São Paulo, 27/11/2003 - Boletim nº 1325
tecnologia
USP orienta compra e uso eficiente
de aparelhos de ar condicionado

Normas elaboradas por pesquisadores
da Poli pretendem reduzir gasto de energia
com ar condicionado, responsável por um
terço do consumo de eletricidade na USP
leia...
Saúde Pública ministra
aula sobre amamentação
Maria Antonia traz concertos
do Quarteto de Cordas Glazunov

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


USP adota programa de uso racional para aparelhos de ar condicionado

Júlio Bernardes

A USP possui cerca de 10 mil aparelhos individuais de ar condicionado, responsáveis por um terço do consumo de energia elétrica. Para reduzir parte destes gastos, pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP estão elaborando para o PURE (Programa para Uso Eficiente de Energia na USP) normas para a aquisição de aparelhos de ar condicionado e uma cartilha com orientações aos usuários, que deve estar pronta no fim do ano.

O professor da Poli, Alberto Hernandez Neto, que coordena os estudos sobre o tema, explica que o consumo da Universidade é inferior a média encontrada em edifícios comerciais, que oscila entre 40% e 50%, mas o gasto pode ser reduzido com a adoção de medidas simples para aquisição e manutenção dos equipamentos. Os aparelhos individuais são responsáveis por 85% do uso de ar condicionado da USP. O professor estima uma redução de 10% a 15% no consumo de energia com ar-condicionado a longo prazo, o que diminuiria o gasto geral da instituição em até 8%.

Segundo Hernandez, os pesquisadores da Poli realizam projetos-piloto em salas dos campi da USP para avaliar o conforto térmico e o uso racional dos aparelhos de ar condicionado. "O objetivo é normatizar o projeto, a aquisição e a manutenção dos sistemas de condicionamento de ar na Universidade, tanto individuais quanto centrais, para aumentar sua eficiência", afirma.

Cartilha
O professor afirma que as unidades da USP serão orientadas a adquirem aparelhos de ar-condicionado individuais certificados com a etiqueta A do Procel, emitida pelo governo federal. "Esta classificação indica que o aparelho consome menos eletricidade que outros com capacidade semelhante", explica. "Em aparelhos com capacidade de 10000 BTUs, por exemplo, a variação de consumo entre as marcas disponíveis pode chegar a 15%."

Hernandez observa que a classificação do Procel é feita apenas para os aparelhos individuais "de janela", que representam metade dos equipamentos instalados na USP. "A certificação dos aparelhos individuais do tipo 'split' deverá começar apenas em 2004", relata o professor. "Enquanto a certificação oficial não for implantada, será feita uma média de consumo dos aparelhos disponíveis no mercado como indicação para compras."

Os gestores do PURE nas unidades indicaram 48 funcionários da USP para fazer um curso de manutenção de ar condicionado no SENAI, relata Alberto Hernandez Neto. A cartilha para os usuários deverá estar pronta no final do ano, e estará disponível também na Internet. "A compra e a instalação do equipamento pode ser bem orientada, mas se ele não for operado com eficiência, terá uma vida útil menor", aponta.

Entre as indicações da cartilha estão a limpeza periódica dos filtros dos condicionadores de ar e o fechamento de portas e janelas durante sua operação. "São medidas simples, mas pouco adotadas", diz Hernandez. "A redução do consumo é gradativa pois o uso racional do ar-condicionado é uma questão cultural, e leva-se mais tempo para mudar os hábitos dos usuários", conclui.

Mais informações: (0XX11) 3091-9672, com Alberto Hernandez Neto




Cursos e Palestras

Seminários ProFuturo
No próximo dia 4 de dezembro, das 14 às 20 horas, será realizado o IX Seminário ProFuturo, cujo tema central será "Cenários para 2004: planejando resultados". O evento, organizado pelo Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (ProFuturo-FIA), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, dirige-se a acadêmicos e empresários interessados em princípios e estratégias de gestão com foco de médio e longo prazo.

