São Paulo, 08/03/2004 - Boletim nº 1371
extensão
Feira de ciências reúne projetos
de 20 estados brasileiros

A partir do dia 10, a Febrace expõe
198 trabalhos de alunos. Paralelamente,
acontece o 1° Seminário Brasileiro de
Educação para a Criatividade

leia...
Cepema deve iniciar
atividades em 2005
Osusp promove
o simpósio Beethoven

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Febrace, a maior feira de ciências do Brasil, expõe 198 projetos finalistas


Simone Harnik

Começa no próximo dia 10, na Escola Politécnica (Poli) da USP, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), a maior exposição do gênero no País. O evento deste ano reúne 198 projetos de estudantes de 20 estados brasileiros. A novidade desta edição é o 1° Seminário Brasileiro de Educação para a Criatividade, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Qualidade e Oportunidades para Todos, que acontece paralelamente à feira.

O seminário traz personalidades como Antonio Ibañez Ruiz, secretário de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Marcelo Tas, jornalista e apresentador do programa Vitrine, da TV Cultura, e Cao Hamburger, diretor do filme Castelo Rá-tim-bum. As mesas redondas acontecem do dia 9 ao dia 12 e estão organizadas em oito temas. Haverá ainda quatro oficinas. A programação completa pode ser acessada no site: http://www.lsi.usp.br/febrace/seminario.

Segundo o professor Ivo Leite Filho, um dos organizadores do evento, a idéia de criar um espaço de discussão surgiu da demanda dos educadores. "O seminário é uma parte de reflexão e de didática para professores, já a feira é mais voltada aos alunos", comenta.

A visitação à feira é gratuita e a estimativa é de que cerca de 5.000 pessoas compareçam ao evento. Os trabalhos em exposição são de alunos da 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio e técnico de escolas públicas e particulares, divididos nas categorias "Ciências" (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e "Engenharia e suas Aplicações".

O visitante poderá ver, entre outros projetos, o OncoSystem - Detector e Contador de Células Cancerígenas em uma Amostra de Sangue, que, com um algoritmo, busca ser capaz de identificar e contar células cancerígenas em amostras de sangue com leucemia. O RG Eletrônico, outro trabalho em exposição, mostra um dispositivo que recupera informações previamente cadastradas em um banco de dados sobre usuários. Pensando na economia de energia, há ainda o M.I.A.L. - Medidor Interno Automático de Luz, aparelho acoplado ao medidor de energia elétrica que fornece o consumo em unidade monetária a qualquer momento, possibilitando o controle das despesas com energia elétrica.

Premiação
O evento não possui fins lucrativos e os prêmios para os melhores projetos são concedidos por empresas patrocinadoras, como Intel, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os responsáveis pelos trabalhos vencedores receberão, dependendo da categoria, viagens, assinaturas de revistas, medalhas e certificados.

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP também participa da premiação com quatro prêmios aos melhores projetos na área das Comunicações: o primeiro lugar terá direito a produzir um vídeo para a TVUSP, uma matéria para a Rádio USP e outra para o Jornal da USP; o segundo colocado leva para a escola uma coleção de vídeos educativos da TVUSP; o terceiro recebe uma assinatura anual da Revista USP; e o quarto, uma assinatura anual do Jornal da USP.

Na edição do ano passado, foram 203 projetos inscritos, 93 finalistas e 83 premiados. A exposição aconteceu na prédio da Administração da Poli, com um público médio de 2.500 pessoas. Posteriormente, alguns trabalhos premiados foram expostos na International Science Engineering Fair (Intel ISEF), em Cleveland, EUA.

Serviço
A Febrace é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), núcleo do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica. A exposição estará de 10 a 12 de março, das 14 às 19 horas, na Tenda de Eventos da Poli (ao lado do prédio da Administração), que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo. A visitação é gratuita.

