São Paulo, 12/03/2004 - Boletim nº 1375
medicina
Pomada à base de lectina de jaca
cicatriza queimaduras

A lectina, encontrada na semente da jaca, ajuda
na cicatrização de queimaduras e evita necrose
do tecido. Medicamento deve estar no mercado
em 5 anos
leia...
Professores da FFLCH
debatem a história da USP
Campus de Ribeirão Preto
recebe visitas monitoradas

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Cientistas desenvolvem pomada a partir da lectina KM+, encontrada na semente da jaca

André Benevides

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto desenvolveram uma pomada que evita a necrose de tecidos e diminui significativamente o tempo de recuperação para casos de queimaduras na pele. O agente ativo do medicamento é a lectina KM+, uma proteína presente na semente de jaca.

Segundo a professora Maria Cristina Roque Barreira, uma das coordenadoras do estudo, a obtenção de KM+ viabilizou-se economicamente graças a uma técnica chamada expressão heteróloga de proteína, que neste caso consiste em inserir o gene responsável pela produção da lectina do DNA da jaca numa levedura. Assim, o microorganismo funciona como uma espécie de "fábrica" da substância desejada.

O estudo, que contou com o apoio da Fapesp no financiamento e no registro das patentes, foi conduzido inicialmente pela professora Maria Cristina, do Laboratório de Imunoquímica e Glicobiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Há quatro anos, ela conta com a participação da professora Maria Helena Goldman, do Laboratório de Biologia Molecular de Plantas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

De acordo com Maria Cristina, no Laboratório de Imunoquímica e Glicobiologia foram estudadas as propriedades biológicas das aplicações que essa lectina de jaca pode ter, enquanto a professora Maria Helena pesquisou a melhor forma de expressar a proteína em microorganismos para produção laboratorial.

Maria Cristina acredita que, em aproximadamente cinco anos, a pomada já estará disponível para uso clínico. "Agora estamos aperfeiçoando o método para tornar a produção viável em larga escala", afirma. Já a bióloga Maria Helena acrescenta que recentemente passaram a produzir a lectina em bactérias no lugar das leveduras e que "o processo mostrou-se mais rápido, de menor custo e as quantidades produzidas foram quatro vezes maiores".

Recuperação
Quando ocorre uma queimadura de pele, o tecido é lesado, algumas células são destruídas, vasos sanguíneos sofrem obstrução e o quadro pode evoluir para uma necrose. "A ação benéfica de KM+ sobre a lesão é drástica. Ela se faz logo nas primeiras horas após o ferimento, evita a necrose do tecido e proporciona uma regeneração muito mais rápida do que a dos ferimentos não tratados", afirma Maria Cristina.

O mecanismo que resulta nesta evolução ainda está sendo estudado, mas sabe-se que o KM+ estimula a proliferação celular e a produção de colágeno, fatores fundamentais para a recuperação do tecido, segundo a pesquisadora. Além disso, ela conta que estão em andamento estudos para a aplicação da substância em cicatrizes cirúrgicas e outros tipos de lesões, por conta do papel regenerativo da proteína.

Mais informações: (0XX16) 602-3062, com a professora Maria Cristina



Cursos e Palestras

Ensino Público e as Fundações de Apoio
A Associação dos Docentes da USP (Adusp) promove o seminário O Ensino Público e as Fundações de Apoio, nesta sexta-feira (12). Confirmaram presença alguns dos maiores especialistas no tema, inclusive membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual, além de professores da Faculdade de Direito (FD) da USP.

Haverá sessões começando às 9, 14 e às 16 horas. O evento, aberto aos interessados, acontecerá no Auditório Abrahão de Moraes, do Instituto de Física (IF) da USP. O endereço é R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4465


Relação Público-Privado Urbano no IP
O Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza o seminário A Casa, o Self, A vizinhança e a Cidade, com a professora francesa Perla Serfaty-Garzon, do Serviço de Valorização do Território e do Patrimônio da cidade de Montreal, Canadá. Ela abordará a valorização do ambiente, e de que maneira as dimensões do público e do privado se relacionam no contexto da vida urbana e dos bairros. Haverá tradução sucessiva.

