São Paulo, 29/03/2004 - Boletim nº1386
cidadania
Programa odontológico leva assistência
à comunidade de Cananéia

Prestes a completar onze anos, iniciativa
de alunos da FOUSP reduziu a incidência
de cárie no município para um índice menor
que o sugerido pela OMS
leia...
Fórum discute a
violência sexual
Arquivo Miroel Silveira
em debate na ECA

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Projeto Cananéia, da Faculdade de Odontologia da USP, completa onze anos


Juliana Kiyomura Moreno

Fantoches, jinglees, escovas de dente gigantes. Tudo é válido no processo educativo-preventivo da cárie em crianças de seis a doze anos, do município de Cananéia, localizado no Vale do Ribeira a 250 km da cidade de São Paulo. Prestes a completar onze anos, o Projeto Cananéia é uma iniciativa de alunos da Faculdade de Odontologia (FO) da USP que, duas vezes por ano, visitam as áreas centrais, rurais e ribeirinhas da região. A equipe é formada por vinte estudantes voluntários, dois docentes da Faculdade e mais três dentistas recém-formados, os quais colaboram na realização dos exames. Neste primeiro semestre, a iniciativa ocorrerá de 18 a 25 de abril.

Em seu primeiro ano, 1993, o projeto atendeu 800 crianças de escolas públicas. Em 2003, este número já havia saltado para 2.040, o que foi garantido graças à boa articulação entre os participantes do projeto, a sociedade local e a Prefeitura de Cananéia.

"O mais gratificante é que nossa ida é esperada pelas crianças, as quais são muito receptivas ao nosso tratamento", conta o professor Antônio Alberto de Cara, um dos coordenadores da iniciativa. "A atividade ajuda também nosso aluno a ter uma visão mais humana da profissão, complementando o aprendizado ensinado em sala de aula ", ressalta.

Durante a visita, os voluntários ensinam as crianças como é uma escovação adequada, o que é a "placa bacteriana" e o surgimento da cárie. Tudo é ensinado de forma lúdica para que as crianças possam apreender as informações de maneira natural.

Com o apoio financeiro da FOUSP, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnologia da Odontologia (Fundecto), da Prefeitura Municipal de Cananéia e da empresa multinacional Colgate, cartazes e materiais de higiene bucal (escovas, pastas e fios dentais) são distribuídos em todas escolas visitadas. "Professores e diretores dos colégios recebem também instruções para garantir a continuidade do projeto, o que tem garantido o sucesso do programa", lembra Antônio de Cara.

Melhor que os índices da OMS
Quando o Projeto Cananéia iniciou, a incidência e prevalência de cárie (índice conhecido como CPO pelos odontologistas) no município era de 6,75 por paciente examinado. O último levantamento, feito em 1998, registrou 2,25 de cárie por boca, ou seja, um terço do valor inicial. "O índice do CPO considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 3, o que mostra que estamos melhores que o sugerido", orgulha-se o coordenador da iniciativa.

Para a realização das atividades, os alunos voluntários são previamente orientados quanto à divisão dos trabalhos. As funções são distribuídas de acordo com o estágio em que o aluno se encontra na faculdade (do primeiro ao sexto ano). As crianças locais são sempre examinadas pelo professor Antônio de Cara antes de todos os tratamentos, contribuindo para uma medição mais precisa da eficiência do projeto.

Mais informações: (0XX11) 30917841 e 50512239 e-mail: aacara@usp.br


Cursos e Palestras

Eventos no Instituto de Física
O Instituto de Física (IF) da USP apresenta uma série de eventos na próxima semana, com diversos professores convidados. Não haverá tradução nos eventos que envolvem convidados estrangeiros. Segue a programação de terça e quarta.

Terça-feira (30):
A professora Maria Inês Petrucci Rosa, da Faculdade de Educação da Unicamp, apresenta o seminário O lugar da Química na escola: reflexões sobre currículo e cotidiano escolar, às 16 horas. Será na sala 4, bloco 6 inferior, do Instituto de Química (IQ) da USP.

A professora Manijeh Razegui, do Center for Quantum Devices da Northwestern University, Evanston, Illinois, nos Estados Unidos, ministra o seminário III-nitride optoelectronic materials and devices at the Center for Quantum Devices of the Northwestern University. No edifício Alessandro Volta, bloco C, Sala de Seminários do IF, às 14 horas.