O 1° Seminário Brasileiro de Educação para a Criatividade, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Qualidade e Oportunidades para Todos tem inscrições abertas e o valor é de R$40,00. As mesas redondas acontecem no Anfiteatro do Prédio Engenheiro Mario Covas, Administração da Escola Politécnica, localizado na Av. Professor Luciano Gualberto travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do LSI

Imagem de divulgação

Mais informações: (0XX11) 3091-5661



Centro de Pesquisa em Meio Ambiente deve iniciar atividades em 2005


Francisco Angelo

Está prevista para 2005 a inauguração do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema), em Cubatão, São Paulo, resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Petrobras. A criação do Cepema é um dos itens que constam no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental (TCAC), assinado nesta quinta-feira (4) no Museu da Pesca em Santos. "O Centro nascerá com uma concepção multidisciplinar inédita no País, com destaque para as atividades laboratoriais", explica o professor Cláudio Oller do Nascimento, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) e coordenador da concepção do projeto e das negociações com a empresa petrolífera.

A Petrobras terá, em contrapartida, a regularização da licença de duas unidades produtivas da refinaria, a Unidade de Craqueamento Catalítico e a Unidade de Tratamento, responsáveis pela produção de diesel ecológico. "É uma espécie de compensação ambiental da empresa", explica o professor. O Cepema será erguido na área sul da refinaria Presidente Bernardes, em terreno doado à USP.

Segundo Oller, no novo Centro serão desenvolvidas atividades de pós-graduação e extensão nas áreas de gestão de preservação dos recursos naturais (gestão ambiental, de resíduos e de recursos humanos), visando o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento de competências na área ambiental, além de cursos de pós-graduação. "O Centro terá destaque nos aspectos de recuperação do meio ambiente e na prevenção de danos", diz.

A implantação do projeto, de autoria do arquiteto Carlos Brakte e orçado em R$ 10,8 milhões, prevê a construção de seis laboratórios, seis salas de aula, auditório, área de documentação, almoxarifado, salas de apoio e alojamentos para pesquisadores e professores. O Cepema também contará com um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais da Fauna Silvestre e um Viveiro de Mudas da Mata Atlântica, além de sistemas para tratamento de efluentes hídricos e para segregação, reciclagem e reutilização de resíduos sólidos. A construção, a implantação e a manutenção ficarão a cargo da Petrobras, enquanto a administração caberá à Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP

Mais informações: (0XX11) 3091-4426, professor Cláudio Oller do Nascimento, ou pelo e-mail oller@usp.br



Cursos e Palestras


Osusp
promove o simpósio Beethoven
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza, nos dias 9 e 11 de março, às 13 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, o 1º Simpósio Beethoven. A obra do compositor Ludwig van Beethoven será explicada por Almeida Prado, ex-professor da Universidade de Campinas (Unicamp).

Ao longo do evento, serão executadas as peças: Sonata Op 10 nº 2, Sonata Op 31 nº 3, Sonata Waldstein e Sonata Patética; respectivamente pelos pianistas Marcos Aragoni, Fábio Martini, Regina Normanha Martins e Helenice Audi.

A entrada é franca e o anfiteatro fica na R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000 ou no site www.sinfonica.usp.br


IPq-HC realiza palestra sobre transtorno bipolar
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC) realiza, no dia 12 de março, das 13 às 15 horas, palestra aberta e gratuita aos interessados sobre o que é transtorno bipolar e quais são as características de suas fases, em que se alternam estados de euforia e depressão. Inscrições devem ser feitas por telefone, com o Grupo de Doenças Afetivas (Gruda), do IPq, que organiza a palestra.

O local é R. da Consolação, 3101, Jardins, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6648, no Gruda ou (0XX11) 3083-0473, na assessoria de imprensa


Debates na FEA sobre política brasileira
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP promoverá três debates nesta semana. O objetivo é introduzir os alunos a temas atuais da política brasileira e da universidade, mas o evento é aberto aos interessados. Segue a programação:

Na segunda-feira (8), às 11h15, Política de Emprego, palestra que será proferida por Márcio Pochmann, secretário do Trabalho da Prefeitura de São Paulo, e pelo professor da FEA Hélio Zylberstajn.

