São Paulo, 28/11/2003 - Boletim nº1326
extensão
Cidade do Conhecimento chega até o
Rio Grande do Norte

Rede Pipa Sabe, desenvolvida pela Cidade
do Conhecimento promoverá na Praia da Pipa
uma série de oficinas e discussões sobre
o desenvolvimento da região
leia...
Rádio USP lança novo site
em dezembro
Esalq realiza Encontro de Corais
Luzes e Vozes

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Rede Pipa Sabe marca início da expansão das atividades da Cidade do Conhecimento


Olavo Soares

O projeto Cidade do Conhecimento, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, inicia nesta sexta (28) os trabalhos da Rede Pipa Sabe, programa que estimulará o turismo e a educação na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. A idéia é utilizar a cultura local como ferramenta para promover um desenvolvimento adequado para a região, hoje vítima do aumento desordenado do turismo predatório.

Na etapa inicial, serão realizadas até o dia 3 de dezembro oficinas e laboratórios do planejamento estratégico da rede. "A Pipa se transformará em uma 'cidade-escola' ", explica o professor Gilson Schwartz, coordenador do projeto. Nas oficinas, serão abordados temas diversos, como poesia, pesca e jornalismo comunitário.

A recepção dos trabalhos para o povo local, segundo Schwartz, é a melhor possível: "todos da Pipa estão redescobrindo a cultura local", afirma. Para o professor, a cidade está se transformando na "Florença Brasileira", com a interação e a troca de conhecimentos acontecendo nas ruas e praças. "A integração é o mais importante, já que participam de nativos a turistas, de operários a empresários".

Schwartz aponta como justificativa para a boa recepção a preparação que antecedeu a realização dos projetos. "Não podíamos chegar aqui, de uma hora para outra, impondo nossa cultura", destaca. Por isso foram realizados, durante cinco meses, encontros com representantes da comunidade, e o projeto tem o apoio, dentre outras instituições, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do governo do estado e da prefeitura de Tibau do Sul. "Para que nós não pareçamos 'marcianos' chegando para invadir o lugar", brinca.

Nova moeda
Durante as oficinas, circulará pela Praia da Pipa uma nova moeda, o garatuí. Esse dinheiro, de valor equivalente ao do real, servirá para a participação nas oficinas e em outras atividades culturais que acontecerão na cidade. "O garatuí terá um valor mais qualitativo do que quantitativo. É um elemento que facilitará o desenvolvimento cultural da região", explica Schwartz. As operações com a nova moeda terão a supervisão da Caixa Econômica Federal.

A Caixa será uma das parceiras do Cidade do Conhecimento na instalação da Rede Pipa. Além dela, dos governos estadual e municipal e da UFRN, colaborarão com o projeto a Imprensa Oficial de São Paulo e os Ministérios da Educação, Comunicações, Relações Exteriores, e Previdência Social. Este último, por intermédio da Dataprev, disponibilizou seis computadores que serão utilizados nos trabalhos. Outras entidades como Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Secretaria Especial do Conselho Econômico e Social (do Governo Federal), Escola do Futuro, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae) da USP também apóiam a iniciativa.

Toda a programação das oficinas pode ser conferida no site www.cidade.usp.br/pipa, que traz também mais informações sobre o projeto, como sua missão e objetivos e apresentação oficial.

Mais informações: (0XX11) 3091-4305, na Cidade do Conhecimento, e (0XX84) 246-2070, na Praia da Pipa



Nova página da Rádio USP terá capacidade para atender simultaneamente 700 internautas

Da Redação, Agência USP

A Rádio USP lança no próximo dia 1º de dezembro seu novo site (www.usp.br/radiousp). Além das informações institucionais e do sinal da rádio ao vivo, o site ainda tornará possível ouvir a maioria dos programas da rádio quando o internauta quiser. Hospedados nos servidores da USP, a página tem estrutura para suportar 400 ouvintes em banda estreita e 700 em banda larga simultaneamente.

O site não disponibilizará apenas o sinal da rádio ao vivo. Um sistema de arquivo possibilitará ao internauta ouvir programas veiculados anteriormente pela rádio. "Desenvolvemos internamente uma ferramenta de publicação que possibilita aos produtores de conteúdo disponibilizarem as informações e o áudio de seus programas", explica a diretora da Rádio USP, Lígia Trigo.

A ferramenta de publicação do site da Rádio USP foi desenvolvida com assessoria da equipe do USPOnline, responsável pelo desenvolvimento do site da Universidade, o mais visitado da América Latina.

