São Paulo, 15/03/2003 - Boletim nº 1376
comportamento
Programas educativos entre
gerações diminuem preconceito etário

Integração de gerações possibilita
aos jovens uma educação para o
envelhecimento e, aos idosos,
acesso às novas tecnologias
leia...
ECA oferece curso de Marketing
Político e Propaganda Eleitoral
Direito inaugura a exposição
São Paulo dos Anos 50

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Programas educativos incentivam integração de gerações

Juliana Kiyomura Moreno

Ao compartilhar a mesma praça e o mesmo banco, a aproximação de gerações não só reduz o preconceito etário como possibilita aos jovens o repasse de novas tecnologias e valores comportamentais. Aos idosos, o convívio resulta na transmissão da memória cultural e de uma educação informal para o envelhecimento. "No momento em que estereótipos são destruídos, desenvolve-se um processo educacional recíproco que só trará benefícios aos envolvidos", relata José Carlos Ferrigno, autor do mestrado Co-educação entre Gerações, defendido no Instituto de Psicologia (IP) da USP.

A partir de atividades comuns, valores como solidariedade passam a fazer parte do grupo e, aos poucos, os preconceitos são deixados de lado. A iniciativa Escola Aberta da Terceira Idade, do Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo, foi utilizada como guia no estudo de Ferrigno. Práticas corporais, atividades artísticas, musicais, entre outras, davam espaço à discussão e à troca de experiências entre jovens e idosos. Para isso foram estudadas as unidades do Sesc Consolação, Catanduva, Bauru, Campinas e São José do Rio Preto. "Numa das ocasiões, um antigo carpinteiro, que já não tinha tanta destreza manual, participava das aulas apenas pelo prazer de orientar e ouvir os mais novos. A convivência acaba tornando o idoso mais flexível quantos aos julgamentos sexuais e morais trazidos por esta nova geração digital", salienta o psicólogo.

Ao se depararem com as dificuldades físicas dos idosos, os jovens têm a oportunidade de elaborar estratégias para lidar com a morte. A partir da interação em programas como os de atividades manuais e teatrais, os alunos mais novos passam a valorizar uma vivência mais intensa do presente, o maior contato e respeito com familiares.

Desconstrução de mitos
A tecnologia digital mostra-se como novo interesse por parte da terceira idade. Com isso, o Sesc lançou ano passado o programa Internet Livre, tópico também abordado no mestrado de Ferrigno. "Inicialmente percebia-se que a grande procura era por parte de adolescentes, porém, desde a criação do programa, o número de idosos cresceu consideravelmente. Os garotos passaram a ensinar os mais velhos a navegarem pela Internet e se sentiram valorizados por isso", conta. "Esses episódios ajudam a combater o estereótipo de que o jovem é incompetente e irresponsável."

"O convívio intergeracional resgata valores e laços culturais, muitas vezes esquecidos atualmente, diminuindo o culto excessivo ao jovem", salienta o pesquisador. O trabalho de Ferrigno deu origem ao livro Co-educação entre gerações, publicado pela Editora Vozes. Além disso, sua pesquisa está servindo de base para a implantação do programa Sesc Gerações nas unidades da instituição no Estado de São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3179-3574, ou pelo e-mail ferrigno@paulista.sescsp.org.br



Cursos e Palestras

Ribeirão Preto recebe inscrições para oficinas artísticas
A partir desta terça-feira (16), às 12h30, a Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto recebe inscrições para as oficinas artísticas a serem realizadas no primeiro semestre. As vagas são gratuitas, destinadas a todos os interessados e serão preenchidas conforme a ordem de matrícula. Os interessados devem se dirigir à sede da Seção, na Casa 4 da Rua Pedreira de Freitas, Monte Alegre, Ribeirão Preto. Serão oferecidos os seguintes cursos:

Canto Coral, com o maestro José Gustavo Julião de Camargo, às terças-feiras, das 12h30 às 13h45.

Leitura Musical, também coordenada pelo maestro Julião de Camargo, às segundas-feiras, das 12h30 às 13h45. É necessário que os inscritos tenham flauta doce, caderno de música com pauta, borracha e lápis.

