São Paulo, 26/02/2004 - Boletim nº 1364
tecnologia
Sistema otimizado mantém carne
fresca por mais de 35 dias

Injetando dióxido de carbono em embalagem
especial sem oxigênio, cientista da Esalq
aumenta em mais de 15 vezes a vida útil
da carne em bifes
leia...
EF promove Fórum de
pesquisa em Enfermagem
Ceuma abre temporada 2004
de exposições

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Embalagem com atmosfera modificada conserva carne por mais de um mês

Fábio de Castro

Os cortes de carne pré-embalados em bandejas envoltas com filmes plásticos, cada vez mais comuns nos supermercados, têm vida útil de dois dias. Um novo sistema otimizado de embalagem sob atmosfera modificada é capaz de conservar a carne bovina cortada em bifes por 35 dias, multiplicando as possibilidades de estocagem, distribuição e transporte.

O sistema, adaptado para as condições comerciais brasileiras, foi resultado da dissertação de mestrado realizada pela pesquisadora Anna Cecília Venturini para o Departamento de Agroindústria e Nutrição, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba. Os experimentos foram realizados no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas - que pertence à Secretaria Estadual da Agricultura.

A embalagem externa é feita de um plástico de alta barreira que impede a passagem de gases. Dentro dela são acondicionadas oito bandejas com cortes de carne bovina envolvidas em filme plástico comum e um sachê absorvedor de oxigênio. Em seguida, o interior da embalagem externa, virtualmente sem oxigênio, é preenchido com dióxido de carbono (CO2) puro, que serve como agente bacteriostático. Imediatamente após a selagem, as embalagens são estocadas em câmara fria à temperatura de refrigeração.

Segundo Anna Cecília, sistemas semelhantes são utilizados em outros países, mas no Brasil, por causa da falta de conhecimento científico, as tentativas de implantação foram fracassadas. "Os frigoríficos rejeitaram o sistema e concluíram que ele não servia para o nosso clima. Mas o que faltava era sua otimização", diz. Ela testou vários tipos de bandejas, plásticos e absorvedores de oxigênio. "Este é o maior mérito do trabalho: descobrimos que o problema não era a temperatura praticada pela cadeia de frio, mas o residual de oxigênio que permanecia no interior das embalagens".

Vantagens operacionais
Com o aumento da vida útil da carne por pelo menos 35 dias, segundo a pesquisadora, o sistema permite transporte da carne pré-embalada em bandejas para regiões mais distantes. Além disso, entre outras vantagens operacionais, dispensa o açougue dentro do supermercado e possibilita a economia de energia e aumento do lucro nos pontos de venda devido à redução do transporte e refrigeração de carne sem ossos. "A idéia é que a carne seja embalada nos frigoríficos ou nas centrais de distribuição", diz.

Anna explica que alguns minutos antes de ser exposta ao consumidor, a carne deve ser retirada da embalagem com atmosfera modificada. Devido à falta de oxigênio, ainda que em perfeitas condições de consumo, a carne adquire uma cor arroxeada, semelhante à da carne a vácuo, que é desagradável para o consumidor. "Uma vez retirada da embalagem, a carne recupera uma coloração vermelha e bonita num período de 15 a 20 minutos, devido à reoxigenação".

Os testes realizados comprovaram a estabilidade microbiológica da carne testada e verificaram nas amostras utilizadas - de alcatra e contrafilé - a cor típica da carne fresca. "Também fizemos testes sensoriais em supermercados e obtivemos ótimos níveis de aprovação do potencial consumidor".

O doutorado de Anna Cecília, atualmente em curso na Unicamp, mantém a mesma linha de pesquisa. "Vamos testar uma nova mistura gasosa que já foi aprovada pela FDA. O objetivo é aumentar mais algumas semanas a estabilidade da cor da carne".

Mais informações: anna_venturini@yahoo.com



Cursos e Palestras

Encontro sobre pesquisa em enfermagem
A Escola de Enfermagem (EF) da USP promoverá, nos dias 22 e 23 de março, o II Fórum regional de pesquisa em enfermagem: novas abordagens teórico-metodológicas e a produção do conhecimento. O evento, que será realizado no Auditório Maria Rosa Sousa Pinheiro da EE, destina-se a docentes de enfermagem, enfermeiros, profissionais da saúde e alunos de graduação.

Serão debatidos temas como o impacto da pesquisa em enfermagem, a pesquisa baseada em evidências, o trabalho num serviço de limpeza hospitalar, a análise psicodinâmica do trabalho e a avaliação do impacto do PROFAE (Projeto de profissionalização dos trabalhadores da área de enfermagem) na qualidade dos serviços de saúde.

As inscrições, gratuitas, poderão ser efetuadas através de e-mail, telefone ou pessoalmente, comparecendo ao Serviço de Cultura e Extensão da EE, que se localiza na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3066-7531 ou e-mail scex@usp.br


Café Acadêmico da Empresa Júnior de Nutrição
A Empresa Júnior de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará no próximo dia 11 de março às 15 horas o seu Café Acadêmico, voltado para os alunos da graduação em Nutrição. No evento, alguns convidados falarão sobre a atuação do nutricionista em diversas áreas.

O Café Acadêmico será gratuito, porém os interessados devem se inscrever mandando um e-mail para ejnutriusp@yahoo.com.br, colocando nome completo e e o ano que está cursando.

