São Paulo, 11/03/2004 - Boletim 1374
ecologia
CO2 pode ser causa
de alterações na Amazônia

De acordo com cientistas, aumento na emissão do gás pode ser a causa de alterações na comunidade de espécies em florestas preservadas na Amazônia
leia...
Sebastião Salgado em
exposição do MAC
Esalq tem pós-graduação
em recursos florestais

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Aumento de CO2 pode estar modificando ambiente em áreas preservadas da Amazônia

Antonio Carlos Quinto

A emissão de gás carbônico no planeta está prejudicando a floresta amazônica, mesmo em áreas totalmente preservadas. O alerta é feito por cientistas que, durante 15 anos, estudaram diversas espécies de árvores na região central da Amazônia.

"Neste período pudemos observar uma ampla modificação na composição das árvores", conta o professor Alexandre Adalardo de Oliveira, do Departamento de Ecologia Geral do Instituto de Biociências (IB) da USP. "Percebemos que algumas espécies de árvores de porte menor, que habitam o interior da floresta, têm suas populações diminuindo em detrimento das mais altas, que crescem mais rapidamente e tem suas copas a pleno sol. E isso pode estar relacionado ao aumento do gás carbônico na atmosfera."

Juntamente com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Smithsonian Tropical Research Institute, do Panamá, Oliveira analisou uma área de cerca de 300 quilômetros quadrados da Amazônia, ao norte de Manaus. Neste local, segundo o pesquisador, não existem indícios de distúrbios severos na floresta, tratando-se, portanto, de uma área de floresta bem preservada.

Nesses 15 anos, os pesquisadores realizaram várias expedições à floresta, onde marcaram, mapearam e identificaram mais de 14.500 árvores. As plantas eram visitadas e medidas periodicamente em intervalos de 2 a 5 anos. Segundo Oliveira, além da diminuição na quantidade, algumas espécies podem até desaparecer. "O problema é que estas modificações estão ocorrendo muito rapidamente, se levarmos em conta que o ciclo de vida de algumas espécies de árvores da Amazônia pode ser de mais de mil anos", diz.

Os pesquisadores observaram também que as taxas de nascimento e morte de árvores estão aumentando. "O aumento na mortalidade é compensado por novos indivíduos que são recrutados, entretanto percebemos que algumas espécies aumentam em número de indivíduos na floresta enquanto outras diminuem, como é caso da palmeira popularmente conhecida como 'bacaba', cuja população está diminuindo", conta.

As conseqüências dessas alterações, segundo Oliveira, ainda são pouco previsíveis, mas passam pela perda de biodiversidade, diminuição na capacidade de retenção de carbono na floresta e aumento do efeito estufa, entre outros. "Tudo indica que estas modificações estão ocorrendo em outras florestas do mundo e novas pesquisas devem ser conduzidas com urgência para verificar a amplitude do problema", alerta o pesquisador.

Iniciativa global
Na opinião do pesquisador, uma iniciativa que envolva todo o planeta será providencial na tentativa de conter o processo de modificação detectado na Floresta Amazônica. "Mesmo tendo aproximadamente 90 % de suas matas preservadas, a Amazônia está sendo prejudicada pela emissão de gás carbônico proveniente da queima de combustíveis fósseis e das derrubadas e queimadas de suas próprias matas, principalmente em sua região periférica", explica Oliveira.

Com relação ao Brasil, o cientista acredita que uma das principais iniciativas foi a assinatura do Protocolo de Quioto. No acordo, países industrializados se comprometeram a reduzir suas emissões de seis gases contaminantes - entre eles o dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo efeito estufa. "Porém, um dos maiores responsáveis por estas emissões, os EUA, ainda não assinou o Protocolo", lamenta o pesquisador.

Desde que foi assinado, em 1997, o Protocolo de Quioto foi ratificado por quase 120 países, que representam dois terços da população mundial e que respondem por 44% das emissões. Oliveira acrescenta ainda que "falta ao país uma política de desenvolvimento integrada que respeite a vocação florestal e biologicamente diversificada da região amazônica".

Mais informações: (0XX11) 3091-7602; e-mail: aaoliveira@ib.usp.br

Foto: Alexandre Adalardo de Oliveira


Cursos e Palestras


Reorganização sináptica em palestra do ICB
No próximo dia 18, o professor Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, do Departamento de Fisiologia da Escola Paulista de Medicina ministrará a palestra Reorganização sináptica pós-lesional em modelos experimentais de epilepsia.

O professor é convidado do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e se apresentará a partir das 12h30, na sala 321 do edifício Biomédicas I. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo. Entrada franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253


Ciclo de palestras em bioinformática no IEA de São Carlos
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP de São Carlos convida todos os interessados para a palestra Splicing alternativo: reflexões sobre o seu significado biológico, que será proferida no dia 17 de março, às 14h30 pelo professor Sandro de Souza, diretor da Fundação Antonio Prudente, de São Paulo.

O encontro, com entrada franca, ocorrerá no auditório do IEA, que fica na parte térrea do prédio da Rádio Universitária, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9177 ou pelo e-mail ieasc@sc.usp.br


Colóquio aborda a "Física dos átomos às galáxias"
Nesta sexta-feira (12), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP promoverá o colóquio Física: dos átomos às galáxias, presidido pelo professor Valter Luiz Líbero, do Grupo de Física Teórica do IFSC.

O encontro acontecerá a partir das 10h30, no Anfiteatro Azul do Instituto, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos. Entrada livre.

