São Paulo, 10/03/2004 - Boletim nº 1373
alimentação
Interações de resíduos de agrotóxicos
podem provocar riscos à saúde

Estudo apresentado à FSP mostrou que
a interação de agrotóxicos em banana,
maçã e tomate, pode atingir níveis que
provocam riscos de efeitos tóxicos à saúde
leia...
Portal da USP inaugura
nova área jornalística
FIA debate tecnologia e
desenvolvimento social

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Interação de resíduos de agrotóxicos em banana, maçã e tomate é prejudicial à saúde


Simone Harnik

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP analisou a interação de resíduos de agrotóxicos permitidos pela legislação, em banana, na maçã e no tomate. Os resultados apontaram riscos de efeitos tóxicos à saúde humana.

A engenheira agrônoma Rita de Cássia Lourenço escolheu esses três alimentos por serem relevantes na dieta do brasileiro. Em geral, são consumidos in natura, ou seja, não sofrem nenhum tipo de processamento - como o cozimento, que pode degradar os resíduos.

Em sua dissertação de mestrado apresentada à FSP, Rita utilizou dados do consumo levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em nove regiões metropolitanas: São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belém, Fortaleza e Recife. Em seguida, verificou os agrotóxicos autorizados para cada cultura, a quantidade aceitável para os resíduos e para a ingestão diária. O estudo também utilizou dados da Organização Mundial de Saúde e não foram realizados testes em laboratório.

Grupos de agrotóxicos
Os agrotóxicos foram divididos em dois grupos, segundo os mecanismos de ação: o de organoclorados e piretróides, e o de organofosforados e carbamatos. Os primeiros afetam o equilíbrio da bomba Sódio/Potássio, podendo causar danos no sistema nervoso, por exemplo. Já os organofosforados e os carbamatos inibem a ação da enzima acetilcolinesterase, com prejuízo para a transmissão dos impulsos nervosos.

O estudo tem como diferencial o agrupamento das substâncias segundo os mecanismos de ação. "As análises, geralmente, são feitas com moléculas isoladas. A idéia é chamar a atenção para as interações entre agrotóxicos e para os efeitos que elas podem ter", explica a pesquisadora.

Rita teve que lidar com uma variedade de moléculas nos dois grupos de defensivos. Para a análise ela selecionou as de maior toxicidade e de menor toxicidade.

"Os tomates têm maior risco de interações do que o aceitável, tanto para as moléculas mais tóxicas, do grupo organofosforados e carbamatos, quanto para as menos tóxicas, do grupo organoclorados e piretróides", descreve Rita. "A banana-prata apresentou risco para todas as moléculas dos dois grupos. E a maçã mostrou risco não tolerável para as moléculas menos tóxicas do grupo organoclorados e piretróides. Na banana-d´água e na banana-prata o risco foi aceitável."

Segundo a pesquisadora, os efeitos da interação entre agrotóxicos ainda são pouco mencionados. "Há a necessidade de novos estudos com equipes multidisciplinares envolvendo toxicologistas, nutricionistas, processadores de dados, para que as pessoas tenham o direito de saber o que vão consumir", recomenda. "Os dados gerados devem nortear as decisões das autoridades competentes."

Problemas da legislação
Rita de Cássia verificou ainda que a legislação não considera as diferenças de consumo entre regiões e não prevê variações da quantidade de resíduos permitida para as variedades de alimentos, ou seja, a existência de diferentes tipos de bananas (banana-prata, banana-maçã, banana-d´água), por exemplo, é descartada. Já para o cálculo da ingestão diária aceitável, o problema é que ele é feito com base em um adulto que pese 70kg, não havendo adaptação para crianças, idosos ou convalescentes.

Mais informações: (0XX11) 3936-5188



USP Online disponibiliza nova versão para o canal noticioso do site da Universidade


Simone Harnik

O USP Online acaba de lançar uma nova versão para o canal noticioso do site da Universidade de São Paulo (www.usp.br). De acordo com a diretora do USP Online, Daniela Bertocchi, o "USP Acontece" passou a ter uma interface mais atraente. A nova versão foi inaugurada nesta terça-feira (9) e possibilitará maior agilidade de atualização.

A parte jornalística do Portal da USP conta agora com uma estrutura de organização e hierarquização de manchetes e matérias. Também foram criadas nove editorias adaptadas à realidade da Universidade: Universidade em Foco, Economia & Política, Esporte & Lazer, Cultura, Saúde, Comportamento, Ciência e Meio Ambiente, Educação e Especiais. Além disso, a área de "Últimas Notícias" foi modificada e está mais dinâmica.

