São Paulo, 12/12/2003 - Boletim nº 1336
USP 70 anos
Biodiesel com óleo de plantas
é testado em automóveis e trens

Plantio de oleaginosas para produção
de combustível pode desenvolver regiões
pobres do país. Biocombustível utiliza
mistura de álcool de cana e óleos vegetais
leia...
Eduardo Suplicy participa
palestra na FMUSP
ECA promove debate
com o jornalista Carlos Fino

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Laboratório testa biodiesel com óleos de plantas brasileiras em veículos e locomotivas


Júlio Bernardes

O biocombustível produzido na USP de Ribeirão Preto já está sendo testado em carros, caminhões, tratores, geradores de energia elétrica e locomotivas. O biodiesel produzido no Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (LADETEL), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCRP/RP) resulta da reação química entre o álcool de cana e óleos vegetais. O produto também está sendo testado em empresas e instituições de pesquisa, podendo usar plantas oleaginosas brasileiras e óleos já utilizados em frituras.

O coordenador do projeto, professor Miguel Dabdoub, explica que o biodiesel é produzido por intermédio da reação de óleos vegetais com um álcool (metanol ou etanol), sempre na presença de um catalisador. "O produto desenvolvido aqui na USP usa o álcool etílico, obtido da cana-de-açucar, no lugar do metanol. O álcool de cana é uma fonte de energia renovável e o Brasil é seu maior produtor mundial, além de dominar a tecnologia de industrialização", explica. Dabdoub explica que o metanol é de origem fóssil tóxico e o País importa 50% do que consome atualmente."

O professor conta que o Laboratório reduziu o tempo de produção do biodiesel. "A reação foi realizada em 30 minutos, enquanto o processo tradicional leva seis horas. Com a nova técnica a produtividade aumentou doze vezes", diz. Em novembro, o LADETEL apresentou uma microunidade produtora de biodiesel etílico na exposição "O biodiesel e a inclusão social", realizada no Congresso Nacional em Brasília. A microunidade produz 90 litros de biodiesel por hora, com custo em torno de R$ 35 mil. Outra, com valor estimado em R$ 370 mil, que produz biodiesel pelo processo tradicional (usando metanol), e que também foi exposta, obteve 50 litros de combustível por hora usando óleo de babaçu.

Extrativismo
Miguel Dabdoub relata que o LADETEL já utilizou onze variedades de óleos vegetais (soja, amendoim, girassol, algodão, milho, canola, mamona, pequi, macaúba, babaçu e dendê) no biodiesel, além dos óleos de fritura. "Para estimular a economia de regiões pouco desenvolvidas do País, como o Vale do Ribeira e o Pontal do Paranapanema, a macaúba pode ser empregada", aponta. "No Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o biodiesel poderia ser obtido do pequi. Nas regiões Norte e Nordeste seria feito com óleo de mamona, babaçu, amendoim e dendê."

Um convênio estabelecido entra a USP, Faculdades Integradas de Diamantina (FAFEID) e uma fazenda do Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais) tem o objetivo de desenvolver a coleta extrativista de pequi. "Inicialmente, foram plantados 1.000 hectares de árvores", afirma o professor. "De cada hectare plantado podem ser obtidos até 3.200 litros de óleo de pequi, enquanto a soja rende cerca de 400 litros de óleo por hectare", aponta. O LADETEL também pesquisa a reutilização do óleo usado em frituras, utilizando material dos restaurantes da USP e das lanchonetes da rede Mc Donalds.

Veículos
O Laboratório também fechou acordo com empresas privadas, entidades e instituições de pesquisa para testar desempenho, consumo e potência do biodiesel feito com álcool de cana. O combustível foi testado nas misturas B20 (mistura de 20% de biodiesel e 80% de diesel), B30 (30% de biodiesel) e B100 (100% de biodiesel) em tratores e veículos de passeio, como no caso dos automóveis cedidos pelas montadoras francesas PSA Peugeot-Citroën. "Também fazemos ensaios com motores cedidos pelas montadoras na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, medindo rendimento, consumo, potência e emissões, além de testes em três bancadas dinamométricas", explica Miguel Dabdoub. "Os mesmos ensaios são feitos de forma paralela na sede da PSA Peugeot-Citroën, na França."

Experiências com locomotivas estão sendo executadas pela América Latina Logística (ALL), concessionária ferroviária que atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Argentina. "Inicialmente, foram realizados, com sucesso, testes laboratoriais para medir consumo, potência e emissões", afirma Dabdoub. A segunda fase envolverá o uso do combustível na forma de B25 (25% de biodiesel e 75% de diesel) em locomotivas. "Dependendo dos resultados, a ALL avaliará a possibilidade de usar biodiesel em toda a frota", aponta o professor.

Mais informações: (0XX11) 602-4375, 9994-7812, com Miguel Dabdoub



Cursos e Palestras

Suplicy dá palestra na Medicina
O senador Eduardo Suplicy (PT) participa no próximo dia 15, às 10 horas, de uma palestra na Faculdade de Medicina (FM) da USP. Na ocasião será debatido o "Programa Renda Cidadã'', de autoria do senador, e com ela espera-se abrir espaço para discutir algumas das questões sociais brasileiras e seus impactos sobre o ensino e a prática da medicina no país.

