orquestra de Câmara da Unesp, Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo, entre outras.

A apresentação, aberta e gratuita, será no saguão do Bloco B do IME, que fica na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-6169 ou e-mail ccex@ime.usp.br, no setor de eventos do IME


Exposição Iniciação Científica
De 24 a 28 de novembro o Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (EP) da USP realizará a Exposição Iniciação Científica, iniciativa conjunta do Serviço de Pesquisa da EP e do PET Mecânica. A mostra tem por objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelos graduandos da Escola Politécnica e, paralelamente, abrir perspectivas aos alunos interessados que ainda não estão envolvidos com esta atividade.

A exposição vai reunir cartazes produzidos pelos alunos vinculados a projetos de iniciação científica, que participaram do 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP), realizado no campus de São Carlos, nos últimos dias 6 e 7.

Os interessados em expor seus trabalhos no evento poderão obter mais informações pelo site http://www.pme.poli.usp.br/pet ou junto à Comissão de Pesquisa da EP. O evento será realizado no saguão do prédio da Engenharia Mecânica, à Av. Prof. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5295 / 5788, ou nicodemo.sposato@poli.usp.br


Exposições no Museu de Geociências
Acontecem até o último dia de dezembro três exposições no Museu de Geociências. A Estética dos Minerais por Renato Soares é uma mostra fotográfica de minerais da coleção do Museu pelo fotógrafo Renato Soares. Dentes Fósseis: mastigando o passado exibe dentes de dinossauros, tigres-dentes-de-sabre, tubarões gigantes e outros animais.

A exibição A Estética dos Colecionadores expõe parte da coleção dos minerais dos diretores e membros da Associação Amigos do Museu de Geociências. No caso desta exposição, apesar de se mudar o acervo em janeiro, a proposta deve continuar a mesma, com minerais de outros colecionadores.

Réplicas dos dinossauros alossauro e pterossauro, uma de cada, também poderão ser vistas no local. É inaugurada neste sábado (22) a exposição permanente das réplicas dos dois animais. O horário de funcionamento do museu é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. O endereço é R. do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3952 / 4670, e-mail mugeo@edu.usp.br ou no site http://www.igc.usp.br/museu/eventos04.htm



Publicações

Revista Imaginário
Acontece o lançamento da Revista Imaginário nº 9, na próxima quinta-feira (27), às 19 horas, na Casa das Áfricas, V. Madalena. O lançamento é do Núcleo e Laboratório Interdisciplinar do Imaginário e Memória (Nime - Labi), órgão do Instituto de Psicologia (IP) da USP. O tema deste ano é Diversidade Cultural, trazendo artigos sobre hibridismo e pós-colonialismo, a visão dos índios sobre eles mesmos e sobre o antropólogo na aldeia, o Fórum Social Mundial, a Amazônia, e a religiosidade popular. O endereço da Casa das Áfricas é R. Eng. Francisco Azevedo, 524, V. Madalena, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3801-1718, na Casa das Áfricas ou 3091-4386, no Labi-Nime do IP



Quadro de Avisos

Dia mundial contra a Aids no HC de Ribeirão Preto
Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP programou uma série de atividades, todas com entrada franca.

A 1ª Mostra de Aids, aberta ao público no pátio central do HC da FMRP na parte da manhã, incluirá um bazar beneficente com renda revertida aos expositores autores das obras (funcionários e pacientes), exposição de painéis com informações médicas sobre a doença e prevenção e ainda distribuição e orientação de uso correto de preservativos femininos e masculinos.

Na parte da tarde, haverá exibição de vídeos educativos sobre a doença e uma apresentação teatral da Liga contra a Aids. Fechando a jornada haverá um ciclo de palestras no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (Ceaps). Primeiramente, a professora Maria Célia Cervi, chefe da pediatria da Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infecto-contagiosas (UETDI), falará sobre Aids e Pediatria e na seqüência a assistente social Regina Brito discutirá Prevenção de DST e Aids. A última palestra tratará de Diversidade Sexual e Preconceito.