"Antes dessas modificações, havia um 'empilhamento' de notícias que dificultava a leitura", lembra Daniela. Segundo ela, o sistema de publicação não possibilitava inserção de notícias com grande freqüência. "E também não existia um trabalho de design que tornasse a página mais atraente", conta.

A reformulação do site não impossibilita os usuários do Portal de buscarem notícias antigas. Todo o conteúdo foi mantido em arquivo e está disponível para consultas. "Nada do que foi feito se perdeu", afirma.

De acordo com a diretora do USP Online, este é o primeiro passo de um projeto maior de reformulação de todo o site. "O objetivo é melhorar a usabilidade e a navegabilidade, fazendo com que o usuário encontre a informação que necessita."

O site da USP tem ainda mais três áreas que não sofreram reestruturação: "A USP", é o canal institucional que oferece aos usuários informações sobre a organização da Universidade; "USP Fácil", parte das bases de dados e de produtos e serviços; e Você na USP", uma área voltada para as comunidades.

Mais informações: (0XX11) 3091-3940, no USP Online



Cursos e Palestras

Efeito miragem para transferência de calor
Nesta quinta-feira (11), às 15 horas, acontecerá, no Auditório Adma Jafet, no Instituto de Física (IF), o Seminário do Grupo de Fluidos Complexos (GFCx) - DFEP. O tema é "Aplicação do efeito miragem para o estudo da transferência de calor pela interface líquido-gás na presença de monocamadas de surfactantes". O seminário será feito por Marcos Gugliotti, doutor pelo Instituto de Química (IQ) da USP.

O evento é aberto ao público, gratuito, sem necessidade de inscrição. O endereço é R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7114, na Seção de Eventos do IF


Identificação de Madeiras Usadas na Construção Civil
Com o objetivo de fornecer subsídios para a identificação botânica, pela anatomia do lenho, das principais madeiras serradas utilizadas na construção civil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), promove o curso Identificação de Madeiras Usadas na Construção Civil. Este conhecimento favorecerá a seleção e uso correto das madeiras em diferentes situações.

O curso é voltado a profissionais de nível técnico ou superior, de empresas públicas ou privadas, ligadas à construção civil. O curso vai de 10 a 14 de maio, das 8h30 às 16h30, totalizando 35 horas. O preço é de R$ 700,00 para inscrições feitas até 31 de março. Após essa data, o valor passa para R$ 750,00.

A realização é da Divisão de Produtos Florestais do IPT, tendo como professor responsável o biólogo Geraldo José Zenid, do Instituto de Biociências (IB) da USP e pesquisador do IPT. O endereço deste instituto é Av. Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3767-4419, ou no e-mail claudiaa@ipt.br


FIA debate tecnologia e desenvolvimento social
A professora Chrisanthi Avgerou, do Departamento de Sistemas de Informação da London School of Economics and Political Science, participará do seminário Tecnologia da Informação e Desenvolvimento no Contexto da Globalização, realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade vinculada à Faculdade de Economia e Administração da USP.

Chrisanthi atua em pesquisas e consultoria em informática para países em desenvolvimento e é editora de importantes revistas acadêmicas da área, como a "IT and People" e "The Information Society Journal".

O seminário, direcionado aos integrantes dos MBAs da FIA, terá participação gratuita e aberta ao público. A palestra da professora Chrisanthi Avgerou será ministrada em inglês, sem tradução simultânea. O evento ocorrerá no dia 15 de março, das 19h30 às 21h30, no Anfiteatro do Prédio da Administração da Escola Politécnica (EP) da USP, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo. Os interessados devem se inscrever pela internet até o dia anterior.

Mais informações: (0XX11) 3815-7376 ou pelo site www.fia.com.br/mba


FFCL faz exposição interativa de matemática em Ribeirão Preto
A partir desta quinta-feira (11), às 19 horas, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza a exposição Maths 2004 - Mostra Interativa de Matemática da Estação Ciência da USP.

A Maths 2004, que será instalada na praça central do Novo Shopping de Ribeirão Preto, é uma réplica da Exposição Permanente de Matemática da Estação Ciência (EC) da USP. Terá mais de 60 experimentos, muitos dos quais baseados na mostra francesa "Maths 2000", com o objetivo de apresentar aos visitantes formas divertidas de conhecer a matemática e seus conceitos, mostrando suas aplicações no cotidiano e em outras áreas do conhecimento.