O áudio da Rádio USP na internet será distribuído pelo Estúdio Multimeios, que já é responsável pela rede de distribuição de áudio que possibilitou a criação da Rede USP de Rádio. A tecnologia desenvolvida pelo estúdio possibilita a utilização da internet para transmissão de sinal entre as afiliadas da Rede USP de Rádio.

A Rádio USP de São Carlos terá um canal exclusivo no site, o que também deverá acontecer com a Rádio USP de Ribeirão Preto, que ainda está em processo de instalação.

"A internet é hoje para as rádios uma 'antena' que tem um alcance muito maior do que qualquer antena convencional. Por isso, focamos nossas energias para o desenvolvimento de um site eficiente, dinâmico e atraente. Com este site damos mais um passo para o alargamento dos horizontes da Rede USP de Rádio", ressalta Lígia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Rádio USP

Mais informações: (0XX11) (0XX11) 3091-4492 ou pelo e-mail radiousp@usp.br



Cursos e Palestras

USP promove seminário internacional de avaliação
Nesta sexta-feira (28), das 8h30 às 17h30, a USP promoverá o 1º Seminário Internacional de Avaliação da Graduação e da Pós-Graduação e o 5º Seminário Nacional de Avaliação da Graduação. O tema dos eventos será "Avaliação de Disciplinas na USP: Implementando Qualidade nos Cursos".

O objetivo do seminário, com a coordenação das Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação da Universidade, é concretizar uma efetiva política de avaliação institucional. Haverá palestras do vice-reitor da Universidade, Hélio Nogueira da Cruz, dos convidados Heraldo Marelim Vianna, da Fundação Carlos Chagas e Juan Fernández Sanchez, da Universidad Complutense de Madrid, além do professor José Aparecido Silva, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

O evento acontecerá na Sala do Conselho Universitário (Co), na reitoria da USP, que fica na R. da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3290, na Pró-Reitoria de Graduação


Reunião Científica do Instituto Butantan
Nesta segunda-feira (1º), às 9 horas, começa a V Reunião Científica Anual do Instituto Butantan - 2003. Vai até o dia 5 de dezembro, com mesas-redondas, conferências, sessões de apresentação de painéis e a apresentação do Prêmio "Willy Beçak" - Jovem Pesquisador. Entre os temas a serem discutidos estão vacinas, venenos, e a produção de bio-insumos.

Não há necessidade de inscrições. O evento acontece no Auditório do Museu Biológico do Instituto, exceto as sessões de painéis, que ocorrem na Casa Vital Brazil. O Instituto Butantan fica na Av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3726-7222, ou no site http://www.butantan.gov.br



Agenda Cultural


VIII Encontro de Corais Luzes e Vozes

Entre os dias 1º e 5 de dezembro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP realiza pelo oitavo ano o Encontro de Corais Luzes e Vozes. As apresentações acontecem todos os dias, a partir das 19h30, no Salão Nobre da Esalq.

Somente na sexta-feira, último dia do evento, acontecerá uma grande confraternização musical natalina, com a presença de dez corais, com início previsto para às 20 horas. Ao todo estarão participando mais de 20 coros e corais da cidade. A entrada é franca. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392, com Sueli



Publicações

Ambição Feminina no Século das Luzes
Na próxima terça-feira (2), às 19 horas, será lançado o livro Émilie, Émilie: a ambição feminina no século XVIII, da historiadora francesa Elisabeth Badinter, com tradução de Celeste Marcondes, da Equipe de Tradução do Le Monde Diplomatic.

Na ocasião, haverá um debate filosófico sobre o mesmo tema do livro, com a presença dos professores do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Maria das Graças de Souza, Franklin de Matos e Milton Vieira.

O livro traz um panorama do século XVIII de interesse para estudiosos de Filosofia, História e Antropologia, escrito com fluidez e clareza. Fala de Madame du Châtelet, amante de Voltaire, e Madame d`Épinay, amante de Grimm, que tiveram papel importante no início do Século das Luzes. O lançamento é do Discurso Editorial, Duna Dueto e Paz e Terra, tem 463 páginas, custando R$ 47,00. O evento será na Livraria Boa Vista, na Av. Brig. Faria Lima, 2007, Jd. Paulistano, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3814-5383, e-mail discurso@org.usp.br, com Abadia Pavan, do Discurso Editorial, ou no site www.discurso.com.br



Quadro de Avisos

Pós-graduação em engenharia mecânica
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está com inscrições abertas até 12 de dezembro para seleção de alunos para os cursos de mestrado e doutorado. Ambos os cursos são constantemente bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e os alunos do programa têm boas chances de contarem com uma bolsa de estudo, com apoio das agências financiadoras de pesquisa como CNPq, FAPESP e a própria CAPES.