Será nesta terça-feira (16), das 12 às 15 horas. Não há necessidade de inscrição e o evento é aberto e gratuito, organizado pela professora Eda Terezinha de Oliveira Tassara, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) do IP. O endereço é Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco B, sala 20, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-5024 / 4459 / 4184, no PST


Professores da FFLCH discutem a história da USP
O Serviço de Divulgação e Informação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza, nos dias 17 e 18 de março, o seminário A FFLCH na História da USP: Memória e Importância Intelectual.

O evento marca a abertura das comemorações dos 70 Anos da USP pela FFLCH. No primeiro dia, às 17 horas, haverá uma apresentação do evento, seguida de uma mesa de debates com a participação dos professores Antonio Candido, Alfredo Bosi, Marilena Chauí e Octavio Ianni. No dia seguinte, a partir das 18 horas, a mesa será composta por Aziz Ab'Saber, Bento Prado Júnior, Paulo Arantes e Roberto Schwartz.

O encontro, aberto ao público em geral, ocorrerá na Casa de Cultura Japonesa, na Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4612


Sinapse digital reúne tecnologia, música, arte e comunicação
O Centro de Engenharia Elétrica (CEE) da Escola Politécnica (EP) e o Grupo de Desenvolvedores de Software Livre do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP promovem o evento Sinapse Digital, que acontece no próximo dia 20, das 10 às 19 horas, no prédio da Administração da EP.

O evento tratará de temas como software livre, comunidades em rede e cultura digital e terá atrações como palestras, debates, oficinas de produção colaborativa, arte digital e dj's ao vivo. Entre os destaques, experiências na Caverna Digital e a Install Fest, em que os participantes poderão fazer instalação gratuita de software livre em seus micros.

Os interessados podem se inscrever antecipadamente no site ou pessoalmente no dia do evento. A entrada é franca e serão aceitas doações de alimentos, revistas velhas e peças usadas de computadores, que serão encaminhadas ao projeto Metareciclagem. O prédio da Administração fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: site http://cee.poli.usp.br/sinapse



IEA discute programa internacional sobre mudanças ambientais
O presidente do Comitê Científico do Programa Internacional Geosfera-Biosfera (IGBP), biogeoquímico Guy Brasseur, estará no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP no próximo dia 31, onde presidirá a conferência As Iniciativas para as Ciências do Sistema Terrestre: o Novo IGBP, a partir das 17 horas.

O evento será ministrado em inglês e acontecerá no auditório Alberto Carvalho da Silva do IEA, no Edifício da Antiga Reitoria, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 / 4442 ou pelo e-mail iea@usp.br



Agenda Cultural


Documentários brasileiros no Cinusp
De 15 a 19 de março, o Cinema da USP (Cinusp) mantém em sua programação a mostra Novos Rumos do Documentário Brasileiro, que segue até o dia 26 de março, com entrada franca. Confira a programação da segunda semana do evento:

Brasília Segundo Feldman (Brasil. 1980. 20 min.). Direção de Vladimir Carvalho. Impressões de Feldman, artista plástico norte-americano, sobre a construção de Brasília. As imagens do visitante, que retratam obras, trabalhadores, pó vermelho, falta d'água e de comida, são comentadas pelo operário Luiz Perseghini e pelo artista Athos Bulcão, que integrou a equipe de Oscar Niemeyer.

Jardim Nova Bahia (Brasil. 1971. 15 min.) Direção de Aloysio Raulino. Documentário sobre Deutrudes Carlos da Rocha, migrante que trabalha como lavador de carros em São Paulo. Um terço das imagens do filme foram feitas por ele. O "personagem" assume a câmera na segunda parte do documentário, realizando imagens surpreendentes.

Sessões conjuntas dos dois filmes acima: segunda e quinta, às 16 horas; terça e sexta-feira, às 19 horas.

Ônibus 174 (Brasil. 2002. 133 min.) Direção de José Padilha. Documentário de investigação, baseado em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais sobre o seqüestro de um ônibus na zona sul do Rio de Janeiro, filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, mobilizando o país.
Quarta, às 16 horas; segunda e quinta-feira, às 19 horas.

Cabra marcado para morrer (Brasil. 1964-1984. 119 min.) Direção: Eduardo Coutinho. Em 1962, o líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem de latifundiários. Um filme sobre sua vida começa a ser rodado em 1964, dirigido por Eduardo Coutinho. As filmagens, com participação de camponeses do Engenho Galiléia (PE) e da viúva de João Pedro, Elizabeth Teixeira, são interrompidas pelo golpe militar de 1964. Em 1981, Coutinho retoma o projeto e procura Elizabeth Teixeira e outros participantes do filme interrompido. O tema central passa a ser a trajetória de cada um deles.