A Faculdade de Saúde Pública fica na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Assédio moral no trabalho
O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) promove no próximo dia 8 de março, das 8 às 17 horas, no Auditório Lupe Cotrim, do Departamento de Jonalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), seminário sobre Assédio Moral no Trabalho, com a presença de representantes do DRT e pesquisadores do tema. As inscrições são gratuitas e abertas a interessados em geral e podem ser feitas por telefone até do dia 1º de março. Informações sobre o tema podem ser obtidas no site http://www.assediomoral.org.

O CJE fica na Av. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4380 /4381 / 4385



Agenda Cultural

Inauguração da temporada 2004 de exposições da MariAntonia
Quatro artistas brasileiros e um grupo de artistas europeus inauguram a temporada 2004 de exposições do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP, no próximo dia 4 de março, às 20 horas.

Cassio Michalany, formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, apresenta sua Pintura sobre parede, pensada especificamente para o espaço expositivo do Centro Maria Antonia, ocupando cerca de 36 metros lineares.

Raymundo Colares foi um dos expoentes da geração de artistas associados à Nova Objetividade, nos anos 60, companheiro de Antonio Dias, Hélio Oiticica, Cildo Meirelles e Antonio Manuel. Sob a curadoria de Lorenzo Mammì, a MariAntonia apresenta uma pequena retrospectiva da obra de Colares, reunindo peças representativas.

Duas paredes externas do prédio da MariAntonia, serão ocupadas por uma instalação de Patricia Furlong intitulada Raspadinha. Proposto como obra interativa, o trabalho é constituído de uma grande superfície negra sob a qual estão, a princípio escondidos, textos de apelo emocional. Patrícia Furlong é formada em Educação Artística pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Vanderlei Lopes apresenta a obra Powderhead, composta por uma seqüência de dez imagens estáticas projetadas sobre uma das paredes do espaço expositivo e acompanhadas por um trecho da música Glory Box, da banda Portshead.

Ana Luiza Dias Batista, recém formada em artes plásticas pela USP, expõe esculturas que recortam as condições de aparecimento de algumas plantas presentes no espaço urbano, principalmente em coberturas de prédios e calçadas.

The Invisible Meeting reúne um grupo de artistas belgas e holandeses em um projeto que focaliza o caráter utópico e efêmero de um encontro artístico com a cidade. Paul Casaer, Agência, Els Opsomer, Harald Thys & Jos De Gruyter e Manon De Boer irão realizar ao longo de cerca de um mês intervenções no espaço urbano, tendo como conceito geral os rastros dos fluxos de informação da cidade de São Paulo.

As exposições podem ser visitadas até 18 de abril, de segunda a sexta, das 12 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. É possível agendar visitas pelo telefone (0XX11) 3257-2760. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815



Mulher em Cantos e Luzes em São Carlos
Precedendo o Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural da USP de São Carlos programou o evento Mulher em Cantos e Luzes para o próximo dia 2 de março.

Mulher será o tema da exposição fotográfica de Dennis Brandão, Eduardo Arraut, Fabrício Bê Caviquioli, Giovanni Gastaldi, Guilherme Lechat, Marcello de Castro Lima e Vera Méo.

Roberta Reiff, acompanhada pelos músicos Hamilton Viana (violão) e Marcos Carvalho (clarineta), cantará repertório de músicas com nome de mulher (Rita, Carolina, Luiza, Marina e outras), de diversos compositores.

Ambos os eventos serão realizados no piso térreo do Centro Cultural. A abertura da exposição será às 18 horas e a apresentação musical de Roberta Reiff, às 20 horas. A exposição pode ser visitada de 3 a 8 de março, das 8 às 18 horas. A entrada é franca. O Centro Cultural fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9106




Quadro de Avisos

Maior Feira de Ciências do País acontece na Poli
Entre 10 e 12 de março, na Escola Politécnica (Poli) da USP, acontecerá a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), a maior do gênero no Brasil. O evento reúnirá 198 trabalhos de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico de vinte Estados do país, selecionados entre quase 300 projetos inscritos, nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas, e Engenharia e suas Aplicações. A entrada é franca.

O objetivo da feira é estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, para que os alunos compreendam melhor o que representam termos como Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão.

A Feira pode ser visitada das 14 às 19 horas, na Tenda de Eventos da Administração da Poli, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-5661 / 5676



Teses e Dissertações

Escola Politécnica
Mestrado

Redes neurais artificiais aplicadas ao processo de soldagem a arco com proteção gasosa: modelamento do formato do cordão. Paulo Eduardo Alves Fernandes. Dia 3 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado

Prevenção à lavagem de dinheiro no sistema bancário brasileiro cinco anos após a lei 9.613/98. João Tiago Hijjar. Dia 4 de março de 2004, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado

Estudo de componentes rítmicos detectados na colônia de Frieseomelitta varia (Hymenoptera: Apidae; Meliponini). Gesline Fernandes de Almeida. Dia 4 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3685


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutorado

O Estado de São Paulo sob os governos militares (1963-1983). Célia Costa Cardoso. Dia 3 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612


Faculdade de Saúde Pública
Mestrado

Morbidade respiratória em trabalhadores em limpeza interna da região metropolitana do Município de São Paulo. Elayne de Fátima Maçãira. Dia 3 de março, às 9 horas.

Avaliação da composição da nutrição enteral não industrializada em Hospital Pediátrico. Ana Paula Alves da Silva. Dia 4 de março, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Matemática e Estatística
Mestrado

Métodos de diagnóstico para modelos lineares mistos. Juvêncio Santos Nobre. Dia 4 de março, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br