São Paulo, 06/04/2004 - Boletim nº 1392
tecnologia
Farmácia desenvolve
"chocolate" de cupuaçu
Além de ter potencial econômico,
produto mostrou ser mais saudável.
A gordura do cupuaçu, que compõe
a formulação, é mais barata que a do cacau
leia...
ICB debate pesquisas
com célula tronco
MAC exibe a mostra
Contemporâneos

       
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Ciências Farmacêuticas pede patente para "chocolate" de cupuaçu

Simone Harnik

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP deverá patentear a tecnologia de fabricação do "chocolate" de cupuaçu (Theobroma grandiflorum), um fruto da família do cacau. Ao todo, seis produtos, entre "achocolatados" e "chocolates", constam no pedido de patente feito recentemente pela FCF.

A professora Suzana Caetano da Silva Lannes, do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, responsável pela pesquisa, trabalha com o desenvolvimento do chocolate de cupuaçu há seis anos. "Esse é um produto com grande potencial, pois o preço da gordura do cupuaçu, que entra na formulação do chocolate, custa cerca de um terço da gordura do cacau", afirma.

Além da vantagem econômica, o "chocolate" de cupuaçu também é mais saudável. Segundo a pesquisadora, essa fruta tem o teor de teobromina, substância com efeitos estimulantes como os da cafeína, bem menores que os do cacau. A diferença entre os teores das duas frutas é em torno de 85%. Além de diferenças com relação à cristalização.

Produtos
Foram desenvolvidas três versões de "chocolate": o meio amargo, o ao leite e o branco (que não leva a massa do cupuaçu, mas sim apenas a gordura). "As formulações foram acertadas para que os produtos finais tivessem consistência semelhante às dos chocolates tradicionais. A gordura de cupuaçu apresenta maciez bem maior que a manteiga de cacau, o que faz com que o produto sem o ajuste seja muito "mole", difícil de ser comercializado em países com clima tropical", explica Suzana.

Os produtos "achocolatados" de cupuaçu protegidos pela patente são o tradicional, o adicionado de cálcio e o dietético. A inovação é que as três variedades receberam um tratamento para torná-las instantâneas, ou seja, para que dissolvam assim que colocadas no leite. Os achocolatados do mercado, em geral, não se dispersam por completo e acumulam no fundo do copo.

"Daqui para a frente, vamos trabalhar o desenvolvimento de linhas industriais, com pesquisas para a produção de bombons e de sorvete, por exemplo", conta Suzana, que já foi consultada por empresas do ramo.

Mais informações: Pelo e-mail scslan@usp.br



Cursos e Palestras

Seminário apresenta pesquisa na FZEA
A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP de Pirassununga realizará, a partir das 10 horas do dia 15 de abril, o seminário A Fapesp na FZEA: A Integração na Pesquisa, no Anfiteatro do Prédio Central. O objetivo do evento é a divulgação das áreas de pesquisa estudadas na Faculdade. Para tanto, terão a palavra, entre outros, o professor José Bento Sterman Ferraz, diretor da FZEA e o professor José Fernando Perez, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), além de serem feitas apresentações das pesquisas nos diversos departamentos.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.fzea.usp.br até 14 de abril ou no balcão de atendimento da Faculdade no dia 15 até às 9h30.

A FZEA fica na Av. Duque de Caxias Norte, 225, Pirassununga.

Mais informações: (0XX19) 3565-4243 ou e-mail eventos@fzea.usp.br


Debate sobre pesquisas com células tronco
O primeiro tema da disciplina Debates Atuais em Ciências Biomédicas, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), tem como tema Pesquisas com Células Tronco.

O evento, que é aberto ao público em geral, será realizado no Anfiteatro Rosa do Edifício IV nesta terça-feira (6), a partir das 17 horas. A entrada é franca.

O endereço do ICB é Av. Prof. Lineu Prestes, 1730, Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253 ou site http://www.fisio.icb.usp.br/posgraduacao/disciplinas/datas_palestras_bmb5805_1s2004.html



Agenda Cultural

MAC USP reúne quatro exposições no Ibirapuera
A mostra Contemporâneos começa nesta terça-feira (6) com quatro exposições do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, no Ibirapuera. A mostra reúne artistas brasileiros e estrangeiros (Inglaterra, Jamaica e África do Sul) que se apropriam de diferentes linguagens e suportes para discutir a arte contemporânea e expressar questões e conflitos políticos, sociais e étnicos, propondo reflexões sobre identidade cultural.

"True Stories" discute o conceito de memória e sua evolução a partir de 26 releituras realizadas sobre dois acervos fotográficos: o de Vanley Burke, que registra a história africana no caribe dos anos 70 aos dias de hoje e o de Benjamin Stone, em suas viagens por diversas partes do mundo, no século XIX.

Em "Africa Rifting", a sul-africana Georgia Papageorge transforma a fissura social e geológica africana, pesquisada e vivenciada pela artista nos últimos 15 anos, numa analogia para a ruptura desintegradora da ordem social.

