São Paulo, 19/12/2003 - Boletim nº 1341
USP 70 anos
Instituto de Radiologia do HC
pesquisa hereditariedade do câncer

Pacientes com histórico de câncer
familiar recebem orientação. Testes são
feitos para se saber quais as chances de
desenvolver a doença no futuro
leia...
Núcleo de Consciência Negra
abre inscrições para cursinho
Ciências Farmacêuticas tem
nova vice-diretora

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Ambulatório do HC busca identificar fator hereditário em casos de câncer

Valéria Dias

Um grande número de casos de câncer em uma mesma família muitas vezes traz angústia para seus membros, que desconfiam da hereditariedade da doença. Desde o último mês de novembro, o Ambulatório de Oncologia Clínica do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP colocou à disposição destas pessoas o Ambulatório de Aconselhamento Genético. Pacientes com histórico de câncer na família passam por uma série de entrevistas e testes a fim de descobrir se a doença é, nesses casos, hereditária, e quais as chances de desenvolvê-la no futuro.

A primeira etapa consiste em levantar o histórico clínico do paciente e de várias gerações de sua família. É feito um heredograma (diagrama com o histórico familiar de doenças) de, no mínimo, três gerações com todas as ocorrências de câncer, se possível com documentação médica que descreva o tipo de tumor.

A equipe do Ambulatório analisa os dados e, dependendo do padrão de ocorrência da doença na família, encaminha o paciente para um teste genético, feito por meio de análise sangüínea. A pesquisa é específica para um determinado tipo de gene. Se for encontrada alguma mutação, os médicos sabem quais os riscos de a pessoa desenvolver o câncer. "Se alterações genéticas não forem encontradas, o paciente deverá ser acompanhado, porque pode ter uma mutação não conhecida", afirma a médica Maria Del Pilar Estevez Diz, supervisora do ambulatório.

Quando os médicos detectam mutações genéticas que conferem maior suscetibilidade à doença, a equipe discute com o paciente sobre as possíveis alternativas de tratamento. Para o câncer de mama há três abordagens. Os exames preventivos (ultra-sonografia e mamografia) deverão ser feitos mais cedo, a partir dos 25 ou 30 anos. A segunda opção é o uso de medicamentos quimio-preventivos. A última e mais radical alternativa é a mastectomia preventiva (retirada total ou parcial da mama).

Hereditariedade
Segundo a doutora Pilar, a hereditariedade acontece quando é detectada a presença de genes indicadores de uma maior suscetibilidade à doença. No caso do câncer de mama, por exemplo, a médica conta que os genes BRCA 1 e BRCA 2 indicam uma chance que varia de 50% a 80% de o paciente desenvolver o câncer ao longo da vida. "No entanto, a presença do gene, por si só, não significa que o paciente irá com certeza desenvolver um câncer", explica.

Entre os principais fatores associados ao desenvolvimento do câncer de mama, a médica cita uma grande exposição ao estrógeno - menarca (primeira menstruação) precoce e menopausa tardia -, ganho excessivo de peso após a menopausa e a alta prevalência da doença na população. "É por este motivo que em uma mesma família podem existir vários casos sem que a doença seja hereditária."

Quando existe o fator hereditário, conta a médica, mulheres com mutações nos genes BRCA 1 e BRCA 2 têm câncer de mama antes da maioria da população. "O que fazemos no ambulatório é individualizar o rastreamento genético para um paciente que precisa de tratamento especial."

Dados recentes publicados no Estudo de mortalidade de mulheres de 10 a 49 anos no Brasil - que analisou 3.265 declarações de óbito de mulheres em idade fértil, em todas as capitais brasileiras durante o primeiro semestre de 2002 - indicam que o câncer de mama ocupa o quarto lugar, com 5,8% das mortes. O estudo foi realizado a pedido do Ministério da Saúde e conduzido pelos professores Ruy Laurenti, Maria Helena Prado de Mello Jorge e Sabina Lea Davidson Gotlieb, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Por enquanto, o Ambulatório de Oncologia Clínica realiza somente o tratamento de pacientes com histórico familiar de câncer de mama encaminhados por médicos do próprio Hospital das Clínicas. Mas a idéia original é estender o tratamento para outros tipos de câncer como ovários, colon e reto.

Mais informações: (0XX11) 3069-6721 / 7163



Cursos e Palestras

Curso pré-vestibular comunitário
O Núcleo de Consciência Negra (NCN) da USP está com inscrições abertas até o dia 19 de dezembro (reabrindo de 12 de janeiro a 12 de fevereiro) para o seu curso pré-vestibular. As atividades são voltadas principalmente à população negra e não-negra carente.

Além do material didático convencional, o curso oferece uma pedagogia direcionada à conscientização social do negro e do cidadão perante a sociedade. A taxa de inscrição é de R$ 32,50 e deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h45 e, aos sábados, das 9 às12h30. A inscrição deve ser paga na sede do NCN, Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues - travessa 4 - bloco 3, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4379/4291


Liderança para o Futuro
O Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO), da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, promove o curso Liderança para o Futuro. Fruto da parceria entre o PROFUTURO, a revista Você S/A e a consultoria Korn Ferry, o curso é direcionado aos jovens profissionais executivos interessados em desenvolver suas competências de liderança, orientadas para o futuro.

As inscrições para as 10 vagas disponíveis estarão abertas até fevereiro e o candidato passará por uma análise curricular para a posterior realização do curso. A atividade custa R$ 2.600,00 e será ministrada, entre 15 e 20 de março, nas dependências da FIA, à R. José Alves Cunha Lima, 172, Rio Pequeno, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5848, (0XX11) 3819-0137 ou e-mail profuturo@fia.com.br



Quadro de Avisos

Universia tem programação especial para as férias
O portal Universia está com uma nova área em seu site dedicada às férias. A nova seção, que pode ser acessada por http://www.universiabrasil.net/ferias, reúne entre outras coisas games on-line, dicas de festas, roteiros para viagens de aventura e um espaço para a publicação de fotos pessoais.

O site, que faz parceria com a USP, é voltado para o meio universitário e possui conteúdo direcionado para aqueles que ainda não ingressaram em uma faculdade, para estudantes e para docentes. Para ter acesso a algumas áreas é preciso fazer um cadastro gratuito.

Mais informações: http://www.universiabrasil.net


Nova vice-diretora assume FCF
No próximo dia 22, às 17 horas, acontece a cerimônia de posse da nova vice-diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, professora Terezinha de Jesus Andreoli Pinto. O evento é aberto a todos os interessados e terá lugar na Av. Lineu Prestes, 580- Bloco 13 A, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3674, e-mail fcf@edu.usp.br



Teses e Dissertações

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Doutorado

Reflexos da colonização holandesa no desenvolvimento econômico e social de Alagoas 1630-1654. Luciano Galdino da Silva. Dia 7 de janeiro, às 14 horas.

O uso e a regra - ensaio sobre a gramática espinosana. Homero Silveira Santiago. Dia 14 de janeiro, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Doutorado

Caracterização de antígenos de cisticercos e sua aplicação para o diagnóstico da cisticercose humana. Noeli Maria Espindola. Dia 23 de janeiro, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3621




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br