São Paulo, 02/02/2004 - Boletim nº1352
USP 70 anos
Brasil teve mais filiados do
Partido Nazista fora da Alemanha

Com base em documentos de arquivos
alemães, pesquisadora identifica atuação
do Partido em 83 países. O grupo brasileiro
tinha o maior número de integrantes
leia...
Centrinho oferece aprimoramento
a enfermeiros e fisioterapeutas
Programa de Prevenção
às drogas busca parcerias

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Historiadora estuda a atuação do Partido Nazista alemão no Brasil

Valéria Dias

A historiadora Ana Maria Dietrich analisou em seu mestrado documentos do Deops-SP que revelaram a atuação do Partido Nazista alemão (NSDAP) no Estado de São Paulo, entre 1928 e 1938. Algumas dessas descobertas a incentivaram a ir para a Alemanha, onde atualmente pesquisa o tema para o doutorado. O objetivo é compreender a atuação do NSDAP em território brasileiro sob a perspectiva do III Reich.

O doutorado é feito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, em parceria com o Centro de Estudos de Anti-Semitismo da Universidade Técnica de Berlim, onde Ana Maria atua como pesquisadora convidada. A historiadora utiliza como fontes as atas do Arquivo Federal Alemão e o Arquivo político do Ministério das Relações Exteriores, em Berlim.

A pesquisadora pretende analisar também revistas e jornais da linha nacional-socialista publicados no Brasil em alemão, disponíveis no Instituto de Relações Exteriores, em Stuttgart, e verificar arquivos de outras cidades alemãs. As fontes orais - entrevistas com ex-partidários ou familiares - também estão entre as suas prioridades.

"Além de revelar um capítulo da história do Brasil, minha pesquisa está fundamentada no fortalecimento dos valores democráticos no Brasil e em outros países da América Latina", conta.

Nacional-socialismo no Brasil
Entre os primeiros resultados, Ana Maria identificou que o Landesgruppe Brasilien (o grupo do país Brasil) integrava uma espécie de rede mundial com outras filiais do partido. Esta "rede" estava presente em 83 países, em todos os continentes, com 29 mil integrantes.

As filiais estavam ligadas à Organização do Partido Nazista no Exterior (AO), um departamento do governo do Reich. Todas as diretrizes, ordens e controles partiam desta central. "A estruturação como uma espécie de "rede de aranha" me chamou a atenção, pois mostra a força mundial do movimento."

O Landesgruppe Brasilien tinha o maior número de filiados do Partido Nazista fora da Alemanha, com 2.903 integrantes, superior à Holanda (1.925), Áustria (1.678) e Polônia (1.379). Dos filiados no Brasil, 92,7% eram alemães natos e apenas 2,45% eram brasileiros. "Para o governo Vargas, o NSDAP era um pequeno partido voltado para uma minoria estrangeira (alemães). Mas para o governo de Hitler, a história era outra."

"Uma grande surpresa foi localizar documentos sobre o norte do Brasil e saber que o Partido também desempenhou um importante papel nos estados de Pernambuco, Bahia e Pará." Ana Maria pretende comparar a história do NSDAP nos diferentes estados brasileiros, principalmente na relação norte / sul do País.

"Inferno" tropical
Se nos panfletos de propaganda para imigração que circulavam na Alemanha entre 1920 e 1930 o Brasil foi descrito como paraíso tropical, Ana Maria constatou que nos relatórios da Organização do Partido Nazista no Exterior e nos artigos de alguns jornais alemães, o País era visto pelos nazistas como "inferno" tropical.

"Isso não aconteceu pelas diferenças climáticas, nem pelas doenças que os imigrados tinham de enfrentar, mas pelo fato de os "arianos puros" conviverem com negros e outras etnias na lavoura e nas cidades. A miscigenação característica da formação do povo brasileiro era absolutamente inaceitável para o III Reich."

Durante o mestrado, Ana Maria identificou Hans Henning von Cossel como chefe do Partido Nazista no Brasil e também como editor do jornal semanal Deutscher Morgen, que circulou livremente no País entre 1932 e 1940. Na Alemanha, a pesquisadora conseguiu entrevistar duas filhas de Cossel. "Elas relataram que o pai tinha uma boa relação com os estadistas da época, como Getúlio Vargas e Adolf Hitler, sendo que este último ele encontrou pessoalmente."

Segundo Ana Maria, Cossel fazia viagens pelo Brasil para divulgar o nacional-socialismo e também para a Alemanha, onde encontrou o chefe da Organização do Partido Nazista no Exterior, Ernst Wilhelm Bohle. "Cossel era para o Partido o "Führer" no Brasil. Exercia as funções de "Vertrauensmann" (homem de confiança) do III Reich e adido cultural da Embaixada Alemã no Rio de Janeiro, além de manter o status de correspondente do III Reich, transmitindo informações importantes sobre o Brasil para a Alemanha.