Os candidatos poderão desenvolver suas pesquisas dentro das seguintes sub-áreas de concentração: aeronaves, dinâmica de máquinas e sistemas, manufaturas, materiais, projeto mecânico e térmica e fluídos. O Programa tem o intuito de formar recursos humanos qualificados, incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de estudos técnicos e científicos relacionados às Ciências Mecânicas. A EESC fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9401


Pacientes do HC vão ganhar brinquedos
As crianças e adolescentes em tratamento no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP vão ganhar, neste Natal, brinquedos em bom estado doados pelos clientes da loja do Carrefour do Shopping Eldorado.

A campanha do hipermercado, intitulada Economize Brincando, vai até 20 de dezembro e dará 10% de desconto na compra de um brinquedo novo para o cliente que doar um brinquedo usado. A iniciativa vale para todos os hipermercados Carrefour, mas somente a loja do Shopping Eldorado vai doar os brinquedos para o Instituto da Criança do HC.

Para ganhar o desconto é preciso doar um brinquedo usado no Balcão de Atendimento ao Cliente e retirar o comprovante de doação. A ação abrange todos os brinquedos, com exceção das bicicletas.

Mais informações: (0XX11) 3069-8507 / 9619-0535, com Claudia Gouvêa


Ribeirão inaugurada estante de troca de objetos
No dia 18 de novembro foi inaugurado, no Restaurante Central do Campus da USP de Ribeirão Preto, a Estante Permanente de Trocas de Objetos Usados Vai e Vem.

Instalada pela Comissão USP Recicla da Prefeitura do Campus da cidade (PCARP), a estante é um local onde as pessoas podem doar o que não lhes serve mais e também pegar algo que precisem. Nos primeiros dias foram mais comuns roupas, calçados, livros, objetos pessoais e artesanatos. Não faltaram objetos curiosos como uma armação de óculos e quatro refinados lustres residenciais. De qualquer forma, a estante está tendo sucesso.

Ao lado da estante há ainda um painel onde podem ser fixados avisos para as trocas desejadas, com contatos das pessoas. Nos primeiros dias bolsistas do USP Recicla ficam no local para orientar a comunidade.

Mais informações: (0XX16) 602-3584 ou e-mail uspreciclarp@pcarp.usp.br, na sede do USP Recicla


Ballet Stagium doa parte da bilheteria à Medicina
O Ballet Stagium é o mais novo parceiro do Projeto de Restauro e Modernização da Faculdade de Medicina (FM) da USP. No próximo dia 5 de dezembro, metade da renda líquida da bilheteria do espetáculo Stagium Dança o Movimento Armorial será doada ao projeto. A companhia de balé se apresentará de 5 a 7 de dezembro no Teatro Sérgio Cardoso, nos seguintes horários: sexta-feira e sábado, às 21 horas, e domingo, às 18 horas. Os ingressos custam R$ 20,00.

A FMUSP vem passando por reformas e restauro há dois anos. O projeto visa modernizar as instalações técnicas, restaurar o ambiente arquitetônico e reorganizar o espaço do campus de forma a melhorar as condições de ensino e da pesquisa. Com um custo total estimado em R$ 35 milhões, o projeto vem recebendo adesões de instituições privadas, órgãos públicos e pessoas físicas. As doações já superam os R$ 15 milhões. O Teatro Sérgio Cardoso fica na rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Avaliação da contaminação em óleos lubrificantes de rolamentos através da análise do óleo e da assinatura dos sinais de vibrações. Marcelo Attilio Gracia. Dia 28, às 14 horas.

Sensores de infra-vermelho. Wanderson Rodrigues Mendes. Dia 1º de dezembro, às 14 horas.

Geração de referências para os controladores de um laminador a frios de aços planos: uma abordagem conexionista. Antonio Luiz dos Santos Filho. Dia 02 de dezembro, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

A avaliação da implantação de unidades de redes varejistas - um estudo de opções reais. Eduardo Rossit Padilha. Dia 02 de dezembro, às 10 horas.

Doutorado

Análise crítica dos conceitos de mensuração utilizados por empresas brasileiras produtoras de bens de capital sob encomenda. Evandir Megliorini. Dia 05 de dezembro, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Processos Sociais e Justiça em Santos, na década de 1880. Andre Rosemberg. Dia 05 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto

Doutorado

Tratamento de resíduos como ferramenta para promoção da educação ambiental no ensino de química. Daniela Gonçalves de Abreu. Dia 1º de dezembro, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Constipação intestinal em idosas - suas queixas e sua dieta. Márcia Maria Hernandes de Abreu de Oliveira Salgueiro. Dia 02 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br