São Paulo, 08/12/2003 - Boletim nº1332
medicina
Proteína do feijão atua na separação
de células em transplante de medula

A fitohemaglutinina simplica procedimentos
do transplante de medula óssea. Técnica
pode reduzir os níveis de rejeição ao enxerto
após a cirurgia
leia...
Água nas grandes cidades
é tema de debate na Poli
Centro Universitário Maria
Antonia inaugura exposições

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Proteína facilita separação de células para transplantes de medula óssea

Júlio Bernardes

Uma substância extraída do feijão poderá aumentar as chances de sucesso dos transplantes de medula óssea. Estudo realizado no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP mostrou a eficiência da fitohemaglutinina (PHA), proteína encontrada em alguns tipos de feijão, na separação de linfócitos do material a ser enxertado no paciente, o que reduziria as chances de rejeição no organismo após o procedimento. A técnica foi descrita na dissertação de mestrado de Glaucia Maria Ribeiro de Souza.

A pesquisadora explica que os pacientes submetidos a transplantes de medula alogênicos (com familiares sadios) estão sujeitos a "Doença do Enxerto Versus Hospedeiro" (GVHD). "Com o procedimento, além das células necessárias ao doente, conhecidas como 'stem-cell´, também são enxertados linfócitos, que podem reconhecer o organismo como um corpo estranho, provocando rejeição", relata. "Por isso são necessárias técnicas que permitam retirar os linfócitos antes do procedimento, mesmo que haja compatibilidade do organismo com as 'stem-cell' que serão transplantadas."

O estudo utilizou amostras de sangue de dez pacientes submetidos ao transplante autólogo de medula (feito com sangue extraído do próprio doente, enxertado após tratamento) na Santa Casa de São Paulo. A pesquisadora testou a capacidade de aglutinação de linfócitos de três diferentes tipos de PHA, encontrados no feijão preto e no feijão vermelho. "Os melhores resultados foram obtidos com a fração L da fitohemaglutinina do feijão vermelho, que apresentou mais afinidade com os linfócitos", afirma Gláucia. "As frações são obtidas com a purificação do PHA, apresentando resultados diferenciados, como a fração E, descrita na literatura científica, que atua nos glóbulos vermelhos do sangue.

Separação
Segundo a pesquisadora, a separação dos linfócitos é feita atualmente por um aparelho chamado Magnet Cell Sort (Separador Magnético de Células), que consegue retirar 99% dos linfócitos presentes no material a ser transplantado. "Apesar da eficiência, esta técnica é muito cara para os padrões do sistema público de saúde no Brasil", aponta. "O uso de drogas a base de PHA poderia baratear os custos da separação de células para uso em transplantes de medula."

Gláucia relata que apesar do PHA reter menos linfócitos que o Separador Magnético (cerca de 80%), a diferença pode se tornar uma vantagem após o transplante. "Os linfócitos restantes irão provocar GVL, uma doença que serve para estimular o funcionamento da medula transplantada", explica. Segundo a pesquisadora, a lecitina de soja também pode ser utilizada na separação dos linfócitos, apresentando índices de retenção próximos a 90%. "O problema é que a lecitina precisa estar associada a outras substâncias para promover tais resultados, o que pode aumentar os riscos de contaminação da amostra."

De acordo com Gláucia Maria de Souza, o uso do PHA nos procedimentos do transplante de medula dependerá de testes que mostrem sua eficiência em outros tipos de enxerto. "Seria necessário medir o desempenho da fitohemaglutinina nos procedimentos alogênicos com doadores sadios", explica a pesquisadora. "A técnica a ser usada para separação dos linfócitos depende do estudo específico de cada paciente", ressalta.

Mais informações: (0XX11) 9906-0175, com Gláucia Maria Ribeiro de Souza



Cursos e Palestras

Gestão do conhecimento e da informação
José Cláudio Cyrineu Terra, consultor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, proferirá, na quinta-feira (11), às 15 horas, a palestra Gestão do conhecimento e da informação no mundo da internet. O evento é organizado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, e será realizado no anfiteatro da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Não há a necessidade de inscrição prévia. A FMVZ fica na Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4195


Água nas cidades brasileiras
Será realizado na Escola Politécnica (Poli) da USP, nos dias 9 e 10, o workshop A questão da água nas grandes cidades brasileiras. Destinado a engenheiros, técnicos e especialistas na área de hidráulica, o encontro tem como objetivo debater métodos e técnicas para evitar a escassez de água.

