São Paulo, 17/03/2004 - Boletim n° 1378
racismo
Estudantes não percebem
o racismo institucional

Estudo da FFLCH revela que universitários
têm ampla consciência do racismo no
País no plano individual, mas não mencionam
o preconceito nas instituições
leia...
Pirassununga tem workshop
de biologia celular e bioquímica
Sarau da Esalq lança livro
sobre educadores de idosos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Maioria dos alunos da USP percebe preconceito, mas ignora racismo institucional

Fábio de Castro

Um estudo realizado em abril de 2003 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP pela socióloga Paula Cristina da Silva Barreto traçou um panorama de como as manifestações de racismo são percebidas pelos alunos na Universidade. As principais conclusões foram de que os estudantes têm ampla consciência da existência do racismo em suas formas individuais, mas não têm grande percepção da discriminação institucional.

Paula Cristina, que é professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, aplicou uma metodologia qualitativa e fez 55 entrevistas com roteiro pré-definido que permitiram a análise da argumentação e das percepções dos estudantes de graduação de várias faculdades de todas as áreas - principalmente da FFLCH, FEA, Poli, ECA e FMUSP. "A questão da desigualdade racial no universo do ensino superior já foi bastante analisada do ponto de vista quantitativo, inclusive na USP. A importância de fazer estudos qualitativos é que eles permitem uma melhor interpretação dos dados já disponíveis sobre o tema", diz Paula.

As entrevistas, que foram feitas com estudantes negros, brancos e de origem asiática, incluem, além das questões sobre a desigualdade racial, a história de como cada entrevistado chegou à Universidade.

De maneira geral, segundo a socióloga, os estudantes demonstram uma percepção aguçada da existência do racismo. "Ninguém nega que existe. Muitos deles mencionam casos de preconceito racial relacionados à família, a namoros e casamentos - envolvendo pessoas próximas ou os próprios universitários".

A pesquisa apurou que a posição dos estudantes é de indignação em relação ao racismo e de concordância com as relações inter-raciais. " A percepção dos alunos sobre o tema "racismo" é predominantemente relacionada a aspectos de relações interpessoais".

Os entrevistados também identificaram com freqüência a discriminação racial ligada à trajetória escolar. "Menções a insultos, piadas e à ridicularização nas escolas ou no cursinho, em função da cor, aparecerem principalmente nos relatos dos estudantes negros". O tratamento discriminatório dos negros pela polícia também foi lembrado.

O que não foi lembrado, segundo a pesquisadora, foi a questão do racismo relacionada à desigualdade. "Ninguém mencionou a ausência de negros na mídia, na própria universidade, em cargos importantes de empresas e do governo; ou seja, a discriminação institucional, do mercado de trabalho e do sistema de ensino".

Individualismo
Para a cientista, a falta de preocupação com o racismo institucional tem raízes no forte traço de individualismo que caracteriza a juventude atualmente. "A argumentação deles é muito afetada por pressupostos individualistas. Por exemplo, muitos falam que a solução para incluir o negro na Universidade seria investir na escola pública. Isso pressupõe que o indivíduo deve crescer e vencer sozinho. Eles excluem as soluções coletivas, ligadas à mobilização e à ação afirmativa".

Segundo Paula, a maioria dos estudantes não consideram a desigualdade como manifestação do racismo - a tendência é perceber a desigualdade apenas em sua dimensão econômica. "O argumento mais freqüente é que o problema do negro é a pobreza - que ele poderia entrar na universidade se tivesse dinheiro. Não é uma percepção incorreta, mas incompleta - de certa forma, eles tomam as conseqüências por causas. Sabemos, por exemplo, que quanto mais o homem negro tem escolaridade, maior sua defasagem salarial em relação ao branco", afirma.

Favorável ao sistema de cotas, a pesquisadora acredita que as políticas de ação afirmativa podem corrigir as distorções do modelo em vigor que, segundo ela, beneficiam a classe media, composta, em sua maioria, de pessoas brancas. "Muitos bons estudantes negros não conseguem entrar por culpa dessas desigualdades".