Aspectos sociais
"O viés 'social' também é uma das novidades do meu trabalho, em complemento a importantes estudos de historiadores alemães e brasileiros sobre a chamada 'história política' do Partido Nazista no exterior e no Brasil."

Segundo a historiadora, ao se estudar as conseqüências do fenômeno do nazismo para o Brasil e para a humanidade, evita-se a proliferação da ideologia e de movimentos de extrema-direita. "Só através do debate deste período histórico poderemos informar às futuras gerações sobre a importância da democracia, contra qualquer tipo de discriminação em relação às minorias."

Ana Maria faz doutorado-sanduíche com bolsa do CNPq / DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). A orientação no Brasil é da professora Maria Luíza Tucci Carneiro, da FFLCH, e na Alemanha é do professor Wolfgang Benz, da Universidade Técnica de Berlim. A previsão é que em 2006 seus estudos estejam concluídos. Segundo a pesquisadora, o mestrado será publicado no segundo semestre deste ano pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Mais informações: e-mail ana_diet@hotmail.com, com Ana Maria Dietrich

imagem: Revista Deutschtum im Ausland. (Espírito de ser alemão no exterior) (1938), Instituto de Relações Exteriores de Stuttgart



Cursos e Palestras

Especialização em Manejo do Solo
Já estão abertas as inscrições para o sexto Curso de Especialização em Manejo do Solo, promovido pelo Departamento de Solos e Nutrição de Plantas e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba. As aulas têm início no dia 6 de fevereiro e se estendem até 11 de dezembro.

O curso é voltado para profissionais de Engenharia Agronômica e outros graduados que exerçam atividades correlatas. O objetivo é fornecer informações para o manejo adequado do solo e promover um intercâmbio entre profissionais ligados aos setores de pesquisa e produção agropecuária.

A carga horária é de 360 horas e as aulas acontecem às sextas-feiras, das 19h30 às 22h30; aos sábados das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, em 20 finais de semana alternados.

A coordenação geral do curso é dos professores Luis Reynaldo Ferracciu Alleoni e Luis Ignácio Prochnow. São 70 vagas e o custo é de R$ 95,00 para matrícula, mais 12 parcelas de R$295,00. O programa completo, os temas e os docentes do curso podem ser consultados no site: http://www.fealq.org.br.

Mais informações: (0XX19) 3417-6604 ou e-mail cdt@fealq.org.br


Seminário analisa cadeia do trigo no Brasil
O Programa dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em parceria com a Prospect Management Services (PMS), promovem no dia 17 de fevereiro, das 9 às 12 horas, o Seminário Pensa Global Benchmarking & Competitive Analysis of the Cereals Sector.

Direcionado a empresários, acadêmicos, profissionais e estudantes, o seminário, que será proferido em inglês sem tradução simultânea, terá como destaque a divulgação de resultados inéditos da pesquisa Competitiveness of the Cereal Industry in Brazil, que revelam o grau de competitividade da cadeia tritícola nacional comparada a onze produtores mundiais.

O seminário terá lugar na sala E1 da FEA1 que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Univesitária, São Paulo. O evento é aberto e pede-se a confirmação de presença por telefone ou e-mail.

Mais informações: (0XX11) 3735-4171 ou e-mail pensa@fia.com.br


Encontro de alunos de Neurocirurgia em Ribeirão Preto
A disciplina de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas (HCRP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realizará nos dias 13 e 14 de fevereiro o I Encontro dos seus alunos. O encontro acontecerá no Auditório do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (Ceaps), localizado na Portaria Principal do Hospital das Clínicas Campus, em Ribeirão Preto.

Neste primeiro encontro será feita uma revisão multidisciplinar sobre gliomas cerebrais. Os temas serão, em sua maioria, apresentados por jovens pesquisadores ligados ao assunto. Além disso, estagiários do HC em anatomia microcirúrgica e vias de acesso ao encéfalo apresentarão temas pertinentes, com projeções em 3-D. O evento é aberto a todos os interessados e a inscrição é gratuita. O HCRP fica no Campus Universitário, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-2593, no Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP


Centrinho oferece bolsas para enfermagem e fisioterapia

De 3 a 6 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o Programa de Aprimoramento Profissional da Fundação do DesenvolvimentoAdministrativo (Fundap), oferecido anualmente a profissionais graduados pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, o Centrinho.

Existem vagas para as áreas de Enfermagem e Fisioterapia. O programa tem duração de um ano (de março de 2004 a fevereiro de 2005) e jornada semanal de 40 horas, com atividades teóricas e práticas. Os candidatos selecionados recebem bolsas no valor de R$470,00.

