São Paulo, 03/03/2004 - Boletim 1368
parceria
Portal reúne entidades de
assistência a fissurados

Centrinho e Poli desenvolvem site que
interligará 44 associações de pais de
fissurados labiopalatais de todo o País;
hoje com 261 mil portadores, segundo IBGE
leia...
ICB inaugura série de palestras
com entrada gratuita
Duo leva repertório de cenas de
Shakespeare ao Ceuma

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Parceria Centrinho/Poli integra entidades especializadas em fissuras labiopalatais

Juliana Kiyomura Moreno

A partir do segundo semestre deste ano, pais e portadores de fissuras labiopalatais poderão contar com a Rede Nacional de Associações de Pais e Portadores de Fissuras Labiopalatais (Renafis), um site que irá interligar 44 associações especializadas de todo o País.

Além de aumentar a integração entre as entidades, a Renafis informará aos interessados quanto ao processo de reabilitação, terá links das associações envolvidas e a atuação da sociedade civil. "Com o longo alcance, mais famílias poderão se integrar ao projeto, fortalecendo e criando novos vínculos com órgãos governamentais e até mesmo não-governamentais (ONGs)", comenta a assistente social Maria Inês Gândara Graciano, idealizadora do projeto.

O projeto foi iniciado em 2002 pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP de Bauru - mais conhecido como Centrinho - e pela Sociedade de Promoção Social do Fissurado Labiopalatal (PROFIS). Uma parceria com a Escola Politécnica (EP) da USP, por intermédio da Poli Jr - empresa prestadora de assessoria técnica e operacional coordenada por alunos -, possibilitará a implantação da tecnologia digital necessária para a criação do site.

Além disso, professores do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Poli estarão em contato com os alunos da Poli Jr e com a equipe do Centrinho para melhorar o andamento do projeto.

A associação mais antiga data de 1975 - PROFIS -, quando funcionários do HRAC verificaram a necessidade de sua criação e montaram, inicialmente, um programa de assistência social dentro do próprio Hospital. "Muitos pais, como vinham de cidades ou regiões distantes, interrompiam o tratamento dos filhos por não terem condições de pagar transporte e estadia. A partir da iniciativa, conseguimos alojamento e doações para financiarmos a locomoção de famílias carentes", relembra Maria Inês, na época estagiária da organização.

Hoje, o Centrinho atende uma média de 1.800 pacientes por mês e é considerado centro de referência no tratamento de fissuras lábio-palatal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil (cerca de 14,5% da população). No caso de fissura labiopalatal (abertura na região do lábio e do palato, provocada pelo não fechamento dessas estruturas durante a gestação), estima-se um universo superior a 261 mil fissurados.

A parceria
O suporte tecnológico da Escola Politécnica, por meio da Poli Jr, é um importante passo para a unificação das associações. "Inicialmente é necessário definirmos uma pesquisa de opinião com as lideranças de cada entidade envolvida", salienta o professor Jorge Rady de Almeida Júnior, um dos colaboradores para a formação do site. "Depois passamos para a sua real construção que, aos poucos, passará por mudanças, acréscimos e aperfeiçoamento", completa.

Segundo Rady de Almeida, o site poderá também originar uma futura intranet e, em uma próxima pesquisa, a disponibilidade de prontuários digitalizados. Isto facilitará não só o arquivamento, mas o acesso às pesquisas para pessoas autorizadas. "Assim diminuirá o risco de perdas de histórico de pacientes e a agilidade possibilitará um maior intercâmbio de conhecimentos entre as diversas regiões do País envolvidas", comenta o professor.

O projeto tem patrocínio da Fapesp, que destinou R$ 72 mil para toda a iniciativa. A região Norte possui 4 associações de pais e portadores de fissuras labiopalatais, há 5 instituições no Nordeste, 20 no Sudeste, 3 na região Centro-Oeste e 12 no Sul.

Cada cidade envolvida conta com a participação de pais coordenadores, os quais encaminham os portadores de deficiências a recursos de saúde locais, ou então ao próprio Centrinho, em Bauru.




Cursos e Palestras

ICB inicia série de palestras
Nesta quinta-feira (4), o professor José Cipolla Neto, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP profere a palestra Melatonina: um Hormônio Multidisciplinar. O evento inicia uma série oferecida pela disciplina "Tópicos Avançados em Fisiologia e Biofísica".

Todos os encontros têm entrada franca e acontecerão sempre às quintas-feiras, das 12h30 às 14 horas, na sala 321 do edifício 1 do ICB. Não há necessidade de inscrição. O IB fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

A programação completa do semestre pode ser consultada no endereço http://www.fisio.icb.usp.br/posgraduacao/disciplinas/datas_palestras_bmb5798.html.

Mais informações: (0XX11) 3091-7239


No IQSC, palestra sobre Aperfeiçoamento de Ensino
No próximo dia 9, às 14 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) acontecerá a palestra Programa de Aperfeiçoamento de Ensino: histórico na USP, diretrizes e importância do estágio na formação do pesquisador, com a professora Helena Coharik Chamlian, da Faculdade de Educação (FE) da USP.

