São Paulo, 02/12/2003 - Boletim nº 1328
saúde
FMRP estuda terapia celular
no tratamento da diabete tipo I

Pesquisas buscam evitar a
consolidação da doença através do
transplante de células-tronco da
medula do próprio indivíduo
leia...
João Steiner ministra
palestra em São Carlos
Exposição na Estação Ciência:
Livros proibidos, idéias malditas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

FMRP aplicará terapia celular para tratamento
da diabete tipo I


Olavo Soares

Para evitar o avanço da diabete tipo I no organismo, uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) está trabalhando com uma nova técnica para o tratamento da doença: a terapia celular. As pesquisas para utilização deste método para a diabete tipo I são inéditas no mundo.

O procedimento, que já é usado para tratar outros males, consiste no transplante de células originárias da medula óssea do próprio indivíduo (denominadas células-tronco) que, aplicadas na corrente sanguínea, se adaptam às necessidades do órgão lesado, normalizando sua função.

Atualmente, as pesquisas estão em fase inicial - ou de "Protocolo", como define o professor Júlio César Voltarelli, coordenador dos estudos. "Estamos recrutando pacientes para o tratamento", explica. Experiências semelhantes já tiveram resultados satisfatórios em cobaias, e o objetivo é que ainda em 2003 comecem a ser desenvolvidas com humanos. "A idéia é aplicar a terapia celular em pacientes de no máximo 35 anos, e que tenham o diagnóstico de diabete confirmado no prazo de cerca de um mês e meio", ressalta Voltarelli, apontando que a "rapidez" deve-se ao fato de a terapia não apresentar a mesma eficácia em pessoas com a doença em estágio mais avançado.

A diabete tipo I é caracterizada pela dificuldade do pâncreas de produzir insulina, hormônio que facilita o processamento de glicose pelo organismo. A idéia do tratamento é fazer com que as células-tronco do portador da doença encaminhem-se para o pâncreas e colaborem para a restauração do seu funcionamento normal, além da ação das drogas imunossupressoras, que interrompem a destruição imunológica de células produtoras de insulina.

Outras doenças
Além da diabete tipo I, a FMRP é pioneira no emprego da terapia celular para o tratamento de outras doenças. Na faculdade, o método é utilizado para portadores de doenças reumáticas, como lupus e esclerose sistêmica, e neurológicas, como esclerose múltipla e polineuropatia. "Utilizamos esse método quando o tratamento habitual, com medicamentos, não apresenta o resultado satisfatório", explica Voltarelli. O processo é de risco, por isso feito apenas em casos extremos. Mas, de 22 pacientes submetidos ao tratamento, 16 já apresentaram resultados positivos.

O prazo de um ano, gasto pelo professor para iniciar a aplicação da terapia celular no tratamento da diabete tipo I, deveu-se não somente a questões técnicas, mas da aprovação da pesquisa no Conselho de Ética da FMRP, no Ministério da Saúde e em outras instâncias responsáveis pela análise desses procedimentos. "Por ser uma terapia de risco, tudo deve estar corretamente verificado antes que seja efetivamente empregada", afirma Voltarelli.

Mais informações: (0XX16) 3963-9364



Cursos e Palestras

Palestras no IEA de São Carlos

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de São Carlos realizará duas palestras nesta semana:

Na terça-feira (02), às 14 horas, o professor associado do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP Junior Barrera, comandará o encontro intitulado From Microarray Images to Biological Knowledge. O palestrante, presidente do núcleo de Bioinformática da USP, falará sobre suas especialidades, que incluem projeto de operadores morfológicos para análise de imagens, reconhecimento de padrões, identificação de sistemas dinâmicos e bioinformática.

Já na quarta-feira (03), às 16 horas, será a vez do professor João Steiner discutir a Astronomia na era dos grandes telescópios. Na ocasião, será destacado o papel do Brasil como sócio de dois consórcios internacionais, o Gemini e o SOAR, e o histórico e as perspectivas científicas que ambos os projetos oferecem.

Os dois eventos são gratuitos e abertos. Os interessados devem confirmar presença via telefone. O Auditório da IEA fica na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9177 / 9176, com Rosemari ou Graziela, ou pelo e-mail ieasc@sc.usp.br


A escola atravessada pela psicanálise
A "Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida", ligada ao Instituto de Psicologia (IP) da USP, organizará, de 4 de fevereiro a 31 de março de 2004, o curso de atualização A escola atravessada pela psicanálise.

Destinado a psicólogos, pedagogos e profissionais da área de saúde mental e educação especial, o curso objetiva problematizar, discutir e levantar propostas de leitura e intervenção em escolas, considerando as dificuldades existentes nos planos teórico e prático. Pretende-se, também, articular o discurso psicanalítico ao discurso pedagógico-educacional, de modo a produzir reflexões que proponham uma nova prática escolar.