A participação é gratuita, mas há a necessidade de inscrição (feita por telefone), que pode ser feita até a data de início do evento. O evento será no Auditório Mário Covas, Anfiteatro da diretoria da Poli, Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 158, Cidade Universitária,Butantã.

Mais informações: (0XX11) 3104-6412 ou e-mail drenagem@acquacon.com.br



Agenda Cultural

Ceuma inaugura exposições
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP inaugura, na quinta-feira (11), sua última série de exposições em 2003. São trabalhos dos artistas plásticos Célia Euvaldo, Nydia Negromonte, Paulo Jares, Genilson Soares e Francisco Iñarra. As exposições podem ser visitadas até 25 de janeiro, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é franca.

O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3257-2760


Publicações

Edição 49 da revista do IEA
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP lança, na quinta (11), a edição 49 da Revista Estudos Avançados. Com o dossiê "Mulher, Mulheres" e o mini-dossiê "Geração de Emprego", a publicação será lançada às 18 horas, no Auditório do IEA, com apresentação do Coral da USP.

O IEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919


Quadro de Avisos

Cursos on-line no Universia Brasil
O portal Universia Brasil (www.universiabrasil.net) está com uma nova sessão: a de cursos on-line, onde disponibilizará cursos pela internet de 737 universidades. São internacionais e nacionais. A USP participa, dentre outros, com Em casa! Quem gasta mais?, que possibilita ao usuário identificar os gastos de energia elétrica na família.

O endereço é www.universiabrasil.net/cursos .

Mais informações: (0XX11) 3443-2893 ou pelo e-mail mnascimento@universia.net


Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

Intervalo transitivo. Rubens da Silva Mano. Dia 11, às 15 horas.

Culturas Subalternas e Turismo Emancipador na Estância Climática de Cunha-SP. Henrique Alckimin Prudente. Dia 15, às 16 horas.

Doutorado

Recuperação de informação: análise sobre a contribuição da ciência da computação para a ciência da informação. Edberto Ferneda. Dia 15, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Simulação de Mini-Ecossistemas Vegetais em Tempo Real. Luis Carlos Yano Endo. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Escola Politécnica

Doutorado

Geoinformação para estudos demográficos: representação espacial de dados de população na Amazônia Brasileira.
Silvana Amaral Kampel. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado para as empresas supermercadistas varejistas: um enfoque de gestão econômica. João Soares da Costa. Dia 15, às 14 horas.

Modelo de apuração de resultados aplicado às empresas produtoras de cervejas, sob a ótica da gestão econômica. Adão Ferreira da Silva. Dia 15, às 10 horas.

Doutorado

Eficiência municipal: um estudo no Estado de São Paulo. Carlos Alberto Gabrielli Barreto Campello. Dia 15, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

O idoso e seu cotidiano: relatos e opiniões. Patrícia Vendramim. Dia 15, ás 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestrado

Contaminação do ambiente com arsênico e seus efeitos na saúde humana: uma revisão. Alexandra Lena Galetovic Carabantes. Dia 15, às 12 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3661


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Arqueologia subaquática do baixo Vale do Ribeira - SP
. Gilson Rambelli. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola de Enfermagem

Mestrado

A inserção do técnico de enfermagem no mercado de trabalho da Baixada Santista: fatores dificultadores e facilitadores. Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7553


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestado

Influência da receptora e do embrião sobre a viabilidade embrionária e sexo determinados através da ultra-sonografia. Valérya Fernandes Mello. Dia 15, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Purificação de seqüenciamento de proteína plasmática associada à quimiotaxia de neutrófilos no diabetes mellitus experimental. Fernando Aparecido da Silva. Dia 15, às 9 horas.

Seqüenciamento dos genes VP2 e VP5 e análise filogenética de amostras do vírus da doença infecciosa da bursa isolados no Brasil. Marcelo Massaaki Hayashi. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br