Para efetivar a inscrição o candidato não pode ter nenhum vínculo empregatício nem ter se beneficiado de bolsas Fundap em anos anteriores. O processo seletivo compreende prova escrita, entrevista e análise curricular. A prova escrita, que tem caráter eliminatório, acontecerá no próximo dia 10. O edital completo está disponível no site do Centrinho: http://www.centrinho.usp.br/hospital/pesquisa/index.html

O Centrinho fica na R. Silvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8434


Acompanhamento Terapêutico no IP
A Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida do Instituto de Psicologia (IP) da USP está com inscrições abertas, até o dia 27 ou enquanto houver vagas, para o curso de atualização em Acompanhamento Terapêutico. Direcionado a psicólogos e profissionais das áreas de saúde mental e educação especial, o curso tem por objetivo oferecer ao aluno pressupostos teóricos e clínicos para fundamentar a prática do acompanhamento terapêutico a crianças com distúrbios globais do desenvolvimento.

Os interessados devem comparecer na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, no IP à Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 399, trav. 4, bloco 17, sala 27, de segunda a sexta das 8h30 às 16h30, e levar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e diploma de nível superior. A inscrição custa R$ 50,00, e o curso mais duas parcelas de R$ 130,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4386 / 4918


Quadro de Avisos

IEA tem vaga para professor visitante
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP está com inscrições abertas até 4 de fevereiro para a seleção de um professor visitante.

Será dada preferência a candidatos com ampla experiência e cujos projetos sejam interdisciplinares e inseridos nos campos de atuação das ciências ambientais. Os candidatos não devem ter vínculo empregatício com a USP. O selecionado será contratado em regime similar ao RDIPD da USP, com remuneração compatível com sua titulação. O início das atividades (para um período de um ano, renovável por mais um ano) será no primeiro semestre de 2004.

As inscrições podem ser feitas na sede do IEA, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, sala15, Edifício da Antiga Reitoria, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442 ou e-mail iea@usp.br


Programa de Prevenção ao uso de Drogas da USP busca parceiros

O Programa de Prevenção e Tratamento do uso de drogas na Universidade de São Paulo (Produsp), vinculado ao Grupo de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, procura empresas interessadas em uma parceria, por meio de patrocínio para impressão de camisetas.

Essas camisetas terão uma frase e uma ilustração vencedoras de concurso realizado entre os alunos, cujo tema era a prevenção ao uso de drogas. Levarão também o nome ou logotipo da empresa apoiadora.

O Produsp é vinculado ao Grupo de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC. As empresas que se interessarem devem entrar em contato com André Malbergier, coordenador do Grea

Mais informações: (0XX11) 3081-8060 ou e-mail grea@edu.usp.br, com André Malbergier


Ocam abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para os testes de seleção da Orquestra de Câmara da USP (Ocam) estão abertas até o dia 12 de fevereiro e podem ser feitas pelo site http://www.usp.br/prc/ocam/.
No teste será cobrada a leitura de partituras à primeira vista e a execução de duas peças: uma de livre escolha e outra de confronto (a lista das peças está no site).

A incrição é gratuita e o processo de seleção é aberto a todos os interessados. Os testes ocorrem de 16 a 20 de fevereiro.

A Ocam tem um corpo sinfônico de 35 músicos e busca introduzir jovens instrumentistas da USP e da comunidade à prática de orquestra. Durante o período letivo, a Orquestra realiza ensaios semanais (terças, quintas e sextas-feiras) com duração de três horas, sendo que os concertos são mensais.

A Ocam fica na Av. Prof. Dr. Luciano Gualberto, Trav. J, s/nº, Cidade Universitária São Paulo.

Mais informações: (0xx11) 3091-4330 r. 207, 208, 209



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos
Mestrado
A escolha do sistema construtivo: caracterização e análise de propostas para habitação de interesse social em madeira de plantios florestais. Ana Flávia Galinari. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica
Mestrado
Qualidade do projeto na engenharia rodoviária - aplicação no caso de estudos geotécnicos desenvolvidos nas obras de duplicação da rodovia Fernão dias - br 381. Carlos Henrique Costa Jardim. Dia 6, às 14 horas.

Reciclagem de resíduos - proposta para um modelo de ferramenta informatizada de apoio à decisão. Nelson Siqueira Júnior. Dia 10, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado
Fatores determinantes da estrutura de capital: um estudo das empresas brasileiras. Liliana Sallum. Dia 10, às 15 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado
Efeitos da estruturação espacial do campo aberto no comportamento exploratório de ratos adultos e filhotes. Raquel Chacon Ruiz Martinez. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br