O valor de inscrição para o seminário é de R$ 190,00, incluindo material didático, coffee break, coquetel e certificado. Inscritos até o dia 27 tem 10% de desconto. A programação completa do encontro pode ser vista no site http://www.fia.com.br/profuturo/seminarios. O evento será na Sala de Congregação da FEA, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5848 e 3819-0137 ou e-mail profuturo@fia.com.br


Palestras sobre educação infantil
A Faculdade de Educação (FE) da USP organiza nos próximos dias 3, 4 e 5 de dezembro um ciclo de palestras sobre Formação, Pesquisa e Cultura Profissional em Educação Infantil, coordenado pelas professoras Tizuko Kishimoto e Mônica Pinazza. O encontro discutirá temas como pedagogia da infância, pesquisa qualitativa, supervisão e formação e cultura profissional.

Aberto a estudantes, professores e outros interessados no tema, o evento é gratuito. A FE fica na Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3574



Alunas de Nutrição orientam sobre amamentação
Nesta sexta-feira (28), às 9 horas, numa iniciativa de um grupo de alunas de graduação do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acontecerá um evento para incentivar o aleitamento materno e demonstrar suas vantagens para a mãe e o bebê, orientando as mães de forma lúdica e criativa.

Para isso serão usadas dinâmicas, jogos, pequenas peças de teatro sobre o assunto além de uma breve palestra. As organizadoras ficarão à disposição para tirar dúvidas a respeito da amamentação. O evento é aberto e gratuito e deve durar uma hora. O local é a sede da Sociedade Amigos de Vila Constança (Savic), que participa do Programa Viva Leite. O endereço é Av. Jd. Japão, 1587, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9738-0823 ou hellenmatarazzo@hotmail.com, com Hellen Matarazzo, integrante do grupo


Ótica de Polímeros
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realizará nesta sexta-feira (28), das 10h30 às 11h30, o colóquio A Ótica de Polímeros sob a Ótica Teórica, com a professora Marília Junqueira Caldas, do Instituto. Será discutido o jogo de confinamento e tridimensionalidade dos polímeros conjugados, que podem se comportar como semicondutores, mas também apresentam características de "matéria mole".

Não é necessária inscrição para o colóquio, que é gratuito. O evento será realizado no Anfiteatro Azul do IFSC, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9876, com Isabel Possato, do Grupo de Ressonância Magnética, Espectroscopia e Magnetismo do IFSC pelo site http://www.sc.usp.br


Aprendendo Italiano Ludicamente
No dia 6 de dezembro, das 9 às 14 horas, acontece o Giocondo si Impara: Workshop de Jogos Didáticos para o Ensino do Italiano como Língua Estrangeira, promovido pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Entre os objetivos, estão praticar a língua italiana com atividades lúdicas, interiorizar o idioma no aluno e reduzir a ansiedade em seu uso. A organização do evento é da professora Paola Giustina Baccin, da FFLCH, e ocorre no Prédio da Letras, sala 107, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

As inscrições, que começaram em 19 de novembro, vão até acabar as vagas. Para se inscrever, é preciso pagar R$ 30,00, exceto para alunos de língua italiana da FFLCH, que são isentos. Também deve-se apresentar um documento que comprove pertencer ao público-alvo, que é de alunos e professores de língua italiana, além do RG. Inscrições são feitas no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH, na R. do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4645, e-mail agenda@usp.br, ou no site http://www.fflch.usp.br/sce, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária



Agenda Cultural

Studio Coral no Museu do Ipiranga
O Studio Coral Vozes Femininas, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP comemora seus dez anos de existência. Para isso, haverá uma apresentação aberta e gratuita no próximo domingo (30), às 16h30, no Salão Nobre do Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga.

No programa, estão peças de Adriano Banchieri, Villa-Lobos, Alberto Nepomucemo, Gabriel Fauré, entre outros, como peças dos folclores brasileiro e inglês. O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/n.º, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000 ou e-mail mp@edu.usp.br



Quarteto de Cordas Glazunov no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP fecha o ciclo de concertos de 2003 do projeto Música na MariAntonia no dia 3 de dezembro, às 20h30, com o Quarteto de Cordas Glazunov. No programa desta apresentação, estão peças de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno.