Mais informações: paulacbarr@uol.com.br



Cursos e Palestras


Workshop de bioquímica e biologia celular em Pirassununga

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga realiza no dia 24 de março, das 8 às 17 horas, o Workshop de Bioquímica e Biologia Celular - Interação com áreas aplicadas da Zootecnia e Engenharia de Alimentos.

O evento visa apresentar aos participantes os resultados das pesquisas recentes do Laboratório de Química Biológica e do Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento daquela unidade, e a potencialidade de interação das áreas de química, bioquímica e biologia celular com a zootecnia e engenharia de Alimentos.

Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais da área podem se inscrever gratuitamente no site www.usp.br/fzea/fzea/fale/online/index.html.

Mais informações: (0XX19) 3565-4243 ou pelo e-mail: eventos@fzea.usp.br


Prorrogado o curso Movimento, Respiração e Canto
A professora de canto e musicista Wania Storolli, mestranda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP com especialização na Alemanha, ministra o curso Movimento, Respiração e Canto. O curso aborda a "Prática da Respiração Vivenciada", desenvolvida pela alemã Ilse Middendorf.

Acontece no Departamento de Artes Cênicas da ECA, de 23 de março a 25 de maio, às terças-feiras, das 10h30 até às 12 horas. As inscrições, que estão abertas até o início do curso, custam R$ 180,00 para a comunidade USP e R$ 200,00, para a externa.

O endereço da ECA é Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4127, na ECA ou (0XX11) 3816-6239, com a musicista


Palestra sobre o desenvolvimento da eletrofisiologia
No dia 25 de março, o professor Antonio Carlos Cassola, do Laboratório de Eletrofisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, participa da série de palestras gratuitas realizada pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da mesma unidade. O tema tratado por Cassola será A Eletrofisiologia nos últimos 50 anos, de Hodgkin e Huxley a MacKinnon.

A palestra ocorrerá das 12h30 às 14 horas, na sala 321 do edifício I do ICB, na Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253



Agenda Cultural

Violonista na ECA de Ribeirão
Nesta sexta-feira (19), o Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP trará o premiado violonista Gustavo Costa para o primeiro Recital de Violão da temporada 2004.

Aos 28 anos, Costa vem se destacando como um dos melhores violonistas de sua geração. Seus concertos são aclamados pelo público e pela crítica especializada. No Certame Internacional de Violão Francisco Tárrega, Espanha, um dos mais respeitados concursos da atualidade, ganhou o segundo melhor prêmio e também o de público, raramente conquistado por artistas não espanhóis.

No repertório escolhido para o Recital, Costa executará obras de Bach, Schubert, Mertz, Villa-Lobos, Miranda, Bartók e Ginastera. A apresentação será às 21 horas, com entrada franca, sem necessidade de inscrição. Será na Sala de Concertos da Tulha, no Departamento de Música da ECA do campus de Ribeirão Preto da USP.

Mais informações: (0XX16) 602-3136



Publicações


Esalq tem sarau e lança livro Quem educa os Idosos?
Nesta quinta-feira (18) de março, às 19 horas, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, acontecerá um Sarau Literário com o lançamento do livro Quem Educa os Idosos?, de Meire Cachioni, estudo sobre os professores de universidades da terceira idade.

Meire Cachione, que é psicóloga, desenvolve pesquisas sobre questões psicológicas e educacionais relativas a alunos e docentes da terceira idade. Meire também é doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, da Unicamp.

O evento, que marca o início das atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, contará com a apresentação do Grupo de Oficina Literária de Piracicaba (GOLP) e Centro Literário de Piracicaba (CLIP), dos professores Zilmar Ziller Marcos e Jorge de Castro Kiehl.