As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas até o dia 19 de dezembro, ou também entre 05 e 19 de janeiro de 2004. A "Lugar de Vida" fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 399, travessa 04, bloco 17, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4178



Publicações

Livros Proibidos na Estação
Está aberta a exposição Livros Proibidos, Idéias Malditas, na Estação Ciência do USP. A mostra trata do surgimento, organização e funcionamento da polícia política criada no período de ditadura militar para estabelecer a repressão contra os ideais libertários contrários à ordem vigente.

São 38 painéis compostos por fotos, textos, documentos e capas de livros apreendidos pelo DEOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e que, muitas vezes, não tinha nenhum traço para ser considerado subversivo.

A exposição, com entrada franca, pode ser conferida até 4 de abril na Estação, localizada na Rua Guaicurus, 1394, Lapa e funciona de 3ª a 6ª feira, das 8h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

Mais informações: (0XX11) 3673- 7022 www.eciencia.usp.br



Quadro de Avisos

Professor da FMRP recebe título
Nesta quarta-feira (03), às 19h30, o professor Ayrton Custódio Moreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, receberá o título de Cidadão Ribeirão-pretano. A Câmara Municipal fica na Avenida Jerônimo Gonçalves, 1.200, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3002, com Regina


Homenagem a Paul Singer
Nesta sexta-feira (5), às 19 horas, Paul Singer, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, recebe o título de "Cidadão Paulistano" no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Para marcar o evento, a Universidade promoverá entre os dias 4 e 5 o seminário Paul Singer: a dignidade socialista, sobre o economista e sua obra, e contará com o lançamento de mais um livro compondo seu repertório. Abaixo segue o programa:

Quinta-feira (4), às 18 horas, mesa-redonda: O intelectual e educador. Presença de Sedi Hirano, da filósofa Marilena Chauí, Sylvia Leser de Mello e Maria Victória Benevides, todos da USP. Também estará presente Mário Sérgio Cortella, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Local: Auditório de História da FFLCH, Rua do Lago, 717, Cidade Universitária.

Sexta-feira (5), às 16 horas, mesa-redonda: O militante partidário e propositor de políticas públicas. Evento com participação especial de Antônio Candido, crítico literário e professor aposentado da FFLCH, Zilah Abramo, presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo, Luiz Dulci, ministro-chefe da Presidência da República e André Singer, porta-voz de Lula. Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.
Às 18 horas será a vez do próprio Paul Singer realizar uma conferêncie e logo após, às 19 horas, ocorrerá o ato de entrega do Título de Cidadão Paulistano e o lançamento de seu livro Uma outra economia é possível.

A Câmara Municipal de São Paulo fica no Vidaduto Jacareí, 100 - 8º andar - Centro. O evento é aberto a participação de todos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612


Prêmio USP de Direitos Humanos
A premiação do IV Prêmio de Direito Humanos da USP ocorrerá no dia 9, a partir das 17 horas, na sala do Conselho Universitário (CO) da Reitoria da USP.

O vencedor na categoria individual é o padre Ricardo Rezende Figueira, dedicado a denunciar e lutar para erradicação do trabalho escravo ou degradante a que muitos trabalhadores rurais ainda estão submetidos. O grupo carioca "Tortura nunca mais", é o vencedor da categoria institucional e destaca-se, entre outros pontos, por denunciar ex-torturadores e colaboradores dos órgãos de repressão do governo militar, afastando-os de cargos públicos.

O CO localiza-se na Rua da Reitoria, 109, térreo, Cidade Universitária. A premiação é aberta a todos interessados.

Mais informações: www.direitoshumanos.usp.br



Teses e Dissertações
Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Uma proposta de ensino - aprendizagem sobre biodiversidade para estudantes do terceiro ciclo do ensino fundamental. Kátia Valéria Marques Cardoso Prates. Dia 12 de dezembro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Inventário de ciclo de vida da distribuição de energia elétrica. Alexandre Yoshikazu Yokote. Dia 12, às 10 horas.

Doutorado

Paredes diafragma de madeira. Luís Augusto Conte Mendes Veloso. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Arranjos Contratuais para produção e comercialização de grãos de valor adicionado no Brasil. Carolina Torres Graça. Dia 16 de dezembro, às 8 horas.

Escala Hierárquica de Risco Setorial (EHRS) das pequenas empresas: um estudo de caso. Aldo Nobuyuki Nakao. Dia 17 de dezembro, às 14 horas.

Incorporação de bases externas de conhecimento - a gestão do conhecimento nas fusões e aquisições de empresas. Ademar Orsi. Dia 12 de dezembro, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de Ribeirão Preto

Mestrado

Caracterização eletroquímica e imobilização de metaloporfirnas em filmes de pirrol eletropolimerizados: preparação e aplicação. Valéria Priscila de Barros. Dia 10 de dezembro, às 14h30.

Sem rumo e sem direção - a trajetória de vida e as estratégias de sobrevivência de um grupo de moradores de rua de São José do Rio Preto. Renata Nogueira Fiorini. Dia 19 de dezembro, às 14 hortas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Estudo dos efeitos combinados de gonadotrofinas e flushing em marrãs à puberdade. Volnei do Lago. Dia 05, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667






sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br