A entrada é franca e o encontro terá lugar no anfiteatro do IQSC, na Av. Trabalhador Sãocarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-8036


Curso aborda administração de remuneração
A Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realiza, entre 18 de março e 3 de abril, o curso Administrando a Remuneração em Ambientes Competitivos. A programação é direcionada a gestores, consultores e pesquisadores com interesse e vivência em gestão de pessoas.

O curso será ministrado na Unidade Educacional Pinheiros da FIA, que fica na Av. Navarro de Andrade, 152, Pinheiros, São Paulo. O custo é de R$ 1.100,00 de matrícula mais outra parcela do mesmo valor.

Mais informações: (0XX11) 3091-5836 / 3814-7966, pelo e-mail progep@fia.com.br ou pelo site www.fia.com.br/progep


Poli homenageia as mulheres com encontro e livro
A Escola Politécnica (Poli) da USP realiza no próximo dia 8 de março, das 16 às 18 horas, o encontro As Mulheres Politécnicas, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, será abordada uma ampla temática relacionada à contribuição das engenheiras da Poli à engenharia e à sociedade brasileira. Participarão professoras da Poli, uma pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e a presidente do Grêmio Politécnico, além do diretor da Poli.

Na ocasião, também será lançado o livro Mulheres Politécnicas: Histórias e Perfis. A obra foi organizada pela professora Maria Cândida Facciotti, professora da Poli, e pela professora Eni de Mesquita Sâmara, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e diretora do Museu Paulista (MP), conhecido como Museu do Ipiranga. Elas estarão presentes no lançamento.

O evento encerra as comemorações dos 110 anos da Poli, que contará também com uma apresentação do Coral da Escola Politécnica. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença antecipadamente.

O encontro terá lugar no auditório do Prédio da Administração da Poli, na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5780 ou pelo e-mail eventos@poli.usp.br


Agenda Cultural

Shakespeare no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP promove no próximo dia 10, às 20h30, a primeira apresentação musical de 2004 com o duo As you like it. Nesta apresentação, o público poderá entrar em contato com as canções do repertório de cena tal como foram apresentadas pela própria companhia teatral de Shakespeare, no Teatro The Globe de Londres.

A dupla que apresenta a peça, composta por Carin Zwilling, no alaúde, e pela cantora Andrea Kaiser, trabalha com repertório de cena de William Shakespeare, recolhido em fontes manuscritas esparsas nas principais bibliotecas inglesas e norte-americanas. Andrea é professora na Escola Municipal de Música e na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. Carin é professora na Faculdade de Música Santa Marcelina e ministra um curso sobre execução de músicas de séculos passados na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A entrada é gratuita e o Ceuma fca na R. Maria Antônia, 294, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815, na assessoria de imprensa do Ceuma, ou no site www.usp.br/mariantonia


Curvas do Guggenheim no Centro Cultural de São Carlos
O fotógrafo Eduardo Cleto Pires, docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, inaugura no próximo dia 11, às 18 horas, no Centro Cultural de São Carlos, a exposição de fotografias Curvas do Guggenheim e Museu-grafia.

Segundo o artista, a mostra é o resultado de um olhar sobre o Museu Guggenheim de Nova York, não como um local de exposições, mas como uma obra de arte em si. Há também uma série de fotos feitas em outros museus.

A exposição acontece na Sala I, piso térreo do Centro Cultural, e vai de 12 a 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 273-9106 ou no site http://www.sc.usp.br



Quadro de Avisos

Faculdade de Medicina realiza conexão entre HC e HU
Nesta quarta-feira (3), a partir das 9 horas, uma videoconferência entre hospitais paulistas e paranaenses marcará o início da conexão permanente entre o Hospital das Clínicas (HC) e o Hospital Universitário (HU) da USP, através da rede USP Net, estrutura de fibras óticas que liga unidades da Universidade.

Além de se conectarem entre si, as duas unidades se integrarão à Estação Digital Médica, rede nacional de unidades de saúde que visa a otimização de recursos e vagas, desenvolvida pela Faculdade de Medicina da USP.

A Estação viabiliza atividades como a capacitação à distância, orientação de profissionais de saúde por especialistas de centros de referência e a cooperação entre universidades e hospitais para pesquisas, contribuindo para a divulgação do conhecimento e diminuindo a necessidade de transferência de pacientes para as unidades de saúde com maiores recursos.

O evento ocorrerá na Faculdade de Medicina da USP, 2º andar, sala 2.105, na Av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3062-8784 / 9603-3343, com Vanessa Haddad



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Limnologia e grau de trofia dos reservatórios em cascata do rio Tietê (médio e baixo Tietê, São Paulo). Anna Paula Luzia. Dia 8, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Filtragem de sinais de acelerômetro pela difusão anisotrópica. Marco Antonio Assis de Mello. Dia 10, às 15 horas.

Doutorado

Propostas para sistemas de comunicação por espalhamento espectral com caos. Anselmo Rodrigues. Dia 10, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia


Doutorado

Rinotraqueíte infecciosa dos bovinos / Vulvovaginite pustulosa infecciosa (IBR/IPV): prevalência e incidência em bovinos leiteiros criados em cinco microregiões no Estado da Bahia. Paulo Ferreira de Matos. Dia 9, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Avaliação fisioterapêutica em pacientes com tuberculose pulmonar sob regime de internação. Silvia de Oliveira Arpiani. Dia 9, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br