O professor Marcelo Rebouças, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), discute O Universo é finito?. Será, às 16 horas, na sala Jayme Tiomno, Edifício Principal do IF, ala II.

Quarta-feira (31):
Seminário Difusão caótica de epidemias em redes complexas, às 16 horas, com o profssor Fábio Stucchi Vannucchi, do IF. Edifício Principal da unidade, ala I, sala 204.

O professor Tiago Fiorini da Silva, do IF, ministra o seminário As lentes magnéticas do Microtron do IFUSP, às 16h30, na Sala da Biblioteca do Laboratório do Acelerador Linear (LAL).

O IF fica na R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo. O IQ fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6907


USP discute o problema da violência sexual
O Programa de Atenção à Violência Sexual (PAVAS) do Centro de Saúde Escola "Geraldo de Paula Souza" (CSEGPS) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizará o I Fórum PAVAS de Violência Sexual no dia 30 de abril, das 8 às 17 horas.

O Fórum é destinado a profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação e justiça e também a outras pessoas envolvidas na temática da violência sexual. O objetivo é promover discussão e reflexão sobre o fenômeno da violência contra crianças e adolescentes e apresentar diferentes experiências de intervenção relacionadas ao tema.

O local será o Anfiteatro Paula Souza da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo. As inscrições podem ser feitas por telefone ou e-mail.

Mais informações: (0XX11) 3066-7787, ou pelo e-mail svalunos@usp.br


Deficiências e Instituições
Acontece no Instituto de Psicologia (IP) da USP o curso de atualização Deficiências e Instituições, que visa refletir sobre as questões atuais das políticas e das práticas junto a pessoas deficientes em instituições especializadas. As inscrições podem ser feitas de 19 de abril a 7 de maio, das 9 às 12 horas e das 14 às 16h30.

O curso é dirigido a profissionais da área da psicologia, saúde e educação. Acontece de 8 de maio a 26 de junho, sábados, das 8h30 às 12h30, com taxa de R$ 100,00 mais duas parcelas de R$ 75,00.

O IP fica na Av. Prof. Mello Moraes, 1721, Bloco D, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4172



Agenda Cultural

Filmes da mostra É tudo verdade no Cinusp
O Cinema da USP (Cinusp) exibe os seguintes filmes na próxima semana, durante a mostra de documentários É tudo verdade:

Segunda-feira (29):
Janela da Alma (Brasil. 2002. 73 min). Direção de João Jardim e Walter Carvalho. Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. 16 horas.

Tiros em Columbine (Canadá, Estados Unidos e Alemanha. 2002. 120 min). Direção de Michael Moore. Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo, questionando a origem dessa cultura bélica e buscando respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos. 19 horas.

Terça-feira (30):
Eles não usam black-tie (Brasil. 1981. 134 min). Direção de Leon Hirszman. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, operário fura greve, entrando em conflito com o pai, militante sindical. 16 horas.

ABC da greve (Brasil. 1979/1990. 75 min). Direção de Leon Hirszman. Acontecimentos na região do ABC paulista, acompanhando a trajetória do movimento de metalúrgicos em greve afrontando o regime militar. 19 horas.

Quarta-feira (31):
Luchando! Cubas struggle to survive (Cuba. 2003. 55 min). Direção de Russel Porter. Investigação de como o povo cubano sobrevive às dificuldades causadas pelo embargo econômico imposto ao país pelos Estados Unidos trinta anos antes, retratando condições de vida na ilha caribenha. 16 horas.

Los Rubios (Argentina. 2003. 89 min). Direção de Albertina Carri. O filme documenta a investigação conduzida pela diretora em busca de informações sobre seus pais, desaparecidos durante a ditadura militar na Argentina. 19 horas.

Quinta-feira (1º de abril):
La canción del pulque (México. 2003. 60 min). Direção de Everardo Gonzáles. Um retrato do cotidiano do La Pirata, bar especializado em pulque (bebida típica mexicana a base de cactus). A bebida, que já foi a aguardente nacional mexicana, está ameaçada de extinção devido à diminuição da produção do cactus. 16 horas.

Reprise de Luchando! Cubas struggle to survive. 19 horas.

Sexta-feira (2 de abril):
Notícias de uma guerra particular (Brasil. 1999. 57 min). Direção de João Moreira Salles e Kátia Lund. Documentário sobre o estado da violência urbana no Brasil. O cenário é o Rio de Janeiro e os personagens são policiais, traficantes e moradores de favelas. 16 horas.