A exposição, com entrada gratuita, permanece até o dia 1º de abril. Visitas escolares monitoradas podem ser agendadas através dos telefones (0XX16) 602-3679 / 3673. O endereço do Novo Shopping é Av. Presidente Kennedy, 1500, Jd. Presidente Médice, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3767, com a professora Beatriz



Publicações


Patrimônio Ambiental Brasileiro
A Edusp e a Imprensa Oficial lançarão, em 14 de abril, na Livraria da Vila, às 19 horas, o livro Patrimônio Ambiental Brasileiro, organizado pelo geógrafo Wagner Costa Ribeiro, professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Trata-se de um balanço dos 500 anos de ocupação do território brasileiro, enfocando a rica biodiversidade brasileira e os impactos ambientais associados à desigualdade social. Conta com análises de cientistas da USP como Aziz Ab'Sáber, José Pereira de Queiroz Neto, Luiz Enrique Sánchez, entre outros.

É o décimo volume da Coleção Uspiana: Brasil 500 anos. O custo é de R$ 160,00, com 624 páginas. O organizador e a maior parte dos 25 autores estarão presentes no lançamento. O endereço da Livraria da Vila é R. Fradique Coutinho, 915, V. Madalena, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 / 2911, na Edusp



Quadro de Avisos

Dabdoub fala sobre viabilidade do biodiesel
O professor Miguel Dabdoub, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, estará no Rio de Janeiro nesta quarta (10) e quinta-feira (11) para participar da conferência nacional Modelos eficientes de defesa da concorrência e da legislação tributária no mercado de combustíveis.

No dia 11, Dabdoub divide a apresentação da palestra Biodiesel - estudos de viabilidade financeira e operacional com o colega da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luciano Bastos.

Participam do evento autoridades de diferentes áreas, que deverão conhecer um pouco do projeto desenvolvido pela equipe de Química da FFCLRP.

Desde 15 de janeiro, Dabdoub exerce a presidência da Câmara Setorial Especial de Biocombustíveis, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A Câmara, recém-criada, deve definir parâmetros e medidas para o estabelecimento de segmentos produtivos de biocombustíveis competitivos nos agronegócios paulistas, com ênfase nas oportunidades representadas pelo álcool e o biodiesel.

Mais informações: (0XX16) 602-3734, no projeto Biodiesel Brasil, ou no site www.biodieselbrasil.com.br


Computação Bioinspirada no ICMC
O Workshop de Computação Bioinspirada (WCBIO 2004), organizado pelo Laboratório de Computação Bioinspirada do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), será realizado nos dias 1º e 2 de abril.

O objetivo do evento é criar um ambiente propício para o aprendizado, a divulgação de trabalhos científicos e, principalmente, a troca de idéias e experiências entre os pesquisadores e demais interessados na área de Computação Bioinspirada, tanto estudantes como profissionais.

É o primeiro evento na área, que é bastante recente no Brasil, integrando as áreas de Sistemas Computacionais com inspiração na natureza, como Lógica Fuzzy e Robótica Inteligente.

Os autores interessados devem submeter contribuições em formato PDF para o e-mail wcbio04@icmc.usp.br, até a próxima segunda-feira (15). O evento ocorre no Auditório do ICMC, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9146, na Seção de Eventos do ICMC ou (0XX16) 273-9997 / 9119, ou pelo e-mail eventos@icmc.usp.br



Teses e Dissertações

Escola de Comunicações e Artes

Doutorado

Cenas e sentidos na tribo raver : a ordem da fusão. Estudo de recepção dos discursos jornalísticos sobre drogas pelos jovens ravers. Marli dos Santos. Dia 16, às 8h30.

O figurino das renovações cênicas do século XX. Um estudo de sete encenadores. Fausto Roberto Poço Viana. Dia 17, às 16h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4019


Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Desenvolvimento de um software de apoio ao projeto de arranjo físico de fábrica baseado em Framework orientado a objeto. Alexandre José Tiberti. Dia 14, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 ou 273-9250


Instituto de Astronomia e Geofísica

Doutorado

Modelagem Numérica da Formação, Crescimento e Transporte das Partículas Inorgânicas Secundárias Constituintes do Aerossol Urbano na Região Metropolitana de São Paulo. Rita Yuri Ynoue. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5046



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br