São Paulo, 25/03/2004 - Boletim nº 1384
economia
Bancos aumentam gastos na
prevenção à lavagem de dinheiro

As instituições bancárias que atuam
no Brasil estão gastando mais para
prevenir a lavagem de dinheiro com a
adoção da lei que criminaliza a atividade
leia...
Palestra no IPq aborda crimes
que abalaram São Paulo
Evento comemora 10 anos
da criação do USP Recicla

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Aumentaram os gastos com os procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro, indica pesquisa

André Benevides

Uma pesquisa realizada com 60 instituições bancárias atuantes no Brasil revela que, de 1998 para cá, estas empresas estão gastando mais com os procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro. Contudo, do ponto de vista da saúde financeira destas empresas, uma parcela significante entre os pesquisados (49%) ainda não considera a atividade arriscada.

Segundo o engenheiro de produção João Tiago Hijjar, autor da dissertação Prevenção à lavagem de dinheiro no sistema bancário brasileiro cinco anos após a lei 9.613/98, defendida no início de março deste ano na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, a definição fundamental de lavagem de dinheiro consiste em "transformar recursos de origem ilícita em recursos com origem aparentemente legal. O crime de lavagem de dinheiro é estabelecido nas leis de cada país. Países diferentes podem ter conceitos diferentes que, mesmo ao longo do tempo, podem ser mudados", explica.

Existem infinitas maneiras de se lavar dinheiro, tudo depende das brechas oferecidas pela legislação de cada país. No Brasil, por exemplo, existe um rol dos crimes antecedentes à lavagem de dinheiro, como o narcotráfico, corrupção, etc. Em outros países, existem legislações mais genéricas que penalizam qualquer atividade que tenha relação com a lavagem.

Riscos
O estudo consistiu em pesquisar, por meio de um questionário, entre os altos funcionários de instituições bancárias, as percepções acerca de temas como o risco para a instituição e o comportamento do setor quanto ao uso de procedimentos de prevenção à lavagem de dinheiro.

Hijjar explica que as grandes mudanças causadas pela lei 9.613/98 foram duas: "de um lado, criminalizou a atividade de lavagem de dinheiro, ou seja, apenas após a aprovação dela é que tornou-se possível responsabilizar criminalmente e penalizar as pessoas e instituições envolvidas com este tipo de atividade. De outro, a lei passou a impor aos bancos, e outras instituições, o dever de auxiliar o estado na prevenção à lavagem de dinheiro", afirma.

Apesar disso, a pesquisa mostra que uma parcela maior dos bancos percebe haver um risco em termos reputacionais e legais (como multas e suspensões) do que para a integridade financeira da instituição. Na prática isso significa que "embora grande parte dos bancos perceba os riscos associados à lavagem de dinheiro, apenas 49% deles percebem que esse risco pode causar a destruição da empresa", diz ele.

Os riscos reputacionais e legais são percebidos pela maioria das instituições, enquanto o risco de liquidação está associado mais fortemente a outros fatores, entre eles a uma política de crédito mal administrada, por exemplo.

A diferença é que a política de crédito está muito mais próxima da atividade fim dos bancos que a prevenção à lavagem de dinheiro. Portanto, a prevenção significa, pela ótica dos bancos, despesas adicionais.

Hijjar explica que o volume dos gastos das instituições bancárias com a prevenção à lavagem depende da perspectiva de serem punidas ou sofrerem danos por não implementarem os procedimentos prevenção à lavagem. "Uma vez que a instituição acredita que não será punida ou que a punição é irrelevante, ela estaria muito inclinada a não estabelecer estas medidas. Por isso que é relevante que os procedimentos de prevenção à lavagem sejam cobrados", conclui.

Mais informações: (0XX11) 9204-1661



Cursos e Palestras

Biotecnologia na alimentação e produção animal
Na próxima terça-feira (30), às 8 horas, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga, acontece o Alltech - Ronda Universitária 2004. O objetivo é divulgar o 2º Prêmio de Pesquisa Alltech, além de levar informações sobre o uso da biotecnologia na alimentação animal e tecnologias naturais para uso em sistemas de produção animal.

O Prêmio é um projeto voltado para graduandos e pós-graduandos, docentes e profissionais das áreas de Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia e Ciências Biológicas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

O evento ocorrerá no Anfiteatro no Campus da USP de Pirassununga. O endereço é Av. Duque de Caxias Norte, 225, Pirassununga.

Mais informações: (0XX19) 3565-4243, eventos@fzea.usp.br ou no site http://www.fzea.usp.br


O Trabalho no Brasil em Debate
De 26 a 28 de abril, acontece o seminário O Trabalho em Debate: Questionamentos e Incertezas no Mundo do Trabalho no Brasil. É organizado pelo Grupo de Estudos do Trabalho e Saúde do Trabalhador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Participam a Escola de Enfermagem (EERP) e a Faculdade de Medicina (FMRP) do campus.