Naissance d´um hospital (França. 1992. 67 min). Direção de Jean Louis Comolli. Acompanha imagens do arquiteto que projetou o hospital Robert-Debré em sua mesa de trabalho e suas reflexões sobre a relação da arquitetura com a cidade e com a vida. 19 horas.

O endereço do Cinusp é R. do Anfiteatro, 181, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é franca.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152


Exposição Memórias da Repressão
Nesta quarta-feira (31), os professores Boris Kossoy, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e Maria Luiza Tucci Carneiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP ministrarão uma palestra sobre a história do arquivo Miroel Silveira. O encontro acontecerá na sala da Congragação da ECA, no prédio principal, às 17 horas. A entrada é franca.

Às 18 horas, na biblioteca da Escola, haverá a abertura da exposição Arquivo Miroel Silveira, que se estenderá até o dia 30 de abril. O evento também marca o lançamento do site do projeto.

O Arquivo Miroel Silveira foi obtido pelo professor e dramaturgo de mesmo nome, a partir do Departamento de Diversões Públicas, na época do fim da censura no Brasil. O material é formado por processos originais de censura de peças de teatro, dos anos de 1938 a 1968.

A Comissão da Biblioteca de ECA está fazendo uma classificação e catalogação de todas as informações presentes nos processos. O projeto visa fazer uma cópia eletrônica das obras para tornar acessível ao público uma fonte extraordinária da história do teatro paulista e da censura brasileira. Depois de pronto o trabalho, o material será encaminhado ao arquivo do Estado.

Mais informações: (0XX11) 3091-4066



Quadro de Avisos

Estudantes de Ribeirão representam iniciação científica
Os estudantes de graduação Juliana Polezze Fernandes, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e Carlos Eduardo Lopes Almado, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP irão representar a Universidade na atividade de Iniciação Científica da The State University of New Jersey e da The Ohio State University, ambas universidades dos Estados Unidos. Outros oito alunos da USP também participam do evento, que é a etapa final do XI SIICUSP, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, ocorrido no final do ano passado.

Os trabalhos apresentados por Juliana Polezze Fernandes e Carlos Eduardo Lopes Almado no SIICUSP foram respectivamente Avaliação do nível de ferro hepático usando imagens por ressonância magnética e Respostas cardiovasculares e ventilatórias à microinjeção de NMDA no núcleo do trato solitário (NTS) caudal de ratos acordados. Entre os dias 31 de março e 7 de abril, os estudantes estarão nos Estados Unidos apresentando os resultados de suas pesquisas.

Mais informações: (0XX16) 602-3058 / 3670


Gincana de Capoeira no Cepeusp
Acontece no dia 17 de abril (sábado), das 14 às 18 horas, a Gincana de Capoeira do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). É voltado para crianças e adolescentes de escolas, clubes, universidades, entre outras instituições da cidade de São Paulo, que participem de grupos de capoeira.

O grupo será dividido em equipes, que farão tarefas específicas sobre a capoeira, recreação e cotidiano. O objetivo é estimular a roda de capoeira e a diversão, além do aprimoramento e reciclagem no esporte e a integração entre diferentes faixas etárias.

A inscrição custa R$ 15,00 e pode ser feita de 3 a 14 de abril, na sala 7 do Velódromo do Cepeusp. Também deve ser enviada uma autorização do responsável, no caso de menores de idade.

Mais informações: (0XX11) 3091-3362 / 3238, com os professores Gládson ou Vinícius



Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Doutorado

Comparações interlaboratoriais para laboratórios do compatibilidade eletromagnética. Kleber Tadeu Soletto. Dia 6 de abril, às 9h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5443


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestrado

LiMn2O4 preparado pelo método Pechini, gelatina e decomposição de precursores metalorgânicos (MOD): um estudo comparativo. Lígia Regina da Silva. Dia 6 de abril, às 14h30.


Ácido orto-aminobenzóico-hexadecilamina: uma nova sonda fluorescente para biomembranas-modelo. Cássia Alessandra Marquezin. Dia 7 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3675 / 3681


Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Mestrado

Efeitos da administração de DL-para-clorofenilalanina (PCPA) e de fluoxetina sobre a atividade de macrófagos em ratos. Glaucia Dehn Mahana. Dia 7 de abril, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-7667 / 1351


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br