São Paulo, 18/03/2004 - Boletim 1379
arquitetura
Sistema modular deve baratear
construção de escolas

Projeto da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo desenvolve um sistema
construtivo em madeira para a
edificação de escolas
leia...
USP de São Carlos e PM se unem
em projeto de vigilância pública
Livro aborda literatura na
época do nazismo

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Sistema de construção modular para escolas aumenta velocidade de produção

Simone Harnik

Um sistema de construção modular de madeira adaptado para escolas, desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, possibilita a redução de custos e o aumento na velocidade de produção. O professor Alessandro Ventura, coordenador da pesquisa, já conseguiu três patentes para o projeto. A última delas foi feita via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em outubro do ano passado, e recai sobre uma peça de ligação das vigas e dos pilares.

A utilização do sistema para a construção de escolas, segundo o professor, não aconteceu por acaso: "Não trabalhamos com habitação, pois esta é uma área que depende muito do gosto subjetivo", explica.

No projeto são usados módulos de madeira com 2,8 metros de altura e até 7 metros de comprimento. A primeira patente conseguida protege o sistema de construção das vigas e dos pilares que, diferentemente do sistema tradicional, não têm formas retangulares e não utilizam concreto.

Cada viga é feita de três chapas de madeira (Pinus elliotiis, o pinho de reflorestamento) prensada, com 1 centímetro de espessura. De acordo com o professor, a forma escolhida foi a mais adequada para proporcionar resistência. A peça de fixação e interface, parafusada às vigas e pilares, é feita de aço.

O professor destaca uma das vantagens da utilização do sistema em escolas. "Muitas vezes, esse tipo de edifício, com o passar de um ano da construção, fica super ou sub-utilizado. Com uma estrutura de madeira leve, seria possível montar e desmontar partes da escola, o que facilitaria a política de educação e resolveria problemas com planejamento", conta Ventura.

Sistemas modulares
De acordo com o professor, o sistema de construção em módulos possibilita maiores velocidade e economia. A origem deste tipo de produção é baseada na informática, na qual partes de componentes completas são produzidas separadamente e unidas por sistemas de interface.

O processo modular começou a se consolidar há 20 anos em vários setores industriais, mas na construção ainda não se instalou. "Na Inglaterra, em experiências recentes, são feitas casas com cinco ou seis módulos, que ficam bastante semelhantes às do sistema construtivo tradicional. Em nosso sistema, aplicamos recursos e qualidades do processo construtivo modular", finaliza o professor.

Para a conclusão do estudo, que deve ocorrer em cerca de um ano e meio, falta a definição dos módulos e das peças que compõem o sistema completo. A partir da determinação do conjunto, o sistema deve começar a ser empregado.

Mais informações: (0XX11) 3091-4301 / 4535 ou e-mail aventura@usp.br


USP de São Carlos é parceira da Polícia Militar em projeto de vigilância pública

Simone Harnik

A Polícia Militar e a USP realizaram uma parceria inédita na área de segurança pública. O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) elaborou um projeto piloto de vigilância com câmera e comunicação por fibra óptica. A câmera de monitoramento 24 horas foi inaugurada, na última sexta-feira (12), e está localizada num dos principais cruzamentos do centro da cidade de São Carlos, na esquina da Av. São Carlos com a R. General Osório.

O professor Vanderlei Bagnato, do IFSC, é o responsável pelo projeto, que teve origem a partir do contato da polícia com o Grupo de Óptica. "A Polícia não dispõe de muitos recursos para inovar a sua tecnologia. O projeto piloto custou em torno de R$12 mil e está inserido no programa de parcerias do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica. Se uma empresa fosse contratada, certamente, o valor seria muito superior e não daria à Polícia Militar toda a autonomia para cuidar do sistema", afirma Bagnato.

A câmera, comprada pelo Centro, é mais sofisticada em relação às usadas em segurança interna, por exemplo. Ela tem capacidade de movimento de 360 graus e grande nitidez. De acordo com o pesquisador, o uso confidencial da imagem também foi assegurado. Todo o sistema foi testado em laboratório antes da instalação.

A central da polícia que vai observar as imagens fica a aproximadamente 2 quilômetros do cruzamento escolhido. A ligação é feita por cabos de fibra óptica instalados nos postes convencionais da cidade.

Ação preventiva
Segundo o professor, o empreendimento foi inaugurado com grande sucesso. A câmera oferece imagem nítida de objetos e pessoas a mais de 200 metros dela. Também proporciona o reconhecimento de placas de veículos e da fisionomia humana. "A idéia do projeto é evitar o delito. Quando a central de polícia localiza algo suspeito, destaca a viatura mais próximo para verificar o que acontece", explica Bagnato.

A partir de agora, a polícia vai ser instruída de como fazer a manutenção do equipamento. "Este é um projeto piloto que deverá ser encampado pela iniciativa privada para melhoria do sistema de segurança de São Carlos. Num futuro próximo, o sistema deverá ser expandido para um total de 40 câmeras. Esse projeto mostra que a Universidade tem competência para ajudar na solução dos problemas sociais. Temos de ser mais procurados pela sociedade", conclui o pesquisador.