Terça e sexta, às 16 horas; quarta, às 19 horas.

O Cinusp "Paulo Emílio" fica na R. do Anfiteatro, 181, Favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540/3152 ou e-mail cinusp@edu.usp.br



Publicações

Etiqueta de Livros no Brasil
A Edusp lançou neste mês de março o livro A Etiqueta de Livros no Brasil: Subsídios para uma História das Livrarias Brasileiras, organizado por Ubiratan Machado. O lançamento tem a parceria da Oficina do Livro e da Imprensa Oficial.

Apesar de o tema ser ignorado pelos pesquisadores e historiadores, o autor justifica a importância da obra por as etiquetas manterem viva a lembrança de livrarias desaparecidas, retratarem aspectos curiosos do processo de comercialização do livro, desvendarem práticas comerciais, hábitos sociais, técnicas promocionais muitas vezes rudimentares, e até a receptividade ou resistências a conquistas tecnológicas.

O livro mostra milhares de etiquetas de diversas livrarias de todo o país, nele reproduzidas de acordo com seu estado de origem, além de um pouco da história das livrarias brasileiras desde o século XIX até nossos dias. O livro tem capa dura e é repleto de ilustrações coloridas. Tem 468 páginas e custa R$ 180,00.

Mais informações: (0XX11) 3091-4149 / 2911



Quadro de Avisos

Campus de Ribeirão Preto recebe visitas monitoradas
A Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto inaugurou recentemente o seu Centro de Visitantes, preparado para receber e orientar os usuários do Câmpus. Instalado na casa onde funcionou o Restaurante dos Docentes, o Centro funciona em caráter experimental desde o final de 2003. No mesmo local, haverá um espaço da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que abrigará exposições.

Um grupo indígena da região do Xingu, da Amazônia, convidado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, estreou o serviço no dia 8 de março. Visitas escolares monitoradas já estão sendo programadas para os próximos meses.

O Centro fica na Av. Prof. Zeferino Vaz, s/n, em frente ao Museu do Café. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3510



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Influência da umidade atmosférica sobre o mecanismo de transferência de gases através da interface água-atmosfera. Alexandre Silveira. Dia 19, às 8h30.

Variações nictemerais e sazonais na estrutura da comunidade fitoplanctônica num sistema de lagoas de estabilização (Novo Horizonte, SP). Danielli Cristina Granado. Dia 19, às 14 horas.

A simulação no ensino da gestão da produção. Emilson Antônio Martinez Roveri. Dia 19, às 14 horas.

Doutorado

Proposta de um modelo regional para a redução do efeito sistemático da ionosfera através do método seqüencial de ajustamento. Maurício Roberto Veronez. Dia 19, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Estruturas espaço-temporais de múltiplas entradas e múltiplas saídas para a transmissão de dados de alta taxa em sistemas w-cdma. Ivan Roberto Santana Casella. Dia 19, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Instituto de Ciências Biomédicas

Doutorado

Virulência de amostras orais de Candida albicans: novas abordagens metodológicas no estudo da produção de exoenzimas, aderência, formação de biofilme e influência de campos magnéticos. André Gasparetto. Dia 15, às 9 horas.

Ocorrência e caracterização fenotípica de isolados de Malassezia spp. provenientes de pitiríase versicolor e dermatite seborréica - diversidade genotípica, respostas às micocinas "killer" e sensibilidade aos antifúngicos das amostras de Malassezia furfur. Rinaldo Ferreira Gandra. Dia 17, às 14 horas.

Análise da correlação entre as variações dos venenos de aranhas Loxosceles e a gravidade do envenenamento. Kátia Cristina de Oliveira Lima. Dia 19, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


Instituto de Psicologia

Mestrado

Indícios da aprendizagem de crianças com deficiência em escolas de educação infantil: roteiro de observação no cotidiano escolar. Deigles Gioacomelli Amaro. Dia 12 de abril, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4302


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Caracterização química e mecânica de um adesivo poliuretano para utilização em metais. Juliana Helena Bernardi Favaro. Dia 11, às 14 horas.

Doutorado

Estudos de obtenção e caracterização de N,N,N-trimetilquitosana e de seu comportamento viscosimétrico em solução aquosa. Elisabete Curti. Dia 12, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 273-8036


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br