Danças Caribenhas, com o professor Norberto Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, especialista em danças e cultura latina. Às terças-feiras, das 19h30 às 21h.

Fotografia, coordenada pelo publicitário Carlos de Araújo Arantes. É necessário que o inscrito tenha máquina fotográfica com regulagem manual. Às quartas e sextas-feiras, das 16 às 18 ou das 19 às 21 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3530


Colóquios do Departamento de Física Matemática
Nesta terça-feira (16), às 16 horas, o Departamento de Física Matemática do Instituto de Física (IF) da USP promove o colóquio Decomposição espinodal e separação de fases na cromodinâmica quântica, dirigido pelo professor Gastão Krein, do Instituto de Física Teórica da Unesp. O encontro, com entrada franca, ocorrerá na sala Jayme Tiomno do edifício principal do IF, ala II, na Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitaria, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7048


Infecção pelo HIV e trato genital no ICB
O professor Aluisio Augusto Cotrim Segurado, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, ministrará na próxima sexta-feira (19), às 13 horas, a palestra Infecção pelo HIV e o trato genital. O evento, promovido pelo Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), ocorrerá na Sala Samuel Pessoa do Edifício II do ICB, na Av. Prof. Lineu Prestes, 1374, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é livre.

Mais informações: 3091-7208 / 7209



Marketing Político e Propaganda Eleitoral na ECA
Estão abertas as inscrições, até a próxima quinta-feira (18), para os cursos de extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, que serão oferecidos pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Os novos cursos de extensão vêm atender a uma demanda do público e são decorrência direta do sucesso do primeiro curso em nível de pós-graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral, que está em pleno andamento. Agora, a formação na área também será acessível para quem não tem diploma de graduação.

São três cursos dirigidos a candidatos, assessores políticos e profissionais de comunicação: Comunicação e Marketing Eleitoral (foco na administração da campanha e formulação do discurso político), Comunicação, Formação e Informação Política (conhecimentos gerais nas áreas da Sociologia, Direito e Política), e Competências Expressivas e Comunicacionais do Candidato (expressão verbal e escrita, gestual e imagética do candidato), também ministrados pela equipe de professores da pós-graduação.

Cada um terá 60 horas de aula de duração, com 15 sessões de 4 horas cada e são complementares. Por isso, foram estruturados de modo que possam ser cursados simultaneamente, mas é possível optar por apenas um ou dois deles. As aulas serão ministradas, respectivamente, às sextas-feiras à noite, sábados pela manhã e à tarde, na ECA. As aulas começam no dia 19 de março e se estendem até o início de julho, quando se inicia a corrida eleitoral para prefeitos e vereadores.

Mais informações: (0XX11) 3091-5019, ramais 205 e 209, ou no site www.eca.usp.br/sucesso


Biodanza e o tratamento da obesidade
O Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (IPq-FM) da USP realiza, nesta segunda-feira (15), das 14 às 16 horas, palestra aberta e gratuita sobre Como a biodanza pode ajudar no tratamento da obesidade, com a terapeuta ocupacional Maria Teresa Daldon.

A biodanza é uma técnica de abordagem psico-corporal que tem com base a música, os movimentos e a relação entre as diferentes pessoas, buscando de forma afetiva, facilitar o reencontro do indivíduo com suas próprias emoções, o aumento da auto-estima, o conhecer a si mesmo e a melhoria das relação com os outros.

O evento é realizado pelo Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do IPq-FM. Não há necessidade de fazer inscrição. O local é na R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, próximo à Estação de Metrô Clínicas.

Mais informações: 3069-6974 / 3083-0473



Agenda Cultural



Direito abre exposição histórica sobre São Paulo

A Faculdade de Direito (FD) da USP abre, nesta segunda-feira (15), às 16 horas, a exposição São Paulo dos Anos 50. É uma homenagem aos 450 anos da cidade, com uma coletânea de 70 fotos históricas do repórter fotográfico Antônio Aguillar, que estará presente na inauguração.

