São Paulo, 17/12/2003 - Boletim nº 1339
meteorologia
Estudo do IAG facilitará a previsão
de nevoeiros em São Paulo

Utilizando registros feitos desde a
década de 30, pesquisa sugere uma
relação entre a ocorrência de nevoeiros
na Capital e o fenômeno La Niña
leia...
Curso de férias: Genoma,
proteoma e universo celular
Exposição Arteconhecimento -
USP 70 Anos
no MAC

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

La Niña pode influenciar a ocorrência de nevoeiros na Capital paulista

Lucas Oliveira Telles

Uma dissertação defendida no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP deve facilitar a previsão da ocorrência de nevoeiros na cidade de São Paulo. A hipótese levantada de que haja uma relação entre o fenômeno La Niña e a formação dos nevoeiros na Capital é o principal resultado do estudo.

"Analisando os dados dos últimos 50 anos, percebemos que nos períodos em que a temperatura de superfície da água ficou abaixo da média, numa determinada região do Oceano Pacífico próxima ao Peru - fenômeno conhecido como La Niña -, ao mesmo tempo aconteceu um aumento dos nevoeiros na cidade de São Paulo", explica a pesquisadora Gilca Palma Fernandes. "No entanto, os estudos climáticos envolvem muitos fatores e ainda não podemos explicar como esta relação acontece."

A influência do Oceano Atlântico também é tratada no trabalho. Segundo a pesquisadora, todos os dias à tarde a Capital paulista recebe brisa marinha. Principalmente nos meses de abril, maio e outubro, o aumento da temperatura da água medido em alguns pontos da costa próxima ao Estado de São Paulo favorece a formação da brisa, que em maior quantidade facilita a ocorrência de nevoeiros.

Outras conclusões da pesquisa foram a constatação de que ocorrem mais nevoeiros em junho, julho e agosto, e também nos meses mais próximos destes, devido à queda de temperatura e entrada de massas de ar frio. Por exemplo, a média de nevoeiros registrados em junho, entre os anos de 1933 e 2000, é de 15,8 ocorrências. No mês de dezembro, a média cai para cinco.

Ao longo das últimas duas décadas, observou-se também uma diminuição do número de ocorrências, provavelmente causada pelo aumento da mancha urbana e desmatamento da região metropolitana, o que reduz a quantidade de água retida junto ao solo.

Nuvens
"Os nevoeiros são simplesmente nuvens com a base próxima da superfície. Se formam basicamente de duas maneiras: ou pelo esfriamento do ambiente até que seja atingida a temperatura de ponto de orvalho, na qual ocorre saturação, ou por aumento da umidade do ar. Quanto mais gotas suspensas, menor a visibilidade", explica Gilca.

Ainda segundo a pesquisadora, o conhecimento sobre o comportamento dos nevoeiros é necessário para facilitar a sua previsão e permitir que se tomem as medidas necessárias para evitar transtornos, principalmente em aeroportos e rodovias.

A pesquisa utilizou dados da Estação de Meteorologia do IAG na Água Funda, de 1933 a 2000, e do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de 1988 a 1997.

Mais informações: gilca@climatempo.com.br



Cursos e Palestras

Curso de terapia celular em Ribeirão
O Centro de Terapia Celular (CTC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP oferece o curso de férias Genoma, Proteoma e Universo Celular, de 19 a 30 de janeiro de 2004, a ser ministrado no Hemocentro de Ribeirão Preto. Ele é destinado a universitários da área biológica e de saúde. Além de palestras, seminários e estudos dirigidos, os alunos terão treinamento prático em laboratório de sequenciamento, bioinformática, biologia molecular, cultura de células e química de proteínas.

As vagas são limitadas, e as inscrições on-line vão até dia 5 de janeiro no site http://bit.fmrp.usp.br/ctc/inscricoes/cadastro.php. A relação de selecionados será divulgada dia 9 de janeiro.

Mais informações: (0XX16) 3963-9315 / 9362 ou site http://ctc.fmrp.usp.br



Agenda Cultural

Arteconhecimento - USP 70 anos
O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP abrirá a exposição Arteconhecimento - USP 70 anos nesta quinta-feira (18), às 9 horas. O evento reúne grandes obras do acervo do museu, expondo peças de artistas consagrados no Brasil e no mundo.

Nomes como Tarsila do Amaral e Anita Malfatti estarão juntos com Picasso, Chagall, Matisse, Kandinsky e outros. Além disso, a exposição pretende destacar também os "artistas da USP", homenageando professores, pesquisadores e alunos que fizeram parte da trajetória artística da USP.

O evento é gratuito e estará disponível até o dia 30 de abril de 2004. O MAC fica na Rua da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039 ou pelo site http://www.mac.usp.br



Quadro de Avisos

Incor inaugura sala digital de hemodinâmica
O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC) da Faculdade de Medicina da USP inaugurará nesta quarta-feira (17), às 9 horas, a primeira sala de hemodinâmica e cardiologia intervencionista 100% digital da América Latina. O equipamento permitirá a observação em detalhes de vasos e válvulas do coração - exame conhecido como cateterismo cardíaco - com maior velocidade e melhor definição de imagem que a dos aparelhos convencionais analógicos.

Após a cerimônia de abertura, serão realizadas palestras sobre a importância dessa nova tecnologia tanto para a área médica quanto social. A inauguração da nova sala será no Incor, Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 - 2o andar, bloco 1, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-5437, 3062-3012, 3258-4780 ou e-mail paulomarra@paulomarra.com.br



Teses e Dissertações

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Caracterização ultraestrutural de células do sangue de cordão umbilical de bovinos azebuados. Gustavo Coelho Rodrigues. Dia 22, às 9 horas.

Estudo morfométrico e estereológico do gânglio celíaco em cães sadios e acometidos pelo Diabetes mellitus. Wanderley Lima Guidi. Dia 22, às 14 horas.

Número total de neurônios no gânglio mesentérico caudal de cães domésticos nas diferentes fases do desenvolvimento. Qual o papel da idade na população total e no tamanho dos neurônios? Karina Martinez Gagliardo. Dia 23, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7672


Instituto de Oceonografia

Doutorado

Biomonitoramento de costões rochosos instrumento para avaliação de impactos gerados por vazamentos de óleo na região do Canal de São Sebastião - São Paulo. João Carlos Carvalho Milanelli. Dia 22 de dezembro, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6588


Escola de Comunicações e Artes

Mestrado

Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal
sob a influência da música eletroacústica entre as décadas de 1950-70
. Tatiana Olivieri Catanzaro. Dia 22, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrado

Um estudo empírico sobre a taxa de rotatividade de mão-de-obra e as práticas de recursos humanos do varejo de supermercados no Brasil. Eduardo de Almeida Salles Terra. Dia 22, às 16 horas.

Modelos de preços hedônicos aplicados a imóveis residenciais em lançamento no município de São Paulo. Luiz Paulo Lopes Fávero. Dia 22, às 18 horas.

Doutorado

Hedge Dinâmico com utilidade diferencial estocástica. Rodrigo De Losso da Silveira Bueno. Dia 22, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Redes de esgoto em favelas urbanizadas: Avaliação de desemprego e parâmetros para projeto. Renata de Faria Rocha Furigo. Dia 17, às 14 horas.

Doutorado

Fatores associados ao sobrepeso e obesidade de indivíduos de 8 a 18 anos de idade. Maria Fernanda Petroli Frutuoso. Dia 19, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br