Na quarta-feira (10), às 11h15, A Política Monetária do Governo Lula, com João Sayad, professor aposentado da FEA e ex-ministro do Planejamento do governo Sarney.

Na sexta-feira (12), às 11h15, Reforma Universitária será discutida por Nélio Bizzo, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP, e pelo professor Naércio Aquino, da FEA.

As palestras, organizadas pelo Centro Acadêmico Visconde de Cairu (CAVC) da FEA, acontecerão na sala A-1 do prédio FEA-1, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5929


Teoria e Prática da Leitura no Ceuma
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP está recebendo inscrições para o curso Teoria e prática da leitura - poesia e prosa, ministrado pelo crítico literário João Alexandre Barbosa.

O curso tem como objetivo expor e discutir os sentidos diversos da leitura, com base em textos de poesia, ficção e ensaios, e abordar os conceitos que distinguem a leitura crítica da comum.

Serão realizadas quatro aulas, às terças-feiras, de 6 a 27 de abril, das 20 às 22 horas. As inscrições, que podem ser realizadas até o início do curso, custam R$ 120,00 e devem ser feitas no Ceuma, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na R. Maria Antonia, 294, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 32


Palestra gratuita no ICB
No dia 11 de março, o professor Cristoforo Scavone, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, proferirá a palestra Modulação da Sinalização da Resposta Inflamatória no SNC pelo Glutamato, Óxido Nítrico e Glicocorticóide, a convite do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB.

O encontro ocorrerá das 12h30 às 14 horas, na sala 321 do edifício Biomédicas I, no ICB. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo. Entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253



Agenda Cultural

Mostra fotográfica apresenta O Tempo da Filô
A partir desta segunda-feira (8), simultâneamente no no prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto (FFCLRP) e no Bloco das Exatas, terá início a mostra fotográfica O Tempo da Filô (o Docente, a Filô e Você).

Até o dia 31 de março, estarão expostas 40 fotos selecionadas do acervo fotográfico da Unidade, que vem sendo organizado desde 1997. Segundo um dos organizadores da mostra, Luiz Aparecido dos Santos, assistente técnico administrativo, o acervo fotográfico preocupou-se em mostrar tanto o desenvolvimento físico, com prédios e instalações, quanto o humano, com as figuras que fizeram a história desses 40 anos.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. O campus da USP de Ribeirão Preto fica na avenida Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 602-4455


Associação expõe fotos de Rosália Pimentel

A Associação de Funcionários da Escola de Engenharia de São Carlos (AFEESC) da USP realiza, até 31 de março, a exposição fotográfica Saúde e tratamento para os pés, de Rosália Pimentel. A mostra apresenta imagens da natureza e também de caráter didático em saúde, relacionadas à prevenção de doenças que atingem os pés. Rosália Pimentel é podóloga e protesista residente na cidade.

A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e aos domingos e feriados, das 9 às 18 horas, no Salão Social e Cultural da AFEESC. O endereço é Av. Carlos Botelho, 1531, São Carlos. A entrada é livre.

Mais informações: (0XX16) 271-4031



Quadro de Avisos

Agentes indígenas visitam Odonto de Ribeirão Preto

Entre os dias 8 e 12 de março, agentes de saúde indígenas das Nações do Xingu, Amazônia, visitarão a Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORP), numa nova parceira de suas ações de saúde. Os agentes terão contato com os graduandos e conhecerão atividades desenvolvidas no Câmpus de Ribeirão Preto. A visita é desdobramento do convênio que a FORP está assinando para o chamado Projeto Xingu.

O trabalho no Xingu é uma seqüência do contato iniciado pelos irmãos Villas-Boas há mais de 50 anos. O professor Wilson Mestriner Junior, da FORP, que coordena a etapa de contatos para início das atividades no Xingu, conta que a aproximação com o homem branco, ou caraíbas, como eles nos chamam, levou para as aldeias hábitos culturais e nossas doenças bucais.

