São Paulo, 09/12/2003 - Boletim nº1333
saúde
Mamografia deve ser feita
no dia da ovulação

Estudo mostra que, durante a ovulação,
a densidade da mama estará menor,
o que melhora a qualidade da imagem
mamográfica e a identificação de tumores
leia...
Workshop internacional de
empreendedorismo na Poli
Edusp publica correspondências
de Guimarães Rosa

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques


Dia da ovulação é o mais adequado para fazer exame de mamografia

Valéria Dias

Os exames de mamografia, fundamentais para detectar precocemente o câncer de mama, são realizados independentemente do dia do ciclo menstrual. Um estudo inédito apresentado à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP mostrou que a mamografia deve ser realizada no mesmo dia da ovulação, quando a densidade das mamas estará menor.

"A qualidade da imagem mamográfica e, consequentemente, as chances de visibilização de um tumor são maiores nesse período", conta o mastologista Kíssiner Pazuello, que analisou o tema em seu mestrado.

Segundo o pesquisador, a mamografia apresenta um índice de falso negativo de 15%, ou seja, de cada 100 exames, tumores não são identificados em 15. "Esse índice é mundial e a maioria dos falsos negativos ocorrem em mamas densas. Portanto, o entendimento dos fatores da variação da densidade das mamas é fundamental para aniquilarmos estes 15%", afirma Pazuello.

O mastologista explica que, ao longo de um ciclo menstrual, a mama terá maior ou menor densidade de acordo com as variações hormonais do período. Na fase ovulatória (metade do ciclo), a densidade estará menor pela ação do estrogênio - hormônio ligado à liberação do óvulo. "O tumor tem uma arquitetura diferente do restante do tecido mamário. É exatamente essa variação que causa o contraste na imagem mamográfica e permite a identificação de possíveis alterações", conta.

Para obter a variação de densidade, seria necessário mamografar uma mulher durante todos os dias de seu ciclo. Contudo, esse procedimento não poderia ser feito diariamente pois a paciente seria exposta a uma quantidade de radiação que ultrapassa os limites permitidos.

A solução encontrada pelo médico foi mamografar uma cabra. Com isso, ele pôde averiguar a densidade da mama e o comportamento hormonal do animal durante todos os 21 dias de seu ciclo menstrual. "Escolhemos a cabra porque é um animal dócil, fácil de ser encontrado e com o ciclo curto", explica. Esse experimento foi feito no Departamento de Radiologia da Escola de Veterinária de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Os exames da cabra foram comparados com mamografias de 11 mulheres, radiografadas duas vezes no mesmo mês: no dia da ovulação e fora desse período (antes ou depois da metade do ciclo). Os exames foram obtidos no Ambulatório de Mastologia da Prefeitura de Matão, em São Paulo.

Pazuello constatou que, na cabra, a densidade mamária era menor durante a ovulação. Nas mulheres, as mamografias tiradas no período ovulatório apresentavam um melhor contraste em relação ao segundo exame. Ou seja, a densidade também era menor. "Se antes tínhamos o melhor dia para o auto-exame das mamas, pelos mesmos motivos - hormonais - temos agora o melhor dia para se fazer a mamografia."

A pesquisa de Kíssiner Pazuello Estudo da variação da densidade mamográfica ao longo de um ciclo menstrual foi apresentada ao Programa de Pós-graduação Interunidades em Bioengenharia da USP, que engloba a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC). A orientação foi do professor Homero Schiabel, da EESC.

Mais informações: (0XX16) 672-1533 ou (0XX16) 9796-9899, com Kíssiner Pazuello



Cursos e Palestras

Uso do computador no ensino da mecânica
Nos dias 10 e 11 será ministrado o curso de extensão Sistema de Análise de Movimentos (Sam) - Uso do computador no ensino da mecânica, promovido pelo Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP.

O curso, direcionado para professores de 1º e 2º graus, será realizado no próprio parque, na Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda, São Paulo. As inscrições são gratuitas e serão recebidas no próprio local, no dia de início do evento.

Mais informações: (0XX11) 5073-8599 ou pelo e-mail mlmelo@usp.br


Workshop Internacional de Empreendedorismo na Poli
Nesta quarta-feira (10) a partir das 8h20, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica (Poli) da USP, técnicos e especialistas internacionais, do Brasil e da Poli, estarão participando do Workshop Criação de Centros de Empreendedorismo - Workshop on the Creation of Academic Entrepreneurship Centers.

A iniciativa, da Stanford Technology Ventures Program e do Centro Minerva de Empreendedorismo (CME) da Poli, é dirigida preferencialmente a instituições de ensino, aos segmentos produtivos e aos seus representantes, e será aberto ao público em geral.

O Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica fica na Av. Mello Moraes, 2231, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0xx11) 3091-5420/5430, site www.centroempreendedor.com.br - ou e-mai wcaec@centroempreendedor.com.br



Publicações

Edusp lança livro de César Braga-Pinto
No dia 17, o livro As Promessas da História: Discursos Proféticos e Assimilação no Brasil Colonial (1500-1700), de César Braga-Pinto será lançado pela Editora da USP (Edusp), na Livraria da Vila às 19 horas.

A obra trata de uma longa pesquisa do autor de documentos históricos, teorias pós-modernas da cultura e literatura canônica. Com isso, objetiva-se explicar de que modo a contradição entre a esperança no futuro e a visão pessimista assumem formas diferentes no contexto do período colonial brasileiro. São 226 páginas e o preço, R$ 25,00.

A livraria fica na Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911


Edusp publica correspondências de Guimarães Rosa
O livro Ooó do Vovô: correspondência de João Guimarães Rosa, Vovô Joãozinho, com Vera e Beatriz Helena Tess será lançado pela Edusp nesta quinta-feira (11) às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

Haverá apresentação do livro no Auditório da Livraria com a presença de Antonio Cândido, José Mindlin, Vera e Beatriz Helena Tess, e a participação dos contadores de estórias de Cordisburgo.

O livro traz as correspondências de Guimarães, entre os anos de 1966 e 1967, para as suas netas, formando um conjunto que reproduz sons, imagens, objetos e personagens de forma sedutora. Os cartões e textos publicados neste livro refletem seu interesse pelo mundo infantil, possibilitando o acesso à figura humana desse grande escritor brasileiro. A obra tem 72 páginas.

O Shopping Villa-Lobos fica na Av. das Nações Unidas 4777, Jaguaré, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 ou 3024-3599



Quadro de Avisos

Museu Paulista terá nova diretora
No dia 22 de dezembro, às 11 horas, ocorrerá a posse da nova diretora do Museu Paulista da USP (mais conhecido como Museu do Ipiranga), professora Eni de Mesquita Samara, do departamento de História. A docente era a atual vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e atua, desde 1994, como diretora do Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (Cedal), cargo em que ainda permanecerá.

A cerimônia será no Salão Nobre do Museu. Estará presente o reitor da Universidade, Adolpho José Melfi e Nina Beatriz Stocco Ranieri, secretária geral da USP.O Museu fica no Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006/ 8022



Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

'Josué Montello' : um criador de obras ou imitador de Deus? Mariana Estevam. Dia 16, às 14h30.

Doutorado

Made in Brazil: Dinâmica sócio-espacial da indústria citrícola paulista. Fernando dos Santos Sampaio. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

Dos Movimentos Culturais às Políticas Sociais - Município de Embu-Guaçu. Moisés dos Santos. Dia 16, às 9h30.

Doutorado

"Brasil, mostra a tua cara": publicidade e identidade cultural brasileira na transição secular. Eneus Trindade Barreto Filho. Dia 16, às 9h30.

A formação de novos sentidos na cidade: mídia e processos culturais. Soledad Galhardo. Dia 16, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola Politécnica

Mestrado

A influência dos parâmetros do jet grouting no solo tratado. Marcos Francisco Wosgrau Carletto. Dia 16, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Escola de Enfermagem

Doutorado

Abordagem construtivista no desenvolvimento de competências psicossociais para a assistência domiciliar. Vilanice Alves de Araujo Püschel. Dia 16, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Modelo de apuração de resultado para o segmento metal-mecânico sob a ótica do GECON: um estudo baseado nas indústrias de Joaçaba - Santa Catarina. Marcos Luiz Comini. Dia 16, às 14 horas.

Doutorado

Um modelo de tributação da renda por fluxos de caixa realizados. Sílvio Hiroshi Nakao. Dia 16, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Avaliação da resposta imunológica de pacientes com melanoma e carcinoma renal metastáticos tratados com vacina de células híbridas dendríticas-tumorais. Luis Felipe Chiaverini Ensina. Dia 16, às 10 horas.

Doutorado

Influências hemodinâmicas e neuro-humorais na regressão da hipertrofia cardíaca no rato geneticamente hipertenso (SHR). Gustavo José Justo da Silva. Dia 16, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Eventos de vida, auto-eficácia e auto-conceito de crianças com bom desempenho escolar e dificuldades comportamentais. Simone Hurtado Bianchi. Dia 16, às 14 horas.

A construção da identidade materna na adolescente grávida. Maria de Lourdes Hebling Mazzini. Dia 16 às 9 horas.

Doutorado

A potencialidade do uso de diferentes sistemas de liberação de fármacos na terapia fotodinâmica: preparação e estudos fotofísicos. Simara Maria Tavares Nunes. Dia 16, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675/3681


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br