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia, e ocorre na Sala da Congregação da FMUSP, Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066- 7450


Debate com o jornalista Carlos Fino
No dia 15, às 10 horas, o jornalista português Carlos Fino fará uma palestra no Auditório Freitas Nobre, no departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Carlos Fino vem ao País para o lançamento de seu livro A guerra ao vivo, em que terá a noite de autógrafos no dia 16, às 19 horas, na Livraria FNAC, da Avenida Paulista, 901.

A ECA fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco A, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4065



Agenda Cultural

Música na Yayá
No domingo (14), às 11 horas, acontecerá a última apresentação da série "Música na Yayá", organizada pela Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) da USP. O espetáculo Pastores e Amores será realizado na "Casa de Dona Yayá", um imóvel tombado, e contará com a regência de Alberto Cunha. A entrada é franca. A "Casa de Dona Yayá" fica na R. Major Diogo, 353, Bexiga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091.2051 / 3430


Programação da TV USP

Confira a programação da TV USP* para a semana de 15 a 21 de dezembro:

Traquitana 4: Exibição e Distribuição, inédito. O programa aborda o tema exibição e distribuição no mercado audiovisual brasileiro. Entrevistas com André Sturm da Pandora, Luiz Gonzaga de Lucca, do Grupo Severiano Ribeiro e Adhemar Oliveira, do Espaço Unibanco de Cinema. Terça-feira (16) às 12 horas, 16h30 e 21 horas.

PGM, inédito. Na primeira parte o programa apresenta a "Clínica de Pacientes Especiais". Na segunda, fala sobre o projeto de desenvolvimento do CD-Rom "Homem-Virtual". A terceira parte é dedicada ao atendimento oferecido pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas (Rema), da Faculdade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, às mulheres que sofreram mastectomia - a cirurgia que retira o seio (ou parte dele) em função de um câncer. Quarta-feira (17) às 7h30, 12 horas , 16h30 e 21 horas.

Olhar da USP, inédito. O programa desta semana falará sobre Água Potável, com a presença de Aldo Rebouças, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Ricardo Hirata, professor do Instituto de Geociências (IGc), ambos da USP. Quinta-feira (18) às 7h30, 12h30, 16h30 e 21 horas.

4x4: Folclore, inédito. Participam do programa Edilson Vicente de Lima (Coordenador do Núcleo de Música da UNICSUL), Marta Silva Campos (Professora de Política Social de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP), Flávio Dantas (Professor Colaborador da Disciplina Clínica Médica da UNIFESP) e Clóvis Garcia (Professor Emérito do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP). Sábado (20) às 16h30 e domingo às 21 horas.

A programação da TV USP pode ser acompanhada pelo CNU, no canal 15 da TV a cabo ou ao vivo pela internet em http://www.cnu.org.br. A TV USP fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374, 2º andar, sala 232, Cidade Universitária, São Paulo.

*programação sujeita a alterações sem aviso prévio

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou pelo e-mail tvusp@edu.usp.br



Quadro de Avisos

40 Anos MAC USP
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP encerra, com uma cerimônia oficial, no próximo dia 18, às 8h30, as comemorações de seus 40 anos. Na ocasião estará presente o reitor da Universidade, Adolpho José Melfi. O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo. A atividade é aberta a todos e a entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3027 / 3028, e-mail mac@usp.br



Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina

Doutorado

Uso da seqüência FLAIR na avaliação por ressonância magnética da neurocisticercose. Marcelo dos Santos Guedes. Dia 12, às 8 horas.

Valor da Tomografia por emissão de fóton simples na localização do foco epileptogênico em epilepsia focal temporal e extratemporal através da análise quantitativa voxel a voxel. Carla Rachel Ono. Dia 16, às 8h30.

O uso do agente embolizante Onyx na oclusão de vazamentos pós-tratamento endovascular de aneurisma da aorta abdominal: estudo experimental. Romualdo Maffra Júnior. Dia 17, às 14 horas.

Análise comparativa entre as imagens convencionais de ressonância magnética do encéfalo e a espectroscopia de prótons na doença de Wilson. Leandro Tavares Lucato. Dia 18, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7282


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Mestrado

Parques públicos urbanos na metrópole paulistana - concepção e uso na produção do espaço urbano. Rosalina Burgos. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Escola de Comunicações e Artes

Doutorado

Razão e (mais) sensibilidade no texto publicitário de mídia impressa. João Luiz Anzanello. Dia 19, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Mestrado

Conflitos no período pós-privatização das telecomunicações: um estudo de caso. Verônica Angélica Freitas de Paula. Dia 19, às 14 horas.

A agência nacional de telecomunicações (ANATEL) e as negociações no setor de telefonia fixa. Melissa Franchini Cavalcanti. Dia 19, às 16 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Efeitos da exposição de ratos a um gato sobre as respostas comportamentais defensivas medidas pelo labirinto em T elevado. Érika Mondin Bulos. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675/3681




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br