Mais informações: (0XX16) 271-2010 ou e-mail vander@if.sc.usp.br



Cursos e Palestras


Curso de Inverno de Farmacologia
O Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) está com inscrições abertas para o seu 10º Curso de Inverno. O curso tem como objetivo familiarizar o participante com métodos experimentais utilizados na área farmacológica: mecanismos de ação de drogas, neurotransmissão no sistema nervoso periférico, fisiopatologia da inflamação, função cardiovascular e a neurobiologia da dor, ansiedade e depressão.

As inscrições, gratuitas, vão até 2 de abril e o curso acontece de 5 a 23 de julho, aberto a alunos de graduação na área Biomédica. O endereço é Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 602-3035 ou pelo site http://rfa.fmrp.usp.br


Palestra no IB aborda sistema de pós-graduação
A professora Maria Júlia Manso Alves, do Instituto de Química (IQ) da USP, e o doutorando André Frazão Helene, do Instituto de Biociências (IB), ministrarão a palestra Sistema de pós-graduação, sua avaliação e as políticas de financiamento.

O evento pretende abordar o programa de pós-graduação e os parâmetros utilizados na sua avaliação, com ênfase nos critérios utilizados na área de ciências biológicas. A entrada é franca e o enfoque é voltado principalmente para alunos de graduação.

Ocorrerá no dia 22 de março, das 17h30 às 18h50, no Auditório Geral da Zoologia do IB, que fica na Rua do Matão, trav. 14, 321, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3810


Formação de preços em empresas turísticas
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP oferece o curso Formação de preços em empresas turísticas, voltado para graduados e pós-graduandos em turismo, hotelaria e administração, além de profissionais da área. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a complexidade existente no processo de formação de preços dos serviços turísticos, bem como orientá-los para a utilização de métodos e técnicas flexíveis à realidade dessas empresas. O custo é de R$ 60,00.

O curso será realizado no dia 19 de junho, das 9 às 18 horas no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco B.

Mais informações: (0XX11) 3091-4083, ramal 212


A ópera sob o enfoque da psiquiatria forense
Nesta sexta-feira (19), o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psiquiatria Forense (Nufor) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas realiza a palestra A ópera sob o enfoque da psiquiatria forense, apresentada pelo crítico Sérgio Casoy.

O evento pretende analisar os assassinatos nas produções de ópera, sob o ponto de vista forense, abordando os temas "vingança" e "crime passional" nas obras de Giuseppe Verdi (Áttila, Rigoletto, Un Ballo in Maschera e Otelo), Georges Bizet (Carmen), Giacomo Puccini (Il Tabarro) e Ruggero Leoncavallo (I Pagliacci).

Com entrada gratuita, a palestra ocorrerá das 12 às 14 horas, no Anfiteatro do IPq, dentro do complexo do Hospital das Clínicas. O endereço é Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-6525



Agenda Cultural

TV USP recebe Thomaz Farkas e sorteia livros
O programa Trajetória, da TV USP, apresenta neste sábado (20), às 23h30, uma entrevista com o fotógrafo e cineasta Thomaz Farkas.

Nascido em Budapeste, na Hungria, Farkas mudou para São Paulo ainda menino, trabalhou com fotografia, cinema e documentário, deu aula na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, participou da fundação do MASP e do MAM, comandou a rede Fotoptica, fundada por seu pai, criou a Galeria Fotoptica e a revista Novidades Fotoptica, entre outras realizações.

A TV USP também está sorteando os livros Thomaz Farkas, da "Coleção Artistas da USP" (Editora Edusp) e Thomaz Farkas, fotógrafo, da DBA Artes Gráficas e Companhia Melhoramentos de São Paulo. Para concorrer, basta se inscrever no site da TV.

Mais informações: (0XX11) 3091-4101 / 4487 ou pelo site www.usp.br/tv



Publicações

Livro enfoca literatura durante o Nazismo
O livro Exílio e Literatura - Escritores de Fala Alemã durante a Época do Nazismo, traduzido por Karola Zimber, do original de Izabela Maria Furtado Kestler, será lançado no dia 24 de março, às 20 horas. O lançamento é da Editora da USP (Edusp) e da Livraria da Travessa (Travessão).

O lançamento acontece na Travessão, R. Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro.

Mais informações: (0XX11) 3091-2911 ou (0XX21) 3205-9002



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Um sistema de roteirização via internet para o campus da USP de Ribeirão Preto. Airton Manoel Romero Costa. Dia 26, às 8h30.

Doutorado

Caracterização da estrutura turbulenta em escoamentos aerados em canal de forte declividade com auxílio de técnicas develocimentria a laser. Alberto Carlos de Melo Lima. Dia 26, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 273-9235 ou 273-9250


Escola Politécnica

Mestrado

Proposta de um sistema de recuperação de informação para extranet de projeto. Luiz Antonio do Nascimento. Dia 23, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Doutorado

Novas metodologias em processamento de sinais cerebrais: aplicações em eletroencefalografia e ressonância magnética funcional. Walfred Tedeschi. Dia 26, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br