Mais informações: (0XX16) 273-9871, com o professor Tito José Bonagamba



Agenda Cultural


MAC expõe Sebastião Salgado

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP abre, nesta quinta-feira (11), às 19h30, a exposição Sebastião Salgado - In Principio. São 25 imagens em preto e branco do fotógrafo, retratando trabalhadores em lavouras brasileiras de café, salientando e valorizando a contribuição dos trabalhadores na produção da bebida. Mostram as diversas fases do cultivo, desde a colheita e secagem até o envio aos mercados consumidores.

O evento, que também acontecerá no Museu Histórico Abílio Barreto de Belo Horizonte de abril a maio, tem a parceria da multinacional italiana illycafè, que desenvolve ações de incentivo aos produtores de café.

Vai até 21 de abril, de terça a sexta, das 10 às 16 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. O endereço é R. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3039


Exposição ¿Che está muerto?
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP exibe até 22 de março a exposição ¿Che está muerto? - retratos e flagrantes de Havana ontem e hoje. É uma seleção de 30 das 300 fotos em que se baseou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da jornalista Silvia Basilio Ribeiro, formada no fim do ano passado na unidade.

O trabalho lida com aparentes contradições, numa transição para a economia de mercado. Assim, há imagens de jaquetas com a bandeira norte-americana estampada, com pessoas dançando rumba, além de garotos cantando rap, de influência dos Estados Unidos. Também há a idéia da temporalidade, pois muito do que se vê na arquitetura, roupas e automóveis, é antigo, como se a cidade tivesse parado no tempo.

Pode-se visitar a exposição das 9 às 22 horas, no Espaço D'Ávila do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 9368-5998 ou pelo e-mail silviabasilio@yahoo.com



Publicações

Livro sobre Conservação de Acervos
O livro Parâmetros para a Conservação de Acervos: Um Roteiro de Auto-avaliação, foi traduzido por Maurício O. Santos e Patrícia Souza, do original do The Council for Museums, Archives and Libraries, e foi lançado pela Edusp, Fundação Vitae Museums & Galleries Commission da Grã-Bretanha neste mês de março.

A publicação oferece referências para a formulação de um diagnóstico da situação de conservação dos acervos de cada instituição em dado momento. Seu objetivo é auxiliar os profissionais envolvidos na avaliação das práticas e rotinas que usualmente adotam para a salvaguarda dos acervos de suas instituições, sejam museus, arquivos ou bibliotecas.

O livro tem 154 páginas e custa R$ 18,00. É o quinto volume da Série Museologia: Roteiros Práticos.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149



Quadro de Avisos


Pós-graduação em recursos florestais

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP está com inscrições abertas para processo de seleção para o curso de pós-graduação em Recursos Florestais, com concentração nas áreas de "Tecnologia de Produtos Florestais", "Silvicultura e Manejo Florestal" e "Conservação de Ecossistemas Florestais".

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de março no Serviço de Pós-Graduação da Esalq, na Av. Pádua Dias, 19, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3436-8621 ou pelo site http://www.esalq.usp.br/pg


Edusp dá desconto de 50% e passa a atender aos sábados
As Livrarias Edusp, a partir deste mês de março, dá 50% de desconto para os professores de todo o Brasil, em qualquer nível de ensino, e para os funcionários (incluindo estagiários) desta Universidade. O desconto é válido para as 14 unidades, na capital e interior.

Além disso, a Livraria Central passa a abrir aos sábados, das 9 às 14h45, além de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h45. O endereço é R. da Reitoria, 74, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3074



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Influência da umidade atmosférica sobre o mecanismo de transferência de gases através da interface água-atmosfera. Alexandre Silveira. Dia 19, às 8h30.

Variações nictemerais e sazonais na estrutura da comunidade fitoplanctônica num sistema de lagoas de estabilização (Novo Horizonte, SP). Danielli Cristina Granado. Dia 19, às 14 horas.

A simulação no ensino da gestão da produção. Emilson Antônio Martinez Roveri. Dia 19, às 14 horas.

Doutorado

Proposta de um modelo regional para a redução do efeito sistemático da ionosfera através do método seqüencial de ajustamento. Maurício Roberto Veronez. Dia 19, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Estruturas espaço-temporais de múltiplas entradas e múltiplas saídas para a transmissão de dados de alta taxa em sistemas w-cdma. Ivan Roberto Santana Casella. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

Virulência de amostras orais de Candida albicans: novas abordagens metodológicas no estudo da produção de exoenzimas, aderência, formação de biofilme e influência de campos magnéticos. André Gasparetto. Dia 15, às 9 horas.

Ocorrência e caracterização fenotípica de isolados de Malassezia spp. provenientes de pitiríase versicolor e dermatite seborréica - diversidade genotípica, respostas às micocinas "killer" e sensibilidade aos antifúngicos das amostras de Malassezia furfur. Rinaldo Ferreira Gandra. Dia 17, às 14 horas.

Análise da correlação entre as variações dos venenos de aranhas Loxosceles e a gravidade do envenenamento. Kátia Cristina de Oliveira Lima. Dia 19, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Caracterização quimica e mecanica de um adesivo poliuretano para utilização em metais. Juliana Helena Bernardi Favaro. Dia 11, às 14 horas.

Doutorado

Estudos de obtenção e caracterização de N,N,N-trimetilquitosana e de seu comportamento viscosimétrico em solução aquosa. Elisabete Curti. Dia 12, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 273-8036


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br