O diálogo entre o MAC USP e a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) reedita uma série de mostras de arte criadas em 1994 para proporcionar condições e espaço para a divulgação dos trabalhos de jovens artistas. No "Painel ABCA" críticos são convidados a apresentar artistas em início de carreira, considerando as qualidades estéticas da linguagem contemporânea de suas obras.

E, por fim, o projeto "Mitos e Territórios", que nasceu na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás, discute questões sobre os mitos e universos femininos na contemporaneidade.

A abertura de Contemporâneos acontece no dia 6 de abril, às 19 horas. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10 às 19 horas, até o dia 6 de julho. O MAC Ibirapuera fica no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso, Parque do Ibirapuera, portão 3, que fica na Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Ibirapuera, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 5573-9932 ou 3091-3327 / 3559, para monitoria


Música contemporânea brasileira no projeto Música na MariAntonia
O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP apresenta, no dia 14 de abril, às 20h30, o concerto Música de Câmara Contemporânea com o grupo formado por Joel Gisiger, Caroline De Comi, Maurício De Bonis, Thomas Hansen, João Paulo Casarotti, Paulo Bandel e Marcelo Queiroz, interpretando peças de seus integrantes e de outros compositores brasileiros, como Willy Corrêa de Oliveira, várias delas em primeira audição.

O repertório destaca a tensão existente entre dois tipos de obras: as que exploram os limites da voz e dos instrumentos convencionais buscando clareza do discurso musical e as que partem da reflexão sobre as músicas do passado. O que se vê, nos dois casos, é a utilização de variados materiais musicais, prática já estabelecida na música contemporânea.

A entrada é gratuita e o Ceuma fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 ou site http://www.usp.br/mariantonia



Publicações

Idéias Francesas na América
O lançamento do livro Do Positivismo à Desconstrução: Idéias Francesas na América, com organização de Leyla Perrone-Moisés, acontece na terça (13), às 19 horas, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

A obra reúne as conferências de um curso realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP com o propósito de analisar algumas teorias nascidas na França e recebidas na América, ressaltando as adaptações que sofreram e suas implicações nas culturas americanas.

Há artigos de: Alfredo Bosi, Heliana Angotti Salgueiro, Regina Salgado Campos, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Carlos Guilherme Mota, Irlemar Chiampi, Olgária Matos, Leyla Perrone-Moisés e Denis Rolland.

A livraria fica na Av. Paulista, 2073, loja de Artes, Cerqueira César, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3285-4033, 3091-4149 ou e-mail divulga@edu.usp.br



Quadro de Avisos

Acervo de José Reis é doado a núcleo da ECA
No início do mês de março, a família de José Reis, representada pelo filho Marcos Swensson Reis, respeitando a vontade do divulgador científico falecido em maio de 2002, doou oficialmente o seu acervo ao Núcleo José Reis de Divulgação Científica, centro de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O acervo foi deslocado para o Instituto Biológico entre os dias 18 e 19 de março. Mais de 60 mil exemplares fazem parte da doação.

Mais informações: (0XX11) 3091-4021 / 4270


FOB recepciona alunos de ensino médio
Acontece nesta terça-feira (6), na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP o projeto A Universidade e as Profissões.

O objetivo do projeto é dar oportunidade aos estudantes do ensino médio ou de cursinhos pré-vestibular de conhecerem as carreiras e os cursos da USP. Na FOB, os alunos conhecerão um pouco de odontologia e fonoaudiologia.

A FOB fica na Al. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8292, com João Crês, na Seção de Alunos da FOB.



Teses e Dissertações

Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Mestrado
Avaliação 'in vivo' da qualidade protéica da soja geneticamente modificada. Cintia Gisela Bezuti Giora. Dia 14, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3656


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Mestrado

A gestão baseada no valor nas instituições financeiras: um modelo aplicado a bancos múltiplos
. Frederico Mendes. Dia 14, às 14 horas.

Inovação tecnológica na indústria brasileira: uma análise setorial. Graziela Ferrero Zucoloto. Dia 14, às 15 horas.

O problema da assimetria de informação no mercado de cursos superiores - o papel do Provão. Adriano Pitoli. Dia 14, às 16 horas.

Tempo lógico e tempo histórico do capitalismo na teoria econômica marxista. Flávio Tavares de Lyra Júnior. Dia 16, às 10h30.

Política monetária e sustentabilidade da dívida pública: uma análise do caso brasileiro. Fernanda Perale Batola. Dia 16, às 14h30.

Doutorado

Um modelo de avaliação de risco de crédito com base no conceito de dificuldade financeira
. Claudio Jorge Monteiro. Dia 15, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5862


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Mestrado

Implementação do algoritmo de retroprojeção filtrada em DSPs
. Pablo Diniz Batista. Dia 15, às 10 horas.

Mais informações: (0XX16) 602-3681


Instituto de Matemática e Estatística
Doutorado

Refinamentos para Testes de Hipóteses em Modelos de Regressão Lineares e Não-Lineares Heteroscedásticos
. Audrey Helen Mariz de Aquino Cysceiros. Dia 16, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br