A mostra, aberta e gratuita ao público, vai até 16 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas. A Faculdade fica no Largo São Francisco, 95, Centro, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3111-4037 / 4000



Quadro de Avisos

Premiação da Olimpíada Brasileira de Física acontece na USP
Durante o mês de março, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) está premiando os estudantes que tiveram os melhores desempenhos na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2003. A premiação para os alunos do Estado de São Paulo acontecerá neste sábado (13), às 15 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri da USP.

A Olimpíada, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), visa estimular o interesse dos jovens pela área científica. Em sua última edução, teve a participação de mais de 25 mil estudantes do ensino médio, de 24 estados da Federação.

O Anfiteatro Camargo Guarnieri fica na R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3816-4132


Atividade física para obesos no IPq
O Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (IPq-FM) da USP realizará, no dia 19 de março, às 9 horas, triagem de portadores de obesidade que tenham interesse em participar de programa de atividade física especialmente desenvolvido para obesos.

Serão aceitas pessoas dos 25 aos 45 anos, com índice de massa corporal (IMC) entre 30 e 39,9 (o IMC é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado).

Os interessados devem também: Não estar fazendo outros tratamentos para obesidade;
Não estar tomando medicação para emagrecer; não ser portador de deficiência física ou doenças crônicas (diabetes, hipertensão, transtornos psiquiátricos, distúrbios de tireóide); disponibilidade para vir ao Instituto uma vez por semana (às quartas-feiras), de março a agosto de 2004, das 10 às 12 horas.

A triagem, realizada pelo Projeto de Atendimento ao Obeso (Prato) do IPq-FM, acontecerá na sala 57, 2º andar do IPq. Não há necessidade de fazer inscrição prévia. O local é na R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, próximo à Estação de Metrô Clínicas.

Mais informações: 3069-6974 / 3083-0473



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Levantamento de práticas agrícolas sustentáveis no assentamento de reforma agrária da fazenda Monte Alegre na região de Araraquara/SP. Dulcelaine Lúcia Lopes Nishikawa. Dia 22, às 8h30.

Sistemas computacionais de suporte à medição de desempenho: proposição de critérios para análise, comparação e aquisição de sistemas. Thiago Buosi. Dia 22, às 9 horas.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Representação de curvas e superfícies em modeladores de sólido B-rep. Wang Congli.Dia 22, às 9 horas.

Aspectos estereoquímicos da interação entre apatita e moléculas de amido e sua influência na flotação. Marisa Martins. Dia 23, às 9h30.

Doutorado

Um estudo sobre a reconfiguração da função compras em empresas do setor automotivo. José Carlos de Souza Lima. Dia 22 de março, às 14h30.

Tratamento de efluentes ácidos de mina por neutralização e remoção de metais. Carlyle Torres Bezerra de Menezes. Dia 22, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Saúde Pública

Doutorado

O acolhimento ao doente com tuberculose: Estudo comparativo entre uma Unidade de Saúde da família e um ambulatório de especialidades médicas, São Paulo, 2003. Lúcia de Lourdes Souza Leite Campinas. Dia 24, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Física

Mestrado

Determinação da concentração de urânio nos alimentos mais consumidos na cidade de São Paulo. Adriana Barioni. Dia 15, às 14 horas.

Estudo de emaranhamento no oscilador paramétrico ótico não de generado acima do limiar. Alessandro de Sousa Villar. Dia 16, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6091/6901


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Composição e distribuição da macrofauna bêntica num gradiente de salinidade e contaminação orgânica na Enseada de Ubatuba, SP, Brasil. Juliana Aureliano Ferreira. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528



Correção


Da Redação, Agência USP

Com referência à matéria veiculada no boletim nº 1375, de 12/03/2004, Cientistas desenvolvem pomada a partir da lectina KM+, encontrada na semente da jaca, os contatos com a pesquisadora Maria Cristina Roque Barreira, coordenadora da pesquisa, devem ser feitos pelo telefone (0XX16) 602-3058, na Assessoria de Imprensa da FMRP.



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br