O objetivo do evento é promover o debate de resultados de pesquisas sobre o trabalho, fomentando o debate entre a comunidade acadêmica e representantes de trabalhadores sobre as mudanças no mundo do trabalho e na legislação trabalhista do país, destacando impactos sobre as condições de trabalho e de saúde.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por telefone, até 16 de abril. O local das inscrições é Bloco 13, sala 5 da FFLCLRP. O custo é de R$ 25,00 para profissionais e R$ 15,00 para estudantes.

Até o dia 10 de abril, podem ser enviados resumos de trabalhos, para o e-mail vnavarro@usp.br. Os locais do evento serão a EERP e o Anfiteatro "Lucien Lison", no Bloco Didático da FFCLRP. Ambos no campus de Ribeirão Preto da USP, Av. Bandeirantes, 3900.

Mais informações: (0XX16) 602-3686


Crimes que abalaram São Paulo
Numa palestra aberta e gratuita, o Núcleo de Psiquiatria Forense (Nufor), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC) da USP, aborda Os crimes que abalaram São Paulo no século XX, sob o enfoque da psiquiatria forense. Acontece no dia 26 de março de 2004, das 11 às 13 horas.

Não é necessário fazer inscrição. O local é R. Dr. Ovídeo Pires de Campos, 225, Prédio da Administração, 6º andar, no Complexo HC, próximo ao Metrô Clínicas.

Mais informações: 3083-7189, no Unifor, ou 3083-0473, na Assessoria de Imprensa do Ipq, ou no site www.hcnet.usp.br


Técnicas de apresentação em público no IQSC
O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, promove o seminário Técnicas de Apresentação em Público, na sexta-feira (26), das 10 às 11h30.

Será proferido pelo tenente-coronel Sérgio Giocondo, jornalista, relações- públicas e oficial-superior da Aeronáutica (R/R), além de docente dos cursos de Hotelaria e Turismo no Senac. O local será o Anfiteatro do IQSC, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos. A entrada é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX16) 273-8036 ou no site http://www.sc.usp.br


Colóquio no IFSC aborda Geometria Multisimplética
O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP realizará nesta sexta-feira (26), o colóquio Geometria Multisimplética e Teoria Clássica dos Campos, com o professor Frank Michael Forger, do Instituto de Ciências Matemáticas e Estatística (ICMC) da USP do campus de São Carlos. Será às 10h30, em seu Anfiteatro Azul.

Serão discutidos alguns aspectos da formulação geométrica da teoria clássica dos campos, análoga à formulação geométrica da mecânica, que impulsionou o desenvolvimento da geometria simplética. O local é Auditório Azul do IFSC, na Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 273-9848 / 9827, com o professor José Eduardo Hornos, ou no site http://www.sc.usp.br




Quadro de Avisos

Dez anos de USP Recicla
A Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (Cecae), responsável pelo programa USP Recicla, realizará no dia 30, às 16h30, a cerimônia de abertura das Comemorações dos 10 anos de Implantação do USP Recicla.

O evento apresentará o programa das atividades de comemoração, como a ampliação da coleta seletiva nos campi, a formatura de 44 funcionários no 2º curso de especialização de Agentes Locais de Sustentabilidade Sócio Ambiental e os lançamentos da segunda edição do Catálogo Tudo Sobre o Lixo e do Manual de Uso e Aplicação da Logomarca USP Recicla, entre outros.

O evento acontecerá no Auditório Prof. Paulo Ribeiro de Arruda, no Prédio da Engenharia Elétrica da Poli, à Av. Professor Luciano Gualberto, trav. 3, nº 158, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-4428 ou pelo e-mail recicla@edu.usp.br



Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem

Doutorado

Compreendendo a ação do docente no processo educacional de um curso de graduação em enfermagem: o olhar dos sujeitos envolvidos. Mariângela Abate de Lara Soares. Dia 29, às 9 horas.

Os valores das enfermeiras na intenção do agir ético. Tânia Arena Moreira Domingues. Dia 2 de abril, às 9h30.

Construção e validação de um instrumento para avaliação do sentimento de impotência. Cristiane Giffoni Braga. Dia 2 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7533


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Determinação e avaliação de fatores que afetam a produtividade de vacas leiteiras: aspectos sanitários e reprodutivos. Carlos Humberto Corassin. Dia 1 de abril, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19)3429-4134


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Mestrado

A utilidade da contabilidade nas empresas optantes pelo lucro real ou lucro presumido no estado do Pará. José Nonato da Silva. Dia 29, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

Fermentações da libido: investigações acerca da idéia de tristeza nos escritos iniciais de Freud. Michele Candiani Santos. Dia 2 de abril, às 15 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Algoritmos para problemas de corte de guilhotina bidimensional. Glauber Ferreira Cintra. Dia 2 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br