O HC da FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-2625, com Lívia ou Sílvia, ou pelo e-mail alfayalm@yahoo.com


Universia Brasil fecha parceria com a Revista Fapesp
O portal Universia Brasil passou a disponibilizar, a partir deste mês, parte do conteúdo da Revista Pesquisa Fapesp, dedicada à divulgação de estudos e novidades sobre Ciência e Tecnologia no Brasil e no exterior.

Através do endereço http://www.universiabrasil.net/fapesp, os usuários do portal passarão a ter acesso aos artigos e reportagens da publicação, que, entre outros temas, divulga e informa sobre os diversos projetos e programas apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A iniciativa integra a linha de atuação do portal de educação Universia Brasil, que também incentiva a produção científica nacional e visa colaborar para a divulgação dos trabalhos elaborados no País. Dessa forma, é uma de suas funções oferecer aos usuários acesso gratuito a um material especializado e de primeira qualidade sobre os estudos desenvolvidos pelos professores e pesquisadores brasileiros, além das descobertas e inovações internacionais.

Mais informações: (0XX11) 3443-2893, ou pelo e-mail mnascimento@universia.net


Pós-Graduação Interunidades em São Carlos
O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais da USP de São Carlos recebe até sexta-feira (28) inscrições para cursos de mestrado e doutorado de 2004. Elas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13h30 às 15 horas. O curso vai de 1º de fevereiro de 2004 a 31 de novembro de 2005.

O programa, formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Instituto de Física de São Carlos (IFSC), tem como característica a interdisciplinaridade, sendo aberto a candidatos com formação preferencial nas áreas de engenharia, física e química e tem por objetivo formar profissionais com capacidade de atuação científica independente. A inscrição é feita na secretaria de pós-graduação do IFSC, no Prédio da Administração do instituto, 1º andar, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9777 / 9589, com Cristiane, na secretaria de pós-graduação do IFSC, ou no site http://www.iqsc.sc.usp.br/CEM



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Desenvolvimento de uma muleta instrumentalizada para fins de acompanhamento clínico. Fernando Idalírio de Lima Leite. Dia 26, às 8 horas.

Avaliação da locomoção do paraplégico sob estimulação neuromuscular. Juracy Emanuel Magalhães de Franca. Dia 27, às 14 horas.

Doutorado

Proposta e avaliação de desempenho de um algoritmo de balanceamento de carga para ambientes distribuídos heterogêneos escaláveis. Rodrigo Fernandes de Mello. Dia 27, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Detecção e caracterização de lipídios nitrados no plasma e nas lipoproteínas humanas. Émersom Silva Lima. Dia 09 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Em busca de um lirismo perdido. Modos de representação da experiência em contos de Dalton Trevisan. Mirella Miranda de Brito Silva. Dia 24, às 15 horas.

Doutorado

Formas do teatro de comédia: a obra de Oduvaldo Vianna. Wagner Martins Madeira. Dia 24, às 14 horas.

Para uma historiografia de revolução de problemas: da 'arte de dizes' na fala carioca às descrições da variante oral do português brasileiro (1937-1960). Angela Maria Ribeiro França. Dia 25, às 14 horas.

A Esquerda, o Holocausto e o Surgimento do Estado de Israel (1938-1950). Arlene Elizabeth Clemesha. Dia 04 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Relações filogenéticas entre os gêneros de Asphondyliini (Diptera: Cecidomyiidae: Cecidomyiinae: Cecidomyiidi). Maria Virginia Urso Guimarães. Dia 05 de dezembro, às 14 horas.

A imagem corporal em mulheres: aspectos psicossociais e a cirurgia de restrição gástrica. Graziela Aparecida Nogueira de Almeida. Dia 05 de dezembro, às 14 horas.

Ecologia de abelhas e vespas solitárias (Hymenoptera, Apoidea) que nidificam em ninhos-armadilha em dois fragmentos de floresta estacional semidecidual no Estado de São Paulo. Ana Lúcia Gazola. Dia 05 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br