A realização do Sarau é uma parceria do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Seção de Atividades Culturais da Esalq e da Divisão de Atendimento à Comunidade da Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz. O museu fica na Av. Pádua Dias, 11, Agronomia, Campus da Esalq em Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4392 / 4305


Livro Crepusculário e Ciclo de Estudos sobre Cultura e Imaginário
O professor Marcos Ferreira dos Santos, da Faculdade de Educação (FE) da USP, lança, no próximo dia 25, às 14 horas, seu livro Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi, produzido pela Editora Zouk.

A obra reúne conferências proferidas pelor autor em Euskadi, no País Basco, norte da Espanha, como professor visitante de Hermenêutica Simbólica nas Universidad de Deusto (Bilbao), Universidad del País Vasco (Euskal Herriko Unibertsitatea) e Zenbat Gara - Centro de Cultura y Lengua Euskara (Bilbao).

O lançamento ocorrerá na abertura do IX Ciclo de Estudos sobre Cultura & Imaginário - Cice 2004, no Auditório da FE, Av. da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: site http://www.cice.pro.br



Quadro de Avisos

Festa do Livro em Ribeirão
De 24 a 26 de março, 35 editoras comercializam seus títulos com desconto mínimo de 50% na USP de Ribeirão Preto. O evento ocorre das 10 às 21 horas, no Ginásio de Esportes do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (Cefer) do campus. O endereço é Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3696


Docente do Cena recebe título internacional
O professor Carlos Cerri, docente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP de Piracicaba, foi condecorado com o título de membro da Académie d'Agriculture de France, láurea que irá receber no próximo dia 17 de março, em Paris.

O Cena mantém um intercâmbio de alunos e professores com o Instituit de Recherche pour le Développement - IRD há 25 anos, por meio de um convênio de cooperação internacional com o CNPq e apoio FAPESP.

Pela importante cooperação científica, o título foi referendado através de um decreto da presidência da república da França, que recebeu a indicação do professor Cerri para ingressar como membro estrangeiro da Academia, ligado ao setor de Física, Química e Biologia dos Solos.

O pronunciamento de Cerri, durante a cerimônia de apresentação e posse como novo membro da Academia, vai incluir a palestra Aspectos Agronômicos, Ambientais e Energéticos da Cana-de-Açúcar no Brasil.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477 ou no site www.academie-agriculture.fr



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

Flambagem progressiva e global de cascas sujeitas a impacto axial. Sérgio Seiji Teramoto. Dia 24, às 14 horas.

Aplicação de vida artificial e computação evolucionária à síntese de personagens animados. Fábio Roberto de Miranda. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Síntese, caracterização e propriedades químicas e fotoquímicas de nitrosilo complexos de rutênio com ligantes tetraazamacrocíclicos. Kleber Queiroz Ferreira. Dia 31, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Saúde Pública

Mestrado

A transformação de identidade do portador de deficiência física adquirida tardiamente. Gisele Ladik Antunes. Dia 22, às 14h30.

Certificação conforme a NBR ISO 14001 - Desafio da comunicação para as organizações. Demétrios Antonio Silva. Dia 23, às 9 horas.

Avaliação nutricional de crianças de 0 a 24 meses com cardiopatia congênita. Tais Cleto Lopes. Dia 25, às 9 horas.

Doutorado

O acolhimento ao doente com tuberculose: Estudo comparativo entre uma Unidade de Saúde da família e um ambulatório de especialidades médicas, São Paulo, 2003. Lúcia de Lourdes Souza Leite Campinas. Dia 24, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3081-5091


Instituto de Ciências Biomédicas

Mestrado

Distribuição de aflatoxinas e fumonisinas em milho, do florescimento à colheita, inoculados com Aspergillus flavus e Fusarium moniliforme. Patrícia Zorzete. Dia 26, às 9 horas.

Doutorado

Seqüenciamento e análise do genoma mitocondrial de Paracoccidioides brasiliensis. Maria Angélica Gargione Cardoso. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7439


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br