Fundado em 1991, o Quarteto Glazunov (inicialmente chamado de Quarteto Tchaikovsky) foi formado por membros da Orquestra de Ópera e Ballet de Belas Artes da União Soviética. Atualmente integrando também músicos brasileiros, o Quarteto dedica-se a divulgar a música dos principais compositores russos, assim como o repertório da música de câmara brasileira. Com sua nova formação, o Quarteto Glazunov tem feito apresentações nas capitais e principais cidades brasileiras. A entrada é gratuita e o Ceuma fica na rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815



Quadro de Avisos

Monitoria em anatomia humana
Estão abertas as inscrições, de 24 de novembro a 15 de dezembro, para 32 vagas de monitoria em Anatomia Humana do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Há vagas para vários cursos; para Medicina serão doze para Anatomia e seis para Neuroanatomia. Para os cursos de Informática Biomédica e Fonoaudiologia foram abertas duas vagas cada e para Nutrição e Metabolismo quatro, sendo duas vagas para o Propedêutico e outras duas para a Anatomia Aplicada. E finalmente, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, cada uma com três vagas.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Setor de Anatomia, Prédio Central da FMRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3245, com Renata


Projeto Poeta de gaveta completa dez anos
Nesta quinta-feira (27) às 21 horas acontece, no Espaço Cultural do campus da USP de Ribeirão Preto, o lançamento da versão 2003 do Projeto Poeta de Gaveta da Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus. O evento contará com performance teatral, dança e música.

O Projeto Poeta de Gaveta publica anualmente produção literária que normalmente fica engavetada, e é uma oportunidade para o reconhecimento de novos valores, poetas e cronistas.Os dez anos do Projeto acumularam 472 participantes com 1145 trabalhos. Foram publicados 10 volumes com 320 trabalhos

Para o volume número dez, que terá impressão de 800 exemplares, inscreveram-se 65 participantes (docentes, alunos e funcionários) com 171 trabalhos. Foram selecionados 34 de 25 autores. Além dos ribeirão-pretanos participaram alunos da USP de Piracicaba, Pirassununga, São Carlos e Bauru.

Para participar do evento não é necessária inscrição prévia. O endereço é Av. dos Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3530


Coletiva sobre Poli no Time
Na próxima quarta-feira (3), às 10h30, acontece uma coletiva com a imprensa sobre a entrada da Escola Politécnica (Poli) da USP na associação Top Industrial Managers Europe (Time), que reúne as mais destacadas escolas de Engenharia européias. As possibilidades de relações internacionais para os alunos e docentes da Poli, primeira faculdade não européia a integrar a associação, aumentaram com o fato.

O diretor da Poli, professor Vahan Agopyan e o presidente da Comissão de Relações Internacionais da Escola, Adnei Melges de Andrade, estarão presentes, no Anfiteatro do Prédio Eng. Mário Covas Jr. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações e credenciamento de imprensa: (0XX11) 3061-9596, ramal 408 ou e-mail luciana.marganelli@fsb.com.br, com Luciana Marganelli



Teses e Dissertações

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorado

O Brasil e a harmonização contábil internacional: influências dos sistemas jurídico e educacional, da cultura e do mercado. Elionor Farah Jreige Weffort. Dia 04 de dezembro, às 14h30.

Regras de política monetária ótimas com expectativas racionais. Francisco José Zagari Rigolon. Dia 03 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Olhares extremos: 1900 e as imagens do fim de século na imprensa curitibana. André Luiz Glaser. Dia 04 de dezembro, às 14 horas.

De 'O ingênuo Silvano' a 'Tio Vânia'. Um estudo biográfico do teatro de Tchekhov. Tatiana Larkina. Dia 04 de dezembro, às 10 horas.

Doutorado

Os Jesuítas no Maranhão e Grão-Pará: formação e escrita da missão. Vitorio Consiglio. Dia 04 de dezembro, às 14 horas.

Monopolização do território pela capital e reestruturação produtiva na avicultura em Mato Grosso do Sul. Fernando dos Santos Sampaio. Dia 16 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestrado

Virus Oropouche: aspectos de biologia celular em células humanas e de insetos. Rodrigo Ivo Marques dos Santos. Dia 1º de dezembro, às 10 horas.

Aplicação da curva de dissociação hemoglobina-oxigênio no cálculo da capacidade de difusão pulmonar em pirambóia (Lepidosiren paradoxa). Mirian Bassi. Dia 1º de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3372


Instituto Oceanográfico

Doutorado

Ecologia trófica de espécies da ictiofauna demersal da costa sudeste-sul do Brasil: evacuação gástrica e sua aplicação na estimativa do consumo alimentar. Maria Josefina Reyna Kurtz. Dia 28, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br