A idéia do projeto é, além de realizar os tratamentos possíveis, capacitar os próprios índios para a prevenção e até mesmo para os trabalhos de próteses. A participação no projeto será optativa e deverá seguir para o Xingu, nos próximos dias, o primeiro grupo de trabalho, com seis alunos e dois professores. As incursões na região amazônica aproveitarão feriados prolongados e períodos de férias para não interferir nas demais atividades. Mestriner ressalta que, muito além de um projeto técnico, será um trabalho de cultura, ética, comportamento e humanização do ato profissional. Disciplinas de sociologia e antropologia serão aprendidas "in loco".

O campus da USP de Ribeirão Preto fica na avenida Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 602-4038 ou 602-3522


Comunicação para a melhoria da saúde

No próximo dia 13 de março, das 9 às 13 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, acontece o seminário Comunicação a Serviço da Saúde no Município de São Paulo. O evento, voltado a profissionais e estudantes das áreas da comunicação e da saúde, além de rádios comunitárias, tem por objetivo fortalecer o debate sobre a necessidade de um canal para as rádios comunitárias de São Paulo e da Região Metropolitana e o uso deste meio de comunicação para a divulgação de campanhas de saúde.

O professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e Secretário Municipal da Saúde Gonzalo Veccina Neto, o diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo, Everaldo Gomes Ferreira, e o coordenador de comunicação do Ministério da Saúde, Laércio Portela, já confirmaram presença no evento. O local será o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, que fica no Viaduto Jacareí, 100, Centro, São Paulo. A entrada é livre.

Mais informações: (0XX11) 3111-2236 / 3023, com Marco Manfredini ou pelo e-mail imprensaneder@uol.com.br



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Avaliação da qualidade de sedimentos dos principais compartimentos iniciais do reservatório de Barra Bonita, SP (rios Piracicaba e Tietê). Julieta Bramorski. Dia 15, às 13h30.

Impactos de uso e ocupação da terra na bacia hidrográfica do rio umbelúzi: porção moçambicana na qualidade da água da barragem dos pequenos libombos (África Oriental). Baptista Bina. Dia 18, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Planejamento agregado em redes de distribuição secundária - modelo alternativo para empresas com cadastro de redes reduzido. Davi José Ferreira Squaiella. Dia 8, às 10 horas.

Estimação de estado da rede durante variação de tensão de curta duração para o monitoramento de qualidade de energia elétrica. Tania Pala Ledesma Arango. Dia 18, às 8 horas.

Produção de pigmentos vermelhos por Monascus sp, cultivado em meio sólido à base de arroz e mandioca. Gisele Yurie Miyashira. Dia 18, às 9 horas.

Doutorado

Modelos de enrolamentos de transformadores de distribuição voltados à manutenção preventiva. Pedro Luís Santucci de Mendonça. Dia 12, às 10 horas.

Proposta de novas topologias de conversores "c-dump" para o acionamento de motores e geradores de relutância chaveados. Wanderlei Marinho da Silva. Dia 15, às 9 horas.

Modelos constitutivos de atrito bi-dimensionais para condições de deslizamento isotrópicas, cinemáticas e anisotrópicas. Renato Teixeira Vargas. Dia 16, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Biologia populacional e padrão de ocupação e seleção de conchas pelo ermitão Pagurus criniticornis (Crustacea, Anomura, Paguridae) da Ilha Anchieta, Ubatuba (SP). Fabíola Cristina Ribeiro De Faria. Dia 15, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

Ensino da acupuntura na visão de estudantes de medicina. Rita de Cássia Iorio. Dia 16, às 9 horas.

Avaliação de risco ecológico em ambientes hídricos do Estado de São Paulo. Thais Pinheiro Muniz. Dia 17 de março, às 19 horas. Dia 17, às 9 horas.

Violência por parceiros íntimos de usuárias dos serviços de atenção primária à saúde em Santo André (SP). Maria Inês Rosselli Puccia. Dia 17, às 14h30.

Indicadores de desempenho do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle. Elizabete Aparecida Martins. Dia 18, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091







sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br